Primeiros milhões do PRR já chegaram a Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Primeiros milhões do PRR já chegaram a Portugal

Mensagem por dragao Sex 23 Jul 2021, 20:48

O Governo vai assinar, na segunda-feira, acordos para receber os primeiros fundos do plano de recuperação europeu.

É o passo que falta para que Portugal possa começar a receber a primeira tranche da chamada "bazuca" europeia e que servirá para alavancar a recuperação da economia depois da forte contração provocada pela pandemia da covid-19.

Numa nota divulgada esta sexta-feira, o Ministério das Finanças dá conta da cerimónia na segunda-feira à tarde, dia 26 de julho. "O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, e o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, procedem à assinatura dos Acordos de Financiamento e de Empréstimo entre Portugal e a Comissão Europeia relativos ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência", refere o comunicado das Finanças.

Depois de assinados os acordos, fica fechado o processo burocrático para que Portugal começa a receber os fundos comunitários financiados, pela primeira vez, por dívida comum.

Em causa está um envelope financeiro total de 16,6 mil milhões de euros para serem executados até ao final de 2026. As verbas vão chegar ao ritmo de duas tranches por ano ao longo dos próximos cinco anos.

No imediato, Portugal receberá um pré-financiamento correspondente a 13% do valor total, ou seja, cerca de 2,1 mil milhões de euros, sendo que o governo prevê ir buscar 3,3 mil milhões de euros até ao final deste ano.

https://www.jn.pt/economia/portugal-assina-acordos-para-receber-dinheiros-da-bazuca-na-segunda-feira-13968946.html
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23189
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Primeiros milhões do PRR já chegaram a Portugal

Mensagem por dragao Ter 03 Ago 2021, 13:28

A Comissão Europeia desbloqueou esta terça-feira a verba de pré-financiamento do PRR português, correspondente a 13% do total a que o país tem direito: 2,2 mil milhões de euros.

Portugal já pode começar a gastar os primeiros milhões do ansiado Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Através de comunicado, a Comissão Europeia informa ter já desembolsado esta terça-feira 2,2 mil milhões de euros da fatia de pré-financiamento do PRR.

"Portugal é um dos primeiros países a receber um pagamento de pré-financiamento ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR). Este pagamento contribuirá para lançar a aplicação das medidas essenciais em matéria de investimento e de reforma delineadas no plano de recuperação e resiliência de Portugal", pode ainda ler-se na nota divulgada por Bruxelas.

O órgão executivo da União Europeia refere ainda que irá desbloquear novas tranches "em função do ritmo de execução dos investimentos e reformas descritos nesse plano". Como foi já avançado pelo Negócios, a próxima verba do PRR poderá ser libertada entre dezembro e janeiro próximos.

Portugal tem direito a um total de 16,6 mil milhões de euros, 13,9 mil milhões relativos a subvenções a fundo perdido e 2,7 mil milhões referentes a empréstimos em condições favoráveis. Recorde-se que à componente de empréstimos poderão ainda somar-se 2,3 mil milhões de euros a que o país tentará aceder de forma condicional, isto é, se tal verba for considerada necessária para reforçar os capitais próprios das empresas via Banco de Fomento, uma decisão que terá de ser tomada pelas autoridades nacionais até 2023.

A Comissão Europeia realça que "este pagamento contribuirá para lançar a aplicação das medidas essenciais em matéria de investimento e de reforma delineadas no plano de recuperação e resiliência de Portugal", no entanto parte do dinheiro agora libertado foi já investido uma vez que são elegíveis para o PRR as despesas feitas ao nível nacional no combate à crise pandémica desde a sua eclosão, em fevereiro do ano passado.

Além de Portugal, Luxemburgo (12,1 mil milhões de euros) e Bélgica (770 milhões de euros) também surgem no grupo de países a receberem primeiro os primeiros cheques ao abrigo do Próxima Geração UE (Next Generation EU), o programa que absorve a fatia de leão do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR). O MRR, escreve a Comissão, "disponibilizará 723,8 mil milhões de euros (a preços correntes) para apoiar investimentos e reformas em todos os Estados-membros".

Von der Leyen fala em "momento histórico na execução do PRR de Portugal"
São otimistas as declarações dos responsáveis comunitários que acompanham o comunicado desta manhã. A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, considera que "o desembolso hoje efetuado representa um momento histórico na execução do plano de recuperação e resiliência de Portugal".

Já o comissário do Orçamento e Administração, Johannes Hahn, preferiu destacar "uma cooperação intensa com Portugal e uma preparação sólida no âmbito da Comissão", possibilitando a Bruxelas "proceder ao pagamento dos fundos em tempo recorde".

Por seu turno, o comissário da Economia, Paolo Gentiloni, sustenta que "os primeiros fundos hoje desembolsados ajudarão Portugal a sair fortalecido da crise. O plano de Portugal irá reformar e digitalizar a sua administração pública".

"Os investimentos na renovação energética e na gestão florestal contribuirão para proteger o clima. O ambicioso programa no domínio das competências dará a muitos portugueses a oportunidade de adquirirem novas capacidades a este nível. Tudo isto é o resultado da colaboração entre todos na Europa", conclui Gentiloni.

Em nota enviada às redações, o Ministério das Finanças reagiu entretanto salientando que o facto de Portugal ter sido "o primeiro país europeu a entregar o PRR" a possibilitar integrar o restrito grupo de três países que vão receber os primeiros cheques do MRR.

"Todo o nosso empenho durante meses foi determinante para chegarmos ao dia de hoje", afirma João Leão, ministro das Finanças.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/primeiros-milhoes-do-prr-ja-chegaram-a-portugal
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23189
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Primeiros milhões do PRR já chegaram a Portugal

Mensagem por Espada Ter 03 Ago 2021, 20:21

Vão começar os depósitos a prazo nas grandes empresas..
Espada
Espada
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 44
Profissão : G.N.R
Nº de Mensagens : 264
Meu alistamento : CFP 2001

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Primeiros milhões do PRR já chegaram a Portugal

Mensagem por Asensio Ter 03 Ago 2021, 22:31

vai direitinho pa TAP
Asensio
Asensio
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 634
Meu alistamento : 2003 AIP...

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Primeiros milhões do PRR já chegaram a Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes