Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por genere Ter 30 Ago 2011, 10:47

Mais uma vez uma cidadão reclamou de mim, numa carta dirigida ao meu COMTER.

Na mesma carta esse cidadão imputa-me factos completamento falsos. Sendo uma carta dirigida a terceiros, e com o conteúdo a revelar indícios da prática do crime de difamação, surgiu uma dúvida:


Artigo 180.º
Difamação
1 — Quem, dirigindo -se a terceiro, imputar a outra pessoa,
mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular
sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração,
ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena
de prisão até seis meses ou com pena de multa até 240 dias.
2 — A conduta não é punível quando:
A imputação for feita para realizar interesses legítimos;
e
O agente provar a verdade da mesma imputação
ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar
verdadeira.
3 — Sem prejuízo do disposto nas alíneas
b), c) e d) do
n.º 2 do artigo 31.º, o disposto no número anterior não se
aplica quando se tratar da imputação de facto relativo à
intimidade da vida privada e familiar.
4 — A boa fé referida na alínea
b) do n.º 2 exclui -se
quando o agente não tiver cumprido o dever de informação,
que as circunstâncias do caso impunham, sobre a verdade
da imputação.



Parece que no entender na Guarda e da Justiça, um civil que faça isso está a exercer um direito, logo não lhe é imputada qualquer responsabilidade criminal.

Alguém me pode adiantar mais sobre esta matéria?
genere
genere
Aspirante
Aspirante

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 3049
Meu alistamento : CFP 2004 AIP ; CPCb 11/12 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por Edr See Ter 30 Ago 2011, 10:59

Se eu estivesse no teu lugar, falava com um advogado e tentava saber se poderia ir buscar algum, para mim e para o advogado sem gastar nenhum, porque se tiveres que gastar, esquece o assunto e da próxima vez, chega-lhe com a caneta...
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por genere Ter 30 Ago 2011, 11:08

Edr See escreveu:Se eu estivesse no teu lugar, falava com um advogado e tentava saber se poderia ir buscar algum, para mim e para o advogado sem gastar nenhum, porque se tiveres que gastar, esquece o assunto e da próxima vez, chega-lhe com a caneta...



Eu vou fazer o o requerimento a solicitar cópia original da carta ao COMTER e depois elabora o Auto de Noticia. Log se vê o que vai dar.

Com vontade de lhe chegar com a caneta estava eu, mas as situações com seguros de carta são sempre dúbias.
genere
genere
Aspirante
Aspirante

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 3049
Meu alistamento : CFP 2004 AIP ; CPCb 11/12 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por suckoi 35 Ter 30 Ago 2011, 13:06

genere escreveu:
Edr See escreveu:Se eu estivesse no teu lugar, falava com um advogado e tentava saber se poderia ir buscar algum, para mim e para o advogado sem gastar nenhum, porque se tiveres que gastar, esquece o assunto e da próxima vez, chega-lhe com a caneta...



Eu vou fazer o o requerimento a solicitar cópia original da carta ao COMTER e depois elabora o Auto de Noticia. Log se vê o que vai dar.

Com vontade de lhe chegar com a caneta estava eu, mas as situações com seguros de carta são sempre dúbias.



se participares e a senhora procuradora levar para a difamação, não tens qualquer problema, porque a agente de autoridade no exercicio é crime publico, logo não tens de abrir os cordões á bolsa. se ela levar para a denuncia caluniosa, aí já sabes, tens que te chegar á frente com o dinheirinho para a taxa de justiça.

tou como diz o edr see, chega-lhe, quer de caneta, quer de "terror".
avatar
suckoi 35
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2402
Mensagem : O bucha e o estica.
é só aguardar......pela bomba.
vais me dizer agora quem é o energumeno,meu f....

Meu alistamento : 2º 1996.

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por Casper-pt Ter 30 Ago 2011, 13:22

Artº 181 e artº 184º. Chega-lhe. Se ela estava a exercer um direito, exerce tambem o teu.
Casper-pt
Casper-pt
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 441
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por msm Ter 30 Ago 2011, 14:51

Nada de precipitações. lê primeiro a carta, pode não ser nada, é a tua palavra contra a dele e o assunto certamente morrerá em arquivamento.

E deixa-o em paz, ele andará atento, deve ser bruto, e se o acossas volta a escrever acusando-te de o perseguires e então é que nunca mais te livras dele nem de processos. Se o puderes ignorar tanto melhor.


Última edição por msm em Ter 30 Ago 2011, 15:01, editado 1 vez(es)
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por BARRIER02 Ter 30 Ago 2011, 15:00

Camarada genere, este tipo de atitudes por parte dos cidadãos, é mesmo deplorável, todavia a minha pessoa se fosse um iluminado, com o tão evangelizado espirito militar e de corpo, de certeza era sua testemunha em tribunal.

O problema é que os nosso iluminados não querem ter problemas, responsabilidades e incrivelmente não conhecem o que é um tribunal.

Amigo sabemos que este tipo de crime é particular, requere se constitua assistente, e tudo mais, pagar as unidades de conta para avançar o processo.

No seu caso, no exercicio de funções, está a ser atacado no seu brio profissional, nisto os nossos superiores hierárquicos devem defende-lo e com base na carta difamatória relatar os factos ao tribunal. Isto sim é espirito de corpo da Grande Academia militar.

Esta é a minha humilde opinião.
Um abraço.
BARRIER02
BARRIER02
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1029
Mensagem : Padeço de doença Bipolar. Viva o maniqueismo!!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por claudio157 Ter 30 Ago 2011, 18:18

Se a queixa feita por parte do cidadão imputa-o de factos falsos, por ventura acho que se enquadra melhor no crime de denuncia caluniosa, previsto e punido pelo 365º do Código Penal.

Quanto ao número 2 do artigo 180º do CP, vou ter que discordar com a sua interpretação (por favor não me leve a mal), a meu ver, quando é referido que a conduta não é punível para salvaguardar interesses legítimos, remete-nos para outros tipos de situações, como por exemplo a causas que excluem a ilicitude, ou para que com um comportamento difamatório consiga salvaguardar interesses superiores.

Tal não se aplica quando um cidadão faz queixa de um agente da autoridade, ou seja, lá por o cidadão ter o direito de apresentar queixa, isso não lhe dá o direito de o difamar ou cometer outro tipo de crime de natureza análoga.

Um abraço



claudio157
claudio157
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 36
Profissão : Estudante
Nº de Mensagens : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por VaN_dRaCk Ter 30 Ago 2011, 18:30

claudio157 escreveu:Se a queixa feita por parte do cidadão imputa-o de factos falsos, por ventura acho que se enquadra melhor no crime de denuncia caluniosa, previsto e punido pelo 365º do Código Penal.

Quanto ao número 2 do artigo 180º do CP, vou ter que discordar com a sua interpretação (por favor não me leve a mal), a meu ver, quando é referido que a conduta não é punível para salvaguardar interesses legítimos, remete-nos para outros tipos de situações, como por exemplo a causas que excluem a ilicitude, ou para que com um comportamento difamatório consiga salvaguardar interesses superiores.

Tal não se aplica quando um cidadão faz queixa de um agente da autoridade, ou seja, lá por o cidadão ter o direito de apresentar queixa, isso não lhe dá o direito de o difamar ou cometer outro tipo de crime de natureza análoga.

Um abraço




Sem tirar nem por.. Wink
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por genere Ter 30 Ago 2011, 19:52

VaN_dRaCk escreveu:
claudio157 escreveu:Se a queixa feita por parte do cidadão imputa-o de factos falsos, por ventura acho que se enquadra melhor no crime de denuncia caluniosa, previsto e punido pelo 365º do Código Penal.

Quanto ao número 2 do artigo 180º do CP, vou ter que discordar com a sua interpretação (por favor não me leve a mal), a meu ver, quando é referido que a conduta não é punível para salvaguardar interesses legítimos, remete-nos para outros tipos de situações, como por exemplo a causas que excluem a ilicitude, ou para que com um comportamento difamatório consiga salvaguardar interesses superiores.

Tal não se aplica quando um cidadão faz queixa de um agente da autoridade, ou seja, lá por o cidadão ter o direito de apresentar queixa, isso não lhe dá o direito de o difamar ou cometer outro tipo de crime de natureza análoga.

Um abraço




Sem tirar nem por.. Wink



A minha dúvida era mesmo esta. Sendo assim quando chegar até mim a cópia do original elaboro Auto de Noticia, como é devido às funções que exerço é um crime Semi-Publico. Mas por aqui o MP é muito fraquinho!
genere
genere
Aspirante
Aspirante

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 3049
Meu alistamento : CFP 2004 AIP ; CPCb 11/12 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por J.G. Ter 30 Ago 2011, 22:32

Quanto a mim, a carta devia ser registada no Comando , sendo atribuido um NUIPC e enviada ao M.P., a quem compete investigar/ ou mandar investigar os factos.
Como os factos são "falsos", a mesma iria merecer despacho de arquivamento e depois é só mover uma acção civel contra o manfio, e dividir o lucro com o advogado...
J.G.
J.G.
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 200
Mensagem :
PS: Estou a ficar farto disto...aliás, já estou mais que farto....
Meu alistamento : 1989

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por Nero Ter 30 Ago 2011, 22:52

Não lhe perdoes... da-lhe de caneta, esses animais que não nos dão valor tem de apreender a respeitar que lhes guarda as costas enquanto dormem.
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por Ze da Guarda Qua 31 Ago 2011, 11:02

msm escreveu:Nada de precipitações. lê primeiro a carta, pode não ser nada, é a tua palavra contra a dele e o assunto certamente morrerá em arquivamento.

E deixa-o em paz, ele andará atento, deve ser bruto, e se o acossas volta a escrever acusando-te de o perseguires e então é que nunca mais te livras dele nem de processos. Se o puderes ignorar tanto melhor.


Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone Reclamação de Guarda de caractér difamatório Welldone
avatar
Ze da Guarda
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

Reclamação de Guarda de caractér difamatório Empty Re: Reclamação de Guarda de caractér difamatório

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes