Dúvida: Prioridade nas rotundas

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Mensagem por rUp3r Qua 07 Set 2011, 17:27

Boa tarde Srs Agentes:)

Estou com uma dúvida relativemente a uma situação que está constantemente a acontecer numa rotunda à entrada de Braga.
A situação é a seguinte: (para que conhece)
Quem vem do lado do estádio do Braga e pretende seguir em direcção a Palmeira (3ª saída) , exitem duas faixas de rodagem que vão dar à entrada da rotunda e dentro da rotunda não existem marcações com duas faixas.

A minha questão é:
Qual das vias é a mais indicada para quem quer sair na 3ª.
Imaginemos que dois automóveis estão os dois com vontade de sair na 3ª saída e cada um ocupa uma das faixas que aproxima da rotunda. Se entrarem os 2 ao mesmo tempo na rotunda, e apesar de haver espaço para circular os dois veiculos dentro da rotunda, o que está mais à direita aperta o que está mais à esquerda e há uma colisão... De quem é a culpa?

Para melhor exemplificar deixo uma imagem:

Dúvida: Prioridade nas rotundas Rotundaii

A viatura vermelha é apertada pela verde e colidem, de quem é a culpa?

Agradeço desde já as vossas opiniões...

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Mensagem por Roque Qua 07 Set 2011, 17:48

Vê este filme: https://www.youtube.com/watch?v=JfuGoKrUWlA&feature=related

Isto ensina-se nas aulinhas.

Basicamente, se não vais sair nas primeiras, não vais a ocupar espaço na via mais exterior, (direita) onde circulam os carros que pretendem sair primeiro, mudas para a exterior, ou da direita, sinalizando, quando queres sair, com a antecedência necessária, mas sem atrapalhar.

Se estás bem posicionado para sair, ou seja, na via mais próxima da saída (direita) e és abalroado por um condutor que decide em cima da hora passar para a via correcta...a culpa é do outro, mas deves conduzir com atenção e defensivamente, para evitar o acidente.

Se algum camarada discordar, ou quiser explicar melhor...
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Mensagem por rUp3r Qua 07 Set 2011, 18:10

Pois, é tudo muito direitinho se a rotunda tiver 2 ou mais faixas... mas esta não tem... como não tem marcação (e apesar de ter espaço) assumo que só tem uma faixa... como é que vou circular por dentro ou por fora neste caso?
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Mensagem por VaN_dRaCk Qua 07 Set 2011, 18:27

Se só tem uma faixa só tens uma hipótese certo??

Dentro das faixas deve-se circular o mais à direita possível, tendo atenção para não pisar ou transpor o lancil ou marcação à direita.
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Mensagem por rUp3r Qua 07 Set 2011, 18:31

Sim, e é aí que surge a minha dúvida, a rotunda tem uma faixa, mas a estrada que chega à rotunda tem duas faixas e acabam ali, pura e simplesmente. Como mostra a imagem, entraram os 2 veiculos ao mesmo tempo mas o verde apertou o vermelho...
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Mensagem por VaN_dRaCk Qua 07 Set 2011, 18:35

Quem "dá a culpa" nos acidentes são os peritos dos seguros, e não a Guarda ou a Polícia.

Dito isto, devo afirmar que já vi de tudo, às vezes acho que quem vai "ter a culpa" é "X" e no fim quem tem é "Y".

Já que a rotunda tem espaço para ter outra faixa, e a estrada que lhe dá acesso tem duas faixas, talvez devessem fazer as marcações na rotunda.
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Mensagem por rUp3r Qua 07 Set 2011, 18:45

VaN_dRaCk escreveu:Quem "dá a culpa" nos acidentes são os peritos dos seguros, e não a Guarda ou a Polícia.

Era de uma resposta destas que estava à espera.. já andei a tentar de tudo... e sempre o mesmo jogo do empurra...


Obrigado a todos pela colaboração.

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Mensagem por PINTAROLAS Qua 07 Set 2011, 19:09



Comecem a chamar os bois pelos nomes.

«Faixa de rodagem», parte da via pública especialmente
destinada ao trânsito de veículos;

«Via de trânsito», zona longitudinal da faixa de rodagem,
destinada à circulação de uma única fila de veículos.
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Mensagem por Balístico Qua 07 Set 2011, 19:22

rUp3r escreveu:
VaN_dRaCk escreveu:Quem "dá a culpa" nos acidentes são os peritos dos seguros, e não a Guarda ou a Polícia.

Era de uma resposta destas que estava à espera.. já andei a tentar de tudo... e sempre o mesmo jogo do empurra...


Obrigado a todos pela colaboração.

Cumps,
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Olha que conversa do caraças...

Se já lhe foi explicado o entendimento da ANSR quanto à circulação em rotundas, e já lhe foi dito (e bem) que não compete a nenhuma força policial a determinação de culpa em acidentes de viação só com danos, onde raio é que está o jogo do empurra?

Deixe-me adivinhar, dava-lhe jeito ter um OPC a dizer que a culpa foi do outro interveniente do acidente que você teve?
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Mensagem por rUp3r Qua 07 Set 2011, 19:46

Claro que não compete... mas como força que obriga a cumprir as regras.... parti de um principio errado. E por se tratar de um forum, tambem parti de outro principio errado...

Assunto esclarecido. Moderador, quando quizer pode fechar o tópico.
Obrigado a todos novamente.
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Mensagem por CSI Qua 07 Set 2011, 20:23

Em havendo marcações de vias de trânsito, o código diz que, quem mudar de via de trânsito tem que tomar as devidas precauções para a realização da manobra... não havendo marcações, acho que tem que se aplicar a regra da prioridade nas rotundas, ou seja, dar prioridade a quem já se encontra dentro da rotunda... quem chegou 1º à rotunda?
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Mensagem por Alvaro Carvalho Qua 07 Set 2011, 20:35

Na minha opiniao, se é q tenho direito a ela, a viatura verde tem q circular o mais a direita possivel.Se foi para a esquerda, é responsavel pelo acidente.

A vermelha pode ser autuada porque tem q circular á direita, visto só haver uma "via de transito".

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Mensagem por Roque Qua 07 Set 2011, 20:43

Nada do que se diz aqui serve como atestado de razão ou de culpa...nem deve ser usado como argumento.

Na minha opinião, já referida, só se vai mais para a direita quando é para sair. Imagine-se que é uma rotunda gigantesca, eu vou na direita e só quero sair na última? Sou capaz de originar algum incómodo.

Há que ter bom senso... Se não se vai sair já, não se vai já para a direita. Também não se sai da rotunda na diagonal, há uma aproximação prévia à saída.

Se já estavam os dois dentro da rotunda, sendo que os dois querem sair, se estamos bem colocados, à direita, a pessoa que está mais no interior da rotunda é que fez a asneira. É a mesma coisa que querer entrar numa porta, estar mais perto da porta e vir outro lançado atirar-nos contra a parede.

Mais, não considerei, em particular, essa rotunda. Falei das rotundas em geral.
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Mensagem por andreiacosta Qua 07 Set 2011, 22:13

no meu ponto de vista e o que vejo pela imagem vejo que os camiões ocupao quase na totalidade a faixa de rodagem.
ja passei em varias rotundas deste tipo e onde se deve ter mais atenção é na entrada, pois visto a rotunda não ter marcações de duas faixas, presumo que seja uma unica, logo dois veículos lado a lado ja se torna uma transgressão.
se estiver errada peço que me corrijam para nao cometer erros futuros. obrigado
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Mensagem por silvério Qui 08 Set 2011, 16:42

Vamos esquecer que aquilo é uma rotunda, desenrola-la e tranforma-la numa linha reta.

Passa a ser uma situação igual, às que encontramos quando é suprimida uma via. Geralmente na via mais à direita existe sempre o sinal de cedencia de passagem, caso não exista quem tem de ceder passagem??? aqui é igual
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Mensagem por silvério Qui 08 Set 2011, 16:44

A regra, de tomar-mos a via que mais se adqua ao nosso destino, é muito bonita, mas quantas rotundas existem, em que possamos por em prática essa regra??
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Mensagem por BARRIER02 Qui 08 Set 2011, 16:55

1 - O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.

2 - Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:
Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas.
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Mensagem por Captain Haddock Qui 08 Set 2011, 22:24

A viatura vermelha é apertada pela verde e colidem, de quem é a culpa?


Este tópico está errado desde o início. O Guarda não tem de opinar sobre acidentes de viação. Porque ao estar aqui a opinar pode estar a induzir em erro quem circula na estrada. Quem decide sobre culpa nos acidentes de viação são as seguradoras depois de ouvidos os peritos.
E sabemos bem que isto de atribuir culpas também varia de seguradoras para seguradoras e consoante os danos causados nos veículos. Sei de casos em que foi atribuída a culpa ao condutor da viatura que sofreu mais danos em casos que era de caras que quem era o culpado era o outro condutor. Porque será????

Portanto acho errado a colocação deste tópico no Forum GNR.
Cumprimentos
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Mensagem por CSI Qui 08 Set 2011, 22:43

Captain Haddock escreveu:Sei de casos em que foi atribuída a culpa ao condutor da viatura que sofreu mais danos em casos que era de caras que quem era o culpado era o outro condutor. Porque será????
Mas então o guarda pode opinar ou não... Então não é a companhia que sabe?? Então porque dizes que o outro condutor é que era culpado??
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Mensagem por PINTAROLAS Qui 08 Set 2011, 23:00

CSI™ escreveu:
Captain Haddock escreveu:Sei de casos em que foi atribuída a culpa ao condutor da viatura que sofreu mais danos em casos que era de caras que quem era o culpado era o outro condutor. Porque será????
Mas então o guarda pode opinar ou não... Então não é a companhia que sabe?? Então porque dizes que o outro condutor é que era culpado??
Toma.
O nosso CSI sempre atento.

Abram o olho no serviço.
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Mensagem por silvério Qui 08 Set 2011, 23:18

isto do guarda não poder opinar.... não sei se a psp, ainda o faz, mas quando chegava a um acidente, autoava logo um dos intervenientes.



"Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar"

Se entramos na rotunda, vamos ter de sair dela, então, seja qual for a saida, a via que mais se adqua, é sempre a da direita...



isto das rotundas rotundas é muito complicado, mas tenham sempre presente uma coisa, e que é o mais importante: para sairem de uma rotunda, tem de estar já a circular na via mais à direita. Muitos condutores pensam, que estando a circular na 2ª via da rotunda, se sairem para a 2ª via da estrada onde vão entrar, estão a proceder correctamente, mas não o estão.
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Mensagem por Multifunções Sex 09 Set 2011, 01:13

Já aqui foi dito e acho que é o mais simples, desdobre-se a rotunda em linha recta e considere-se as várias intersecções. Depois é só aplicar as regras da direita (saídas e circulação). A norma é geral e não se aplicará a mais de 80 por cento das rotundas portuguesas. No entanto, em Lisboa e no Porto existem rotundas enormes onde é possível cumprir a norma e com lógica, assim como em muitos países da Europa. Outras há em que a norma não se aplica e pronto. Circular o mais à direita e quem está pela direita tem prioridade. Neste caso, se o vermelho já tiver iniciado a manobra de ultrapassagem inverte-se a situação, depende daquilo que se provar entre os intervenientes e testemunhas. Os OPC's, se registam acidentes, se conhecem o CE, se estão no serviço que lidem com estas matérias todos os dias, que já tomaram conta de mais de 500 acidentes, podem opinar sobre quem é a culpa e em tempos até faziamos inquéritos aos acidentes para elaborar os autos sobre quem infringiu as normas do CE. Entendiam alguns que num acidente de viação existe sempre infracção. O que os OPC's não devem é no local do acidente e sem terem efectuado um inquérito proclamar logo o culpado do acidente.
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Mensagem por Captain Haddock Sex 09 Set 2011, 09:56

CSI™ escreveu:
Captain Haddock escreveu:Sei de casos em que foi atribuída a culpa ao condutor da viatura que sofreu mais danos em casos que era de caras que quem era o culpado era o outro condutor. Porque será????
Mas então o guarda pode opinar ou não... Então não é a companhia que sabe?? Então porque dizes que o outro condutor é que era culpado??

Eu explico-te em francês.

O Guarda pode opinar, mas não deve. Ao estar a opinar aqui pode estar a dar ideia de como se deve circular nas rotundas, mas essa opinião pode ser o entendimento oposto do que um perito de uma seguradora tem sobre a circulação em rotundas.
Quando disse que o outro condutor era o culpado, disse-o tendo em conta o que presenciei e era a minha opinião. Que a guardei só para mim.
Não compliques a cadeira ó camarada!!!
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