Criminalidade grave e violenta aumenta no Algarve

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Criminalidade grave e violenta aumenta no Algarve Empty Criminalidade grave e violenta aumenta no Algarve

Mensagem por Croco Dom 16 Jun 2013, 09:01

Criminalidade grave e violenta aumenta no Algarve

Roubos a casas crescem mais de 20%. Roubos por esticão e na via pública também aumentam
2013-06-15 11:00
Os assaltos a casas, os roubos por esticão e na via pública aumentaram este ano, no Algarve. Segundo os dados da GNR, a que o tvi24.pt teve acesso, até maio de 2013, e em comparação com o mesmo período do ano passado, a criminalidade grave e violenta, na área de atuação desta polícia, cresceu cerca de 10%, apesar de no geral terem sido registados menos crimes (3 a 4%) a sul do país.

O principal aumento ocorreu nos assaltos a casas em que é exercida violência contra os moradores. «Os roubos a residências foi onde se registou um maior aumento, com mais 20 a 30% de ocorrências», especificou fonte oficial da GNR, que, no entanto, explica que a recente detenção de dois grupos criminosos, suspeitos de «uma grande percentagem» destes crimes, deverá diminuir o número de assaltos nos meses de verão.

Em 2010, o Algarve viveu uma «onda de violência» com um incremento de assaltos violentos, nomeadamente, a residências. «Apesar deste aumento, a situação atual não é comparável ao que ocorreu em 2010», explicou a mesma fonte, adiantando que os assaltos a casas sem recurso à violência, os furtos, têm diminuído acentuadamente desde 2010. Em maio deste ano, e em relação ao mesmos cinco meses de 2012, a GNR tinha registado «menos 2 a 3% de furtos a residências».

A redução surge depois da GNR ter efetuado uma análise de risco e identificado as zonas onde era necessário mais patrulhamento e melhorado algumas formas de prevenção a este tipo de crime. «Acreditamos que o decréscimo nos furtos tenha ocorrido devido à nossa atuação», explica.

Os dados provisórios da GNR sobre os indicadores criminais dos primeiros meses do ano permitem ainda perceber que este ano há mais casos de roubo por esticão (uma diferença de cinco casos em relação a 2012), e também de roubos na via pública, que cresceram cerca de 5%. Os aumentos registados contribuem para o aumento de 10% na criminalidade violenta a sul do país, para o qual ainda não existem causas. Ainda assim, o oficial da GNR admite que a «atual conjetura do país» possa ser uma das explicações.

Desde 1 de junho que a [url=/503/sociedade/1455499-4071.html]GNR reforçou o policiamento no Algarve[/url], não só junto às praias, mas também em zonas de risco. A GNR admite que apesar do esforço das forças de segurança exista um aumento de crimes de roubo durante o verão dado o afluxo de turistas na região. «É preciso lembrar que muitos destes crimes são de oportunidade e que o cuidado dos cidadãos é também importante para evitar assaltos», salienta.

Apesar do aumento da criminalidade violenta, a mesma fonte ressalva que este ano há menos crimes no Algarve, pouco mais de 4 mil ocorrências até maio, e que destes apenas cerca de 200 ocorrências são graves e violentas. «O Algarve é um dos destinos mais seguros do mundo. Os níveis de criminalidade são irrisórios quando comparados com destinos semelhantes», defendeu.
http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/gnr-ultimas-noticias-criminalidade-algarve-tvi24/1459900-4071.html
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Criminalidade grave e violenta aumenta no Algarve Empty Re: Criminalidade grave e violenta aumenta no Algarve

Mensagem por mikehorta Dom 16 Jun 2013, 11:48

Gostava que os politicos dessem as ferramentas necessarias a policia para combater esta epidemia que esta mergulhada o País. Posso dizer de coração aberto estou a dormir mal por causa dessa gente. Ai se lembrarem da minha casinha nem posso defender se não ainda vou preso e dar uma soma avultada aos ladrões. Fica aqui um pergunta para os camaradas de Milfontes porque não apanham o grupo que anda a fazer assaltos e a vender droga a frente da escola segundaria a frente de toda as pessoas?
mikehorta
mikehorta
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 43
Profissão : soldador
Nº de Mensagens : 34
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes