Caos em Guimarães. Autarca acusa PSP de falhas e já falou com MAI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Caos em Guimarães. Autarca acusa PSP de falhas e já falou com MAI

Mensagem por dragao Qua 10 Ago 2022, 12:14

Presidente da Câmara de Guimarães diz que adeptos identificados deveriam ter sido detidos e pede reforço policial.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, considerou, esta quarta-feira, que ocorreu "uma falha de segurança" devido à destruição causada, na noite de terça-feira, no centro histórico da cidade, e defendeu que é preciso apurar por que razão a Polícia de Segurança Publica (PSP) "não atuou".

Recorde-se que a PSP de Braga anunciou esta quarta-feira que identificou 154 adeptos do clube croata Hadjuk Split por alegadamente terem arremessado cadeiras e tochas no centro histórico de Guimarães, deixando um rasto de destruição. Face ao sucedido, têm-se multiplicado as críticas à polícia devido aos atos de violência ocorridos.

"Houve esta falha porque nos planos da polícia devia estar prevista esta possibilidade, não é só no dia de hoje, os adeptos deste clube que nos visita, da Croácia, aqui em Guimarães, tem fama e esta má reputação de serem, enfim, muito conflituosos, arruaceiros", disse o autarca, em declarações aos jornalistas, questionando a ausência de planeamento.

"Algo falhou e é preciso saber o que é que falhou, porque de facto a polícia não atuou", defendeu.

"Instalaram o pânico em Guimarães, cidade pacifica, tranquila e, de repente, uma horda de criminosos, é exatamente assim, entra pela cidade dentro, faz esta incursão e instala o pânico e a Policia não esteve, não atuou", reforçou, defendendo que o prejuízo mais significativo é o da "segurança".

"Uma cidade tranquila e segura não pode ter esta reputação", notou.

O autarca considerou que é preciso um reforço policial nestas situações e defendeu que os adeptos identificados deveriam ter sido detidos.

"Quando há um fenómeno destes(...) a nossa Polícia, a Polícia local, a Polícia distrital, tem que ser mais forte e, quando não tem força, como mostra não ter nestes casos, tem de pedir reforços às Polícias especiais, à força especial da Polícia", disse.

"A Polícia Judiciária tem de estar atenta para cortar este mal pela raiz e o Ministério Público também tem de atuar", acrescentou, defendendo que os adeptos identificados deveriam ter sido detidos para "prestarem declarações ao tribunal de modo a que não consigam" dirigir-se à cidade de Guimarães, "nem tão pouco assistir ao encontro" desta tarde.

"É isso que devia ser feito, tem de se cortar o mal pela raiz", sublinhou.

O autarca disse que espera que esteja tudo "alerta e reforçado" para o dia de hoje, para que não se repita o sucedido, e revelou que já entrou em contacto com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, para pedir um reforço de policiamento.

Questionado sobre os adeptos portugueses que alegadamente também terão estado envolvidos nos distúrbios, Domingos Bragança insistiu que as respostas estão "na base do inquérito que é preciso fazer".

"O inquérito é que vai apurar. Foram pessoas notificadas, o Ministério Público saberá quem é que foi notificado. É preciso ouvi-los, notificar e detê-los", insistiu.

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória de Guimarães recebe hoje o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17h00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2051918/autarca-de-guimaraes-acusa-psp-de-falhas-e-ja-falou-com-mai
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Caos em Guimarães. Autarca acusa PSP de falhas e já falou com MAI

Mensagem por dragao Qua 10 Ago 2022, 12:16

Associação pede demissão de comandante da PSP após caos em Guimarães

Entendem que atos de violência “não poderão passar impunes”.

AAssociação 'VitóriaSempre' pediu a demissão do comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga, Henriques Almeida, na sequência da destruição causada, na noite de terça-feira, no centro histórico de Guimarães, alegadamente por adeptos do clube de futebol croata Hadjuk Split.

Através de um comunicado divulgado nas redes sociais, a Associação lamenta “profundamente os atos de violência” sucedidos em Guimarães, que esteve “a ferro e fogo”.

“Os bares do centro histórico sofreram danos avultados. Os comerciantes sem qualquer defesa puderam apenas rezar e esperar que o vendaval de destruição cessasse. Isto feito de modo impune, sem qualquer obstáculo ou sem alguém a impedir que tal sucedesse”, lê-se.

A 'VitóriaSempre' diz-se surpresa e nota que tudo indicava que o Comando Distrital da PSP de Braga teria preparado uma “organização de grande envergadura para suster os ímpetos de uma das claques mais violentas da Europa, ainda para mais associada a uma claque portuguesa conhecida pela sua violência”.

“Não existia policiamento na rua, não existia prevenção, deixando uma horda de malfeitores percorrer impunemente a cidade sem serem travados”, denuncia a 'VitóriaSempre'.

Desta forma, a Associação entende que os atos de violência “não poderão passar impunes”. “Exigimos responsabilização! Responsabilização do Comandante da PSP, exortando-o a ser humilde e pedir a demissão por não ter acautelado a defesa dos cidadãos vimaranenses e dos muitos turistas que circundam pelo centro histórico da cidade! Responsabilidade dos responsáveis autárquicos incapazes de preverem o viria a suceder, não exigindo uma articulação e uma resposta pronta de quem tinha que agir”, escrevem.

Recorde-se que a PSP de Braga anunciou esta quarta-feira que identificou 154 adeptos do Hadjuk Split por alegadamente terem arremessado cadeiras e tochas no centro histórico de Guimarães. Em comunicado, o Comando Distrital de Braga da PSP confirma ter recebido queixas sobre "aproximadamente 100 indivíduos" a "causar distúrbios", incluindo "arremesso de mobiliário de esplanadas e deflagração de artefactos pirotécnicos" por volta das 22h30 de terça-feira.

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória de Guimarães recebe hoje o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17h00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Leia Também: PSP identificou 154 adeptos do Hadjuk Split após distúrbios em Guimarães

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2051869/associacao-pede-demissao-de-comandante-da-psp-apos-caos-em-guimaraes
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Caos em Guimarães. Autarca acusa PSP de falhas e já falou com MAI

Mensagem por eduardo1143 Qua 10 Ago 2022, 12:37

as pessoas não conseguem perceber que isto acontece por culpa dos políticos e das suas politicas e não por culpas dos serviços de segurança
avatar
eduardo1143
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 811

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Caos em Guimarães. Autarca acusa PSP de falhas e já falou com MAI

Mensagem por COELHO.X Qua 10 Ago 2022, 22:57

eduardo1143 escreveu:as pessoas não conseguem perceber que isto acontece por culpa dos políticos e das suas politicas e não por culpas dos serviços de segurança
Exatamente, e mais, estes governantezitos de meia tigela qualquer coisa batem forte  e feio nos policias, c@gam de alto a baixo sobre todos nós,  opinam como fossem donos disto tudo, vejam os presidentes das duas maiores camaras do país, o exmo. MAI foi a correr ter com eles e quem levou "porrada" os cmdts e seus subordinados.
O povo português gosta de ser enganado e assim vai ser sempre, esta nos genes.
O ataque às polícias não é de agora, mas nos dias que correm pelas dificulades que estes governantes nos expuseram somos um alvo fácil a abater.
Se quase ninguém gostava de nós, agora cada vez menos.
Esta Guarda/polícia de hoje,  esta pobre, e  todos os elementos que a compõem estão exaustos, desiludidos e tristes com a vida de polícia e mais grave...cada vez mais POBRES!!
 Boa noite! militar
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Caos em Guimarães. Autarca acusa PSP de falhas e já falou com MAI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes