Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por dragao Ter 22 Abr 2014, 00:27

As restrições orçamentais vão continuar na GNR. O novo comandante-geral, que hoje tomou posse, anunciou que a racionalização de recursos é uma das priordades do mandato, que agora inicia.


dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23220
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por dragao Ter 22 Abr 2014, 00:32

dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23220
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por Serralha Ter 22 Abr 2014, 09:18

Dúvidas??!! Por alguma razão é mais um que o Governo lá pôs...se não o fosse se calhar tinha continuado o ex-2ºCMDT! Se calhar já andava a exigir muito e já não servia os interesses do Governo...assim é mais um General do Exército, ou da Protecção Civil lol! Agora é que o GIPS duplica ou triplica os homens...
Serralha
Serralha
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 135
Mensagem : "Cheio de Deus não temo o que virá, pois venha o que vier, não será maior do que a minha alma!"
Meu alistamento : Este século!

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por snake Ter 22 Abr 2014, 09:48

Serralha escreveu:Dúvidas??!! Por alguma razão é mais um que o Governo lá pôs...se não o fosse se calhar tinha continuado o ex-2ºCMDT! Se calhar já andava a exigir muito e já não servia os interesses do Governo...assim é mais um General do Exército, ou da Protecção Civil lol! Agora é que o GIPS duplica ou triplica os homens...


Atualmente ninguém quer ser bombeiro.
snake
snake
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por toinojaquim Ter 22 Abr 2014, 10:09

Se fosse bom comandante, não tinha sido escolhido!
toinojaquim
toinojaquim
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 520
Mensagem : " As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro, pelo contrário, degradam-se ao nível do pior"
Meu alistamento : 2003 Portalegre


Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por ROSINHA53 Ter 22 Abr 2014, 11:55

Espero que estas palavras sejam tornadas em atos. Desde que por aqui ando já por cá passaram talvez cerca de 5 ou 6 GCG (desde o general Godinho) e sempre ouvi a mesma "música". Só espero que o disco não esteja riscado e este novo comandante faça aquilo que deve ser feito: modernizar a GNR, traduzindo-se na regulamentação de um horário de trabalho, que seja igual para todos; modernização e reafetação de recursos humanos para o svc operacional, acabando com os ditos svc de apoio; modernização dos sistema informáticos, traduzindo-se em mais e melhores acessos a bases de dados; etc, etc, etc....
ROSINHA53
ROSINHA53
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 63
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 329
Mensagem : UM HORÁRIO DE TRABALHO
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por Edr See Ter 22 Abr 2014, 12:31

Enquanto houver quintas onde cada "galo" é um CG, nunca a GNR se irá modernizar!
Enquanto não houver igualdade entre todos os elementos que a constituem, nunca haverá cooperação!
Eu deixei de acreditar em palavras, é preciso actos concretos!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por Raí Ter 22 Abr 2014, 12:43

Ainda agora chegou já está a falar em continuar com os cortes....se soubesse a realidade da maioria dos Postos Territoriais não falava assim....mais do mesmo.....
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por vmgonçalves Ter 22 Abr 2014, 13:36

As análises ao trabalho fazem no fim do mesmo.
Eu cá estarei para ver, pensar e opinar as opções tomadas.
Não vamos já crucificar alguém pelo discurso de entrada, porque se assim fosse o anterior foi o melhor que passou por cá, e no entanto...
Vamos ver...
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por El Sargento Ter 22 Abr 2014, 15:57

Obviamente que o nosso novo TGCG terá que trabalhar com o orçamento que o estado disponibiliza. Obviamente que muito se pode fazer para modernizar a instituição e torná-la melhor. A reestruturação/reafetação dos militares que nela servem para as missões de polícia são disso um exemplo flagrante. Acabar com muitas injustiças entre o efetivo também.
Muito mais se poderá fazer sem ultrapassar a dotação financeira que a Guarda tem.
Boa sorte ao nosso novo TGCG.
El Sargento
El Sargento
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 54
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 665
Mensagem : Todos os dias, todos os minutos, temos um objectivo e devemos procurar a melhor maneira de o conseguir atingir.
Meu alistamento : 03/11/1994 aquele em que o BauBauBajuca disse:" Ó militar da camisa azul" hehehehe

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por Hot Wheels Ter 22 Abr 2014, 17:17

Vai ser mais do mesmo um cargo politico, e nós a ver passar navios, mas vamos aguardar para ver mas as novidades hão-de ser poucas.
Hot Wheels
Hot Wheels
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 81

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por GV Ter 22 Abr 2014, 22:33

Esperar para ver, tenho boas expectativas, em relação ao novo CG da GNR, agora só espero que ele se rodei de pessoas que o informem correctamente sobre a realidade da GNR, e não de militares que sabem só tapar o sol com a peneira, a informação não pode chegar distorcida a cadeia hierárquica não pode filtar a informação que deve chegar ao CG.
GV
GV
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 260
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por CARI2013 Sáb 26 Abr 2014, 16:53

Mais do que uma gestão dos escassos recursos, é a convicção de que a Guarda é - e tem de continuar a ser - a Guarda da Lei, a Guarda da legitimidade, a Guarda presente, a Guarda solidaria e humana.
Mas....uma Guarda assim não se pode alimentar a "pão e água" ou a expectativas sempre adiadas...sob pena de desfalecer aos "pés" de uma criminalidade que se se agiganta ou às mãos de quem teima em lhe extorquir os direitos que, estoicamente, adquiriu e a própria lei lhe confere: horário e condições dignas de trabalho, etc...
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por furão Sáb 26 Abr 2014, 19:51

Boas
vai se ja ver no dia 02/maio
furão
furão
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 59
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por CARI2013 Dom 27 Abr 2014, 18:36

Foi no tempo deste Governo :

« Que nunca se descontou tanto para a SAD como actualmente se desconta, e com menos serviços e valências que há tempos atrás existiam. No que à saúde diz respeito, também foi neste espaço de tempo que em muitas sedes de DTr, deixou de haver médico da Guarda, com claros prejuízos para os militares da Guarda.

Mas, o mais grave de tudo, foi neste tempo também, que pela primeira vez na Guarda, há militares com condições estatuárias, e cujo Orçamento de Estado para 2014 também permite, que reúnem condições para passarem à reserva, como camaradas deles também reuniram, e desde 01 de outubro de 2013 para cá esse direito está-lhes a ser negado, ao contrário dos seus camaradas a quem esse direito lhes foi concedido.

Também é neste tempo, que pela primeira vez na Guarda, os militares Têm a certeza do dia em que nela ingressaram, e não têm a certeza do dia do mês e do ano em que dela podem sair.

Também foi neste tempo, em que a partir do dia 07 de março de 2014, os militares da Guarda perderam o acréscimo de 15% do tempo de serviço, e que em tempos já foi de 25%. Apesar de continuarem sem ter um horário de serviço de referência, de continuarem a ter só uma folga rotativa semanal, a não ter períodos de descanso definidos, a trabalhar de noite, aos fins de semana e feriados sem receber mais por isso. A trabalhar 50/60 e por vezes mais horas sem receber mais por isso.

Também é a partir deste tempo, que depois de se ter permitido que isso acontecesse, o fim das percentagens do tempo de serviço, que estão reunidas as condições para que, por exemplo um individuo que ingresse na Guarda hoje, com 24 anos de idade, sem que tenha cumprido serviço militar nas FAs, ou que nunca tenha feito descontos para a SS. Um dia mais tarde, quando pretender reformar-se da Guarda, e se quiser ter direito a uma reforma completa, o que só pode ocorrer depois de ter cumprido 40 anos de descontos, só pode sair da GNR quando tiver 64 anos de idade.

Resumindo, lamentável e desgraçadamente, acho que estamos pior hoje, depois deste tempo, do que estávamos antes deste tempo.»

Fonte: desconhecida
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por dragao Ter 06 maio 2014, 19:19

Comandante-geral da GNR diz que muitas das preocupações dos militares são legítimas

O novo comandante-geral da GNR, tenente-general Manuel Couto, considerou, esta terça-feira, "legítimas" muitas das preocupações expressas pelos militares da corporação, tendo em conta a "disponibilidade" e o "esforço" exigido diariamente.
 
foto Carlos Manuel Martins/Global Imagens
Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Ng3217110
Tenente-General Manuel Mateus Couto
 
"Conheço os vossos anseios e partilho muitas das vossas preocupações quanto ao grau de disponibilidade e esforço que vos é exigido diariamente. São legítimas e merecem ser devidamente ponderadas", afirmou o comandante-geral da GNR, na cerimónia que assinalou os 103 anos da Guarda Nacional Republicana, na Escola da Guarda, em Queluz.
Dirigindo-se aos militares, Manuel Couto disse que as "restrições ao exercício de direitos e liberdades, as exigências da atividade diária, tantas vezes exercida sem limites de tempo ou de horário, frequentemente em ambiente de hostilidade onde o desrespeito e a agressão física não constituem infelizmente exceção, justificam o reconhecimento do grau de penosidade e riscos inerentes à condição de militar da guarda".
Na primeira intervenção pública desde que tomou posse como comandante-geral da GNR, a 21 de abril, Manuel Couto divulgou alguns números relacionadas com a atividade da GNR em 2013, ano em que foram realizadas mais de um milhão de rondas e patrulhas, e detidas cerca de 27.000 pessoas.
No âmbito da fiscalização rodoviária, a GNR realizou mais de 20.000 ações e fiscalizou cerca 1,7 milhões de condutores, disse.
Já no domínio fiscal e aduaneiro foram efetuadas cerca de 80.000 ações, detetados 234 crimes e apreendida mercadoria no valor de 28 milhões de euros, na qual se incluem mais de 700 viaturas.

JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23220
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por martins7 Ter 06 maio 2014, 20:42

Já se viu hoje...
martins7
martins7
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 426
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por Edr See Ter 06 maio 2014, 21:14

O nosso CG está tão preocupado com a disponibilidade para o serviço que fez o 3 maio no dia 6!
Muitas vezes não há limites de tempo ou horário porque a distribuição dos meios esta mal efectuada... será que ele vai ter coragem para acabar com uma grande parte dos militares não operacionais!?
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por jose alho Ter 06 maio 2014, 21:19

COMUNICADO
No momento em que se comemora o 103.º aniversário da Guarda Nacional Republicana (GNR), a Associação Sócio - Profissional Independente da Guarda (ASPIG), espera que os discursos dos responsáveis, embora muitas vezes de circunstância, anunciem, ainda assim, algum alívio do sufoco a que a GNR tem sido sujeita, ora pelos reflexos diretos dos períodos de crises ora por incompreensão da dupla dependência governamental.
Na opinião da ASPIG, uma força militar de segurança, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial, não pode, de forma alguma, ser constituída por militares desmotivados, com o espectro do limiar da pobreza no seu horizonte, a viverem em insolvência individual, a cumprirem a sua missão em quarteis degradados, sem um horário de trabalho de referencia ou sujeitos a um regime disciplinar/constitucional que os silencie.
Num momento em que o poder politico anuncia “vitórias” sobre a crise – embora ainda não se reflitam no poder de compra dos cidadãos – a ASPIG espera que os militares da GNR recuperem os direitos que lhes foram negados e sejam “aliviados” dos recorrentes e esgotantes esforços – em permanentes operações de “STOP” - que lhes têm sido exigidos bem como das expetativas – sempre adiadas – que o poder politico tem usado para “travar” a revolta, legitima, dos militares, na defesa da sua dignidade e imagem publica.
Nas comemorações do 103.º aniversário da GNR, importa, refletir sobre as mudanças necessárias na orgânica da GNR, nas relações entre os objetivos perseguidos pelo associativismo na GNR, a tutela politica e o Comandante Geral bem como as relações de camaradagem e espirito de corpo – que se querem salutares – entre os militares.
As preocupações e os problemas dos militares da GNR, tantas vezes denunciados pela ASPIG, não podem continuar a ser ignorados sob pena da GNR perder o “comboio “ da modernidade, eficiência e eficácia a que um estado de direito democrático deve estar adstrito.
Lisboa, 05 de Maio de 2014
O Presidente da Direção Nacional

José Fernando Dias Alho
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por Romit Ter 06 maio 2014, 21:22

Edr See escreveu:O nosso CG está tão preocupado com a disponibilidade para o serviço que fez o 3 maio no dia 6!
Muitas vezes não há limites de tempo ou horário porque a distribuição dos meios esta mal efectuada... será que ele vai ter coragem para acabar com uma grande parte dos militares não operacionais!?

Tem sim, e o pai natal este ano também vem a minha casa.......São todos bem escolhidos, discurso de apresentação falam do que está mal, do que vão fazer......passam-se três anos não fizeram nada e fazem o discurso de despedida a dizer o que continua mal e o sucessor que resolva.....
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por jomarabu Ter 06 maio 2014, 21:36

Neste mandato do novo CG da GNR só pedia uma coisa....a criação de uma vez por todos de um horário de referencia na GNR!!!

jomarabu
jomarabu
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2038
Mensagem : «Se quer que os outros gostem de si, se quiser desenvolver
amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros e ao mesmo
tempo ajudar-se a si próprio, guarde este princípio em mente:
Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas.»
Dale Carnegie
Meu alistamento : EPG -AIP /2002

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por CARI2013 Qui 11 Fev 2016, 23:32

« (...) Ao longo dos últimos dez anos, testemunhei o compromisso da GNR com o serviço público, com a causa da liberdade, com a garantia dos direitos dos Portugueses.
Quero, por isso, ao terminar os meus mandatos, prestar público tributo a cada um dos guardas, sargentos e oficiais, que, dia a dia, cumprem a sua missão de fazer Portugal um país livre e tranquilo, um país melhor. A Guarda Nacional Republicana prestigia e dignifica a República Portuguesa.
Nesse sentido e querendo que este gesto seja entendido como um reconhecimento a toda a GNR, decidi aproveitar esta ocasião para sublinhar o contributo do Tenente-general Manuel Mateus Costa da Silva Couto no Comando-Geral da Guarda e é com grande satisfação que lhe vou impor as insígnias da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.» (Cavaco Silva - Presidente da Republica)» 11 de Fevereiro de 2016

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Opo86b
A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos Empty Re: Novo comandante-geral da GNR promete racionalização de recursos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes