Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por Croco Qui 05 Mar 2015, 01:07

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial
Por jornal i com agência lusa
publicado em 4 Mar 2015 - 20:58
Todas as forças e serviços de segurança deviam de ter uma tutela política única, defende um estudo hoje apresentado no qual se sugere também que essas forças sejam libertadas de processos administrativos, concentrando-se na prevenção e fiscalização.

As sugestões fazem parte do livro “Segurança Horizonte 2025, um conceito estratégico de segurança interna”, da autoria do
Grupo de Reflexão Estratégica sobre a Segurança Interna (GRESI), hoje apresentado em Lisboa perante uma plateia que incluiu, entre outros, o secretário de Estado da Administração Interna, a procuradora-geral da República e as chefias da GNR e PSP.

Nelson Lourenço, professor da Universidade Nova e presidente do GRESI, apresentou o documento, começando por dizer que faltava em Portugal um conceito estratégico de segurança interna, e que a ligação entre o crime a globalização “impõe novas políticas de prevenção e combate” às ameaças.

Portugal precisa de ter uma estratégia de segurança “em coerência” com a estratégia europeia, defendeu, acrescentando que “a tese tradicional de segurança interna e externa cede a um conceito integrado”, e que “é mais útil uma complementaridade” entre todas as forças ligadas à segurança interna do que “qualquer optimização fragmentada”.

Por isso os autores do estudo defendem que é uma vantagem haver “uma tutela política única” para todas as forças, com base na simplicidade e unidade de comando. E porque em Portugal há um "modelo dualista” (GNR e PSP) é importante definir “com precisão as atribuições e competências de cada componente e eliminando as redundâncias existentes”.

Defende-se no estudo que haja “definitivamente” um modelo de comando e controlo efectivo, “orientado não para a gestão de assuntos correntes mas para as situações que requeiram o concurso de mais do que uma Força/Serviço”.

Para isso, acrescenta-se, é preciso reforçar as competências do Secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SGSSI).

“No mesmo sentido, importa criar um Centro de Comando e Controlo para que além do apoio à decisão do SGSSI assegure também a condução das operações de segurança ao nível operacional”, e que evite “a atrição entre os atores do nível táctico”.

Depois há que “simplificar estruturas”, considerar a “virtuosidade e a necessidade da colaboração entre os vários pilares da segurança nacional”, e “simplificar, desburocratizar, desmaterializar e centralizar nos órgãos centrais da Administração as tarefas correspondentes ao processamento administrativo de processos” que estão a cargo das forças de segurança.

O GRESI defende um “simplex policial” que liberte recursos humanos levando as forças de segurança a concentrarem-se noutras tarefas.

Num comentário ao estudo a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, hoje na Assembleia da República, disse que “como reflexão científica deve de ser analisado”. “Hoje, o quadro institucional em que se move a segurança interna mostra-se adequado, sendo certo que é sempre possível introduzir melhorias”, disse.

O GRESI faz estudos e análises com o objectivo de contribuir para a criação de políticas públicas de segurança interna.
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/forcas-servicos-seguranca-sob-tutela-unica-simplex-policial/pag/-1
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Re: Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por toinojaquim Qui 05 Mar 2015, 10:05

 “Hoje, o quadro institucional em que se move a segurança interna mostra-se adequado, sendo certo que é sempre possível introduzir melhorias" 
Esta frase diz tudo: Fica tudo igual
toinojaquim
toinojaquim
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 520
Mensagem : " As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro, pelo contrário, degradam-se ao nível do pior"
Meu alistamento : 2003 Portalegre


Ir para o topo Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Re: Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por vmgonçalves Qui 05 Mar 2015, 10:12

Assim de repente parece a organização da ANPC que agrega todos os elementos de alguma forma ligados à protecção civil (BV, Canarinhos, CM, etc) com as devidas alterações referentes a FS.
Quem esteja mais dentro do caso que comente.
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Re: Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por toxickripton Qui 05 Mar 2015, 14:01

LOL, "como reflexão científica deve de ser analisado" e "o quadro institucional em que se move a segurança interna mostra-se adequado" tá dito, 
Tomara o Governo meter as leis e os estatutos em funcionamento, quanto mais ir agora unificar seja o que for.
toxickripton
toxickripton
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 34
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 184
Mensagem : "-Meu Comandante, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!"
Meu alistamento : CFG 2010/2011 (A pior colheita desde 1911)

Ir para o topo Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Re: Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por Edr See Qui 05 Mar 2015, 20:26

Uma boa resposta de quem não tem qualquer peso politico dentro do governo.
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Re: Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por GUARDA86 Qui 05 Mar 2015, 21:24

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=4431283
GUARDA86
GUARDA86
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 742
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Re: Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por GUARDA86 Qui 05 Mar 2015, 21:29

http://portocanal.sapo.pt/noticia/53238/
GUARDA86
GUARDA86
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 742
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Re: Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por CARI2013 Qui 05 Mar 2015, 23:54

O livro “Segurança Horizonte 2025, um conceito estratégico de segurança interna”, faz-me pensar no seguinte artigo:

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  4lhnhl

Excerto do artigo "O que o Polícia deve saber", em Revista Polícia Portuguesa, 1937 (Maio - Junho)
O n.º 1 da Revista!
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Re: Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por ML Qui 05 Mar 2015, 23:59

Há MAI, desde que se foi Miguel Macedo não dei por ninguém... Não quero dizer que até ir se dava!
avatar
ML
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 44
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 369
Mensagem : Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te....
Pitágoras

Ir para o topo Ir para baixo

Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial  Empty Re: Forças e serviços segurança sob tutela única e "simplex" policial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes