A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Guarda que anda à linha Seg 28 Dez 2020, 22:21

A policia “nacional” anda bruta e não desarma.
Primeiro foi em março quando tentou identificar os militares das Forças Armadas que, no desempenho do seu serviço estavam a desempenhá-lo (como é lógico) armados https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/policia-nao-quer-militares-com-armas-nas-ruas-no-combate-a-pandemia-de-covid-19    https://www.jn.pt/justica/diretor-nacional-da-psp-desmente-chefe-das-forcas-armadas-12108087.html agora, até com os próprios militares da GNR que têm responsabilidade na segurança em mais de 90% do território nacional continental implicam https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/psp-e-gnr-desentendem-se-em-disputa-de-entrega-de-vacinas-em-evora/5fea3b4e0cf2cc9de7f0ab8c  https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/psp-e-gnr-desentendem-se-e-bloqueiam-transporte-de-vacinas-contra-a-covid-19-a-saida-do-hospital-de-evora?ref=HP_PrimeirosDestaques  é obra…  Será que os da policia nacional querem ser os donos disto tudo?
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por dragao Seg 28 Dez 2020, 22:39

Este tipo de conflitos já se começa a tornar cansativo e digno de registo por quem de direito para que de uma vez por todas, encontre responsáveis e sejam chamados à responsabilidade por tal ato.
Naturalmente que para o cidadão até é alvo de chacota graças aos camaradas da PSP. grande risota2
Voltamos ao mesmo de "quem tem a pilinha maior" e esquecem o objetivo principal que é a defesa do bem estar dos cidadãos.
Numa era avançada, em que as forças e serviços de segurança cada vez mais, tem um papel fundamental na defesa da legalidade democrática, na garantia da ordem e segurança pública e nos direitos fundamentais do cidadão, caem estas nodoas.... sinceramente....
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Guarda que anda à linha Seg 28 Dez 2020, 23:25

Estas tristes cenas fazem-me lembrar a volta a Portugal em bicicleta.
A GNR tem a responsabilidade pela segurança do pelotão da prova no decurso de toda a prova. E nas localidades policiadas pela policia nacional em que o pelotão velocipédico (devidamente seguro e protegido pelo destacamento eventual da GNR) as tem de atravessar, depois temos os agentes da policia nacional a estorvar (quais empata f...) à frente dos militares do destacamento da GNR e dos ciclistas, sem saberem sequer que estão a ser alvo de chacota pelos entendidos na matéria (responsáveis pela volta) e pelo publico em geral que assiste.
Enfim! Isto de querer ser policia nacional quando só é local tem destas "tristes" coisas.

Aqui fica um pequeno exemplo de quem há tanto tempo anda a querer por-se em bicos de pés para ganhar o protagonismo que não deve ter.

https://www.guimaraesdigital.com/index.php/informacao/desporto/45145-68438

“Para o Prémio de Ciclismo “Força Minho” a PSP, apesar de reclamar para si a tutela de um reduzido troço de todo o percurso, indicou mais meios para a atividade de ciclismo do que a GNR que assegurará o policiamento na sua totalidade (PSP: 35 agentes e 7 viaturas, GNR: 24 agentes e 11 viaturas)”
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Gif Seg 28 Dez 2020, 23:41

O mais engraçado é a fantochada à volta da vacina, será que era realmente necessário tanto aparato para as televisões e jornais? Não estarão a ser desperdiçados meios humanos e materiais para simplesmente entregar vacinas nos hospitais?
Ou é só show off já a contar com as eleições?
Tantos meios para escoltar uma simples carrinha de transporte para entregar a vacina, acho um exagero.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Guarda que anda à linha Seg 28 Dez 2020, 23:53

Gif escreveu:O mais engraçado é a fantochada à volta da vacina, será que era realmente necessário tanto aparato para as televisões e jornais? Não estarão a ser desperdiçados meios humanos e materiais para simplesmente entregar vacinas nos hospitais?
Ou é só show off já a contar com as eleições?
Tantos meios para escoltar uma simples carrinha de transporte para entregar a vacina, acho um exagero.

Concordo plenamente.
 
Agora imaginemos quando chegar o dia e a hora de vacinar  aquele politico famoso ou o supra sumo nacional do futebol, é que vai ser o climax total. Aposto que nesse dia o país vai parar para ver em histeria total. Há quem diga que já estão a ser preparados e vão vir charters de chineses e de naturais de outras paragens para virem assistir in loco, a esse grandioso espectáculo.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Almeida Pinto Seg 28 Dez 2020, 23:56

Guarda que anda à linha escreveu:
A policia “nacional” anda bruta e não desarma.
Primeiro foi em março quando tentou identificar os militares das Forças Armadas que, no desempenho do seu serviço estavam a desempenhá-lo (como é lógico) armados https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/policia-nao-quer-militares-com-armas-nas-ruas-no-combate-a-pandemia-de-covid-19    https://www.jn.pt/justica/diretor-nacional-da-psp-desmente-chefe-das-forcas-armadas-12108087.html agora, até com os próprios militares da GNR que têm responsabilidade na segurança em mais de 90% do território nacional continental implicam https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/psp-e-gnr-desentendem-se-em-disputa-de-entrega-de-vacinas-em-evora/5fea3b4e0cf2cc9de7f0ab8c  https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/psp-e-gnr-desentendem-se-e-bloqueiam-transporte-de-vacinas-contra-a-covid-19-a-saida-do-hospital-de-evora?ref=HP_PrimeirosDestaques  é obra…  Será que os da policia nacional querem ser os donos disto tudo?
Guarda que anda a linha, ou a alinhar pela forma como você fala, também pode ser Guarda que anda a pesca!
Sabe bem que essa Polícia se chama PSP, não lhe fica bem falar como fala de outra Polícia. Eu também podia dizer Guarda calhaus, em vez de GNR.
Não o faço porque tenho muito respeito pela grande e respeitável instituição que é a GNR e pelos seus militares. 
Você passa a vida a implicar com a PSP. De certeza que algum PSP lhe fez alguma coisinha que você não gostou. Se não for o caso, só pode ser amor!
Realmente, a GNR tem mais de 90% do território Nacional, mas só cerca de 50% da população, sendo que as piores zonas são da responsabilidade da PSP.
Quanto a PSP ser uma polícia local, é tão local como a GNR, se lhe excluirmos a UNT. 
A GNR tem razão neste caso, mas falar com respeito por outra Polícia (que por acaso até é mais antiga do que a GNR) ficava-lhe bem.
Digo eu...
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Guarda que anda à linha Ter 29 Dez 2020, 00:21

Pois é Almeida Pinto. Mas uma coisa é certa, o Comandante Geral da GNR não defende a extinção da GNR. Enquanto que, pelo contrário, o Comandante da PSP "aparentemente" defende a extinção da PSP e em sua substituição a criação da policia nacional, portanto, é legitimo que a comece a chamar de policia nacional.
Quanto à arte da pesca, há a pesca à linha, à rede entre outras artes. Mas curioso curioso é a policia tentar bater (pescar) em tudo o que mexe quando se trata de serviço legitimamente desempenhado  por outras forças ou instituições, como por exemplo o caso que se passou com o exército em Vila real, as provas de ciclismo cuja responsabilidade pela segurança das mesmas é da GNR, e agora, este caso simplesmente vergonhoso que se passou em Évora.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Almeida Pinto Ter 29 Dez 2020, 00:32

Guarda que anda à linha escreveu:
Pois é Almeida Pinto. Mas uma coisa é certa, o Comandante Geral da GNR não defende a extinção da GNR. Enquanto que, pelo contrário, o Comandante da PSP "aparentemente" defende a extinção da PSP e em sua substituição a criação da policia nacional, portanto, é legitimo que a comece a chamar de policia nacional.
Quanto à arte da pesca, há a pesca à linha, à rede entre outras artes. Mas curioso curioso é a policia tentar bater (pescar) em tudo o que mexe quando se trata de serviço legitimamente desempenhado  por outras forças ou instituições, como por exemplo o caso que se passou com o exército em Vila real, as provas de ciclismo cuja responsabilidade pela segurança das mesmas é da GNR, e agora, este caso simplesmente vergonhoso que se passou em Évora.
Guarda que anda a linha, você deve ter as suas fontes para dizer que o CG da GNR não defende a extinção da GNR. Eu nunca o vi pronunciar sobre esse assunto. Já agora, aqui vai o meu ponto de vista sobre esse assunto: Devia haver uma fusão das 2 forças. Desta forma terminavam os casos que referiu e muitos outros casos. Saia bem mais barato ao contribuinte, de certeza. O problema está em muitos galos para poucos poleiros. Não está nos operacionais, porque esses até se apoiam quando é preciso.
Legítimo chamar o quê quer que seja é depois disso acontecer, de um facto consumado. Até lá são meras hipóteses. 
Em parte alguma me viu a dizer que a GNR não tem razão. Não gosto é de ver falar em tom de gozo de uma Polícia com provas dadas.
Se fosse um PSP (a falar como você fala) sobre a GNR, a minha posição era a mesma que estou a ter, que fique claro isto.
Tenha uma boa noite.
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por moralez Ter 29 Dez 2020, 08:26

Gif escreveu:O mais engraçado é a fantochada à volta da vacina, será que era realmente necessário tanto aparato para as televisões e jornais? Não estarão a ser desperdiçados meios humanos e materiais para simplesmente entregar vacinas nos hospitais?
Ou é só show off já a contar com as eleições?
Tantos meios para escoltar uma simples carrinha de transporte para entregar a vacina, acho um exagero.
Tendo em conta as condicões e a rapidez com que a vacina tem que chegar ao local de destino, tendo em conta que é, quiçá, um dos itens mais procurados no Mundo e tendo em conta que não são transportados em nenhumas carrinhas de valores, creio que se justifica esta Operação de segurança.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por moralez Ter 29 Dez 2020, 08:30

Em relação ao tema do tópico, estas coisas acontecem, porque o Plano de coordenação das Forças de Segurança não é dado a conhecer aos militares do terreno. Ele existe, é confidencial só para cargos de chefia mas pode muito bem ser dada instrução aos Comandantes de Destacamento/Divisão e de Posto/Esquadra.
Evitaria muitas destas vergonhas...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por dragao Ter 29 Dez 2020, 11:57

"Teoria da conspiração" O Cmdt da PSP, armadilhou o terreno para o MAI cair Smile

Imagine-se uma escolta no transporte de orgãos se acontece uma situação destas...
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por msm Ter 29 Dez 2020, 13:39

Sou o primeiro a condenar estas "merdas".
Mas imaginem-se os senhores guardas na normal formatura a receber ordens do vosso cmdt ou graduado de serviço para às tantas horas do dia tal irem fazer isto ou aquilo - o quê não interessa para nada ou pouco - , e que chegados ao local iam encontrar um polícia que vos dizia que não tinham nada a ver com aquilo.
Comigo haveria sarilho, é que eu sou dos que cumprem, e as ordens que me são transmitidas pela minha hierarquia prevalecem sobre todas as outras e de todos outros; não arredaria pé sem o caso esclarecido, e, se não existissem vidas em risco, nem deixaria que outros o fizessem por mim - só morto. Ordens são ordens.
Resumindo e abreviando: a culpa pode ser de muita gente mas não dos agentes e guardas intervenientes. Eles, os lá de cima, que se entendam, que melhorem a comunicação. Não temos de ser nós a levar com as suas insuficiências.


Última edição por msm em Ter 29 Dez 2020, 13:44, editado 5 vez(es)
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por msm Ter 29 Dez 2020, 13:41

dragao escreveu:"Teoria da conspiração" O Cmdt da PSP, armadilhou o terreno para o MAI cair Smile

Imagine-se uma escolta no transporte de orgãos se acontece uma situação destas...

Há quem defenda, candidatos presidenciais e tudo, que as declarações proferidas à saída da audiência com o PR foram feitas por encomenda e medida.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por moralez Ter 29 Dez 2020, 15:06

msm escreveu:Sou o primeiro a condenar estas "merdas".
Mas imaginem-se os senhores guardas na normal formatura a receber ordens do vosso cmdt ou graduado de serviço para às tantas horas do dia tal irem fazer isto ou aquilo - o quê não interessa para nada ou pouco - , e que chegados ao local iam encontrar um polícia que vos dizia que não tinham nada a ver com aquilo.
Comigo haveria sarilho, é que eu sou dos que cumprem, e as ordens que me são transmitidas pela minha hierarquia prevalecem sobre todas as outras e de todos outros; não arredaria pé sem o caso esclarecido, e, se não existissem vidas em risco, nem deixaria que outros o fizessem por mim - só morto. Ordens são ordens.
Resumindo e abreviando: a culpa pode ser de muita gente mas não dos agentes e guardas intervenientes. Eles, os lá de cima, que se entendam, que melhorem a comunicação. Não temos de ser nós a levar com as suas insuficiências.
Ordens mal dadas não se cumprem. Sobretudo quando as ordens são, como o caso, ilegais.
É que, imaginando que a situação vai até outras instâncias, o jurista da IGAI ou o juiz do Tribunal não quer saber se o Agente/Guarda seguiu ordens, vai querer saber se cumpriu e sabia que as mesmas não eram legítimas. É que o comum Agente e Guarda tem que ter bem patente que deve cumprir e fazer cumprir a Lei e não cumprir ordens ilegais.
Sei bem que no terreno isto não é fácil de pôr em prática, mas em certas alturas como esta é preciso agarrar nos tomates a impôr-se (não confundir com insubordinação) contra estas ordens ilegítimas.
Mas ainda assim defendo que tanto quem deu a ordem como quem a cumpriu, nem sequer sonha que existe o PCCCOFSS (plano de coordenação, controlo e comando operacional das forças e dos serviços de segurança)...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por zucatruca Ter 29 Dez 2020, 15:37

É só rir...
avatar
zucatruca
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 284
Mensagem : eu sei que sim
Meu alistamento : muitos anos disto.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Sultão Ter 29 Dez 2020, 16:00

E se aguardassemos todos pela conclusão do inquérito que o MAI mandou instaurar para vermos quem é que falhou antes de atirarmos culpas a quem provavelmente não as têm?
Sultão
Sultão
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Idade : 62
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 9
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por moralez Ter 29 Dez 2020, 16:30

Sultão escreveu:E se aguardassemos todos pela conclusão do inquérito que o MAI mandou instaurar para vermos quem é que falhou antes de atirarmos culpas a quem provavelmente não as têm?
Se o transporte já vinha a ser acompanhado pela GNR desde Coimbra, é mais que óbvio de quem é a "culpa"...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Sultão Ter 29 Dez 2020, 18:08

Nenhum juiz é justo mesmo que faça justiça se ouvir só uma das partes. Aqui passa-se a mesma coisa. À primeira vista parece que a razão está de um lado, mas convém ouvir os argumentos da outra parte para se tirar uma conclusão acertada. Muitas vezes nem tudo o que parece é. O que me faz ter dúvidas é o motivo porque a PSP agiu assim. Porque? Porquê? É isso que não me sai da cabeça.
Sultão
Sultão
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Idade : 62
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 9
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Guarda que anda à linha Ter 29 Dez 2020, 19:16

A GNR tem a exclusividade a nível nacional/continental por via terrestre/estrada pelo transporte de órgãos humanos para transplante entre os vários hospitais do país, nomeadamente do interior do país para Lisboa, Porto e Coimbra.
Só falta mesmo para compor o ramo/bouquet, e para que o bolo fique composto/completo, levar como cereja no seu topo, depois das poucas vergonhas atrás enumeradas, que um dia destes os militares da GNR no decurso deste serviço, à entrada de uma destas cidades quaisquer, serem barrados pelo pessoal da policia nacional e que estes lhes digam: "alto aí e pára o baile, suspendam lá a marcha de urgência porque agora a área onde estão a entrar é nossa, e na nossa área quem manda somos nós, a partir de agora quem leva o órgão ou a mostra somos nós, o doente que está à espera do órgão para transplante ou a equipa que está à espera da amostra para análise que esperem."
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por msm Ter 29 Dez 2020, 20:31

Não ganha nada em ridicularizar o assunto, nunca aconteceu, não acrescenta nada, um exagero proximo do insano, não é plausível que venha a acontecer.

O problema é que neste caso os senhores que planearam o assunto escreveram bem claro, preto no branco, que cada força tomava conta da "coisa" dentro da sua área de actuação.
Eu até achava que a GNR iria agradecer, já que se queixam de nem pessoal nem autoridade terem para fazer cessar uma festa de casamento, por sinal lá perto. Podiam aproveitar esse intervalo e esse pessoal enquanto a carrinha das vacinas estava dentro da area de jurisdição da Polícia.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por moralez Ter 29 Dez 2020, 21:08

Sultão escreveu:Nenhum juiz é justo mesmo que faça justiça se ouvir só uma das partes. Aqui passa-se a mesma coisa. À primeira vista parece que a razão está de um lado, mas convém ouvir os argumentos da outra parte para se tirar uma conclusão acertada. Muitas vezes nem tudo o que parece é. O que me faz ter dúvidas é o motivo porque a PSP agiu assim. Porque? Porquê? É isso que não me sai da cabeça.
Infelizmente acontece muito... A PSP tem destas coisas, não sei porquê. A título de exemplo, bem recente, este ano na Fase Final da Champions League em Lisboa, a PSP queria garantir a segurança por completo. Mesmo nos hotéis na área da GNR nos acompanhamentos para os treinos na área da GNR, tudo....
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por dragao Ter 29 Dez 2020, 21:12

SIC TEVE ACESSO A DOCUMENTO QUE DEFINE COMPETÊNCIAS
A SIC teve acesso ao Plano de Coordenação, controlo e Comando Operacional das Forças e Serviços de Segurança, um documento confidencial que define de forma geral a competência para o tal dispositivo de desembaraçamento previsto no plano de vacinação.

Diz o ponto seis que: "6. O dispositivo de Desembaraçamento de Trânsito é da responsabilidade e, como tal, executado, pela Força de Segurança territorialmente competente."

Mas no ponto seguinte é dito que: "7. Nos percursos que compreendam passagens por áreas de responsabilidade territorial das duas Forças de Segurança, o princípio geral é o de o dispositivo de desembaraçamento de trânsito ficar à responsabilidade da GNR."

O Ministério da Administração Interna parece não saber se estas regras que regem o dia a dia da cooperação policial foram ou não alteradas para o Plano de Vacinação. Por agora, a secretaria-geral do Sistema de Segurança Interna a quem competem dar esclarecimentos optou pelo silêncio.

O caso por decisão da tutela será alvo de um inquérito da Inspeção-Geral da Administração Interna.

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-12-29-Eduardo-Cabrita-pede-esclarecimento-sobre-patrulha-das-carrinhas-que-transportam-a-vacina
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por msm Ter 29 Dez 2020, 21:20

moralez escreveu:
Sultão escreveu:Nenhum juiz é justo mesmo que faça justiça se ouvir só uma das partes. Aqui passa-se a mesma coisa. À primeira vista parece que a razão está de um lado, mas convém ouvir os argumentos da outra parte para se tirar uma conclusão acertada. Muitas vezes nem tudo o que parece é. O que me faz ter dúvidas é o motivo porque a PSP agiu assim. Porque? Porquê? É isso que não me sai da cabeça.
Infelizmente acontece muito... A PSP tem destas coisas, não sei porquê. A título de exemplo, bem recente, este ano na Fase Final da Champions League em Lisboa, a PSP queria garantir a segurança por completo. Mesmo nos hotéis na área da GNR nos acompanhamentos para os treinos na área da GNR, tudo....
E que tal a GNR, porque tem responsabilidade por cerca de 500 metros no percurso do Benfica (do Seixal para Luz) poe-se à frente do autocarro na totalidade do percurso. Exemplos, existem às centenas, para ambos os lados.
Mas eu vi, fui arbitro, num desentendimento desse tipo entre a antiga BT e o pessoal do territorial, essa ultrapassou a compreensão deste rapaz.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por msm Ter 29 Dez 2020, 21:21

dragao escreveu:SIC TEVE ACESSO A DOCUMENTO QUE DEFINE COMPETÊNCIAS
A SIC teve acesso ao Plano de Coordenação, controlo e Comando Operacional das Forças e Serviços de Segurança, um documento confidencial que define de forma geral a competência para o tal dispositivo de desembaraçamento previsto no plano de vacinação.

Diz o ponto seis que: "6. O dispositivo de Desembaraçamento de Trânsito é da responsabilidade e, como tal, executado, pela Força de Segurança territorialmente competente."

Mas no ponto seguinte é dito que: "7. Nos percursos que compreendam passagens por áreas de responsabilidade territorial das duas Forças de Segurança, o princípio geral é o de o dispositivo de desembaraçamento de trânsito ficar à responsabilidade da GNR."

O Ministério da Administração Interna parece não saber se estas regras que regem o dia a dia da cooperação policial foram ou não alteradas para o Plano de Vacinação. Por agora, a secretaria-geral do Sistema de Segurança Interna a quem competem dar esclarecimentos optou pelo silêncio.

O caso por decisão da tutela será alvo de um inquérito da Inspeção-Geral da Administração Interna.

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-12-29-Eduardo-Cabrita-pede-esclarecimento-sobre-patrulha-das-carrinhas-que-transportam-a-vacina
Falso. Não se tratou de uma questão de transito.

Mas quero deixar claro que acho isto tudo uma grande porcaria.
Nao percebo porque razão o serviço que vinha desde Coimbra deixaria de ser da GNR durante meia dúzia de quilómetros - uma paragem num hospital situado a meio caminho. Quem lá meteu a Policia ao barulho nao sabia de certeza o que estava a fazer. Mas uma vez que meteu, cumpra-se.
Não se peça é ao pessoal operacional que lhes cubra as insuficiências, esses resolvem no local, no momento, nao têm assessores nem tempo para dormirem sobre os assuntos.
Se o MAI, e outros, não têm respostas para dar, e por isso foram lestos a remeter para o conforto dos inquéritos, que censura podemos nós atribuir, seja de de uma força ou de outra, a quem está no terreno a cumprir as suas ordens?


Última edição por msm em Ter 29 Dez 2020, 21:33, editado 1 vez(es)
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Patrulheiro1 Ter 29 Dez 2020, 21:28

[size=37]PSP PODE REFORÇAR ESCOLTA DAS VACINAS MAS NÃO PODE ANULAR A GNR[/size]
https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/psp-pode-reforcar-escolta-das-vacinas-mas-nao-pode-anular-a-gnr/5feb8c260cf2ec6e471b9a9b
Patrulheiro1
Patrulheiro1
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 54
Profissão : OPC
Nº de Mensagens : 34
Mensagem : ARQUIVADO

Toda mentira deixa rastros...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Almeida Pinto Ter 29 Dez 2020, 21:32

Guarda que anda à linha escreveu:
A GNR tem a exclusividade a nível nacional/continental por via terrestre/estrada pelo transporte de órgãos humanos para transplante entre os vários hospitais do país, nomeadamente do interior do país para Lisboa, Porto e Coimbra.
Só falta mesmo para compor o ramo/bouquet, e para que o bolo fique composto/completo, levar como cereja no seu topo, depois das poucas vergonhas atrás enumeradas, que um dia destes os militares da GNR no decurso deste serviço, à entrada de uma destas cidades quaisquer, serem barrados pelo pessoal da policia nacional e que estes lhes digam: "alto aí e pára o baile, suspendam lá a marcha de urgência porque agora a área onde estão a entrar é nossa, e na nossa área quem manda somos nós, a partir de agora quem leva o órgão ou a mostra somos nós, o doente que está à espera do órgão para transplante ou a equipa que está à espera da amostra para análise que esperem."
Mais uma vez lhe digo, você deve estar equivocado no País. É que em Portugal não existe Polícia Nacional.
Se não for este o caso, deve ir ao médico, isso pode ser grave.
Acho que o pessoal da GNR devia ser mais criterioso na seleção do seu pessoal. É que aparece cada entendido de teclado! Vai lá vai...
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Guarda que anda à linha Ter 29 Dez 2020, 22:02

Almeida Pinto escreveu:
Guarda que anda à linha escreveu:
A GNR tem a exclusividade a nível nacional/continental por via terrestre/estrada pelo transporte de órgãos humanos para transplante entre os vários hospitais do país, nomeadamente do interior do país para Lisboa, Porto e Coimbra.
Só falta mesmo para compor o ramo/bouquet, e para que o bolo fique composto/completo, levar como cereja no seu topo, depois das poucas vergonhas atrás enumeradas, que um dia destes os militares da GNR no decurso deste serviço, à entrada de uma destas cidades quaisquer, serem barrados pelo pessoal da policia nacional e que estes lhes digam: "alto aí e pára o baile, suspendam lá a marcha de urgência porque agora a área onde estão a entrar é nossa, e na nossa área quem manda somos nós, a partir de agora quem leva o órgão ou a mostra somos nós, o doente que está à espera do órgão para transplante ou a equipa que está à espera da amostra para análise que esperem."
Mais uma vez lhe digo, você deve estar equivocado no País. É que em Portugal não existe Polícia Nacional.
Se não for este o caso, deve ir ao médico, isso pode ser grave.
Acho que o pessoal da GNR devia ser mais criterioso na seleção do seu pessoal. É que aparece cada entendido de teclado! Vai lá vai...

Amigo Almeida Pinto, a ideia, a criação, a intenção, a caracterização, o nome ou o que mais lhe queiram chamar, da policia nacional em Portugal, não foi minha.
A partir do momento em que assistimos ao vivo e a cores à declaração de um diretor nacional da PSP que propõe a extinção da própria PSP que comanda, e a criação da policia nacional https://tvi24.iol.pt/sociedade/13-12-2020/diretor-da-psp-propos-a-marcelo-extincao-da-psp-e-do-sef-numa-policia-nacional eu, como simples cidadão que sou, neste momento sinto-me no direito de chamar à PSP a policia nacional. E esta minha opinião vale o que vale.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Almeida Pinto Ter 29 Dez 2020, 22:17

Guarda que anda à linha escreveu:
Almeida Pinto escreveu:
Guarda que anda à linha escreveu:
A GNR tem a exclusividade a nível nacional/continental por via terrestre/estrada pelo transporte de órgãos humanos para transplante entre os vários hospitais do país, nomeadamente do interior do país para Lisboa, Porto e Coimbra.
Só falta mesmo para compor o ramo/bouquet, e para que o bolo fique composto/completo, levar como cereja no seu topo, depois das poucas vergonhas atrás enumeradas, que um dia destes os militares da GNR no decurso deste serviço, à entrada de uma destas cidades quaisquer, serem barrados pelo pessoal da policia nacional e que estes lhes digam: "alto aí e pára o baile, suspendam lá a marcha de urgência porque agora a área onde estão a entrar é nossa, e na nossa área quem manda somos nós, a partir de agora quem leva o órgão ou a mostra somos nós, o doente que está à espera do órgão para transplante ou a equipa que está à espera da amostra para análise que esperem."
Mais uma vez lhe digo, você deve estar equivocado no País. É que em Portugal não existe Polícia Nacional.
Se não for este o caso, deve ir ao médico, isso pode ser grave.
Acho que o pessoal da GNR devia ser mais criterioso na seleção do seu pessoal. É que aparece cada entendido de teclado! Vai lá vai...

Amigo Almeida Pinto, a ideia, a criação, a intenção, a caracterização, o nome ou o que mais lhe queiram chamar, da policia nacional em Portugal, não foi minha.
A partir do momento em que assistimos ao vivo e a cores à declaração de um diretor nacional da PSP que propõe a extinção da própria PSP que comanda, e a criação da policia nacional https://tvi24.iol.pt/sociedade/13-12-2020/diretor-da-psp-propos-a-marcelo-extincao-da-psp-e-do-sef-numa-policia-nacional eu, como simples cidadão que sou, neste momento sinto-me no direito de chamar à PSP a policia nacional. E esta minha opinião vale o que va
Se calhar o DN da PSP até tem toda a razão:
Meios mais bem distribuídos.
Acabam se as guerrilhas das jurisdições.
Mais eficácia na missão.
Bem menos dispendioso para o herario público (de certeza) já que terminava muita duplicação de meios.
Etc...
Por acaso vejo muitas vantagens na fusão.
Não vejo é um governo/ministro com tomates para fazer isso...
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por moralez Ter 29 Dez 2020, 22:27

msm escreveu:
moralez escreveu:
Sultão escreveu:Nenhum juiz é justo mesmo que faça justiça se ouvir só uma das partes. Aqui passa-se a mesma coisa. À primeira vista parece que a razão está de um lado, mas convém ouvir os argumentos da outra parte para se tirar uma conclusão acertada. Muitas vezes nem tudo o que parece é. O que me faz ter dúvidas é o motivo porque a PSP agiu assim. Porque? Porquê? É isso que não me sai da cabeça.
Infelizmente acontece muito... A PSP tem destas coisas, não sei porquê. A título de exemplo, bem recente, este ano na Fase Final da Champions League em Lisboa, a PSP queria garantir a segurança por completo. Mesmo nos hotéis na área da GNR nos acompanhamentos para os treinos na área da GNR, tudo....
E que tal a GNR, porque tem responsabilidade por cerca de 500 metros no percurso do Benfica (do Seixal para Luz) poe-se à frente do autocarro na totalidade do percurso. Exemplos, existem às centenas, para ambos os lados.
Mas eu vi, fui arbitro, num desentendimento desse tipo entre a antiga BT e o pessoal do territorial, essa ultrapassou a compreensão deste rapaz.
Se ainda era a BT o PCCCOFSS não existia...
E, se era na área da GNR, se calhar haveria alguma NEP que definisse isso... Como isso era gratificado, cada um queria o seu...
Mas isso só de imaginar, sinto vergonha alheia...
Num dentro de uma instituição, nem entre instituições deve haver...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por msm Ter 29 Dez 2020, 22:30

Sim, era um caso de escoltas a transportes de grandes dimensões, gratificados.
Amigo, a coisa esteve feia, acredite.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Patrulheiro1 Ter 29 Dez 2020, 22:36

Almeida Pinto escreveu:Se calhar o DN da PSP até tem toda a razão:
Meios mais bem distribuídos.
Acabam se as guerrilhas das jurisdições.
Mais eficácia na missão.
Bem menos dispendioso para o herario público (de certeza) já que terminava muita duplicação de meios.
Etc...
Por acaso vejo muitas vantagens na fusão.
Fixe
Patrulheiro1
Patrulheiro1
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 54
Profissão : OPC
Nº de Mensagens : 34
Mensagem : ARQUIVADO

Toda mentira deixa rastros...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por dragao Ter 29 Dez 2020, 23:04

Camaradas, não sonhem com o impossível Smile
Jamais irá ocorrer fusão de policias PSP/GNR.
Cada força tem a sua própria história...
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por moralez Ter 29 Dez 2020, 23:13

dragao escreveu:Camaradas, não sonhem com o impossível Smile
Jamais irá ocorrer fusão de policias PSP/GNR.
Cada força tem a sua própria história...
E, pelo que se consta, querem reorganizar as áreas outra vez. Acabar com as "ilhas" da PSP e da GNR.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Almeida Pinto Ter 29 Dez 2020, 23:14

dragao escreveu:Camaradas, não sonhem com o impossível Smile
Jamais irá ocorrer fusão de policias PSP/GNR.
Cada força tem a sua própria história...
Infelizmente acredito no que você diz Dragão.
Mas que seria benéfico para o cidadão e para o herario público, isso é a mais pura das verdades.
É apenas a minha opinião, sem grande estudo que a suporte.
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por dragao Qua 30 Dez 2020, 15:08

PSP NÃO PODIA TER BLOQUEADO ESCOLTA DA GNR ÀS VACINAS, MOSTRA DOCUMENTO A QUE A TVI TEVE ACESSO

TVI sabe ainda que o comissário que chefiava a força policial em Évora deu ordem para que a GNR abandonasse a viatura e a fosse receber apenas no limite da área de jurisdição da PSP

Os acontecimentos de segunda-feira à porta do hospital de Évora mostram uma total falta de colaboração entre PSP e GNR.

As regras para a distribuição de vacinas foram decididas numa reunião a 22 de dezembro com a presença da Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna e os comandos das duas forças.

O documento a que a TVI teve acesso é claro: "A GNR assegura o desembaraçamento de trânsito nos itinerários que compreendem passagens por áreas de responsabilidade de ambas as forças" pode ler-se no ponto 3.

Desembaraçamento significa o acompanhamento permanente na abertura de caminho e guarda do bem.

E, acrescenta o ponto 4 do mesmo documento, “a PSP assegura o desembaraçamento de trânsito apenas quando o fim do percurso se realize na sua área", o que não acontecia em Évora já que a carrinha seguia para Beja.

Na prática, o acompanhamento da viatura de transporte de vacinas deverá ser sempre feito pela GNR e a PSP só pode na sua área de responsabilidade fazer um reforço de segurança o que é chamado no documento de escolta-acompanhamento.

Veja também:

COVID-19: PSP DE ÉVORA IMPEDE SAÍDA DE CARRINHA COM VACINAS ESCOLTADA PELA GNR
MAI ABRE "INQUÉRITO URGENTE" AO CONFLITO ENTRE PSP E GNR NA ESCOLTA DAS VACINAS EM ÉVORA
A TVI sabe que o comissário que chefiava a força policial em Évora deu ordem para que a GNR abandonasse a viatura e a fosse receber apenas no limite da área de jurisdição da PSP.

A GNR não aceitou e a polícia bloqueou o veículo que transportava as vacinas para os hospitais do Sul, um bloqueio que durou cerca de meia hora.

Na sequência da notícia da TVI, o Ministério da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito urgente.

Os comandos nacionais da PSP e GNR não se pronunciaram ainda.

https://tvi24.iol.pt/sociedade/vacinas-covid-19/comissario-da-psp-de-evora-deu-ordem-para-que-gnr-abandonasse-viatura-que-transportava-vacinas?fbclid=IwAR1Nxy0uG6Q4t2BY9xJ7v06fiNrhSWSPE6O8lrJcFYi-x0w7cAPJvl9avB0
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por msm Qua 30 Dez 2020, 15:24

Nem percebo porque é que meteram a PSP no meio desse filme.
Quiseram agradar a gregos e troianos e lixaram (com F) tudo.
Só de pensar que isto foi planeado na secretaria geral do MAI, que está cheia de oficiais de ambas as forças, até me arrepio.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por dragao Qua 30 Dez 2020, 16:02

Pois! E voltamos ao pedido de cabeças pelos corredores... Smile desta feita a do MAI e Cmdt da PSP...
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Almeida Pinto Qua 30 Dez 2020, 16:11

Hoje no noticiário das 13 horas a questão voltou a ser notícia. No entanto já com um comunicado oficial da PSP. Depois de ver esse comunicado da PSP (suportado na lei e nas reservas da GNR sobre um determinado ponto) a coisa já não é bem como parece.
Aguardamos novos desenvolvimentos...
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por dragao Qua 30 Dez 2020, 16:16

Almeida Pinto, se possivel partilhe o comunicado Wink Eu julgo que tanto a GNR como a PSP, estão mudos e vão sair calados...  militar
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Almeida Pinto Qua 30 Dez 2020, 16:20

dragao escreveu:Almeida Pinto, se possivel partilhe o comunicado Wink Eu julgo que tanto a GNR como a PSP, estão mudos e vão sair calados...  militar
Dragão, não o posso partilhar porque apenas vi na TV enquanto almoçava. 
Grosso modo dizia o seguinte: desembaraçamento do trânsito GNR. Escolta GNR ou PSP (constante a área). Na reunião onde isto ficou decidido a GNR meteu reservas de segurança no momento da troca de escolta. 
O que é certo é que já se viu várias vezes em várias cidades a PSP a fazer a escolta.
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por CFO2000 Qua 30 Dez 2020, 17:23

Almeida Pinto escreveu:
dragao escreveu:Almeida Pinto, se possivel partilhe o comunicado Wink Eu julgo que tanto a GNR como a PSP, estão mudos e vão sair calados...  militar
Dragão, não o posso partilhar porque apenas vi na TV enquanto almoçava. 
Grosso modo dizia o seguinte: desembaraçamento do trânsito GNR. Escolta GNR ou PSP (constante a área). Na reunião onde isto ficou decidido a GNR meteu reservas de segurança no momento da troca de escolta. 
O que é certo é que já se viu várias vezes em várias cidades a PSP a fazer a escolta.

Areia para os olhos! É o que é. Só estão a trocar os nomes do serviço. 
Independentemente do que quer que fosse, é de uma imprudência e falta de bom senso dos elementos da PSP colocarem um veículo a impedir a saída da carrinha de transporte. Executavam o serviço, deixando seguir o veículo no mais curto espaço de tempo possível e depois davam conhecimento do sucedido. Isso é que era trabalho.
Foi uma clara demonstração de força dos elementos da PSP, na minha opinião errada, em que ambas as forças sairam mal vistas.
CFO2000
CFO2000
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 609
Meu alistamento : O melhor de sempre

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Guarda que anda à linha Qua 30 Dez 2020, 19:07

No meio desta trapalhada e vergonha toda só há uma coisa que está em causa, e que é a de uma policia a querer por-se em bicos de pés em relação a outra. E adivinhem lá qual é que é?
Mas esta vergonha não é de agora, já vem muito de trás, como por exemplo com o que se passa nas provas de ciclismo, operações da UAF/GNR etc. etc.
Não é por nada mas, depois de tantos casos em que são sempre os mesmos a querem por-se em bicos de pés, como por exemplo o que se passou também em março, em Vila Real com o exército, e agora este caso em Évora que foi o supra sumo dos vergonhosos abusos, acho que está mais que na altura de por certos senhores na ordem.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por jmflince Qua 30 Dez 2020, 19:22

Segundo noticia da TVI divulgou um documento de operações onde consta que a GNR faz o acompanhamento das vacinas em todo o território nacional cabem a PSP acompanhar a escolta dentro da sua área de acção.
jmflince
jmflince
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo GNR
Nº de Mensagens : 1270
Mensagem : Estou a viver o tempo que perdi em trinta anos de serviço.


Meu alistamento : 04-03-1991

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Almeida Pinto Qua 30 Dez 2020, 19:36

Guarda que anda à linha escreveu:
No meio desta trapalhada e vergonha toda só há uma coisa que está em causa, e que é a de uma policia a querer por-se em bicos de pés em relação a outra. E adivinhem lá qual é que é?
Mas esta vergonha não é de agora, já vem muito de trás, como por exemplo com o que se passa nas provas de ciclismo, operações da UAF/GNR etc. etc.
Não é por nada mas, depois de tantos casos em que são sempre os mesmos a querem por-se em bicos de pés, como por exemplo o que se passou também em março, em Vila Real com o exército, e agora este caso em Évora que foi o supra sumo dos vergonhosos abusos, acho que está mais que na altura de por certos senhores na ordem.
Depois do comunicado da polícia onde divulga o documento de operações, a coisa já muda de figura.
Vamos ver quem é que tem razão. Quem anda em bicos de pés! 
Vamos ver quem é que violou o documento de operações...
A aguardar mais desenvolvimentos.
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por dragao Qua 30 Dez 2020, 20:12

Ainda não foram difundidos comunicados... nem de uma, nem de outra força de segurança.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Almeida Pinto Qua 30 Dez 2020, 20:23

dragao escreveu:Ainda não foram difundidos comunicados... nem de uma, nem de outra força de segurança.
Dragão, ainda agora na SIC voltou a dar a notícia onde a PSP voltou a mostrar o documento onde diz as competências de cada Polícia nesta matéria. A PSP disse também que apresentou uma queixa contra a GNR pelo que sucedeu em 2 cidades, a GNR alterar o trajeto que estava defendido na tal reunião sem avisar ninguém, deixando assim a PSP a aguardar no sítio onde a GNR nunca chegou e devia ter chegado. Afinal a coisa está a ficar mais clara...
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por msm Qua 30 Dez 2020, 21:24

A GNR pode achar que o planeamento estava uma porcaria, sobretudo por desnecessária e exageradamente incluir a PSP, é uma opinião, por sinal coincidente com a minha em muitos pontos.

Mas outra coisa são os planos e as ordens de operações, recebidas por ambas as forças, aos quais só há que obedecer e cumprir - goste-se ou não.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por dragao Qua 30 Dez 2020, 21:47

Covid-19. Desentendimento entre GNR e PSP não aconteceu só em Évora


Em Viana do Castelo, a GNR terá alterado o trajeto sem avisar a PSP.


O conflito entre a GNR e PSP na distribuição das vacinas não aconteceu apenas em Évora. Ao que a SIC apurou, a PSP já terá reportado à secretária-geral de Segurança Interna várias queixas contra os militares da GNR.

PROBLEMAS EM VIANA DO CASTELO, AVEIRAS, SETÚBAL E CALDAS DA RAINHA



Fontes contactadas pela SIC confirmam que em Viana do Castelo uma equipa de intervenção rápida, um motociclista e um carro patrulha da PSP ficaram mais de 40 minutos numa das rotundas da cidade à espera da passagem da carrinha de distribuição das vacinas para fazer a escolta na zona urbana, mas a GNR alterou o trajeto previamente combinado sem nunca avisar a Polícia de Segurança Pública.
Situações semelhantes terão acontecido em Aveiras, Setúbal e Caldas da Rainha e já terão sido denunciadas pela PSP à secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, que coordena a articulação das várias Forças de Segurança.
O ministro Eduardo Cabrita pediu publicamente à secretária-geral do sistema de Segurança Interna que esclareça a quem compete fazer o quê na distribuição das vacinas. Pedido que parece revelar que a tutela desconhece este plano de coordenação, a que a SIC teve acesso. Foi decidido a 22 de dezembro e define de forma clara como se devem articular a PSP e a GNR nestas operações de transporte.

AFINAL, QUEM TEM RAZÃO?



"3. A GNR assegura o desembaraçamento de trânsito nos itinerários que compreendam passagens por áreas de responsabilidade (AR) de ambas as FS;"

Ou seja, a GNR está presente em todo o percurso para abrir caminho, mas o plano da operação prevê ainda uma "escolta-acompanhamento de segurança" e, nesse caso, as regras diferem.
"A GNR assegura a proteção dos bens em deslocamento na sua área de responsabilidade.”

"A partir do ponto de transição a AR, a escolta-acompanhamento de segurança é da responsabilidade da PSP."

As cidades de Évora e Viana do Castelo, por exemplo, são da responsabilidade da PSP. O que neste caso implica um trabalho conjunto.
No documento a que a SIC teve acesso salta ainda à vista uma nota que revela a discordância da GNR quanto ao modelo adoptado.
"A GNR manifestou preocupação devido a potenciais fragilidades decorrentes da troca dos elementos de segurança. A PSP assegurou que a segurança será mantida, sendo a troca de elementos realizada em movimento."


https://sicnoticias.pt/pais/2020-12-30-Covid-19.-Desentendimento-entre-GNR-e-PSP-nao-aconteceu-so-em-Evora
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por zucatruca Qua 30 Dez 2020, 22:23

A minha pila é maior que a tua!
avatar
zucatruca
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 284
Mensagem : eu sei que sim
Meu alistamento : muitos anos disto.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por msm Qua 30 Dez 2020, 22:55

Goste-se ou não, estava escrito. Cumpra-se!
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: A policia “nacional” anda bruta e não desarma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes