GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por coitadinho Qui 05 Set 2013, 01:11

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3404119

Ordem interna manda entregar detidos e papéis ao MP. Lei obriga a comunicar à PJ


Uma ordem verbal do comandante-geral da GNR proíbe os guardas de prestarem informações à PJ , ou a outra entidade que não o Ministério Público, sobre detidos por incêndio florestal. A lei diz o contrário.

A responsabilidade imediata pela polémica é uma comunicação interna, enviada a todos os postos da GNR e a que o JN teve acesso, estabelecendo que por "determinação verbal" do tenente-general comandante-geral [Newton Parreira] são definidas as normas de atuação dos militares em situações de detenção ou de identificação de suspeitos do crime de incêndio florestal.

A ordem interna manda entregar detidos e papéis ao Ministério Público, mas a lei obriga a comunicar à Polícia Judiciária.
coitadinho
coitadinho
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 542

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por coitadinho Qui 05 Set 2013, 01:13

Se a instituição PJ fosse séria, aquando das detenções informava com veracidade a instituição que verdadeiramente tinha efetuado as detenções.
coitadinho
coitadinho
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 542

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por moralez Qui 05 Set 2013, 02:27

Estou num Posto com grande e importante área florestal protegida (Sintra), onde há alguns incêndios nesta altura e não chegou ordem nenhuma como a que refere a notícia...
Sendo do JN é de admirar... Se fosse o CM já não me admirava nada...
Mas, a ser verdade, o TGCG está acima da Lei?
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por vomcarper Qui 05 Set 2013, 07:35

A ordem chegou aos PTer via email já há 2 / 3 dias, mas não vem com a indicação que foi por ordem do CG GNR, vem assinada por um Sr coronel que deve perceber tanto do serviço policial como eu de lagares de azeite e nunca deve ter ouvido falar de uma coisita que se chama LOIC (lei da organização da investigação criminal)!!!
vomcarper
vomcarper
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 125
Meu alistamento : 2.º 97

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por altf4 Qui 05 Set 2013, 07:42

Eu confirmo a noticia. Essa "ordem" chegou na semana passada. Primeiro um email onde estava omisso quem tinha emitido a ordem verbal, e posteriormente um outro a retificar e onde mencionava que ..."por ordem do Ex.mo GCG..."
altf4
altf4
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 631
Mensagem : Quando você morre, você não sabe que está morto. Quem sofre são os outros.
É a mesma coisa quando você é idiota.

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por el solitario Qui 05 Set 2013, 08:58

já li aqui no forum esse mesmo mail...
el solitario
el solitario
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 36
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 1047
Meu alistamento : 09

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Suricata Qui 05 Set 2013, 09:13

Não sei para que serve estas guerras... o que interessa é que seja feita justiça, não interessa à mão de quem!
Suricata
Suricata
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar Gnr
Nº de Mensagens : 402
Meu alistamento : 03SET03

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por altf4 Qui 05 Set 2013, 09:44

Suricata escreveu:Não sei para que serve estas guerras... o que interessa é que seja feita justiça, não interessa à mão de quem!
Mas tentar brilhar com o trabalho dos outros também é \'\'Auto-removido\'\'@...
É o que a PJ faz!
altf4
altf4
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 631
Mensagem : Quando você morre, você não sabe que está morto. Quem sofre são os outros.
É a mesma coisa quando você é idiota.

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Raí Qui 05 Set 2013, 10:05

Mais uma guerra entre Forças Policiais, que não no vai levar a lado nenhum, antes pelo contrário...
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por jomarabu Qui 05 Set 2013, 10:38

Já li o referido email onde diz e cito"...por determinação verbal de hoje do Exmo. Tenente General, Comandante geral..." etc... etc....se a Guarda não sabe o que é a LOIC então isto anda tudo a querer ganhar louros com estas situações!
Independente de quem tem razão ou não, o que interessa é tirar da circulação estes crimininosos incendiários, porque infelizmente já faleceram algumas pessoas (bombeiros) e os prejuizos são bastante elevados (uns bons milhões de euros).
Enfim...havemos de andar sempre com estas guerras entre competências de OPC e quem perde é o cidadão!!
jomarabu
jomarabu
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2038
Mensagem : «Se quer que os outros gostem de si, se quiser desenvolver
amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros e ao mesmo
tempo ajudar-se a si próprio, guarde este princípio em mente:
Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas.»
Dale Carnegie
Meu alistamento : EPG -AIP /2002

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por COELHO.X Qui 05 Set 2013, 11:46

Acho muito bem esta ordem, agora gostava de ver o mesmo empenho e determinação noutras situações, como na defesa dos seus homens, horário de trabalho, mais e melhores condições nos Postos, mais efetivo, passagem à reserva!
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por joao silva Qui 05 Set 2013, 12:56

´simplesmente vergonhosa esta situaçao toda.
joao silva
joao silva
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 48
Profissão : funcionario publico
Nº de Mensagens : 133
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por ratomix Qui 05 Set 2013, 13:08

Já tive situações de fazer as detenções e ou louros ficam para a Pj, isto tudo graças à comunicação social vergonhosa que temos no nosso País!! Se me deixa desmotivado, não nem por isso,apenas ganho mais força e coragem para fazer mais detenções, embora custe muitas das vezes ver o nosso trabalho pertencente a outro nome....

Mas estas guerrinhas não nos levam a lado nenhum precisamos todos uns dos outros...Pj, Sef, Psp, Gnr, Asae, Gp; Pm, somos todos precisos no momento certo!
ratomix
ratomix
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 39
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 133
Meu alistamento : 10/11


Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por joao miguel silva Qui 05 Set 2013, 14:05

isto vai dar sempre ao mesmo.
quem faz uma boa ação, gosta que lha reconheça como tal.
a PJ contina a ter estatudo, porque tem umas relações publicas que fazem optimas noticias á custa do trabalho da GNR/PSP.
mas há aí GNR's e não são impedidos que acham que a PJ é que os prende a todos.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Katuxa Qui 05 Set 2013, 15:30

Desculpem meter a minha colher...
Eu acho que há aqui um grande mal entendido: obrigação de comunicar  não é enviar o expediente todo. É simplesmente informar. E a isso nunca ninguém se pode recusar (até porque existe legislação nesse sentido e não existe ninguém legalmente que o possa impedir).

Que depois possam solicitar mais informações, também é normal.
A mim ensinaram-me que tudo o que é crime é comunicado imediatamente ao Minstério Público.

No meu ponto de vista e por uma questão de maior celeridade nos processos é bom que todos os intervenientes estejam bem articulados...
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por ORY Qui 05 Set 2013, 16:58

Bem se isto é verdade é vergonhoso la estao os Srs Militares a inventar à sua maneira.... è quase como foi criado o COE (agora com outro nome). Quanto à parte dos louros , so podemos culpar os nossos gabinetes de relaçoes publicas.

_____________________________________________
Agente Bruno o mais maior grande da aldeia, o todo grosso de lisboa e já comi metade das gajas de portugal. Dou coro a qualquer uma, não sou esquisito tb podem ser homens.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Edr See Qui 05 Set 2013, 17:35

Se o NUIPC é deles, temos que os informar logo... ou pedimos um NUIPC sem informar o porquê do pedido!
Ordens mal dadas não são para ser cumpridas, depois alguns são entalados pelo MP!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por иuησ Qui 05 Set 2013, 18:10

Isto vai dar que falar...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por CFO2000 Qui 05 Set 2013, 18:10

Katuxa escreveu:Desculpem meter a minha colher...
Eu acho que há aqui um grande mal entendido: obrigação de comunicar  não é enviar o expediente todo. É simplesmente informar. E a isso nunca ninguém se pode recusar (até porque existe legislação nesse sentido e não existe ninguém legalmente que o possa impedir).

Que depois possam solicitar mais informações, também é normal.
A mim ensinaram-me que tudo o que é crime é comunicado imediatamente ao Minstério Público.

No meu ponto de vista e por uma questão de maior celeridade nos processos é bom que todos os intervenientes estejam bem articulados...
Concordo com o seu comentário.
 
Então, se eu no exercício das minhas funções detenho um individuo qualquer em flagrante por um crime de incêndio, porque é que não posso elaborar o respetivo expediente e entregar juntamente com o detido em tribunal dando conhecimento do facto à PJ através do mesmo ofício pelo qual entrego o expediente ao MPº?
Na minha opinião, a LOIC define as competências de investigação em determinado crime. O facto de eu deter um individuo em flagrante e o apresentar ao MPº, não retiro competência de investigação a ninguém. É um facto e pronto.
Em nenhum artigo da dita LOIC, é referido que uma determinada polícia deve fazer vista grossa perante um flagrante delito até que a polícia competente para a investigação de um crime compareça no local.
Por mim a comunicação em discussão faz todo o sentido e já devia ter surgido há mais tempo, sobretudo em relação a outros crimes cujas detenções SÃO EFETUADAS PELA GNR.
Este é a minha opinião,
Já por diversas vezes já sofri na pele casos idênticos, e dos quais no dia seguinte surgem notícias de detenções efetuadas pelos Srs. Inspetores da PJ, quando os guardas patrulheiros e NICs é que presenciaram os factos e puseram as mãos nos mitras.  
CFO2000
CFO2000
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 609
Meu alistamento : O melhor de sempre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por CFO2000 Qui 05 Set 2013, 18:14

Edr See escreveu:Se o NUIPC é deles, temos que os informar logo... ou pedimos um NUIPC sem informar o porquê do pedido!
Ordens mal dadas não são para ser cumpridas, depois alguns são entalados pelo MP!
Essa do NUIPC ser deles també tem muito que se lhe diga!!!!

Quantas vezes já pedi NUIPCs à PJ, por achar que a investigação de determinado crime lhe pertence e eles me mandaram à fava.

Não se deixem levar.

A GNR por enquanto ainda não é uma democracia, existe uma hierarquia.

CFO2000
CFO2000
CFO2000
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 609
Meu alistamento : O melhor de sempre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por jose alho Qui 05 Set 2013, 18:15

Entrevista TSF
Fonte da GNR diz que propósito da ordem foi garantir uniformidade de procedimentos entre os guardas. A Associação dos Funcionários de Investigação Criminal diz que a norma é ilegal.
 José Alho defende legalidade da ação da GNR mas reconhece algum ciúme entre PJ e GNR
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por moralez Qui 05 Set 2013, 18:37

Simples de resolver e é o que farei se apanhar algo do género:
-Ligo ao Cmdt do PT a informar da detenção e pergunto se a tal ordem existe e se é para cumprir com o conhecimento dele;
-Comunico ao MP via FAX e telefone;
-NÃO comunico à PJ, respeitando a ordem emanada;
-Elaboro o Auto de Notícia onde menciono que por ordem do CG, com conhecimento do Cmdt PT, não foi dado qualquer conhecimento da detenção à PJ, apesar da LOIC determinar o contrário...
Isto para depois o MP ou PJ não cairem em cima de mim, pois são ambos do mesmo Ministério e, nestes casos, o mexilhão é quem paga.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Edr See Qui 05 Set 2013, 18:51

A GNR é uma hierarquia, mas como diz o Moralez, quem se lixa é o mexilhão, porque quem assina o auto sou eu, não é o cmdt de pt ou o CG!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por sergiomizoca Qui 05 Set 2013, 18:56

GNR no mínimo tem de informar PJ da detenção. O que nao esta a fazer por ordem do comandante geral. Completamente errado. No meu entender triste e lamentável
sergiomizoca
sergiomizoca
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da gnr
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por DNS Qui 05 Set 2013, 19:58

Se a GNR e PSP deixassem de dar bandeja à PJ, fossem detidos ou infos, certamente o prestigio que os mesmos têm e que a nós nos falta, desceria a pique.
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por dragao Qui 05 Set 2013, 20:35

Com todo o respeito que a situação merece, apraz dizer:

1- A comunicação é interna e nem devia ter vindo a público.

2- O Ex.mo General CMDT GERAL da GNR, tem toda a legitimidade e razão para ter proferido tal ordem verbal. (Denota que defende os seus militares e o bom nome da Instituição)

3- Só dá o devido valor à apresentação do serviço executado em prol da segurança do cidadão, quem com orgulho serve a Instituição.(trabalho feito)

4- É compreensível que cada força de segurança, lute pela visibilidade perante a opinião pública.(assunto que ao cidadão deve ser alheio, pois não tem interferência com a sua segurança).

5 - Também é sabido que a PJ, por norma tem o habito de vir à opinião pública, alegar ter executado serviços de forma autónoma (o que é errado, pois a maioria das vezes conta com a colaboração da GNR ou PSP, ficando estes com os "loros"). 

Para quem preza a atividade que exerce, é perfeitamente compreensível que se sinta desfraldado do seu bom nome enquanto agente ao serviço da Instituição, neste caso GNR.

Quem não gostar de ver o seu trabalho reconhecido publicamente que atire a primeira pedra. ( ou anda desnorteado ou desinteressado, o que é grave, pois não deve servir a Instituição...não zela pela segurança do cidadão)
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por moralez Qui 05 Set 2013, 20:46

Concordo em tudo o que diz, dragao...
Mas isso tudo é razão para que o CG ordene aos seus subordinados que não cumpram a Lei em vigor?
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por dragao Qui 05 Set 2013, 20:52

Se a ordem foi dada, presumo que foram consultados os juristas.
E pode ter a certeza de uma coisa, se cumprir o que foi determinado superiormente não tem problema algum desde que essa informação conste em auto. Não nos compete a nós discutir as leis ou procedimentos militar
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Fidel Qui 05 Set 2013, 20:56

Concordo plenamente com a opinião do dragão. Só temos que defender a nossa casa.
Fidel
Fidel
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 103
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Leozoor Qui 05 Set 2013, 21:31

Se a PJ fosse verdadeira, nada disto acontecia, mal lhe é comunicada  pela GNR a identificação do Incendiário, ainda estao em Viagem para o local, já estão a comunicar a detenção paras os OCS.
A investigação de um crime de incêndio é de competencia reservada da PJ (a investigação), podendo esta ser delegada na GNR se o Ministério Publico assim o entender e se cumprir o estipulado no artº 8º da LOIC.
Em caso de Flagrante delito a GNR procede à detenção do indivíduo e no âmbito das medidas cautelares de policia recolhe os meios de prova e apresenta o indivíduo a Tribunal.
Depois a Investigação do Crime é da competência da PJ, ou nos termos do artº 8º da LOIC da GNR
Leozoor
Leozoor
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR / Inv. Criminal
Nº de Mensagens : 1676

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por (des)encontrado Qui 05 Set 2013, 21:42

ORY escreveu:Bem se isto é verdade é vergonhoso la estao os Srs Militares a inventar à sua maneira.... è quase como foi criado o COE (agora com outro nome). Quanto à parte dos louros , so podemos culpar os nossos gabinetes de relaçoes publicas.
Subscrevo!!! Só faltou mesmo dizer que a LOIC deve estar metida na gaveta (ou nem a conhece)...
(des)encontrado
(des)encontrado
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 85
Mensagem : "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o carácter de um, dê-lhe poder" - Abraham Lincoln


Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por olhovivo Qui 05 Set 2013, 21:44

O problema,em minha opinião,está na forma como a ordem è comunicada ao efetivo.Essa coisa de ordem verbal,deixa a suspeição de que,quem a deu,tem dúvidas.Nesta casa,a uniformidade de procedimentos,sempre foi ordenada por escrito.Existem documentos para o efeito e orgãos que os emitem.Por correio eletrónico e fazer referência a uma ordem verbal,è no mlnlmo inovador.
No entanto,também concordo que o trabalho feito pelos militares da GNR,estava a ser ignorado pela PJ.Se esta é a melhor solução ou não,cabe ás instâncias competentes decidir.
olhovivo
olhovivo
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 2371
Mensagem : Reflitamos em que são diferentes os caminhos que toma cada um para seguir em busca da verdade, em que muitas vezes só um antagonismo de nomes esconde um acordo real.


"Agostinho da Silva"
Meu alistamento : OUT91

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por moralez Qui 05 Set 2013, 21:52

Se o CG quer que a PJ acabe de colher louros que não são deles, o CG que vá aos OCS e, publicamente defenda a Guarda.
Agora isto não tem cabimento nenhum... No meu entender.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por vmgonçalves Qui 05 Set 2013, 22:02

Com certos boatos que tenho ouvido, até estranhei o demorar destas instruções.
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por msm Qui 05 Set 2013, 23:01

Isto é bem capaz de não ser bem o que se diz, porque a ser o que é noticiado é muito mau - a lei, concorde-se ou nao com ela, é para ser cumprida. Não me passa nem ao de leve pela cabeça que o CG-GNR dê ordens contrárias ao que está legalmente estipulado.

Cada um, cada autoridade ou cada serviço, envia, encaminha ou chama aos factos e ás ocorrências o agente ou agência mais indicada ou por lei estipulada. Fazemos isso com toda a normalidade todos os dias nas mais variadas situações. Porquê embirrar no caso dos incêndios?
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por joao miguel silva Qui 05 Set 2013, 23:19

ponto de situação.
vergonhosa a atitude do "editado" desta casa, que "chibou" uma ordem interna da nossa instituição á comunicação social.
depois começa a divagação, que não cumprem, que desobedecem e etc.., deixem-se de tretas, vocês só tem é de cumprir e mais nada.
terceiro ponto, mas desde quando é que o cmd geral está a desobedecer a alguma lei, mas vocês são tolinhos, são impedidos, ou gostam mesmo de se fazer de coitadinhos ignorantes.
mas há algum impedimento de apresentar um detido ao MP? mas quem é a autoridade judiciária neste país, é a PJ? depois continuam ainsistir na palavra "exclusivo" quando esta não aparece em lado nenhum, só na mente de alguns iluminados. a palvra é" reservado" e não é por acaso, é justamente para dar poder de ação ao MP, que eu saiba é o titular do inquerito (investigação) em Portugal, para delegar em quem ele quizer. Reservado e Exclusivo não é a mesma coisa.
vem agora meia duzia de inteligentes com pena da PJ, ganhai juizo, estão se completamente a marimbar para vós, atraiçoam-vos á primeira, não teem o minimo problema em vos tramar para se vangloriar e tem muito nome na praça, mas é há vossa pala.
o CG esteve bem e ele só fala em detidos. quanto a identificados, tambem esteve bem, porque manda elaborar expediente para o MP e bem e este é que manda investigar e é aqui que a PJ em a reserva do crime, é no inquerito, não na sua detenção, porque essa pode ser feita por qualquer OPC.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Comunicado ASPIG/GNR sobre incendiários

Mensagem por jose alho Qui 05 Set 2013, 23:27

COMUNICADO
 
 
 
A ASSOCIAÇÃO SÓCIO-PROFISSIONAL INDEPENDENTE DA GUARDA (ASPIG), não compreende a notícia de que “ A GNR está a ocultar informações à PJ sobre detidos por suspeita de incêndio” avançada, esta quinta-feira, pelo Jornal de Notícias.
Num momento em que o Pais esta “a braços” com uma escalada de incêndios, nos quais já pereceram vários bombeiros;
Num momento em que os órgãos de polícia criminal devem estar em sintonia para entenderem as medidas politicas que lhes retiram direitos adquiridos;
Num momento em que tudo aponta para mais “cortes” nas Forças de Segurança, por parte do poder politico.
Qualquer notícia sobre procedimentos administrativos- alegadamente menos regulares - só vem desviar as atenções sobre aquilo que realmente deve preocupar um órgão de polícia criminal: as Leis orgânicas e estatutárias, o sistema de saudade, o horário de trabalho, a eficácia/eficiência no cumprimento da missão, principalmente no que concerne à grande criminalidade.
Na opinião da ASPIG, a partilha de informações entre polícias há muito que precisa de ser ajustada à realidade portuguesa mas não lhe parece ser este o “timing” adequando para resolver essa questão, pelas razões acima apontadas.
  
Lisboa, 06 de Setembro de 2013
O Presidente da Direção Nacional
 

José Fernando Dias Alho
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por dragao Qui 05 Set 2013, 23:31

joao miguel silva, para valer a sua opinião, não tem necessidade de puxar por palavras "bruscas".

Aqui não há mais, nem menos inteligentes, são todos iguais, com o direito/dever ao cumprimento das regras do Fórum.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por PKX Qui 05 Set 2013, 23:48

Esta situação era a meu ver evitável e simples de resolver.
A GNR apeas tinha de ser inteligente e rápida na comunicação aos OCS aquando da detenção/identificação de um incendiário e assim quando a PJ lá fosse buscá-lo, já toda a gente sabia que o mesmo tinha sido apnhado pela GNR, tão simples quanto isto.
A patrulha da GNR detém ou identifica, ou o que quiserem chamar, mas antes de ligar á PJ. liga-se aos OCS, tão simples quanto isto.
O problema é que a GNR carece de pessoas competentes em certos locais, nomeadamente nas Relações Públicas.
Mas esta é a minha opinião.
PKX
PKX
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 886
Mensagem : Podes fugir, mas não te podes esconder...
Meu alistamento : AIP 2000

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Ice Sex 06 Set 2013, 01:02

joao miguel silva escreveu:ponto de situação.
vergonhosa a atitude do "editado" desta casa, que "chibou" uma ordem interna da nossa instituição á comunicação social.
depois começa a divagação, que não cumprem, que desobedecem e etc.., deixem-se de tretas, vocês só tem é de cumprir e mais nada.
terceiro ponto, mas desde quando é que o cmd geral está a desobedecer a alguma lei, mas vocês são tolinhos, são impedidos, ou gostam mesmo de se fazer de coitadinhos ignorantes.
mas há algum impedimento de apresentar um detido ao MP? mas quem é a autoridade judiciária neste país, é a PJ? depois continuam ainsistir na palavra "exclusivo" quando esta não aparece em lado nenhum, só na mente de alguns iluminados. a palvra é" reservado" e não é por acaso, é justamente para dar poder de ação ao MP, que eu saiba é o titular do inquerito (investigação) em Portugal, para delegar em quem ele quizer. Reservado e Exclusivo não é a mesma coisa.
vem agora meia duzia de inteligentes com pena da PJ, ganhai juizo, estão se completamente a marimbar para vós, atraiçoam-vos á primeira, não teem o minimo problema em vos tramar para se vangloriar e tem muito nome na praça, mas é há vossa pala.
o CG esteve bem e ele só fala em detidos. quanto a identificados, tambem esteve bem, porque manda elaborar expediente para o MP e bem e este é que manda investigar e é aqui que a PJ em a reserva do crime, é no inquerito, não na sua detenção, porque essa pode ser feita por qualquer OPC.

Pelo menos uma vez na vida estamos de acordo.
mt bem mt bem mt bem mt bem
Ice
Ice
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Pedro Magalhães Sex 06 Set 2013, 10:28

Leozoor escreveu:Se a PJ fosse verdadeira, nada disto acontecia, mal lhe é comunicada  pela GNR a identificação do Incendiário, ainda estao em Viagem para o local, já estão a comunicar a detenção paras os OCS.
A investigação de um crime de incêndio é de competencia reservada da PJ (a investigação), podendo esta ser delegada na GNR se o Ministério Publico assim o entender e se cumprir o estipulado no artº 8º da LOIC.
Em caso de Flagrante delito a GNR procede à detenção do indivíduo e no âmbito das medidas cautelares de policia recolhe os meios de prova e apresenta o indivíduo a Tribunal.
Depois a Investigação do Crime é da competência da PJ, ou nos termos do artº 8º da LOIC da GNR
Dúvidas?
Flagrante não tem reserva de execução e processa-se da mesma forma em qualquer crime. A investigação de alguns crimes é que tem atribuição genérica ou reservada e mesmo a reservada pode ser distribuída pelo MP a GNR/PSP/SEF, conforme o entendimento do MP. Esqueceram-se dos Submarinos, Madeira, e outros.
Quem quiser interpretar o mail em causa como deve ser facilmente vê que a montanha pariu um rato.
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 644
Mensagem : "Cobarde não é o que tem medo é o que se esconde!"
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por AnjoAzul Sex 06 Set 2013, 11:11

Eu acho que isto é uma treta!
Qual é a dúvida? 
- Detenção;
-Assegurar os meios de prova;
- Informar o MP;
- Apresentar o detido ao MP;
- Informar PJ para investigação.

Esta notícia é uma treta!
AnjoAzul
AnjoAzul
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 336
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por dragao Sex 06 Set 2013, 11:55

Guerra entre GNR e PJ promete continuar acesa

 A polémica está instalada, sobretudo entre as chefias da GNR e da PJ na detenção de incendiários. Os dois ministérios envolvidos desvalorizam oficialmente a questão e apontam para o cumprimento da lei.
Militares da GNR e inspetores da Polícia Judiciária no terreno garantem que não está em causa a relação profissional, mas a disputa mediática entre as chefias nacionais. Cada uma reclama para si a ação de detenção de presumíveis incendiários, mas a Polícia Judiciária (PJ), quinta-feira, nos dois comunicados que enviou sobre detenções de incendiários, refere em ambos "a colaboração da GNR".
O JN apurou que o comandante da GNR, general Newton Parreira, decidiu ordenar verbalmente aos guardas para não prestarem quaisquer informações aos inspetores da Polícia Judiciária, depois de várias situações de divulgação pública em que a PJ, alegadamente, ignorou o papel dos militares da GNR. Uma decisão tomada após uma reunião entre chefias de ambas as forças policiais com a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.
Um dos casos mais claros de mal-estar pelo "esquecimento" por parte da PJ, terá sido no incêndio no Caramulo, em que os militares da GNR conseguiram identificar um suspeito, mas depois os "louros" ficaram na PJ.
Porém, houve várias reações à ordem interna da GNR. Em alguns postos da GNR, os guardas continuam, segundo fonte da PJ, a partilhar a informação. Noutros ainda, produziram eles mesmos o comunicado reivindicando as detenções. Por exemplo, na zona da Póvoa de Varzim, Marco de Canaveses e Amarante, quando inspetores da PJ chegaram a um posto da GNR, foram informados da proibição de entregar cópia do expediente. Mesmo depois da polémica, divulgada pelo JN, fonte da GNR garantiu que vai continuar a manter a ordem de entregar os detidos por fogos florestais ao Ministério Público e não diretamente à Polícia Judiciária
De acordo com as mesmas fontes, a GNR entende não estar a violar a Lei da Organização da Investigação Criminal (LOIC), uma vez que apenas os crimes de fogos com dolo são da competência da Judiciária, tal como prevê o diploma. Ora, não é possível, entendem as mesmas fontes, que durante uma detenção se venha de imediato a perceber que o incêndio foi causado por dolo, e essa qualificação é da competência do Ministério Público.

FONTE_JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por dragao Sex 06 Set 2013, 12:13

A humildade fica bem em todo lugar.
Entre os agentes das forças de segurança, é sabido que a PJ não olha com bons olhos, muitos dos serviços executados pela GNR. (Já existiram provas disso na praça pública)
Importa referir que atualmente, seja na PJ, PSP ou GNR, temos agentes com capacidades e bons conhecimentos da lei penal/outras. Por isso, é perfeitamente natural que reivindiquem a autoria do trabalho que exercem. Julgo que ninguém gosta de trabalhar noite e dia, para depois vir "alguém", pegar no resultado final do trabalho e alegar na praça pública ter sido este ultimo o "autor".
O cidadão não tem de se preocupar com esta discussão porque a sua segurança não está posta em causa.

Ainda a salientar que as chefias representam os seus subordinados, por esse facto devem debater e preservar o seu bom nome para que o orgulho prevaleça na Instituição.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por vmgonçalves Sex 06 Set 2013, 12:24

joao miguel silva escreveu:ponto de situação.
vergonhosa a atitude do "editado" desta casa, que "chibou" uma ordem interna da nossa instituição á comunicação social.
depois começa a divagação, que não cumprem, que desobedecem e etc.., deixem-se de tretas, vocês só tem é de cumprir e mais nada.
terceiro ponto, mas desde quando é que o cmd geral está a desobedecer a alguma lei, mas vocês são tolinhos, são impedidos, ou gostam mesmo de se fazer de coitadinhos ignorantes.
mas há algum impedimento de apresentar um detido ao MP? mas quem é a autoridade judiciária neste país, é a PJ? depois continuam ainsistir na palavra "exclusivo" quando esta não aparece em lado nenhum, só na mente de alguns iluminados. a palvra é" reservado" e não é por acaso, é justamente para dar poder de ação ao MP, que eu saiba é o titular do inquerito (investigação) em Portugal, para delegar em quem ele quizer. Reservado e Exclusivo não é a mesma coisa.
vem agora meia duzia de inteligentes com pena da PJ, ganhai juizo, estão se completamente a marimbar para vós, atraiçoam-vos á primeira, não teem o minimo problema em vos tramar para se vangloriar e tem muito nome na praça, mas é há vossa pala.
o CG esteve bem e ele só fala em detidos. quanto a identificados, tambem esteve bem, porque manda elaborar expediente para o MP e bem e este é que manda investigar e é aqui que a PJ em a reserva do crime, é no inquerito, não na sua detenção, porque essa pode ser feita por qualquer OPC.
Apesar de não concordar com as palavras mais rispidas usadas, concordo no essencial da ideia/opinião.
Sempre tive algumas dúvidas acerca dos procedimentos da LOIC.
O facto de ser um direito reservado na PJ a investigação de incêndios florestais com dolo, nada impede que os identificados/detidos em flagrante sejam presentes ao MP para este, baseando-se na LOIC, delegar na PJ a investigação.
Já agora uma dúvida: vou passear com amigos a um espaço florestal (ninguém é agente das FS). Vemos alguém a atear um incêndio florestal a uma mata cerrada a cerca de 20 metros onde nos encontramos e devido ao forte vento o mesmo toma grandes proporções. Como procedo considerando que estamos perante flagrante delito? Retenho-o fazendo uso de um direito que me assiste como cidadão? Informo as FS ou a PJ? Ou deixo-o ir?
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por gandamano Sex 06 Set 2013, 12:34

concordo plenamente com a decisão do cg sobre assunto
deveria ser extensiva a todos os crimes da competência reservada da pj,
quantas vezes o posto faz o expediente e chega o policia superior e diz para meter nos autos os nuipc da PJ? ficando os louros para a PJ?
continuo a considerar que a loic é inconstitucional pois é uma lei do ministério da justiça (entenda-se feita pela pj) que obriga a outros opc's de outros ministérios sem que estes tenham sido ouvidos, violando os principios constitucionais
gandamano
gandamano
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 581
Mensagem : \" Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.\"
( Henry Ward Beecher )
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por jose alho Sex 06 Set 2013, 13:10


A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG) defende que a partilha de informações entre polícias necessita "há muito de ser ajustada à realidade portuguesa" embora considere não ser este o ""timing` adequado para resolver a questão".

Num comunicado a que a agência Lusa teve hoje acesso, a ASPIG argumenta que esta não é a altura para resolver a partilha de informações entre polícias, por Portugal ""estar a braços` com uma escalada de incêndios, nos quais já morreram vários bombeiros", pela necessidade de os órgãos de polícia criminal estarem em sintonia "para entenderem as medidas políticas que lhes retiram direitos adquiridos" num momento em que "tudo aponta para mais "cortes` nas forças de segurança".
A ASPIG reagia assim a uma notícia avançada pela edição de quinta-feira do Jornal de Notícias -- a qual diz não compreender -- e que referia que "a GNR está a ocultar informações à PJ sobre detidos por suspeita de incêndio".
Segundo o matutino, em causa está uma "comunicação interna, enviada a todos os postos da GNR e a que o JN teve acesso, estabelecendo que por "determinação verbal` do tenente-general comandante-geral [Newton Parreira] são definidas as normas de atuação dos militares em situações de detenção ou de identificação de suspeitos do crime de incêndio florestal".
Uma ordem interna que -- acrescentava o jornal - "manda entregar detidos e papéis ao Ministério Público", enquanto a lei "obriga a comunicar à Polícia Judiciária".
"Qualquer notícia sobre procedimentos administrativos -- alegadamente menos regulares -- só vem desviar as atenções sobre aquilo que realmente deve preocupar um órgão de polícia criminal: as Leis orgânicas e estatutárias, o sistema de saúde, o horário de trabalho, a eficácia/eficiência no cumprimento da missão, principalmente no que concerne à grande criminalidade", conclui a nota da ASPIG.
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por gandamano Sex 06 Set 2013, 15:47

a pj quer ter acesso a todas as informações das outras polícias
o grande problema é que a circulação de informação só tem um sentido:
outras polícias -» PJ
not ok
gandamano
gandamano
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 581
Mensagem : \" Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.\"
( Henry Ward Beecher )
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty GNR -PJ - COMUNICAÇÃO

Mensagem por CARI2013 Sex 06 Set 2013, 17:02

Se reflectirmos, um pouco que seja, logo se conclui que não se trata de um problema de troca de informações (canal que parece funcionar com elevada celeridade dadas as tecnologias disponíveis). 
A questão afinal esta na partilha dos "louros públicos" oferecidos pelos midia (jornais televisões).
Numa sociedade que vive da e para a  "imagem" e da estatística, não pode ser uma sociedade equilibrada. 
A estatística - que sempre foi intencionalmente  adulterada - nem sempre corresponde à realidade.
As televisões - bem sabendo o que as imagens dos incêndios  produzem nos indivíduos com problemas psicológicos e nos menores com "sede" de reproduzirem o que vêm virtualmente - teimam em explorar (talvez por falta de noticias ou por estarem incumbidas a  não mostrar outras realidades), até à exaustão,  as imagens e relatos de inúmeras pessoas intervenientes nos incêndios (que adoram aparecer na televisão) para delírios de bombeiros, protecção civil, presidentes de Câmara, etc..mas, por outro lado - o lado mais negro - estimulam os incendiários a continuarem a sua "missão".
Porque não mostram o "dia-a-dia" de um incendiário numa prisão?
Porque não mostram - em pormenor - as matas e florestas cuja intervenção do Estado, Autarquias e Particulares foi nula, numa gritante violação à legislação em vigor?
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por gandamano Sex 06 Set 2013, 17:48

e principalmente desde que o governo começou a dividir os milhões (orçamentos) tendo em conta as estatísticas apresentadas....

e já agora, dos 40 e tal detidos que a pj apregoa todos os dias nos OCS, quantos são efectivamente detidos deles? e quantos da GNR?
gandamano
gandamano
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 581
Mensagem : \" Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.\"
( Henry Ward Beecher )
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários Empty Re: GNR proíbe informações à PJ sobre incendiários

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes