Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por dragao Seg 15 Dez 2014, 13:54

O Ministério da Administração Interna determinou a instauração de processos disciplinares a militares do posto da GNR de Mafra, na sequência de queixa por alegada agressão apresentada ao Ministério Público por um homem de Benavente.
Uma carta enviada pelo gabinete da ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, datada de dia 11 de dezembro, a que a agência Lusa teve acesso esta segunda-feira, revela que foi "determinada a instauração de processos disciplinares aos militares intervenientes na ocorrência".
Nelson Lopes, o queixoso, disse à agência Lusa que, "no âmbito do processo, já foram promovidas várias diligências e foram auscultadas testemunhas presenciais e abonatórias".
Em outubro, a vítima entregou uma queixa-crime no Ministério Público (MP), acusando um militar de crimes de injúria e ofensa à integridade física simples, em relação a factos alegadamente ocorridos no dia 10 de outubro, quando se encontrava em Mafra.
A apresentação da queixa foi confirmada à agência Lusa pela Procuradoria-Geral da República.
O homem fez também participação do caso ao comando-geral da GNR que, contactado pela Lusa, adiantou que a mesma "está a ser alvo de averiguações internas".
Segundo Nelson Lopes, tudo começou com uma conversa com uma mulher que acabou "em conflito" e motivou a abordagem da GNR e a deslocação de ambos ao posto.
JN[

dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por иuησ Ter 16 Dez 2014, 02:07

Mais uma historia mal contada, a meu ver... Resta aguardar...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por vmgonçalves Ter 16 Dez 2014, 10:17

Acho que quem cá anda à uns anitos (poucos) não tem qualquer dúvida de certas denuncias.
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por moralez Ter 16 Dez 2014, 10:59

Uma "simples" queixa de agressões... Gabinete do MAI?... PGR?...
Quer-me cá parecer que o queixoso é da "elite social". Ou familiar...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por vmgonçalves Ter 16 Dez 2014, 16:58

Basta enviar a mesma queixa para os mail (que são públicos!) das várias entidades, para desencadear esta telenovela.
Eu, numa situação diferente que não me afecta, tenho alguma experiência no caso.
Já recebi vários verbetes de várias entidades diferentes a descrever a mesma situação para averiguar.
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por Katuxa Ter 16 Dez 2014, 17:56

É jornalista!
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por иuησ Qua 17 Dez 2014, 02:34

vmgonçalves escreveu:Basta enviar a mesma queixa para os mail (que são públicos!) das várias entidades, para desencadear esta telenovela.
Eu, numa situação diferente que não me afecta, tenho alguma experiência no caso.
Já recebi vários verbetes de várias entidades diferentes a descrever a mesma situação para averiguar.

E quando as denuncias são feitas por um email criado para o efeito? Esses então é que metem nojo... E sei do que falo.

иuησ escreveu:Mais uma historia mal contada, a meu ver... Resta aguardar...

Depois do que vi hoje no CM, que até me indignou, contudo, vou continuar a aguardar.

Posso adiantar que há contactos a desenrolar.
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por Brave Sir Robin Qua 17 Dez 2014, 13:15

vmgonçalves escreveu:Acho que quem cá anda à uns anitos (poucos) não tem qualquer dúvida de certas denuncias.



Fixe
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty (ASPIG), solidariza-se com os militares do Posto Territorial de Mafra

Mensagem por jose alho Qui 18 Dez 2014, 17:38

COMUNICADO
 
 
A Associação Sócio - Profissional Independente da Guarda (ASPIG), solidariza-se com os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) do Posto Territorial de Mafra – envolvidos em processos disciplinares por, alegadamente, durante uma ocorrência, em Outubro de 2014, no âmbito de uma missão de serviço, terem agredido e injuriado um cidadão, conforme veio a público nos órgãos de comunicação social.
A ASPIG, repudia, veemente, a versão dos fatos, apresentada pelo queixoso, pois a mesma não se coaduna com a obrigação dos militares da Guarda que apenas recorrem ao uso da força nos casos expressamente previstos na lei e quando este se revele legítimo, necessário, adequado e proporcional ao objetivo visado.
Na opinião da ASPIG, é de lamentar a displicência como, por vezes, é tratada a informação, por parte dos órgãos de comunicação social, que ao não estarem na posse de todos os dados, remetem, de imediato, para convicção do cidadão comum, de que os militares da Guarda menosprezam o especial dever que têm de assegurar o respeito pela vida, integridade física e psíquica, honra e dignidade das pessoas sobre a sua custódia ou ordem.
A ASPIG, não pode aceitar que se façam “julgamentos” na praça pública – com base em informações de duvidosa consistência - que se antecipem ao rigoroso apuramento da verdade, por parte das entidades competentes.
A ASPIG, independentemente do que vier a ser apurado, não deixará de contribuir para a elevação e dignificação da função policial dos militares da Guarda e, com isto, suscitar a confiança e o respeito da população bem como contribuir para o prestígio da GNR.
 
 
Lisboa, 17 de Dezembro de 2014

O Presidente da Direção Nacional
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por jose alho Qui 18 Dez 2014, 17:38

Associação da Guarda defende militares acusados de agressão ASPIG afirma rejeitar "a versão dos fatos apresentada pelo queixoso. A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG) repudiou esta quarta-feira o teor da queixa de alegadas agressões a um cidadão por militares do posto de Mafra da GNR, sobre os quais recaem processos disciplinares. Em comunicado, a ASPIG afirma rejeitar "a versão dos fatos, apresentada pelo queixoso, pois a mesma não se coaduna com a obrigação dos militares da Guarda, que apenas recorrem ao uso da força nos casos expressamente previstos na lei e quando este se revele legítimo, necessário, adequado e proporcional ao objetivo visado". Aquela associação acrescenta que "não pode aceitar que se façam 'julgamentos' na praça pública - com base em informações de duvidosa consistência - que se antecipem ao rigoroso apuramento da verdade, por parte das entidades competentes". No final de outubro, um homem de Benavente apresentou queixa no Ministério Público (MP) e à GNR por alegada agressão por parte de um militar da GNR de Mafra que o inquiriu, no dia 10 de outubro. As queixas apresentadas por Nelson Lopes levaram o comando-geral da GNR a instaurar processos disciplinares aos militares do posto de Mafra envolvidos na diligência. Conversa acabou "em conflito" Segundo Nelson Lopes, tudo começou com uma conversa com uma mulher que acabou "em conflito" e motivou a abordagem da GNR e a deslocação de ambos ao posto. "Ao dirigir-me à senhora, na presença da patrulha, a perguntar se iria apresentar queixa, porque, se fosse, eu também iria, de imediato um dos militares fez-me uma gravata, atirou-me violentamente ao chão, dando ordem ao colega para me algemar, e arrastou-me cerca de quatro metros até ao interior do posto", contou na altura a vítima, após uma conversa que acabou em discussão com uma mulher. No posto disse ter sido "agredido com socos na cabeça e pontapés na zona lombar, no baixo-ventre e na zona do rim direito sem razão aparente". A GNR negou "ter havido qualquer episódio de agressão, designadamente agressões a soco e pontapé", apresentando uma outra versão dos factos. De acordo com a guarda, ainda no parque de estacionamento, o homem terá agredido a mulher - que fez queixa - e, quando ambos estavam à porta do posto, ter-se-á dirigido a ela "de forma agressiva". "Os militares alertaram-no para não ter tais comportamentos, caso contrário seria detido pelo crime de desobediência. Sem que nada o fizesse prever, projetou-se em direção à queixosa com a intenção de a agredir", contou a GNR. Segundo a guarda, os militares terão sido obrigados a intervir e sido agredidos pelo homem, o que fez com que o algemassem e tivessem recorrido "à força física estritamente necessária para fazer a sua detenção". O homem sofreu ferimentos e, após a inquirição, foi conduzido por uma ambulância ao hospital de Torres Vedras, tendo comparecido no dia seguinte no Tribunal de Mafra para responder por um crime de desobediência. Um militar terá sofrido um traumatismo num dedo da mão, "devido a pontapés desferidos" pelo queixoso.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/associacao_da_guarda_defende_militares_acusados_de_agressao.html
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por jose alho Sex 19 Dez 2014, 22:09

É necessário inverter a tendência dos últimos anos em relação ao patrulheiro e considerá-lo como representante da Instituição....
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Militares da GNR de Mafra acusados de agressão Empty Re: Militares da GNR de Mafra acusados de agressão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes