Cortes, mas não para todos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Cortes, mas não para todos

Mensagem por António Soares Seg 14 maio 2012, 16:01

As excepções aos cortes salariais no sector público estão a crescer. Este ano, o Governo já autorizou 23 empresas e institutos públicos a terem regras menos rígidas em reduções salariais de trabalhadores ou gestores. E há mais a caminho.
Todos vão ficar sem os subsídios de férias e de Natal, mas há várias «adaptações» ao corte entre 3,5% e 10% ainda em vigor. Além disso, os limites de vencimentos para gestores não são para todos, o que pode custar cinco milhões de euros por ano.

Os principais beneficiários das excepções são os administradores de empresas públicas. Os responsáveis de oito empresas vão escapar ao tecto salarial de 6.850 euros mensais – o salário do primeiro-ministro – imposto pelo novo estatuto do gestor público.

Ganhar mais 20 mil euros do que Passos Coelho

O diploma aprovado pelo Governo permite que as empresas em processos de privatização ou extinção, ou que actuem em regime concorrencial, escapem àquele tecto, o que abrange a TAP, CGD, CTT, RTP, ANA, a Empresa de Meios Aéreos, a Empordef e a Parque Expo.

Com estas excepções às estruturas de topo, o Estado gasta mais 3,5 milhões de euros em salários de administradores de empresas públicas, face a um cenário em que houvesse limites.

O presidente da TAP, Fernando Pinto, pode manter o salário mensal de 26 mil euros, e o CEO da Caixa, José de Matos, continua a receber 19 mil euros. O presidente da RTP, Guilherme Costa, fica com 14 mil euros.

Salários de dirigentes de institutos

A estes encargos somam-se os dos dirigentes de institutos públicos que vão ter um regime especial de remuneração. O Governo aprovou uma nova lei-quadro dos institutos públicos, com tabelas salariais mais restritas.

Os dirigentes destes organismos passam a ter vencimentos ao nível de cargos superiores na administração central (entre 3.750 euros e 4.500 euros).

Mas, até ao momento, foram definidas 14 excepções em que os salários podem ir, no limite, até ao do primeiro-ministro. Num primeiro momento, foram abertas excepções a um grupo de dez organismos, dado o seu grau de especificidade e autonomia. São os casos do Instituto Nacional de Estatística ou do Infarmed.

Mais recentemente, foi aprovada uma norma que abre quatro novas excepções, desta vez a institutos envolvidos na gestão de fundos comunitários. Neste caso, os excepcionados são o Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, IEFP, Turismo e o Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas.

No limite, estas 14 excepções poderão elevar a factura com os vencimentos dos dirigentes em cerca de 1,5 milhões de euros (a diferença entre a indexação ao primeiro-ministro e o que seria pago se fossem dirigentes de institutos convencionais).

Governo fala de adaptações

Mas as excepções não ficam por aqui. No corte salarial aos trabalhadores, uma medida que reduziu os salários entre 3,5% e 10% em 2011 – mas que foi mantida este ano –, também há «adaptações», segundo a expressão utilizada por membros do Governo.

Em três empresas, está a ser seguida esta opção. Quem trabalha na CGD, na TAP e_na SATA vai receber o seu ordenado por inteiro este ano, sem os cortes médios de 5% para todos os trabalhadores do Estado que recebem mais de 1.500 euros mensais.

Só na TAP e no banco público – os dados da SATA estão indisponíveis – esta alteração agrava a factura anual com os trabalhadores em cerca de 66 milhões de euros. Esta subida terá de ser compensada com cortes equivalentes noutras áreas. O Executivo justificou estas alterações com o facto de as empresas estarem em mercado concorrencial.

Mais excepções

As «adaptações» orçamentais podem não ficar por aqui. Pedidos semelhantes foram efectuados pelos CTT, NAV e ANA, mas apesar da insistência das empresas, o ministro das Finanças ainda não tomou qualquer decisão.

Há ainda uma forte pressão por parte dos trabalhadores das empresas de transportes públicos para obrigarem as diferentes administrações a pedirem ao Governo um regime de excepção para os cortes salariais. Já houve greves na Carris e para a semana ocorrem no Metro de Lisboa. A_administração da Carris garantiu ao SOL que não vai ceder à pressão dos trabalhadores e a do Metro de Lisboa não comenta.

Nos institutos podem também surgir novos casos especiais. No âmbito do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central do Estado, vão ser fundidos e extintos múltiplos organismos, e ainda estão por publicar novas leis orgânicas em cerca de 20 deles, segundo o último levantamento do Ministério das Finanças comunicado aos sindicatos.

José Abraão, da Frente Sindical da Administração Pública, explicou ao SOL que «é nesta fase que é definido o perfil de remunerações dos institutos e poderá haver mais estatutos diferenciados». Questionado pelo SOL sobre os regimes remuneratórios diferenciados, o gabinete de Gaspar respondeu que «não faz qualquer comentário».

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=49306
António Soares
António Soares
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 60
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1190
Mensagem : mea mater, mea vita, Canes timidi vehementius latrant
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por teenage Seg 14 maio 2012, 16:05

a crise é so pa alguns..esta europa ou muda de politica,ou isso vai ir tudo ao fundo...porque estamos a chegar ao inicio do fim deste sistema que alimenta meia duzia de burguesia e o resto é explorado...
teenage
teenage
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 542
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por Alvaro Carvalho Seg 14 maio 2012, 16:26

Pois é...custou-me muito ver ontem em Madrid a Policia a carregar sobre os indignados...
Mas quem, mais indignados q os Policias?

(Carreguem em quem lhes causa indignaçao, porra!)
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por Katuxa Seg 14 maio 2012, 16:28

Como sempre... os "pequeninos", que cumprem e que não dão prejuízo ao Estado é que são cortados!!!!
Como diria alguêm: Haja moralidade...
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por ACP Seg 14 maio 2012, 16:45


Em face destas políticas desastrosas em que nos obrigaram a viver e sistemas de economia que nos impingiram, a long time, toda a União Europeia vai desagregar-se brevemente, ficando cada país para seu lado, voltando à moeda de origem, e o povo, farto de ser sacrificado, espoliado e esfolado é que vai levar por tabela.

Se hoje estamos mal, como é consabido, em 2013 vamos estar muito pior e em 2014 então não queiram saber. Já há fome e miséria em casa de pessoas que há 4/5 anos a esta parte era impensável chegar à situação em que se encontram presentemente. E não pensem que são só pessoas com parcas habilitações literárias ou famílias destruturados, que não são. Há de tudo! De todos os extratos sociais.




ACP
ACP
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 53
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 2942

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por Luisa Baião Seg 14 maio 2012, 16:59

Mas ,o nosso "mui amado" passos do coelho, além de nos apelidar de piégas ,ainda tem a latosa de dizer aos desempregados que isso não um drama. É uma maneira de mudar de vida.É muito fácil, falar de barriga cheia.
Ai ,meu Deus me perdoe . Quando ouvi isso ,só me apetecia dar-lhe com um gato morto na cara até que o gato miasse.
bater bater bater bater
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por Ballak Seg 14 maio 2012, 17:08

É uma perspectiva muito estranha de desemprego. No entanto, não creio que estar desempregado em Portugal seja uma nova forma de encarar a vida com novas oportunidades, porque elas não existem!
Ele lá sabe onde as há!
Com Ministro Miguel Relvas a música é outra, "emigração"!
Ninguém se entende e o povo está obrigado a compreender estes tecnocratas!
Ballak
Ballak
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 42
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 376
Meu alistamento : CFP 2003/AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por Carango Seg 14 maio 2012, 20:57

Cortem mas e de vez com o RSI e casas á borla/luz/agua e muitas mais coisas... para quem não merece.Farto de injustiças ando eu, que trabalho dia e noite para descontar para esse bandalhos que em nada produzem para Portugal e a mim só me tiram Anos de Vida E dinheiro que me custa a ganhar.

Este Povo têm de começar a abrir os olhos mas é.
Carango
Carango
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1250
Mensagem : Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por Gil Vicente Ter 15 maio 2012, 00:35

Um Povo Resignado

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes,............".
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provem que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro. Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo
, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar.


Este excerto de Guerra Junqueiro não podia ser mais actual. A actualidade e veracidade nas ideias que transmite está o facto da sua já avançada idade - 116 anos!...

Guerra Junqueiro, in 'Pátria (1896)
Gil Vicente
Gil Vicente
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 64
Profissão : Duarda da Guarda
Nº de Mensagens : 1946
Mensagem : Gozar na Reserva aquilo que não me era permitido gozar no Activo. Já agora também poder livremente privar com os Netos, coisa que muitas vezes me foi sonegado para acompanhamento dos Filhos.
Finalmente a Reserva, mas até agora nos retiram DIREITOS.
Meu alistamento : 13MAI85 2ºT/GF
Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por Carango Ter 15 maio 2012, 02:37

A sabedoria dele naquela altura!!
Carango
Carango
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1250
Mensagem : Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.

Ir para o topo Ir para baixo

Cortes, mas não para todos Empty Re: Cortes, mas não para todos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes