GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por dragao Qua 05 Jul 2017, 21:57

Reforça-se aqui o papel da GNR [que] hoje já tem um papel muito importante na área da prevenção operacional e vigilância. Prevê-se que seja a GNR a fazer o levantamento cartográfico das áreas ardidas", disse Constança Urbano de Sousa aos deputados do grupo de trabalho sobre a reforma da floresta.
A ministra adiantou que esta "nova competência" da Guarda Nacional Republicana está relacionada com competências que hoje já tem ao nível do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SPNA) e Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GISP), que "já gerem um sistema de informação de incêndios florestais e colaboram permanentemente para a atualização de dados".

No âmbito da atuação mais repressiva, a ministra avançou estar também previsto que as entidades fiscalizadoras passem a ter acesso aos dados da Autoridade Tributária de modo a permitir "uma melhor identificação das entidades, coletivas ou privadas", que estão obrigadas a fazer limpezas nas florestas.

Outra alteração prevista na reforma da floresta destacada por Constança Urbano de Sousa passa pelo "alargamento das redes de vigilância e de vigilância móvel" através do recurso a drones (equipamentos de navegação não tripulados) e a sistemas de videovigilância,

Segundo a ministra, o recurso a estes sistemas permite uma "vigilância mais eficaz do ponto de vista técnico e mais abrangente".

"Além dos postos de vigilância, da vigilância humana, teríamos um maior envolvimento das tecnologias e também um maior envolvimento dos próprios municípios e das freguesias nestas missões", sustentou.
in: Noticias ao Minuto
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por иuησ Sex 07 Jul 2017, 14:48

Não esperava outra coisa...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por vmgonçalves Sex 07 Jul 2017, 16:35

Aqui está a falar quem nada sabe do que se passa no terreno. Só uma informação adicional a GNR já faz o levantamento cartográfico das áreas ardidas através de GPS à uns largos anos. Ainda não tem acesso a cartas topogáficas nem a programas que permitam fazer um correto levantamento (ex. qualquer programa GIS) mas tem-se socorrido do EARTH (em casa). Também não dá formação (somos todos uns autodidatas, com o nosso dinheiro claro!!!).
Acesso aos dados das finanças??? Boa sorte, já se fala nisto também à uns anos, e cada vez que existe um grande incêndio.
Drones??? Já inventaram algum com uma autonomia de 8 horas, autónomo, que voe a cerca de 1000 metros de altitude com um camara de UHD, sensor de temperatura e infravermelhos e capacidade de de processamento para detecção de toda a área focada pela camara? Não??? Então desista dos drones. Só dão despesas sem proveito.
Isto quando há um incêndio, todos descobrem a pólvora.....
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por Guarda que anda à linha Sex 07 Jul 2017, 20:59

E que tal antes disso, pensarem em repor, através de novas admissões, os efetivos que pertence repor na instituição.
 
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/relatorio/gnr-tem-defice-de-3500-efetivos-militares
 
O que faz com que por falta desses efetivos se tenha chegado ao cumulo de ter de se fazer patrulhas unipessoais por falta de efetivos, de noite, e de dia em locais ermos e isolados, o que há uns anos atrás era impensável e inadmissível, pondo em perigo e risco eminente e constante os militares que as fazem, bastando para isso, ao pararem junto de um carro parado/imobilizado numa via ou estrada qualquer a ver se alguém precisa de ajuda, e no seu interior se encontrar um bandido ou terrorista qualquer, e por logo ali, naquele momento, fim à carreira do militar?
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por Edr See Sex 07 Jul 2017, 22:10

Não batam mais no ceguinho...
Não sei quais os meios e como vai decorrer no terreno, mas o CG faz bem aproveitar isto, é dinheiro que recebe a instituição, espero que seja canalizada para o local certo, com o reforço do Epna, humanos e materiais!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por COELHO.X Sex 07 Jul 2017, 22:48

Acho que sim que seja canalizado o dinheiro para meios materiais, reforço do sepna etc....os homens que virão a ingressar no sepna é que vêm sempre do mesmo sitio...(postos)!!!!
Apostar e reforçar os postos é que nada....cada vez mais e segundo já é noticiado, os postos agrupam se por falta de pessoal, nada em que eu ja nao passe...no entanto assobiasse para o lado!!!
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por Rochita Sáb 08 Jul 2017, 20:01

COELHO.X escreveu:Acho que sim que seja canalizado o dinheiro para meios materiais, reforço do sepna etc....os homens que virão a ingressar no sepna é que vêm sempre do mesmo sitio...(postos)!!!!
Apostar e reforçar os postos é que nada....cada vez mais e segundo já é noticiado, os postos agrupam se por falta de pessoal, nada em que eu ja nao passe...no entanto assobiasse para o lado!!!

tal e qual.....mais do mesmo
Rochita
Rochita
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 340
Mensagem : "a vida é dura para quem é mole..."
Meu alistamento : 1900 e troca o passo....

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por DNS Dom 09 Jul 2017, 09:44

COELHO.X escreveu:Acho que sim que seja canalizado o dinheiro para meios materiais, reforço do sepna etc....os homens que virão a ingressar no sepna é que vêm sempre do mesmo sitio...(postos)!!!!
Apostar e reforçar os postos é que nada....cada vez mais e segundo já é noticiado, os postos agrupam se por falta de pessoal, nada em que eu ja nao passe...no entanto assobiasse para o lado!!!
Não sei como é o epna na vossa za, mas na minha ao fim de semana está tudo de folga (seja real ou escalados sem aparecer).
Mesmo quando há caça vai o posto, ao domingo do epna aparece um à civil quando aparece e é entrar e sair.
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por moralez Dom 09 Jul 2017, 11:38

DNS escreveu:
COELHO.X escreveu:Acho que sim que seja canalizado o dinheiro para meios materiais, reforço do sepna etc....os homens que virão a ingressar no sepna é que vêm sempre do mesmo sitio...(postos)!!!!
Apostar e reforçar os postos é que nada....cada vez mais e segundo já é noticiado, os postos agrupam se por falta de pessoal, nada em que eu ja nao passe...no entanto assobiasse para o lado!!!
Não sei como é o epna na vossa za, mas na minha ao fim de semana está tudo de folga (seja real ou escalados sem aparecer).
Mesmo quando há caça vai o posto, ao domingo do epna aparece um à civil quando aparece e é entrar e sair.
Aqui é igual.
Sábados e Domingos é raro fazerem patrlhas. Ainda têm um dia de instrução durante a semana...
Contas feitas, são 4 dias de serviço operacional por semana. Uma fartura...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por MiguelBarrancos Dom 09 Jul 2017, 15:02

Noticias falsas, show off, mentiras atrás de mentiras! Os jornalistas devia ir ao terreno, e fazer uma reportagem à séria!
MiguelBarrancos
MiguelBarrancos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 968
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por gomesarcos Dom 09 Jul 2017, 19:58

moralez escreveu:
DNS escreveu:
COELHO.X escreveu:Acho que sim que seja canalizado o dinheiro para meios materiais, reforço do sepna etc....os homens que virão a ingressar no sepna é que vêm sempre do mesmo sitio...(postos)!!!!
Apostar e reforçar os postos é que nada....cada vez mais e segundo já é noticiado, os postos agrupam se por falta de pessoal, nada em que eu ja nao passe...no entanto assobiasse para o lado!!!
Não sei como é o epna na vossa za, mas na minha ao fim de semana está tudo de folga (seja real ou escalados sem aparecer).
Mesmo quando há caça vai o posto, ao domingo do epna aparece um à civil quando aparece e é entrar e sair.
Aqui é igual.
Sábados e Domingos é raro fazerem patrlhas. Ainda têm um dia de instrução durante a semana...
Contas feitas, são 4 dias de serviço operacional por semana. Uma fartura...

Na minha ZA Há sempre patrulha ao fim de semana, sendo esta composta por 4 militares e 2 EPF. E para otimizar os as patrulhas fazem mistas (militares e guardas florestais).
Agora com tão pouco pessoal não queiram milagres.
gomesarcos
gomesarcos
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 41
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 169
Meu alistamento : GIA- 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por joao miguel silva Dom 09 Jul 2017, 21:19

E o que interessa ter mais elementos no SEPNA, por acaso os incêndios vão diminuir?
A conversa é sempre a mesma, vai-se reforçar e fazer-se mil e umas coisas, depois passa a romaria e continua tudo na mesma.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por TiagoGouveia Seg 10 Jul 2017, 01:15

Na minha equipa somos 5 militares onde deviam ser 8, com uma área  de 5 concelhos dos mais populosos do pais (grande Lisboa) e ainda temos de cobrir a maior parte das ocorrências com animais porque dois subdestacamentos nunca têm patrulhas disponíveis. Escusado será dizer que prevenção aos incêndios é escassa.
TiagoGouveia
TiagoGouveia
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 336
Meu alistamento : CFP 2004/2005 AIP
13º Curso SEPNA
CPCb 2015/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por moralez Seg 10 Jul 2017, 13:09

TiagoGouveia escreveu:Na minha equipa somos 5 militares onde deviam ser 8, com uma área  de 5 concelhos dos mais populosos do pais (grande Lisboa) e ainda temos de cobrir a maior parte das ocorrências com animais porque dois subdestacamentos nunca têm patrulhas disponíveis. Escusado será dizer que prevenção aos incêndios é escassa.
Bem sei do que falas... Aquilo está pela hora da morte.
Mas também te digo, se houvesse mais formação e instrução nos postos, muitas das vezes nem sequer era preciso recorrer às especialidades, muitas das ocorrências até eram resolvidas por telefone com os cidadãos...
E, nesse caso das ocorrêncoas com animais, se os postos tivessem dotados com leitores de chips, não se perdia nada...
Mas é a Guarda que temos...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por gomesarcos Seg 10 Jul 2017, 13:49

joao miguel silva escreveu:E o que interessa ter mais elementos no SEPNA, por acaso os incêndios vão diminuir?
A conversa é sempre a mesma, vai-se reforçar e fazer-se mil e umas coisas, depois passa a romaria e continua tudo na mesma.
É lógico que com maior prevenção os incêndios tenderiam a ser menos ou de menor dimensão (fazendo cumprir o que está na lei, limpeza, etc.).
A questão não é mais elementos no SEPNA, mas sim mais guardas a patrulhar as zonas florestais e intervirem!
Hoje em dia o SEPNA "APENAS" responde às denuncias da população e satisfaz de forma deficiente as inúmeras operações.
A ação é condicionada.
Vou enumerar o trabalho que dá um incêndio florestal a nível de procedimento.
- Elaborar auto de noticia
- Elaborar ficha de validação.
- Cartografar a área ardida.
- carregar a base sgiif.
- elaborar o inquérito.
Isto seja pequeno ou grande, para todos os incêndios.
  QUEREM O QUÊ!  MILAGRES
gomesarcos
gomesarcos
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 41
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 169
Meu alistamento : GIA- 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Concordo! Na minha Z.A. é igual. A culpa é da Guarda que assim deixa correr. Serviços de qualidade e fiscalização é zero/zero

Mensagem por rafaelcardoso Seg 10 Jul 2017, 14:31

moralez escreveu:
DNS escreveu:
COELHO.X escreveu:Acho que sim que seja canalizado o dinheiro para meios materiais, reforço do sepna etc....os homens que virão a ingressar no sepna é que vêm sempre do mesmo sitio...(postos)!!!!
Apostar e reforçar os postos é que nada....cada vez mais e segundo já é noticiado, os postos agrupam se por falta de pessoal, nada em que eu ja nao passe...no entanto assobiasse para o lado!!!
Não sei como é o epna na vossa za, mas na minha ao fim de semana está tudo de folga (seja real ou escalados sem aparecer).
Mesmo quando há caça vai o posto, ao domingo do epna aparece um à civil quando aparece e é entrar e sair.
Aqui é igual.
Sábados e Domingos é raro fazerem patrlhas. Ainda têm um dia de instrução durante a semana...
Contas feitas, são 4 dias de serviço operacional por semana. Uma fartura...
rafaelcardoso
rafaelcardoso
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 35
Profissão : Guarda Nacional Repúblicana
Nº de Mensagens : 947
Mensagem : "QVE OS MVITOS POR SER POVCOS NAM TEMAMOS"
Meu alistamento : 02-12-2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por matulão Seg 10 Jul 2017, 17:16

Na minha ZA são meros leitores de chip, e não elaboram Auto de Noticia de coisa nenhuma!
matulão
matulão
1º Sargento
1º Sargento

Feminino
Idade : 49
Profissão : patrulheirissimo
Nº de Mensagens : 1151
Mensagem : Continua-se a verificar que hoje em dia as rotundas é que dão dinheiro com operações stop e a velha história do polícia perseguir o ladrão já deixou de ser cliché há muito.
Meu alistamento : 99/00

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR vai ter "papel reforçado" com reforma da floresta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes