Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
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Inspeções periódicas às motos avançam 10 anos depois
https://observador.pt/2021/09/20/inspecoes-periodicas-as-motos-avancam-10-anos-depois/
https://www.youtube.com/watch?v=6zujVaYNXww
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Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
A inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022, quando termina o prazo para a transposição da legislação europeia para Portugal, quase 10 anos depois de a medida ter sido aprovada pelo governo.
"A partir de 1 de janeiro de 2022 todas as motas de 125 centímetros cúbicos para cima passam a ter de ir à inspeção". As palavras são do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, em declarações ao "Jornal de Negócios", esta segunda-feira.
O prazo para a transposição de uma diretiva europeia que determina a obrigatoriedade da inspeção termina a 31 de dezembro deste ano. Assim, a partir de 1 de janeiro de 2022, cerca de 450 mil motociclos vão ter de fazer inspeções periódicas obrigatórias. A legislação deixa de fora os veículos de duas rodas com 50 cc.
"O decreto-lei está em circuito legislativo e vai ser aprovado em conselho de ministros em breve", afiançou o secretário de Estado, em declarações ao mesmo jornal.
Esta alteração deverá entrar em vigor quase 10 anos depois de o governo de Passos Coelho ter aprovado, em decreto-lei, a inspeção obrigatória de motociclos, que incluía triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc.
Com o início da inspeção das motas à vista, os centros de inspeção, que investiram milhões de euros nos últimos anos para se prepararem para o processo, alertam, ao "Negócios", que está em falta a classificação das deficiências e que faltam os cursos de qualificação dos inspetores.
https://www.jn.pt/economia/inspecao-obrigatoria-das-motas-arranca-em-janeiro-de-2022-14139327.html"A partir de 1 de janeiro de 2022 todas as motas de 125 centímetros cúbicos para cima passam a ter de ir à inspeção". As palavras são do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, em declarações ao "Jornal de Negócios", esta segunda-feira.
O prazo para a transposição de uma diretiva europeia que determina a obrigatoriedade da inspeção termina a 31 de dezembro deste ano. Assim, a partir de 1 de janeiro de 2022, cerca de 450 mil motociclos vão ter de fazer inspeções periódicas obrigatórias. A legislação deixa de fora os veículos de duas rodas com 50 cc.
"O decreto-lei está em circuito legislativo e vai ser aprovado em conselho de ministros em breve", afiançou o secretário de Estado, em declarações ao mesmo jornal.
Esta alteração deverá entrar em vigor quase 10 anos depois de o governo de Passos Coelho ter aprovado, em decreto-lei, a inspeção obrigatória de motociclos, que incluía triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc.
Com o início da inspeção das motas à vista, os centros de inspeção, que investiram milhões de euros nos últimos anos para se prepararem para o processo, alertam, ao "Negócios", que está em falta a classificação das deficiências e que faltam os cursos de qualificação dos inspetores.
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
“O prazo para a transposição de uma diretiva europeia que determina a obrigatoriedade da inspeção termina a 31 de dezembro deste ano. Assim, a partir de 1 de janeiro de 2022, cerca de 450 mil motociclos vão ter de fazer inspeções periódicas obrigatórias. A legislação deixa de fora os veículos de duas rodas com 50 cc.”
Mas, atenção, os gulosos e sedentos https://www.youtube.com/watch?v=6zujVaYNXww não vão ficar por aqui. Mais tarde ou mais cedo nem as 50 cc, os moto cultivadores, os tractores agrícolas, os papa reformas etc. etc. irão escapar a este fartar vilanagem.
Espectáculo, mais um negócio da China e milionário. Um negócio de milhões que tem tudo para dar certo e que nem precisa de grandes investimentos em termos de recursos humanos. 450 mil motociclos que, a partir de 01 de Janeiro de 2022, vão ter de ir à inspecção periódica obrigatória, e depois todos os anos. Ou seja, pelo menos, mais 450 mil clientes a pagar mais uma taxa anual. Só que seja a 15 ou 20 euros por cada um, como dizia o outro, é só fazer as contas. Uma mina.
Vejam bem a importância que as IPO a motociclos têm, em termos de segurança rodoviária, em que, só dez anos depois da directiva europeia ter sido aprovada é que o governo português decide aplicá-la. Isto só revela o embuste que a UE, em que estamos metidos, é. Bem fizeram os ingleses que já se livraram deste embuste governado por burocratas que ninguém elegeu.
Pobre povo este, outrora grandioso. E que é agora um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas, um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai, e que está nas garras de burocratas estrangeiros que nos impõem a sua vontade.
https://www.youtube.com/watch?v=8ur7ne3SWwc
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
Não percebo, uns dizem mais de 125cc, outros a partir de 125cc, afinal uma mota com 125cc vai ou não vai à inspecção?
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
Aguarde pela legislação que é mais certo.
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
3ª mega manifestação contra a farsa das inspecções às motos
https://www.andardemoto.pt/moto-news/56548-manifestacao-contra-as-ipo-as-motos-marcada-para-16-de-outubro/
“Do ponto de vista europeu, ainda recentemente países como França, Finlândia, Dinamarca ou Irlanda assumiram uma posição contrária à aplicação da diretiva europeia que regula as IPO às motos. Em alguns casos, como aconteceu em França, a decisão do governo de Macron aconteceu após grandes manifestações de motociclistas por todo o país.”
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
GAM revela os detalhes da manifestação contra as IPO às motos dia 16 de outubro
https://www.andardemoto.pt/moto-news/56818-gam-revela-os-detalhes-da-manifestacao-contra-as-ipo-as-motos-dia-16-de-outubro/
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
https://www.facebook.com/gamportugal/
https://drive.google.com/file/d/1ISYIvDC_yn7SLEvnDbrhearw6G1Lck16/view
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
França vai abandonar a obrigatoriedade das inspeções para motos
https://www.motor24.pt/sites/motos-sites/franca-vai-abandonar-a-obrigatoriedade-das-inspecoes-para-motos/1555739/
E a nós, por cá, além das portagens iguais à dos veículos lig. de passageiros, dos IUC brutais, em que uma moto com por ex. 20 anos de idade paga mais de IUC que muitos veículos ligeiros, assim como paga o mesmo nos locais de estacionamento que os veículos ligeiros, apesar de só ter 2 rodas e 2 ou 3 centenas de kilos. E apesar de estar mais que provado através de vários estudos que a falha mecânica nos motociclos não representa mais de cerca 0,3% da causa dos sinistros, ainda continuam a pretender cravar-nos com mais uma taxa anual?
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
França aborta inspeções obrigatórias às motos previstas para 2023
https://motojornal.pt/franca-aborta-inspecoes-obrigatorias-as-motos-previstas-para-2023/
"Este desfecho é uma vitória para as principais federações gaulesas ligadas ao sector das duas rodas (FFMC e FFM) e para a maioria dos motociclistas em geral, já que sempre se manifestaram contra as inspeções às motos, numa batalha que já dura há mais de dez anos. E prometem continuar a pugnar pela abolição definitiva das inspeções às motos em França, sendo que o passo que agora foi dado pelo governo francês é um sinal muito franco para o alcançar desse objetivo."
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
França aborta inspeções obrigatórias às motos previstas para 2023
https://motojornal.pt/franca-aborta-inspecoes-obrigatorias-as-motos-previstas-para-2023/
“O governo francês, que aprovou em agosto de 2021 um normativo que impunha as inspeções técnicas obrigatórias às motos a partir de 2023, já confirmou um novo enquadramento legal que determina a revogação dessa obrigatoriedade, enterrando definitivamente a possibilidade das motos de duas ou três rodas e quadriciclos motorizados terem de começar a ir aos centros de inspeção já a partir de janeiro do próximo ano.”
Entretanto, no país dos ricos e dos endinheirados cujo povo paga poucos impostos e taxas e taxinhas baixíssimas, voltamos novamente a isto:
Deputados do PS voltam ao ataque com o tema das inspeções às motos
https://motojornal.pt/deputados-do-ps-voltam-ao-ataque-com-o-tema-das-inspecoes-as-motos/
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
Na Finlândia encontraram substituto para as IPO às motos
https://motojornal.pt/na-finlandia-encontraram-substituto-para-as-ipo-as-motos/
https://motojornal.pt/na-finlandia-encontraram-substituto-para-as-ipo-as-motos/
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
E será que cá funcionaria ??
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PINTAROLAS- Moderador
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
Óbvio que não...PINTAROLAS escreveu:E será que cá funcionaria ??
O povo anda reticente nisto das IPO das motos, mas é inevitável.
E, sinceramente, acho que não faz mal nenhum.
moralez- Moderador
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
PINTAROLAS escreveu:E será que cá funcionaria ??
Aparentemente, até agora, tem funcionado, e com uma vantagem, que é quem faz as inspecções às motos na via pública, agentes de fiscalização das forças de segurança já são pagos por todos nós. Aparentemente, até agora, nos países que recusaram esta indicação, sim, indicação onde só adere quem quer, como por exemplo entre outros países a França https://motojornal.pt/franca-aborta-inspecoes-obrigatorias-as-motos-previstas-para-2023/ também parece que funciona.
Por cá, ao que parece, lugar onde se pagam poucos impostos e taxas, onde os vencimentos são altos, onde as rendas de casa e os juros dos empréstimos/créditos há habitação são baixíssimos, onde os combustíveis são baixíssimos assim como também são baixíssimos os IUC https://eco.sapo.pt/2020/10/06/taxas-e-taxinhas-cip-diz-que-existem-mais-de-4-300-taxas-em-portugal/ é que não recusam essa indicação, e então sempre passamos a ter mais uma taxinha e que jeito que dá o IVA. E depois vamos passar a ter mais um serviço prestado em duplicado, que é o que é pago por todos nós através dos agentes das FS que já fiscalizam os motociclos nas vias públicas no decorrer do seu serviço/missão. E o outro que mais não é que um negócio de milhões para os proprietários dos centros de inspecção, pago e suportado pelos titulares dos motociclos, onde alguém vai verificar o que os agentes das FS já verificaram, e que voltam a verificar diariamente no decorrer do seu serviço/missão, nas vias publicas, outra vez, depois dos veículos terem sido inspeccionados.
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
Os agentes das FS verificam diáriamente?Guarda que anda à linha escreveu:PINTAROLAS escreveu:E será que cá funcionaria ??onde alguém vai verificar o que os agentes das FS já verificaram, e que voltam a verificar diariamente no decorrer do seu serviço/missão, nas vias publicas, outra vez, depois dos veículos terem sido inspeccionados.
Não conheço nenhum agente fas FFSS com competência para fiscalizar o alcance e regulação de faróis...
Ou para verificar a carga e opacidade de gases de escape...
Ou até para verificar o alinhamento de uma direção...
moralez- Moderador
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
moralez escreveu:Os agentes das FS verificam diáriamente?Guarda que anda à linha escreveu:PINTAROLAS escreveu:E será que cá funcionaria ??onde alguém vai verificar o que os agentes das FS já verificaram, e que voltam a verificar diariamente no decorrer do seu serviço/missão, nas vias publicas, outra vez, depois dos veículos terem sido inspeccionados.
Não conheço nenhum agente fas FFSS com competência para fiscalizar o alcance e regulação de faróis...
Ou para verificar a carga e opacidade de gases de escape...
Ou até para verificar o alinhamento de uma direção...
Caríssimo, neste tópico, se está numa do contra, paciência, mas eu não estou prá aí virado. E não tenho pachorra para tentar demonstrar as evidências a quem não quer ver o obvio.
Mas, apesar de tudo, ás sua perguntas sobre quem é que fiscaliza o alcance e regulação dos faróis, a carga e opacidade de gases de escape, e do alinhamento da direção eu respondo-lhe com outra:
Então e quem é que vai fazer fazer isso aos veículos de cilindrada inferior a 125CC, será que os veículos de cilindrada inferior a 125 CC não emitem gases de escape, podem andar com a direção e com as luzes desreguladas e desalinhadas porque não têm acidentes?
Então e quem é que vai fazer fazer isso aos veículos de cilindrada inferior a 125CC, será que os veículos de cilindrada inferior a 125 CC não emitem gases de escape, podem andar com a direção e com as luzes desreguladas e desalinhadas porque não têm acidentes?
E os veículos elétricos, também podem andar com as luzes desreguladas e podem andar com a direção desalinhada porque também não têm acidentes?
Toda a gente sabe o que é que está em causa com as inspeções aos veículos de 2 rodas, que nada tem a ver com segurança rodoviária, mas sim com lucros brutais num negócio que só um grupo restrito de pessoas vai beneficiar. Benditos proprietários dos centros de inspeção a quem este euromilhões lhes vai cair no colo. E que, pasme-se, ao ser aplicado a partir dos veículos com cilindrada superior a 125 CC, maioritariamente com motores a 2T, deixa precisamente de fora os mais poluentes e os mais barulhentos.
E se a preocupação fosse efectivamente a segurança dos motociclistas, poderiam começar, desde logo, com as condições de segurança das vias/estradas onde circulam, com a ausência de rails que os deveria proteger, assim como com algumas medidas que os franceses vão adotar em substituição das IPO como se pode verificar aqui https://motojornal.pt/franca-aborta-inspecoes-obrigatorias-as-motos-previstas-para-2023/ Mas isso são países/povos mais atrasados que o nosso, e o que o nosso faz é que está bem.
Passe bem.
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
Não estou do contra.Guarda que anda à linha escreveu:moralez escreveu:Os agentes das FS verificam diáriamente?Guarda que anda à linha escreveu:onde alguém vai verificar o que os agentes das FS já verificaram, e que voltam a verificar diariamente no decorrer do seu serviço/missão, nas vias publicas, outra vez, depois dos veículos terem sido inspeccionados.
Não conheço nenhum agente fas FFSS com competência para fiscalizar o alcance e regulação de faróis...
Ou para verificar a carga e opacidade de gases de escape...
Ou até para verificar o alinhamento de uma direção...Caríssimo, neste tópico, se está numa do contra, paciência, mas eu não estou prá aí virado. E não tenho pachorra para tentar demonstrar as evidências a quem não quer ver o obvio.Mas, apesar de tudo, ás sua perguntas sobre quem é que fiscaliza o alcance e regulação dos faróis, a carga e opacidade de gases de escape, e do alinhamento da direção eu respondo-lhe com outra:
Então e quem é que vai fazer fazer isso aos veículos de cilindrada inferior a 125CC, será que os veículos de cilindrada inferior a 125 CC não emitem gases de escape, podem andar com a direção e com as luzes desreguladas e desalinhadas porque não têm acidentes?E os veículos elétricos, também podem andar com as luzes desreguladas e podem andar com a direção desalinhada porque também não têm acidentes?Toda a gente sabe o que é que está em causa com as inspeções aos veículos de 2 rodas, que nada tem a ver com segurança rodoviária, mas sim com lucros brutais num negócio que só um grupo restrito de pessoas vai beneficiar. Benditos proprietários dos centros de inspeção a quem este euromilhões lhes vai cair no colo. E que, pasme-se, ao ser aplicado a partir dos veículos com cilindrada superior a 125 CC, maioritariamente com motores a 2T, deixa precisamente de fora os mais poluentes e os mais barulhentos.E se a preocupação fosse efectivamente a segurança dos motociclistas, poderiam começar, desde logo, com as condições de segurança das vias/estradas onde circulam, com a ausência de rails que os deveria proteger, assim como com algumas medidas que os franceses vão adotar em substituição das IPO como se pode verificar aqui https://motojornal.pt/franca-aborta-inspecoes-obrigatorias-as-motos-previstas-para-2023/ Mas isso são países/povos mais atrasados que o nosso, e o que o nosso faz é que está bem.Passe bem.
Tenho a minha própria opinião e penso pela minha própria cabeça. Compreendo que é coisa rara e lhe cause alguma estranheza.
Ainda bem que focou nos veículos de 2 rodas inferiores a 125cc. Pois sobre esses também sou da opinião que sejam obrigatório Inspeção.
Aliás, veículos de 2 rodas terem que ter Inspeção é, no mínimo, justo.
Aos demais veículos é obrigatório também, portanto...
Existem atualmente motociclos com cilindrada superior a muitos automóveis. Isto só para nos focarmos na comparação da cilindrada.
Se uma simples roulote que nem motor possui, mas tenha peso bruto a 750kg tem que ter Inspeção, porque é que um motociclos em que alguns têm mais de 1000cc, centenas de cavalos de potência e atingem velocidades de mais de 300 km/h não hão-de ter Inspeção?
Há que ter coerência.
moralez- Moderador
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
Amigo moralez Há pessoas que tem varias maneiras de pensar e de estar na vida. Há pessoas que pensam assim: se naquele país os combustíveis são mais baratos que no meu, eu não quero pagar menos como no outro país se paga, mas sim que no outro país se pague os combustíveis tão caros como no meu se paga.
Ou, se naquela instituição se ganha mais e os trabalhadores têm melhores condições de trabalho que na minha, eu não quero ganhar mais e ter as melhores condições que eles têm, mas sim que eles ganhem menos como eu ganho e que tenham as piores condições de trabalho como eu tenho.
Ou, se um amigo vizinho ou familiar tem um melhor emprego onde ganha mais e tem melhores condições que o meu, eu não quero ter um emprego como ele tem, mas sim que ele tenha um como eu tenho.
Ou, se um amigo, vizinho, ou familiar tem uma casa ou carro melhor que o meu, eu não quero ter uma casa ou carro melhor como ele tem, mas sim que ele tenha uma casa ou carro como eu tenho.
Ou, se naquele país se arranjou uma maneira mais positiva em relação à obrigatoriedade dos motociclos à IPO, livrando os seus proprietários de mais um encargo monetário ou taxa, substituído-a por medidas que efectivamente tenham a ver com a segurança dos motociclistas, e no meu não, simplesmente tornam as IPO obrigatórias ao mesmo tempo que não adoptam medidas que efectivamente tenham a ver com a segurança dos motociclistas. Eu quero que naquele país as IPO às motos sejam obrigatórias como no meu são.
A minha forma de pensar e de estar na vida é esta: se aquele está melhor que eu, tem um melhor emprego do que o meu e ganha mais que eu, tem uma casa e um carro melhor que os meus, paga os combustíveis mais baratos do que eu, não precisa de ir à IPO com uma mota só porque naquele país já têm de ir com o carro ou com a rulote. Eu também gostaria de ter e vou lutar ao longo da vida para ter as condições que ele tem, e não lhe desejo que tenha as piores condições de vida como eu tenho.
E a sua forma de estar na vida, qual é?
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Re: Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
Bem, eu nem estava a querer entrar por aí, mas já que insiste...Guarda que anda à linha escreveu:Amigo moralez Há pessoas que tem varias maneiras de pensar e de estar na vida. Há pessoas que pensam assim: se naquele país os combustíveis são mais baratos que no meu, eu não quero pagar menos como no outro país se paga, mas sim que no outro país se pague os combustíveis tão caros como no meu se paga.Ou, se naquela instituição se ganha mais e os trabalhadores têm melhores condições de trabalho que na minha, eu não quero ganhar mais e ter as melhores condições que eles têm, mas sim que eles ganhem menos como eu ganho e que tenham as piores condições de trabalho como eu tenho.Ou, se um amigo vizinho ou familiar tem um melhor emprego onde ganha mais e tem melhores condições que o meu, eu não quero ter um emprego como ele tem, mas sim que ele tenha um como eu tenho.Ou, se um amigo, vizinho, ou familiar tem uma casa ou carro melhor que o meu, eu não quero ter uma casa ou carro melhor como ele tem, mas sim que ele tenha uma casa ou carro como eu tenho.Ou, se naquele país se arranjou uma maneira mais positiva em relação à obrigatoriedade dos motociclos à IPO, livrando os seus proprietários de mais um encargo monetário ou taxa, substituído-a por medidas que efectivamente tenham a ver com a segurança dos motociclistas, e no meu não, simplesmente tornam as IPO obrigatórias ao mesmo tempo que não adoptam medidas que efectivamente tenham a ver com a segurança dos motociclistas. Eu quero que naquele país as IPO às motos sejam obrigatórias como no meu são.A minha forma de pensar e de estar na vida é esta: se aquele está melhor que eu, tem um melhor emprego do que o meu e ganha mais que eu, tem uma casa e um carro melhor que os meus, paga os combustíveis mais baratos do que eu, não precisa de ir à IPO com uma mota só porque naquele país já têm de ir com o carro ou com a rulote. Eu também gostaria de ter e vou lutar ao longo da vida para ter as condições que ele tem, e não lhe desejo que tenha as piores condições de vida como eu tenho.E a sua forma de estar na vida, qual é?
O companheiro está mesmo a querer-se comparar à Finlândia? Colocar agentes na rua com técnicos do IMT?
A Guarda nem sequer tem efwtivo para patrulhas? Efetivo envelhecido... Agrupamentos de Postos. Essa comparação é no mínimo ridícula ou de quem anda no mundo da lua e não sabe o que se passa.
Não digo que não possa haver alternativas, mas essa é como já disse, ridícula.
moralez- Moderador
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