"Inédito". PSP e GNR vão poder atuar nas áreas uma da outra no verão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso "Inédito". PSP e GNR vão poder atuar nas áreas uma da outra no verão

Mensagem por dragao Ter 13 Jun 2023, 16:55

A PSP e GNR assinaram "um protocolo inédito", que prevê que efetivos de uma das polícias possam atuar na área de competência da outra, devido ao número de turistas esperados no verão, especialmente para a Jornada Mundial da Juventude.

Segundo avançou à Lusa o Ministério da Administração Interna (MAI), “o protocolo inédito de cooperação operacional”, assinado na semana passada, vai entrar em vigor na quinta-feira e prolonga-se até 15 de setembro no âmbito da operação ‘Verão Seguro’ do Ministério da Administração Interna, a qual prevê o emprego de valências de policiamento de proximidade e visibilidade da GNR e da PSP, nomeadamente no âmbito do patrulhamento a cavalo e do patrulhamento por bicicleta.

O MAI refere que a GNR, que faz esssencialmente policiamento em áreas rurais, e a PSP, que atua nos centros urbanos, exercem as suas atribuições nas respetivas áreas de responsabilidade territorial, mas é expectável que este verão “continue a ser caracterizado por um elevado fluxo de turistas”, além do “número muito significativo de jovens e peregrinos do mundo inteiro, numa dimensão nunca antes vista em Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”.

Nesse sentido, frisa o MAI, o protocolo entre a PSP e GNR visa “contribuir para uma melhor e maior segurança dos cidadãos, incrementando os níveis de eficácia e de eficiência da sua atividade, com o melhor aproveitamento dos recursos do Estado em matéria de segurança pública, tal como previsto na Estratégia Integrada de Segurança Urbana (EISU)”, que em breve vai ser aprovada em Conselho de Ministros.

Segundo o protocolo, os meios humanos e materiais da polícia que reforça ficam sob a direção operacional da força territorialmente competente que é reforçada e atuam na área para a qual foram solicitados.

“Nos casos em que se verifique um incidente cuja localização, natureza, características e resolução justifique a atuação e articulação de ambas as forças de segurança, o pedido de reforço é efetuado através dos seus centros de comando e controlo”, decidiu o Governo.

O programa ‘Verão Seguro’, que anualmente se realiza no Algarve, vai ser este ano alargado a Lisboa, Porto e praias com maior pressão turística devido ao aumento de turistas e à Jornada Mundial da Juventude, que se realiza na capital na primeira semana de agosto.

“Nos casos em que se verifique um incidente cuja localização, natureza, características e resolução justifique a atuação e articulação de ambas as forças de segurança, o pedido de reforço é efetuado através dos seus centros de comando e controlo”, decidiu o Governo.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/inedito-psp-e-gnr-vao-poder-atuar-nas-areas-uma-da-outra-no-verao
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: "Inédito". PSP e GNR vão poder atuar nas áreas uma da outra no verão

Mensagem por moralez Ter 13 Jun 2023, 17:23

Para inglês ver.
O PCCCOFSS já determina isso.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: "Inédito". PSP e GNR vão poder atuar nas áreas uma da outra no verão

Mensagem por filipemx Ter 13 Jun 2023, 18:59

Que novidade... apenas de noticia!

Há anos que tal acontece.

filipemx
filipemx
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 605
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: "Inédito". PSP e GNR vão poder atuar nas áreas uma da outra no verão

Mensagem por jmflince Qua 14 Jun 2023, 13:01

É uma forma de não se notar a falta de efetivos que todos os anos se verifica.
jmflince
jmflince
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo GNR
Nº de Mensagens : 1270
Mensagem : Estou a viver o tempo que perdi em trinta anos de serviço.


Meu alistamento : 04-03-1991

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: "Inédito". PSP e GNR vão poder atuar nas áreas uma da outra no verão

Mensagem por MiguelBarrancos Qua 14 Jun 2023, 14:55

Eu não sei onde faltam efectivos ultimamente. Postos de aldeia com 23 Homens, incluído militares de 2021. Acho é que continuam a ser mal distribuidos. Quando um Posto com 100 NUIPCS tem os mesmos militares do que um com 1500.
MiguelBarrancos
MiguelBarrancos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 968
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: "Inédito". PSP e GNR vão poder atuar nas áreas uma da outra no verão

Mensagem por smelly Qui 15 Jun 2023, 18:30

MiguelBarrancos escreveu:Eu não sei onde faltam efectivos ultimamente. Postos de aldeia com 23 Homens, incluído militares de 2021. Acho é que continuam a ser mal distribuidos. Quando um Posto com 100 NUIPCS tem os mesmos militares do que um com 1500.
Isso dos NUIPC tem muito que se lhe diga....

No Posto onde trabalho, temos em média 300/350 NUIPC por ano, mas participamos ainda entre 150 a 200 crimes através de Participação sem Queixa....

por outro lado, sei de Postos que têm 500/600 NUIPC ao ano, que não fazem uma única participação sem queixa, e atribuem NUIPC no local em todos os semi-públicos/particulares...

Ressalvo que tem toda a razão no que diz, evidentemente. Só pretendo dar uma visão um pouco mais alargada sobre o tema...
smelly
smelly
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1435
Mensagem : A união faz a força..
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: "Inédito". PSP e GNR vão poder atuar nas áreas uma da outra no verão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes