"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por dragao Qui 26 Fev 2015, 14:28

Sete pessoas foram detidas esta quinta-feira pela Polícia Judiciária por crimes de sabotagem informática, dano informático, acesso ilegítimo e acesso indevido a diversos sistemas informáticos do Estado e também de empresas do setor privado. Entre os detidos está Rui Cruz, responsável pela página "Tugaleaks", e membros do grupo "Anonymous".
"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Ng3989646
DR
Um dos ataques que deu origem a esta operação visou a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou que a operação envolveu duas dezenas de buscas domiciliárias e uma a um órgão de comunicação social. Presume-se que se trate se do "Tugaleaks", uma página internet que se apresenta como órgão de comunicação social inspirado no "Wikileaks" de Julian Assange, já que o seu responsável está entre os detidos.
Em várias páginas online é dado como certo que entre os detidos estão membros do grupo "Anonymous", sendo um dos detidos uma mulher. Um texto publicado ao final da manhã afirma que se trata de "prisões políticas" de "ativistas digitais".
As detenções ocorreram após a Diretoria de Lisboa da PJ, em articulação com o Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR), desenvolver em vários pontos do território nacional, uma vasta operação de combate à criminalidade informática e tecnológica, designadamente à atividade ilícita conhecida como "hacktivismo".
De acordo com a PGR, entre os factos em investigação encontram-se os ataques informáticos a servidores que alojam sites do Ministério Público, da Polícia Judiciária, do Conselho Superior da Magistratura, da EDP e da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.
Na operação "Caretos" participaram 70 funcionários especializados, tendo a mesma visado apurar as responsabilidades criminais de grupos de cidadãos envolvidos, de forma reiterada, em crimes daquela natureza.
Segundo a PJ, a investigação iniciou-se em abril de 2014, tendo-se, agora, após recolha de informação e de material probatório, desenvolvido com a realização de 24 buscas domiciliárias e a detenção de sete presumíveis autores, um deles de sexo feminino.

[url=javascript:PagerSetContent(-1)]Ler Artigo Completo[/url]
JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23255
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por dragao Qui 26 Fev 2015, 14:52

Crime informático Detido fundador do Tugaleaks
A rádio TSF está a avançar que, na sequência de uma operação levada a cabo pela PJ em articulação com a PGR, foi detido Rui Cruz, fundador do Tugaleaks.
Após revelado o balanço de uma operação da Polícia Judiciária, em articulação com o Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, que visava o “combate à criminalidade informática e tecnológica”, a rádio TSF está a avançar que entre os sete detidos está o fundador do Tugaleaks
Leia também:

  • Sete detidos pela prática de crimes informáticos contra o Estado

Acrescenta a mesma publicação que a detenção resultou de buscas à casa e escritório do jornalista no Pinhal Novo, realizadas pela PJ. Refira-se que o Tugaleaks é um site que se apresenta como órgão de comunicação social inspirado no ‘Wikileaks’ de Julian Assange.
Já hoje, após emitido o comunicado da PJ, que dava conta das sete detenções por sabotagem, dano informático e aceso ilegítimo e indevido a diversos sistemas informáticos do Estado e empresas relevantes do setor privado, a Procuradoria Geral da República publicou uma nota na qual mencionava que tinham sido feitas “mais de duas dezenas de buscas domiciliárias e uma busca a um órgão de comunicação social”.
“Entre os factos em investigação encontram-se os ataques informáticos a servidores que alojam sites do Ministério Público, da Polícia Judiciária, do Conselho Superior da Magistratura, da EDP e da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista”, enumera a PGR.
Saliente-se que já este mês o Ministério Público arquivou um processo contra Rui Cruz por alegada violação de correspondência ou telecomunicações, num caso que, lembra a rádio TSF, remonta a 2012.
Noticias ao minuto
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23255
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por dragao Qui 26 Fev 2015, 15:05

Quem procura por linhas travessas, sujeita-se à balança e à espada das mãos da justiça...
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23255
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por Hitpack Qui 26 Fev 2015, 15:14

dragao escreveu:Quem procura por linhas travessas, sujeita-se à balança e à espada das mãos da justiça...

E para esse senhor já ontem era tarde...
Hitpack
Hitpack
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 357
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por B_Matos Qui 26 Fev 2015, 16:39

Continuo sem perceber o porquê de a imprensa se referir a esse gordo seboso sem-vida jornalista, ele não é nem nunca foi jornalista, é apenas um parasita que se limita a reciclar notícias adicionando-lhe pequenos devaneios da sua imaginação...
B_Matos
B_Matos
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1140
Mensagem : SL
Meu alistamento : 2070
42º CTG
CpCb - 2011/2012
13º CFG

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por dragao Qui 26 Fev 2015, 19:07

"Anonymous" arriscam longas penas de cadeia
Os sete elementos do grupo "Anonymous", incluindo Rui Cruz, diretor da página "Tugaleaks", detidos na operação C4R3T05 (CARETOS) arriscam prisão preventiva e longas penas de cadeia. A Procuradoria-Geral da República e a Polícia Judiciária visaram travar alegados "hackers" a quem atribuem o acesso ilegítimo a sistemas informáticos do Estado e de empresas privadas.
"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Ng3991145
Os crimes pelos quais estão indiciados - sabotagem informática, dano informático, acesso ilegítimo a diversos sistemas informáticos do Estado e de empresas do setor privado, para além de associação criminosa - têm uma moldura penal que permite a medida de coação de prisão preventiva.
Leia Também

  • PJ confirma detenção do responsável pelo Tugaleaks
  • De que são acusados os hackers detidos pela PJ
  • Quem são os "Anonymous"?
  • O que é o Tugaleaks e quem é Rui Cruz?

Apesar de, nalguns daqueles crimes, as eventuais penas poderem ser convertidas em multas, segundo a lei do Cibercrime, há outros crimes cujas penas podem chegar aos dez anos de cadeia. É o caso, por exemplo, da sabotagem, agravada neste caso, que é passível de uma pena até dez anos de cadeia. O dano informático prevê pena de cadeia até cinco anos ou multa até 600 dias. O crime de acesso ilegítimo também é punível com uma pena até cinco anos de cadeia, enquanto a moldura penal da associação criminosa, por o grupo ter alegadamente atuado concertadamente, tem uma moldura penal de um a cinco anos.
Os sete arguidos detidos devem ser presentes, esta sexta-feira, a tribunal para aplicação das medidas de coação.
JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23255
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por Raí Qui 26 Fev 2015, 23:31

Não tenho pena nenhuma, isto é a prova que a Justiça existe e funciona.......
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por Raí Sex 27 Fev 2015, 00:01

Operação C4R3T05 (CARETOS)
"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Content?id={7D81FED8-A51D-4139-8F75-4B58DD1A03B4}
Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, 26 de fevereiro de 2015

Operação C4R3T05 (CARETOS)

A Polícia Judiciária efetuou sete detenções pela prática de crimes informáticos de elevada gravidade

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, em estreita articulação com o Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, desenvolveu, na manhã de hoje, em vários locais do território nacional, uma vasta operação de combate à criminalidade informática e tecnológica, designadamente à atividade ilícita conhecida como "hacktivismo".

Esta operação, onde intervieram 70 funcionários altamente especializados, visou o apuramento e atribuição de responsabilidades criminais a grupos de cidadãos envolvidos, de forma reiterada, em crimes de sabotagem informática ("DDoS"), de dano informático ("defacing"), de acesso ilegítimo ("hacking") e de acesso indevido ("exfiltração de dados"), praticados contra diversos sistemas informáticos do Estado Português e, também, de empresas relevantes do sector privado.

A investigação iniciou-se em abril do ano passado, tendo-se, agora, após uma larga recolha de informação e de material probatório, desenvolvido com a realização de vinte e quatro buscas domiciliárias e a detenção de sete presumíveis autores, um deles de sexo feminino, de idades compreendidas entre os 17 e os 40 anos de idade, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Além das detenções, foram, ainda, constituídos catorze arguidos, face ao seu envolvimento nos factos delituosos.

A operação permitiu a apreensão de dezenas de sistemas informáticos, que serão objeto de análise forense digital a efetuar pelo departamento especializado da Polícia Judiciária.

A atividade destes grupos centrava-se no ataque frequente e lesivo a sistemas informáticos institucionais, públicos e privados, sendo que as consequências práticas do cometimento destes tipos de crimes conduzem à inesperada inoperabilidade institucional dos mesmos, com os prejuízos daí resultantes.

Por outro lado, esta prática leva, sobretudo nos casos de sistemas informáticos privativos do Estado Português, a uma clara afetação da sua imagem, quanto a matérias de fiabilidade e segurança, mormente, a da informação, a da informática e as das infraestruturas críticas.

Este tipo de criminalidade tem, ainda, um efeito erosivo sobre a confiança dos cidadãos nas estruturas nacionais da rede INTERNET, prejudicando a sua credibilidade, nível de segurança e funcionamento regular, bem como comprometendo uma maior e mais segura adesão aos serviços nas redes de informação, processamento e comunicação.

A Polícia Judiciária prossegue as investigações, no sentido de apurar a natureza e a extensão das conexões criminosas destes grupos, continuando a acompanhar casos concretos de fenómenos criminais semelhantes, relativos à prática, instigação, reivindicação ou apologia destes tipos de crimes.

Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial, no qual serão sujeitos à aplicação das medidas de coação adequadas.

Fonte_PJ
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por irreverente Sex 27 Fev 2015, 08:53

Se houver JUSTIÇA estas "aves" ficam em prisão preventiva a aguardar julgamento, mas neste País já nada me admira !
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por VaN_dRaCk Sex 27 Fev 2015, 10:33

Quem brinca com o fogo..
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por olhovivo Sex 27 Fev 2015, 21:54

Há por aqui user's com o "Buraquinho" apertado!!!
O seu Julien foi-se...
olhovivo
olhovivo
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 2371
Mensagem : Reflitamos em que são diferentes os caminhos que toma cada um para seguir em busca da verdade, em que muitas vezes só um antagonismo de nomes esconde um acordo real.


"Agostinho da Silva"
Meu alistamento : OUT91

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por Raí Sex 27 Fev 2015, 23:10

Oito piratas informáticos em liberdade

Ficam impedidos de aceder à internet.

Os oito detidos por suspeita de pirataria informática ficaram em liberdade com obrigatoriedade de realizar apresentações quinzenais às autoridades e proibição de utilizar internet.

Os suspeitos, com idades entre os 17 e os 40, detidos pela Polícia Judiciária respondem por crimes de sabotagem informática, dano informático, acesso ilegítimo e acesso indevido a diversos sistemas informáticos do Estado e também de empresas do sector privado.

A informação está a ser avançada por JN e Correio da Manhã.

As detenções foram feitas pela PJ, em articulação com o Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Fonte_Renascença
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

"Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária Empty Re: "Anonymous" e "Tugaleaks" alvo de operação da Judiciária

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes