Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Novo Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Mensagem por dragao Ter 10 Set 2019, 12:06

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio





Assinala-se hoje, dia 10 de setembro de 2019, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, data instituída pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a saúde mental e prevenção do suicídio.

Considerando que o suicídio e os comportamentos suicidários são, manifestamente, um problema de saúde pública, que afeta de uma forma particular as Forças de Segurança em todo o mundo, sendo a principal causa de morte entre as polícias da União Europeia, o Comando da Guarda releva a importância de compreender os sinais e sintomas de alerta, na presença dos quais deve ser solicitada, de imediato, ajuda especializada, porque a prevenção do suicídio passa por chegar rapidamente à pessoa em risco.

Neste sentido, a Guarda tem implementado estratégias no sentido de aumentar os níveis de conhecimento e de literacia em saúde mental, com vista a diminuir preconceitos e atitudes negativas e, consequentemente, promover a redução do estigma associado às doenças mentais. A implementação destas medidas tem contribuído para um aumento do número de pedidos de apoio psicológico. A GNR disponibiliza apoio imediato através da Linha de Apoio Psicossocial e das equipas de Apoio Psicossocial em situações de intervenção em crise psicológica. Nos últimos anos, houve um maior investimento nas seguintes medidas de prevenção:

- Atendimento da Linha de Apoio psicossocial (800 962 000), 24 horas por dia 7 dias por semana;

- Telepsicologia, nomeadamente para os militares em missões internacionais;

- Realização de palestras sobre “A Prevenção do Suicídio na GNR”, até ao nível de Subunidade;

- Reavaliação psicológica do efetivo;

- Formação de pares especialmente treinados para identificar sinais e sintomas de perturbação em camaradas com os quais convivem de perto, pois muitas vezes são mais facilmente aceites que um técnico de saúde mental.

O sucesso de todas estas ações depende, para além da presença dos diversos serviços de apoio psicossocial, do espírito de amizade, interajuda e camaradagem, que são reconhecidos aos homens e mulheres da Guarda, e da disponibilidade que cada um deverá ter para olhar para o próximo e para o próprio, sem estigmas e sem preconceitos sobre a saúde mental, porque, afinal, a Prevenção Diz Respeito a Todos.


Dia Mundial da Prevenção do Suicídio GetFileAttachment?id=AAMkADYxODNlNjQ4LTU1OWQtNGZjMC04YWNjLTk2ZDk0ZTkyMjgyMwBGAAAAAABbjxuG3JQiTKx%2BcRWVh0YfBwChElr66UNISq6wM95Ek4zwAPAWFLUpAADor2iBRJThRrbFN7XaAdq3AAFY%2FpsCAAABEgAQANrNultzgu1Ci8qMX5U9EFY%3D&X-OWA-CANARY=3ADFC_MZXEGQTWMIveeBlICCSXncNdcIHiaVRbdqa5YisWvweDU44ouu3osfPdAXe90EYQAA1Mc
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes