PSP ou GNR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

PSP ou GNR Empty PSP ou GNR

Mensagem por Convidad Sáb 14 Jun 2008, 17:11

Boas...

Eu não tenho dúvidas quanto a remuneração da PSP nem da GNR.... encontro-me é com um dilema.

Actualmente concorri para a PSP e GNR, os meus primeiros testes são dia 3 de Julho em Torres novas para a PSP.

O que me anda a moer a cabeça é o factor preferência, PSP ou GNR????

Pelo que julgo saber a PSP liga mais com situações perigosas do que a
GNR. Outra situação é o facto de que na GNR existe mais diversidade
operacional, temos BT, Brigada Fiscal.... ...

Sabendo isto tudo e com uma perspectiva de futuro sempre presente qual das duas polícias preferiam vocês?

O meu muito obrigado.

João Rodrigues
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Zé Observador Sáb 14 Jun 2008, 17:21

eu não tinha duvidas em escolher a GNR, vejamos:
mais facil colocação em qualquer lado......e muio mais rapidamente actualmente;
2º. - Cama e roupa lavada em qualquer posto....na PSP nicles.
3º. mais diversidade de especializações....
4º. mais facilidades transferencias ao longo da vida......
5º. muito mais divertida a GNR.
6º. menos militarismo, actualmente, na GNR do que na PSP...eles não se regem por leis militares, mas impõem lei de terror.

7º. e ultimo não fazes tanta patrula a pé..rs


ainda por cima és e Viseu??? pergunta lá na esquadra da PSP, quanto tempo demoram após o curso a chegar aí a cima....na PSP nunca mais vais aí chegar....passas meia vida a fazer patrulhas na zona J e em Chelas...rs
Zé Observador
Zé Observador
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 74
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 425
Mensagem : Caldas da Rainha ...Câmara de Lobos...Caniço .....Cantanhede
Cartaxo.....Chaves.....epá eu sei que começa por um C, mas o alsaimer já meanda a atacar...já nem sei bem qual a minha cidadezinha....


Meu alistamento : 1989

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por JGCMachado Dom 15 Jun 2008, 17:45

Quanto a isso na minha opinião é tudo igual a não ser transferencias diversidade, tens também na psp: GOE: CI: EIR: investigação criminal Transito Departamento de Armas e Explosivos Cinoténica Minas e armadilhas,protecção ambiental como vez também á de tudo o que temos na guarda quanto ao militarismo ve-se na psp como na gnr tudo depende dos comandantes, faz como eu no meu tempo concorri a tudo chamaram-me primeiro para a guarda e vim se me tivessem chamado para a psp ou guarda prisional primeiro tinha ido para lá. agora a guarda melhor que a psp ou vice versa é só para alimentar guerras que é isso que as chefias querem fardas diferentes mas trabalha-mos todos para o mesmo não te esqueças
avatar
JGCMachado
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 302
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por FerMonteiro Dom 15 Jun 2008, 22:58

jrdrgs escreveu:Boas...

O que me anda a moer a cabeça é o factor preferência, PSP ou GNR????

Pelo que julgo saber a PSP liga mais com situações perigosas do que a
GNR. Outra situação é o facto de que na GNR existe mais diversidade
operacional, temos BT, Brigada Fiscal.... ...


João Rodrigues

A PSP liga mais com situações mais perigosas que a GNR????!! Onde foste buscar essa ideia???
Devia ter sido no iraque, os PSP`S estiveram bem...
FerMonteiro
FerMonteiro
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1096
Mensagem : Férias, poucas, mas espero que boas
Meu alistamento : 1995 - AIP - XXXI Curso Trânsito

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por alfacoop Dom 15 Jun 2008, 23:31

acho que deves ter em conta os teus objectivos de vida, e só depois escolheres a força de segurança, primeiro tu, depois ajusta os tua escolha, no fundo tanto na GNR como na PSP, trabalhamos todos para o mesmo, ninguem é melhor que ninguem....
e de resto... boa sorte
alfacoop
alfacoop
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 45
Profissão : OPC/GNR
Nº de Mensagens : 293
Meu alistamento : GIA - 2003

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por JGCMachado Seg 16 Jun 2008, 11:10

A psp também esteve no iraque e está em timor e mais sitios onde está a guarda como diz o alfacoop ninguem é melhor que ninguem
avatar
JGCMachado
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 302
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por cop Qui 19 Jun 2008, 15:35

Boas jrdrgs, em 1º lugar acho que deves fazer os testes nas duas forças e ver como correm.

Como é óbvio cada um defende a sua dama, quando a mim ambas servem o mesmo (garantir a segurança dos portugueses, entre outras). Uma grande diferença será talvez a PSP ser considerada uma força de segurança civil e a GNR militar, mas isto não quer dizer nada, pois em ambos tens bons e maus profissionais.

Cada força tem a suas valências, aparte do GIPS, BF e agora dos mergulhadores do SEPNA, o que existe numa força existe na outra, por isso deves procurar informar-te o máximo sobre isso, vê os sites da GNR e da PSP.

Para mim se estivesse no teu caso ao ficar aprovado ponderava as seguintes coisas: objectivo de vida; local para viver; futura transferência para Viseu, tipo de serviço, etc.

Sinceramente no teu caso escolhia a GNR, só pelo facto das transferências, pois eu preferia estar na terrinha, olha na PSP as transferências demoram cerca de 10 ou 20 anos para o Comando Distrital de Viseu.

Se vieres para a PSP, vens de certeza trabalhar para Lisboa, é um bom local para trabalhar, pois deparas-te com bastante situações, podendo assim apreender e evoluir (talvez mais do que outro lugar), de modo a não estagnares, mas também te digo que é quem trabalha que leva as “porradas” disciplinares, mas isto não te deve demover de trabalhar e agir de acordo com a tua consciência.

Posso-te dizer que obviamente em Lisboa e arredores tens bairros bastante perigosos que convêm tentar evitar, pois normalmente só os piores classificados vão para esses lugares que ninguém quer.

Basta pesquisares na net e encontras que a PSP esta em vários locais do Mundo uns mais perigosos que outros como ex. Iraque (GOE), Timor; Bosnia; Congo etc…

Não estou a ver onde o “Zé Observador” foi buscar essa do “menos militarismo, actualmente, na GNR do que na PSP...eles não se regem por leis militares, mas impõem lei de terror.”….” e ultimo não fazes tanta patrula a pé..rs” .

Sinceramente nunca vi qualquer situação de terror, pois trabalha-se normalmente, podemos ter um comandante pior, que te chateia mais a cabeça, mas isso acontece em qualquer emprego, mas uma coisa é certa, aqui podes falar, discutir, expor as tuas ideais, reclamar se necessário, falar dos problemas da PSP na impressa etc.., mas como é obvio há determinados comportamentos que podem levar a processos disciplinares, nisso temos que ter cuidado.

Uma coisa te digo, se vens para a PSP ou para outra força de segurança é para trabalhar, seguir uma carreira, não é para te “divertires”, para isso vais para o disco ou então, segundo o Zé Observador para a “GNR”.

Quanto a fazer patrulha a pé, já fiz bastante patrulha apeada e sozinho e não morri, não é andar de “cú tremido” que te vai fazer um melhor Professional. O que se esquecem de dizer é que devido ao tipo de local a patrulhar na GNR como é óbvio é impensável fazer patrulha apeada de 20 Km entre as terriolas na província, como anteriormente faziam. Ainda bem que isso acabou era desumano.

Uma coisa é certa não podemos dizer que uma força é melhor que a outra, quem disser isso esta a ser demagogo. Na minha opinião devíamos era ter uma Policia Nacional, e acabar com as várias polícias separadas e estas guerrinhas.

Boa sorte para os testes e cá te esperamos…
cop
cop
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : 1998/1999

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por cop Qui 19 Jun 2008, 15:52

Boas jrdrgs, uma coisa também importante são os horários, na PSP tens uma escala/horário de trabalho e folgas certo, consegues sempre saber o que vais fazer nos dias/semanas/meses seguintes. Obviamente que a escala/horário pode ser alterado por motivos de serviço, o que acontece de vez enquanto, mas o escriturário avisa-te e chega mesmo a pedir-te se podes fazer outro horário.
Actualmente em Lisboa o serviço de patrulha "apeada e auto" trabalhas 8 dias seguidos, em turno de 6 horas diárias, depois tens duas folgas,
Horário de serviço:
- das 19h as 01h;
- das 19h as 01h;
- das 13h as 19h;
- das 13h as 19h;
- das 07h as 13h;
- das 07h as 13h;
- das 01h as 07h;
- das 01h as 07h;
- Folga;
- Folga;
- entras em novo ciclo.
Depois tens vários serviços que têm horários específicos.
cop
cop
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : 1998/1999

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por VaN_dRaCk Sáb 21 Jun 2008, 12:18

Pelo que deu para vermos aqui, coisa que eu ja sabia até, tanto a PSP como a GNR podem ser boas escolhas, dependendo do que queiras ou do que tenhas como objectivo, se tiveres nos teus planos ir para a tua terrinha, convém escolheres a GNR, e gostas de grandes cidades e um horário mais confortável, a PSP seria melhor escolha...
Agora estas escolhas só dependem de quem tem que as fazer, porque aqui não ha melhor nem pior, todos nós trabalhamos á nossa maneira, e todos nós estamos aqui para o mesmo!
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Convidad Sáb 28 Jun 2008, 13:19

Boas tardes,

Obrigado a todos pela vossa opinião.

Sim, concordo plenamente com vocês não acredito que uma seja melhor do que outra, estas forças de segurança são idênticas.

Zé Observador sem dúvida que a GNR possui melhores instalações. Sem dúvidas mesmo.
De resto com as transferências para mim já estiveram mais em "assunto do dia".
Tenho opiniões de um ex. agente PSP que veio para Viseu mais a familia e não é de acordo. Afirma que vir para Viseu significa perder amigos ou viajar para os ver e vive-se uma vida menos positiva em ambiente aldeão.
Eu subscrevo.
Sempre gostei de grandes centros.
É uma decisão difícil, sem dúvida, mas é a que menos irá influênciar-me.

O mais certo é seguir os mesmos passos que o malomen. A primeira que entrar é a que vou ficar; Isto significa que apesar de preferir PSP se não entrar nesta não irei esperar por novo concurso. O que farei é concorrer para a GNR.

cop, deste uma grande ajuda. Vou tentar o meu máximo na EPP no próximo dia 3. Tenho dois colegas que foram dia 26 de Junho fazer os testes a Torres Novas e passaram. Vamos ver se tenho a mesma "sorte".
Quanto aos comandantes, não é muito importante, contudo um desses que não chatea-se muito a cabeça era óptimo. Aplaudo uma pessoa correcta à frente de uma entidade de segurança pública.

De resto; evoluir é certamente uma coisa importante, daí o facto de sair de onde estou, o que quero é carreira.
Pra mais detestaria estar a vender informática para toda a vida. Hum...

Colegas só me restam duas dúvidas, horários de trabalho da GNR, alguém dá uma ideia?; e na PSP quais as esquadras com melhores condições em Lisboa.

Obrigado mais uma vez.

João Rodrigues
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por BMLG81 Sáb 28 Jun 2008, 13:52

Na GNR tens horários de trabalho para todos os gostos, dependendo do tipo de serviço e local onde o desempenhas, mas na generalidade o patrulheiro da territorial é o que mais sofre, com horários mais penosos, mas já ouvi histórias (poucas) de postos com escalas bastante aceitáveis, eu infelizmente, a experiência pessoal que tenho sobre postos do territorial em termos de horários é do pior, fazendo 3 noites por semana, e muita e muitas vezes ter apenas 24 horas na folga, porque segundo dizia o Cmdt de Posto "é o que está escrito, têem direito a 24 horas de folga semanais". Por isso pondera bem, quanto a mim o que mais tens de ponderar,será se queres ir para perto de casa, ou não, GNR=mais depressa perto de casa; PSP=fazer vida em Lisboa. Digo-te isto porque tenho um irmão na PSP, que vive na santa terrinha, o que implica montes de quilómetros todas as semanas, e muitos e penosos anos nesta romaria, na GNR já estaria bem mais perto. Boa Sorte nos testes e futura escolha!
BMLG81
BMLG81
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente Autoridade (GNR)
Nº de Mensagens : 1240
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Convidad Ter 01 Jul 2008, 02:16

Hoje foi o meu último dia de treino.
Na próxima quinta feira estou em Torres Novas a prestar provas na EscolaPráticaPolicia. Estou com muito receio na corrida.
Nos 1000 metros. :calor:Não é nada fácil! Nada mesmo. Não ganho tino nesta cabeça.bater
PSP ou GNR Angry
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Monteiro Ter 01 Jul 2008, 11:18

muita calma e força de vontade que fazes isso na boa Very Happy
Monteiro
Monteiro
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Profissão : Agente PSP
Nº de Mensagens : 391
Mensagem : "Quando apanhar-te desfardado mato-te !" Smile

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Soldado Lima Romeo Ter 01 Jul 2008, 11:39

Caro amigo... Epá, como é óbvio, e sem entrarem todos em discussão, cada um puxa pela sua dama, é óbvio... é das poucas "guerrinhas" saudáveis que vejo.
Eu como militar da Guarda, mesmo sabendo os podres da minha instituição, digo que é a melhor... um colega agente faz o mesmo HeeHeeHee .

Só te posso dizer é que independentemente de entrares em qualquer uma das forças de segurança, serás mais um irmão de armas, que vestirás a nossa camisola.

Espero que entres, espero que termines o curso, e que possas fazer o que todos fazemos, a defesa da população e fazer cumprir a lei.

Cumprimentos
Soldado Lima Romeo
Soldado Lima Romeo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 659
Mensagem : Deus, Cuida dos meus AMIGOS... Dos meus INIMIGOS... Cuido EU!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Croco Ter 01 Jul 2008, 12:44

malomen escreveu:Quanto a isso na minha opinião é tudo igual a não ser transferencias diversidade, tens também na psp: GOE: CI: EIR: investigação criminal Transito Departamento de Armas e Explosivos Cinoténica Minas e armadilhas,protecção ambiental como vez também á de tudo o que temos na guarda quanto ao militarismo ve-se na psp como na gnr tudo depende dos comandantes, faz como eu no meu tempo concorri a tudo chamaram-me primeiro para a guarda e vim se me tivessem chamado para a psp ou guarda prisional primeiro tinha ido para lá. agora a guarda melhor que a psp ou vice versa é só para alimentar guerras que é isso que as chefias querem fardas diferentes mas trabalha-mos todos para o mesmo não te esqueças

Tenho da mesma opinião. mt bem mt bem
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por ezpersa Ter 01 Jul 2008, 15:03

A minha opinião é no sentido que o nosso objectivo (PSP e GNR), é só um;

Colocar toda a pulhice atrás das grades...

Por isso temos que nos unir e valorizar o espírito de entreajuda...

As ditas guerrinhas, não são entre as patentes mais baixas, mas sim entre as mais altas....

O que a maior parte das patentes mais altas querem, tanto de uma força como da outra, é um poleiro estável...

Viessem eles trabalhar para a rua, juntamente com quem cá está, para ver se isto não mudava e se as vontades convergiam num só sentido...

Antes de melhorar, isto ainda vai ter que piorar muito...
ezpersa
ezpersa
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 87
Meu alistamento : CFP 2000/2001 Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por dragao Ter 01 Jul 2008, 23:07

Boa noite, ambos as carreiras são aliciantes, depende do gosto ke tenhas, koncerteza deves de ter um objectivo...
A Guarda Nacional Republicana é uma força especial de tropas ke incide principalmente nas zonas rurais, ao kontrário da Policia Segurança Publica ke é nas areas urbanas...
Ambas as forças desempenham as mesmas funções, sendo ke os militares da GNR estão vocacionados para o desempenho de todo o serviço ke eventualmente surga na area de acção, ao kontrario da PSP ke tem elementos com especialidade definida...não kero generalizar, kontudo na minha area é assim ke funciona...
Actualmente ambas as forças estão munidas de bons profissionais, pese embora os meios materias disponiveis, ainda não serem os melhores..
Salvo com respeito por melhor opinião, tens de optar pelo modo de vida mais adequado a ti, e, o ke venhas a pretender futuramente...
Kolocação, pogressão na karreira, possibilidades de vir a estudar...
Sabe-se ke nas grandes cidades existem mts dessas opções...

cumps
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23256
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por cop Ter 01 Jul 2008, 23:41

jrdrgs escreveu: ... PSP quais as esquadras com melhores condições em Lisboa.

Boas jrdrgs.
É dificil dizer qual as melhores esquadras em Lisboa, pois por regra estão localizadas em edificios antigos, com pouco espaço, sem camaratas para dormir, mas a maior parte tem condições razoáveis para trabalhar, mas muito longe do ideal.

Deves 1º pensar em que sitio de Lisboa gostarias de trabalhar?

A maioria gosta de zonas calmas, perto dos transportes para a terrinha, etc...

Olha em Lisboa estive na 1ª Divisão (vai desde a zona da baixa desde o bairro alto, maniz moniz, mouraria avenida da liberdade até ao rato) mais propriamente na 4ª Esq. - Praça da Alegria, junto à Avenida da Liberdade, zona calma, sem grandes stress mas com muito movimento.
Estive também na 5ª Divisão - penha de França, na 15ª Esquadra - Santa Apolónia (a 50 metros da estação da CP), zona espectacular, tens alfama é linda, a zona do rio, emfim é uma esquadra calma, mas também dá para trabalhar pois na área circula muita gente, gostei muito de lá estar. Tem umas instalações velhas mas podemos dizer que é espaçosa.

Actualmente estou em Alverca, no ex-posto da GNR, as instalações são novas, muito boas, mas para a organização da PSP e efectivo são pequenas, não tens camaratas, em termos policiais é um pouco trabalhosa, mais para o Graduado de serviço, mas muito agradável, apesar de ter tido um inicio dificil, agora estou a gostar.

Para mim deves evitar as esquadras da zona de sintra, amadora, 2ª Divisão Olivais/chelas e algumas esquadras da 3ª Divisão - Benfica.

Quanto a camaratas tens na 4ª Divisão - Calvário; 2ª Divisão - Chelas e pouco mais, o mais certo é teres que alugar um quarto/casa.

Bem suma recomendo a 15ª Esquadra.

Boa sorte para os testes é dares o máximo....vida ou morte.
cop
cop
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : 1998/1999

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por cop Ter 01 Jul 2008, 23:49

jrdrgs escreveu: Tenho opiniões de um ex. agente PSP que veio para Viseu mais a familia e não é de acordo. Afirma que vir para Viseu significa perder amigos ou viajar para os ver e vive-se uma vida menos positiva em ambiente aldeão.

Infelizmente tenho que concordar com esse ex agente, pois trabalhar onde estão os amigos, familiares etc, não é o mesmo que em lisboa, onde ninguém te conhece e estas á vontade para trabalhar.

Pois arriscas-te a ter que multar amigos ou ainda pior prendê-los, o que é bastante complicado, já para não falar que todos sabem onde moras e podes ter represálias.

Eu sinceramente penso que para trabalhar lisboa è excelente e muito mais aliciante, mas se for este o teu caso, também te aconselho a trazeres a tua familia para lisboa, pois tu estares em lisboa e a mulher, filhos em viseu é bastante complicado e raramente resulta.
Mais uma vez boa sorte
cop
cop
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : 1998/1999

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Soldado Lima Romeo Ter 01 Jul 2008, 23:51

Colega Cop, se algum dia precisares de ajuda e o vosso SIR não estiver por perto, dá o toque para o PIR de Loures, estamos em Vialonga, conhecemos bem a área e decerto que vamos aí para dar uma mãozinha Parte tudo
Soldado Lima Romeo
Soldado Lima Romeo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 659
Mensagem : Deus, Cuida dos meus AMIGOS... Dos meus INIMIGOS... Cuido EU!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Monteiro Qua 02 Jul 2008, 12:56

cop evitar a amadora pq ? para quem gosta de trabalhar a Amadora é o sitio ideal e para quem pense que na Amadora é só trabalho tb tens esquadras calmas com pouco trabalho ou poucas dores de cabeça melhor dizendo, em suma pa quem diz que a Amadora é uma escola de policia tudo se deve ao numero de ocorrencias que há, somos obrigados a aprender mais depressa pois o nivel de trabalho é muito mais elevado em especial onde tou mas digo e repito é uma zona problematica? sim em suma tem-se muitos bairros manhosos, mas é tb uma zona aluciante para quem gosta de fugir á rotina das poucas ocorrencias o que actualmente como a lei esta pouca gente se quer chatear. Uma coisa de bom para alguns para outros talvez nao mas acaba por ser uma divisao com pessoal mais jovem pois como se sabe é uma divisao que na maioria é renovada de escola a escola o que nos leva a trabalhar sempre em equipas mais jovens e nao estamos tao sujeitos aos mais velhos.
Monteiro
Monteiro
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Profissão : Agente PSP
Nº de Mensagens : 391
Mensagem : "Quando apanhar-te desfardado mato-te !" Smile

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por cop Qua 02 Jul 2008, 14:30

Soldado Lima Romeo escreveu:Colega Cop, se algum dia precisares de ajuda e o vosso SIR não estiver por perto, dá o toque para o PIR de Loures, estamos em Vialonga, conhecemos bem a área e decerto que vamos aí para dar uma mãozinha Parte tudo

Obrigado Soldado Lima Romeo! Quando é preciso tem que ser, já tivemos que solicitar várias vezes apoio ao pessoal do PT de vialonga, devido a assaltos, em que os mitras fogem para os lados de vialonga.

Da minha parte, se for preciso qualquer coisa é só dizer, faz-se o que for possível.

Abraço
cop
cop
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : 1998/1999

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por cop Qua 02 Jul 2008, 14:37

Monteiro escreveu:cop evitar a amadora pq ?

Monteiro, nada tenho contra a amadora e o pessoal que lá presta serviço. Como é do conhecimento de todos a amadora tem bairros perigosos e tem a "fama" de ser um local complicado para trabalhar.

Nunca lá fiz serviço, e obviamente que quem lá esta a fazer serviço ou quem por lá passou sabe melhor que eu (pois apenas me referiro ao que oiço dos colegas que lá estiveram) as condições e ocorrências com que os colegas se deparam diariamente.

Normalmente a regra é o pessoal só lá estar o tempo estritamente necessário. Logo que acaba uma nova escola de alistados, pedem transferência para outros locais em lisboa, mas claro cada regra têm a sua excepção, também há pessoal que pede transferência para a amadora e quem lá fica é porque gosta do serviço.

Abraço
cop
cop
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : 1998/1999

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Convidad Qui 03 Jul 2008, 00:13

já estou em Torres Novas,

COP mais uma vez obrigado, as tuas prestações no tópico são exclarecedoras. Obrigado a todos também, são todos importantes na continuação do tópico.

Não conheço pessoalmente nenhum local de trabalho mensionado, por ventura já me tinham falado que certos bairros o melhor é ir lá o exército... penso que têm uma ideia de quais.

Isso certamente é de evitar na profissão. Umas das coisas que farei se entrar é comprar o fato anti-missíl... digo, colete à prova de balas. Tudo bem que eu até venho para Lisboa e não tenho família dependente mas o "coiro" é de marca registada e precisa certamente de proteção nesses lindos bairros.

Às vezes gosto de ser irónico.

Aparte;
Por acaso li um artigo em que muitos polícias se suicidavam, isto principalmente na PSP, pois estavam anos e anos à espera de transferência para os locais das suas respectivas famílias. Quanto a isso não tenho nada a perder. Se construir família vai ser aonde estiver em definitivo, é que nem casa/apartamento vou comprar; depois acontece isto ou aquilo e tenho que mudar de zona operacional... provavelmente um quarto alugado ou um apartamento alugado com colegas de trabalho seria 5stars.

Vou descançar para amanhã estar na melhor forma.

Pessoal, também ficam a saber, caso se proporcione também podem contar comigo nesses casos de assaltos em que toda a ajuda é pouca. Nem que seja à cívil.... PSP ou GNR Icon_smile

Obrigado
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Convidad Sex 04 Jul 2008, 13:14

Boas Notícias.

Passei nos testes físicos. "Apto!" diziam os "patrons".

Dia 18 estarei a prestar provas de conheçimentos e psicotécnicas.

Já falta pouco!!!

Sempre valeu a pena andar a treinar que nem um doido. Assim sim!

Estejam à vontade para acrescentar mais informações ao tópico relacionado com as forças políciais.

Abraço
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Soldado Lima Romeo Sex 04 Jul 2008, 14:31

jrdrgs, agora vais ter de descobrir por ti as coisas boas, e as coisas más de instituição a que vais pertencer...

Desejo a maior das sortes, o máximo de sucesso.

Meu futuro "irmão de armas" Uma muito boa sorte nesta vida que se avizinha, e que não vai ser fácil, mas que se a levares por bem, te trará muita sensação de cumprimento de dever.

Um grande abraço.
Soldado Lima Romeo
Soldado Lima Romeo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 659
Mensagem : Deus, Cuida dos meus AMIGOS... Dos meus INIMIGOS... Cuido EU!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por ezpersa Sex 04 Jul 2008, 17:29

jrdrgs, também te desejo muito boa sorte para a tua nova profissão e aqui te deixo um conselho:

Estuda muito, trabalha muito e não estejas à espera que as coisas caiam do céu, corre atrás das oportunidades que se te afigurarem...

Se tiveres hipótese, escolhe a área de serviço/especialidade com que mais te identificares, para não correres o risco de desanimares com as funções que venhas a desempenhar...

Eu, faço aquilo que gosto, pertenço a uma equipa operacional e se possível, cá quero continuar até ao final da minha carreira... Não me vejo a fazer outra coisa na GNR...

Um abraço e mais uma vez, BOA SORTE...
ezpersa
ezpersa
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 87
Meu alistamento : CFP 2000/2001 Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Convidad Dom 20 Jul 2008, 15:07

boas,

No dia 18 foi às provas psicotécnicas e às de conheçimentos na escola prática de polícia.

Agora estou à espera que me chamem... hum... estou com uma ansiedade que nem vos conto....

Vou ter que aguardar impacientemente por meados de Agosto, dizem... mas não é certo... uff triste1
que impaciência...

mas bem... o que venho dizer ao fórum é que está uma nova proposta na mesa dos nossos governadores para uma mudança nos estatutos da PSP e Guardas Prisionais.

Essa alteração irá-se reflectir no vencimento base no prémio de risco e no subsídio de fardamento.

Também vai se reflectir no modo como passas de escalão para escalão, sendo que para passares para um superior precisas de ter 10 pontos na tua avaliação. Esta avaliação é dada conforme as tuas prestações no serviço. Por agora é o que sei, e também sei que esta informação ainda não esta divulgada, o que se chama a isso confidencial.

Essa alteração vai proporcionar ao novos agentes um acréscimo significativo no seu ordenado base. O que eleva também o prémio de risco para um patamar superior uma vez que este é calculado segundo o ordenado base. Para ser mais preciso 20% desse.

Meus amigos, desejo sorte a todos o que estão a concorrer para a EPP, no entanto não se esqueçam que eu também quero entrar. Smile

Inté jazz, João Rodrigues
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Convidad Sáb 09 Ago 2008, 02:19

E não se esqueceram mesmo. Aprovado para mais uma fase. Inspecção médica em Coimbra.Very Happy Contente que estou. Este mês faço anos e já tenho o presente... a carta registada da EPP.

Pelos que vejo já não irei as provas escritas da GNR.

Não faz mal... Wink

Como já tinha dito antes é como atirar a moeda ao ar e aonde cai primeiro é onde fica. Já falta muito pouco para a moeda tocar no chão.

Um abraço.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por CSI Sáb 09 Ago 2008, 13:14

jrdrgs,

Parabéns e boa sorte para o resto das provas. Espero que atinjas os teus objectivos!

Abraço
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por amgpio Sáb 09 Ago 2008, 17:29

jrdrgs escreveu:E não se esqueceram mesmo. Aprovado para mais uma fase. Inspecção médica em Coimbra.Very Happy Contente que estou. Este mês faço anos e já tenho o presente... a carta registada da EPP.

Pelos que vejo já não irei as provas escritas da GNR.

Não faz mal... Wink

Como já tinha dito antes é como atirar a moeda ao ar e aonde cai primeiro é onde fica. Já falta muito pouco para a moeda tocar no chão.

Um abraço.

Felicidades  :bravo:
amgpio
amgpio
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 52
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 732
Meu alistamento : 16 de Outubro 1995

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Convidad Qua 22 Out 2008, 03:44

Boas!

Estou de volta. Cool
A moeda tocou o chão!

Após todo este período de testes, exames e esperas já saiu os resultados do meu empenho. Ainda cheguei a ir fazer os testes escritos à GNR, até me correram bem, contudo sei agora que entrei na Escola Prática de Polícia. E claro estou radiante.

Fiquei posicionado no 68º lugar dos 995 admitidos para frequência do curso.

Agora olho para trás e após estes (cerca de) 6 meses fico contente pelos resultados. Achei curioso o aspecto da entrevista, pouco falei e estava relativamente nervoso, existia um certo ambiente intimidador, executado pelo entrevistador que falava e falava e falava.... por isso deduzo o método; pintam um quadro de vida e de opções e depois procuram que exponhas a tua opinião, é quase como aqueles desenhos que os psicólogos te mostram, aqueles abstractos, e depois perguntam o que vês. Eu levei aquilo como se fosse o caso de vida do entrevistador e ia dizendo: pois...; são opções...; ou ficava calado a olhar para os dois. Mantive a calma e só respondia a perguntas direccionadas, sempre muito pés assentes na terra.
Perguntas direccionadas foram quatro: "Porque deixas-te o curso superior?", respondida de forma directa, esclarecedora e curta; "O que achas da PSP?", nesta perdi pontos, eles falam depressa e eu não me tinha apercebido da importância e orientação que a pergunta possuía, acabei por mencionar apenas dois pontos e tinha muito mais para lhes dizer, nem falei da carreira nem de outros aspectos positivos, nada; "Quanto é que achas que vais ganhar?", respondi 800€, "nem pensar amigo João Rodrigues, você vai ganhar X", especificou-me ao cêntimo o vencimento coisa que já não me recordo mas retive o valor 600€, mais uns pontos perdidos...; e finalmente "Tem família em Lisboa?", tenho sim senhor, tios, padrinhos e primos.

Mandaram-me embora com um aperto de mão dizendo que tinha passado na entrevista.

O curso começa para Janeiro, apesar de ter iniciado os testes na GNR não vou dar seguimento, tomei uma opção, obrigado a todos os que me ajudaram a esclarecer dúvidas minhas e pelo apoio também.

Já informei o meu "patron" que ia deixar de trabalhar na empresa no final do ano, coisa que ele aceitou, que remédio..., e pronto!, dia 24 de Dezembro é o meu último dia de trabalho e vou continuar com os treinos para quando chegar a EPP as aulas serem menos exigentes.

O feedback de ex-alunos da EPP é positivo, referem que são os melhores tempos da profissão. Smile

A ver vamos.

João Rodrigues
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Luisa Baião Qua 22 Out 2008, 12:47

Parabéns João Rodrigues ! pela forma clara ,concisa e bonita como escreves,dá para ver que serás um bom elemento.
Deus te dê felicidade na carreira que escolheste
Dá gosto ouvir falar assim. Fiquei contente com a tua alegria.
Bem hajas !
Abraço . Fixe
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Monteiro Qua 22 Out 2008, 13:46

nao te espera uma vida fácil, tb nunca ninguém disse que isto era fácil né ? Os melhores tempos são os da escola pois só te vais aperceber disso quando chegares ao "mundo" cá de fora.. Boa sorte para o curso.
Monteiro
Monteiro
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Profissão : Agente PSP
Nº de Mensagens : 391
Mensagem : "Quando apanhar-te desfardado mato-te !" Smile

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Luisa Baião Qua 22 Out 2008, 14:02

Em quasi todas as profissões os melhores tempos são os da escola.
As coisas fáceis, são para os fracalhotes .
O importante na vida é fazer-se o que se gosta. Os obstáculos, estão lá para para se contornarem.
Boa sorte e dedica-te com alma e coração .O País precisa, dos fortes e destemidos.Dos fracos não reza a história.Essa é que é essa!

Fixe
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por virtualizado Sex 03 Jul 2009, 22:31

Boas, antes de mais os parabéns muito atrasados pela tua entrada! Fixe

Noutros assuntos achei que seria o melhor sitio para postar a minha dúvida: qual é a diferença de vencimentos de ambas as forças? desde o praça até ao sargento se possível e sim eu sei que na psp não são estes os nomes atribuídos mas a ignorância é 1 fardo e infelizmente nestas matérias o meu é bem pesado. NoNo

cumprimentos
virtualizado
virtualizado
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 33
Profissão : Estudante
Nº de Mensagens : 11
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Red_Bull Sex 03 Jul 2009, 23:42

Fixe olha que para a GNR é muito mais facil e muito mais rapido ires para perto da tua zona ..prk pelo que vejo es de viseu? e ires para viseu como psp nem daki 14 anos Smile mas boa sorte e quem sabe vemo nos aqui por alverca do ribatejo..uma excelente zona para trabalho
Red_Bull
Red_Bull
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1937
Mensagem : Queres Louvores ? Trabalha para eles.. Faz Boas saladas de fruta....




Meu alistamento : 1999** Do Terrafal(Portalegre)

Ir para o topo Ir para baixo

PSP ou GNR Empty Re: PSP ou GNR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo