Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por dragao Qui 19 Fev 2015, 14:40

José de Faria Costa alertou ministra após receber queixas de cidadãos a quem a PSP e a GNR recusaram entregar comprovativo de participações que eles próprios apresentaram. Polícias dizem que entregam certificado, provedor detectou o contrário.
Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos 777664?tp=UH&db=IMAGENS&w=749
As polícias não estão a entregar comprovativos nem cópias das queixas aos cidadãos que se deslocam às esquadras para denunciarem a ocorrência de crimes de que foram vítimas. A denúncia é do provedor de Justiça, José de Faria Costa, que recentemente enviou uma carta à ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, recomendando que a situação seja alterada, uma vez que, considera, é contra a lei que os agentes da PSP e da GNR recusam entregar os comprovativos aos queixosos.
No texto da recomendação, a que o PÚBLICO teve acesso, José de Faria Costa defende estar “expressamente consagrado o direito de os cidadãos obterem, no próprio acto, o comprovativo da entrega” cuja obtenção é “um elementar direito de cidadania”. O provedor recorda ainda que o “Código de Processo Administrativo prevê que os interessados podem exigir recibo comprovativo da entrega dos requerimentos apresentados” e que o “diploma que regula o acesso aos documentos administrativos, prevê o direito dos cidadãos ao acesso aos documentos administrativos”.
José de Faria Costa pronunciou-se sobre esta situação após ter recebido várias queixas de cidadãos aos quais a PSP e a GNR “informaram que não estão autorizadas a fornecer cópias ou transcrições de declarações”. Os queixosos, insurgem-se não só contra a impossibilidade de obter no momento da denúncia, declarações ou cópias das declarações, por eles assinadas, como também contra a necessidade de pagamento das taxas previstas no Regulamento das Custas Processuais”, explica o provedor.
Fonte policial adiantou ao PÚBLICO que os cidadãos que pedem certidão da queixa que eles próprios apresentaram pagam 14 euros por cada página como está determinado relativamente às custas. A única excepção será relativamente a crimes referentes a violência doméstica e aos formulários de pedido de indemnização cível e de pedido de constituição de assistente no processo que são gratuitos.      
“Recomendo que sejam dadas instruções às forças de segurança, no sentido de passar a ser entregue comprovativo de denúncia aos cidadãos que apresentem queixa junto da PSP ou da GNR, designadamente mediante o fornecimento de fotocópia do documento escrito que tenham entregado ou de documento que reduza a denúncia a oral”, sugere o provedor à ministra da Administração Interna. O Ministério da Justiça confirmou ao PÚBLICO apenas ter recebido a recomendação do provedor a 23 de Fevereiro tendo pedido a 11 de Fevereiro à PSP e à GNR que se pronunciem sobre o assunto, o que ainda não aconteceu.
A GNR confirmou também ter recebido a recomendação através do Ministério da Administração Interna sublinhando que as queixas são processadas através de um “software informático que emite, de modo automático, o referido comprovativo que é entregue ao queixoso”. A Guarda admitiu, contudo, estar a “fazer uma avaliação interna” face à recomendação do provedor para “caso seja necessário, fazer as respectivas correcções”.
Já a PSP disse que irá pronunciar-se junto do ministério sobre a recomendação e salientou que entrega ao queixoso “uma declaração comprovativa de apresentação de denúncia” produzida também automaticamente e que consubstancia o “certificado do registo da denúncia” previsto no Código de Processo Penal.
Ora, o provedor contraria as polícias. No documento, diz ter detectado em “acções inspectivas” que foram realizadas às esquadras da PSP no Porto e em Lisboa e ao “posto territorial da GNR da Maia” que, “em regra, a formalização presencial de uma queixa não envolve a entrega de quaisquer documentos” aos queixosos com “excepção do termo de notificação” que contém somente a identificação da esquadra, o número de processo, a data e “as informações prestadas aos lesados”.
Publico


Última edição por dragao em Qua 11 Mar 2015, 12:33, editado 1 vez(es)
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por COELHO.X Qui 19 Fev 2015, 17:07

com “excepção do termo de notificação” que contém somente a identificação da esquadra, o número de processo, a data e “as informações prestadas aos lesados”.

E não chega?? desorientado desorientado desorientado
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por ML Qui 19 Fev 2015, 20:41

E está certo eles entregam as queixas e eu entrego comprovativo, como sempre fiz! Outra história é eu entregar cópia de um auto elaborado por mim! O que só está prevista a entrega nos de VD
avatar
ML
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 44
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 369
Mensagem : Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te....
Pitágoras

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por bardock Qui 19 Fev 2015, 21:11

Começa-se a avisar as pessoas que apresentar queixa custa 14€ por lauda
bardock
bardock
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 1152
Mensagem : "Morte ou Glória"

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por PINTAROLAS Qui 19 Fev 2015, 21:25

dragao escreveu:.....“Recomendo que sejam dadas instruções às forças de segurança, no sentido de passar a ser entregue comprovativo de denúncia aos cidadãos que apresentem queixa junto da PSP ou da GNR, designadamente mediante o fornecimento de fotocópia do documento escrito que tenham entregado ou de documento que reduza a denúncia a oral”, sugere o provedor à ministra da Administração Interna. ..
Tantas recomendações que caíram em saco roto.
Sempre são mais uns euros em certidões/fotocópias certificadas, o problema são os DUC's.
Até tenho ideias mas....

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por gandamano Sex 20 Fev 2015, 18:13

O CPA é uma coisa e o CPP é outra ....
A primeira regula o processo administrativo e o segundo o processo penal.
No meu posto quando entregam uma queixa em papel e exigem recibo, é solicitado sempre ao queixoso mais uma cópia (que vai servir de recibo), e depois de ser colocado o NUIPC, é impresso em todas as folhas e na diagonal "Não válido para efeitos de certidão"
Só nos crimes de VD é entregue cópia do AN por força da lei (se fosse obrigatório entregar cópia por via do CPA não era necessário o legislador prever "novamente" na Lei 112/2009).
Restantes situações são passadas certidões e pagam 14€ por lauda.
Acho que o problema reside mesmo no facto de não quererem pagar as certidões.
É a minha opinião.
gandamano
gandamano
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 581
Mensagem : \" Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.\"
( Henry Ward Beecher )
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por Brave Sir Robin Sex 20 Fev 2015, 19:24

Um cidadão tem um problema. Dirige-se à autoridade policial para fazer a participação com o intuito de ver resolvido o seu problema. E quando se trata de reivindicar um seu direito (a obtenção de comprovativo da entrega presencial da denúncia), ainda tem de pagar €14...

Algo vai mal neste país.
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por LGomes Sex 20 Fev 2015, 21:50

E como é nos outros serviços ?? Eu já tive de recorrer aos serviços da PJ e só me entregaram o Art. 75º do CPP, o qual nem NUIPC trazia, pois só era atribuído depois de passar pelo gabinete jurídico.
LGomes
LGomes
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 210
Meu alistamento : 1º e 2º Turno de 97

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por ML Sex 20 Fev 2015, 23:06

Brave Sir Robin escreveu:Um cidadão tem um problema. Dirige-se à autoridade policial para fazer a participação com o intuito de ver resolvido o seu problema. E quando se trata de reivindicar um seu direito (a obtenção de comprovativo da entrega presencial da denúncia), ainda tem de pagar €14...

Algo vai mal neste país.

Um cidadão, não desempregado, vai às finanças pende o que precisa para resolver um seu problema, paga a taxa devida... Vai ao registro paga para se casar e logo em seguida precisas de um comprovativo, como só e legalmente aceite certidão paga a devida taxa... Quem tem um problema vai ao posto policial e não paga nada pata resolver o seu problema, a não ser que seja Chico esperto,vaidoso ou provedor e pede recibo porque não ha-de pagar a taxa...
avatar
ML
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 44
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 369
Mensagem : Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te....
Pitágoras

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por Edr See Sex 20 Fev 2015, 23:12

Mais um assunto que a mim nem me aquece nem arrefece... o CG que decida aquilo que tenho que fazer!
Se não houver receitas, não há dinheiro para as despesas!
Se para os crimes de violência doméstica já levam copia, porque não para os outros!?
Antigamente havia diferença entre as copias simples e as certificadas, porque não voltar a haver esse sistema!?
Para quem sabe: esse dinheiro reverte a favor da instituição ou para o Estado!?
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por hsfarao Dom 22 Fev 2015, 09:09

Agora o dinheiro vai todo para a conta do igcp.
hsfarao
hsfarao
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 48
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 489
Mensagem : Ninguém pode ver nem compreender nos outros o que ele próprio não tiver vivido.
Autor: Hermann Hesse
Meu alistamento : GIA, Turma A, Curso 1999/2000

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por manu Qui 26 Fev 2015, 15:48

No meu Pter após um Auto de Denúncia apenas levam a notificação do 75 e a constituição de Assistente quando se aplica.
manu
manu
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 41
Profissão : militar da Guarda
Nº de Mensagens : 186
Mensagem : Que os muitos por sermos poucos não temamos...
Meu alistamento : O melhor da Guarda... Agora pensa...

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos Empty Re: Provedor exige que polícia cumpra lei e dê cópia de queixas a cidadãos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes