FUNÇÃO PÚBLICA Reformas antecipadas caem e penalizações aumentam

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso FUNÇÃO PÚBLICA Reformas antecipadas caem e penalizações aumentam

Mensagem por dragao Sex 20 Out - 23:39

Foram menos 75% os funcionários públicos que em 2016 pediram para se reformar antecipadamente. Já as penalizações tiveram uma subida de 42%. Os números estão esta quinta-feira, 19 de Outubro, no Público e no Diário de Notícias.
No ano passado 1.349 funcionários públicos pediram a reforma antecipada, uma redução de 75% face a 2015 e, segundo o Público, o número mais baixo dos últimos 13 anos, período para o qual há registo no site da Caixa Geral de Aposentações (CGA).
 
Quem antecipou a reforma foi para casa com corte médio de 30% no valor da pensão, a penalização mais elevada dos últimos cinco anos e que reflecte os agravamentos previstos na lei e que entretanto entraram em vigor, escreve, por seu turno, o Diário de Notícias.
 
Os números constam do Relatório e Contas da CGA que vai ser discutido com os sindicatos na reunião do conselho consultivo do próximo dia 24 de Outubro.
 
Desde 2013 que a atribuição e o cálculo das pensões antecipadas tem vindo a sofrer alterações legais. Verificou-se um aumento da idade normal da reforma, que em 2012 estava nos 63,5 anos e em 2016, depois de alterações várias, estava nos 66 anos e dois meses. 

Por outro lado, a reformulação do cálculo do factor de sustentabilidade levou a um reforço da penalização das reformas antecipadas, o que se somou à eliminação, em 2014, do mecanismo de bonificação que permitia que por cada grupo completo de três anos acima dos 30 de serviço, fosse possível reduzir em 6% a penalização global da pensão antecipada.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/funcao-publica/detalhe/reformas-antecipadas-caem-e-penalizacoes-aumentam?ref=funcao-publica_maislidas
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23189
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes