Bastões extensiveis

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Bastões extensiveis

Mensagem por Ideias 7/11/2006, 22:30

Relembrando a primeira mensagem :

Bastões extenciveis tem enquadramento na nova Lei das armas???
Quando na posse de civis, claro
Ideias
Ideias
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 930
Mensagem : Cheio de fé não temo o que virá, pois venha o que vier não será mais maluco que eu....
Meu alistamento : 1.º Turno de 1995 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo


Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Dani99 2/11/2007, 23:48

Boas noites pessoal...até que ponto posso ser punido por possuir, volto a dizer..POSSUIR, em serviço um bastão extensivel? É possivel por esta razao participarem de mim?com que fundamento legal? (não houve qualquer queixa por parte de ninguem, ate porque apesar de o possuir em serviço, visivel a toda a gente, nunca tive necessidade de fazer uso dele). Obrigado
Dani99
Dani99
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar da GNR/BT
Nº de Mensagens : 246
Mensagem : O sagitário ninguém me tira...
Meu alistamento : GIA - 2002/2003

37º Curso de Trânsito

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Andrade 1/10/2008, 00:28

É um tópico que já tem algum tempo, mas penso que posso tirar alguma duvida, é que tenho curso ASP e usso bastão extencivel todas as vezes que estou de cerviço, e esse foi-me distribuido pela minha unidade e tenho ordens para utiliza-lo quando necessário, e como eu estão todos os guardas da minha unidade, que são + ou - 700. estão perfeitamente autorizados, mas só com o curso é claro.
Andrade
Andrade
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 241
Meu alistamento : 2005 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por dive 1/10/2008, 22:44

Andrade escreveu:É um tópico que já tem algum tempo, mas penso que posso tirar alguma dúvida, é que tenho curso ASP e uso bastão extensivel todas as vezes que estou de serviço, e esse foi-me distribuido pela minha unidade e tenho ordens para utilizá-lo quando necessário, e como eu estão todos os guardas da minha unidade, que são + ou - 700. estão perfeitamente autorizados, mas só com o curso é claro.

Assim, está melhor...
Fixe
dive
dive
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR/UCC
Nº de Mensagens : 592
Meu alistamento : 1º Alistamento de 1997.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Trinity 2/10/2008, 16:20

Aqui conto a minha experiência: comprei um extensível, perguntei ao CMDT do PT e respondeu-me que são ilegais, não podemos andar com ele. Tenho-o pro caso de surgir uma situação de crise..e à espera que algo mude.

Cumprimentos
Trinity
Trinity
Cabo
Cabo

Feminino
Idade : 43
Profissão : OPC/GNR
Nº de Mensagens : 194
Meu alistamento : 2006/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por dive 2/10/2008, 16:48

Se fossem ilegais a Guarda não tinha adquirido cerca de 700, como também não tinha dado formação aos militares. Desde que o militar tenha formação na matéria, não vejo nada a apontar.

Cumps
dive
dive
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR/UCC
Nº de Mensagens : 592
Meu alistamento : 1º Alistamento de 1997.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Patrulhas 2/10/2008, 17:08

Eu usava bastão se os houvesse no pt, para todos e claro ... pálas (porta bastões).
HeeHeeHee
Patrulhas
Patrulhas
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1253
Meu alistamento : Curso de 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Trinity 2/10/2008, 23:50

dive escreveu:Se fossem ilegais a Guarda não tinha adquirido cerca de 700, como também não tinha dado formação aos militares. Desde que o militar tenha formação na matéria, não vejo nada a apontar.

Cumps

Pois também já me disseram que o pll das bicicletas usam..Não sei talvez tenhamos que ter formação para andar com eles. Alguém sabe como ter essa formação?
Trinity
Trinity
Cabo
Cabo

Feminino
Idade : 43
Profissão : OPC/GNR
Nº de Mensagens : 194
Meu alistamento : 2006/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Orca Azul 3/10/2008, 11:14

Teem uma formação de uns dias e usam, no 2º esquadrão!
Orca Azul
Orca Azul
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 57
Profissão : GNR - Operador TIE
Nº de Mensagens : 421

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por RickyCrazy 3/10/2008, 13:48

Boas malta so para ajudar ao pessoal, para fazer uso do bastão é preciso estar habilitado para tal com curso administrado por pessoas correctamente habilitadas com curso de formadores e isso já existe na guarda com Cursos que o pessoal da ASP Americanos estiveram a dar a oficiais e sargentos e estes ministraram o curso a militares da GNR por isso so pessoal com o devido curso podem fazer uso deste.

Mas nao existe chapinha nem diploma ( so para Oficiais e sargentos) por isso nao esta averbado no processo individual do militar nem consta em lado nenhum mas foi administrado a praças

penso que já ajuda um pouco...
RickyCrazy
RickyCrazy
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 88
Mensagem : Vive o momento Presente...
Meu alistamento : 14 de Novembro de 2005

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por dive 5/10/2008, 16:56

Foi ministrado a todos os militares do GIPS, durante a sua formação. Com boa vontade por parte dos Comandos, poderia ser fornecida formação aos PT nas proximidades dos CMA do GIPS. A Guarda é que ficava a ganhar.
dive
dive
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR/UCC
Nº de Mensagens : 592
Meu alistamento : 1º Alistamento de 1997.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Andrade 5/10/2008, 21:04

dive escreveu:Foi ministrado a todos os militares do GIPS, durante a sua formação. Com boa vontade por parte dos Comandos, poderia ser fornecida formação aos PT nas proximidades dos CMA do GIPS. A Guarda é que ficava a ganhar.

Póis ficava a ganhar e muito, mas muitos guardas dos PT não iriam gostar de ter formação dada pelo GIPS.
Andrade
Andrade
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 241
Meu alistamento : 2005 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por jcarlos 6/10/2008, 10:44

A formação nunca é demais, independente se quem a dê seja do GIPS, BOP, COE, etc!!
É um erro não se aproveitar quem está habilitado para dar formação ao efectivo.
avatar
jcarlos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 512
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Andrade 6/10/2008, 15:26

Póis é, tem toda a razão.
Andrade
Andrade
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 241
Meu alistamento : 2005 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Balístico 8/10/2008, 21:31

Mas olhem que a nova lei das armas mudou um pouco o tópico "bastão extensível"...
Na nova, há uma descrição específica que contempla o termo "defesa" em oposição á anterior, que só referia "agressão", e isto aplicado a tudo e mais alguma coisa.
E o novo enquadramento já refere que é de uso exclusivo de forças militares e de segurança, logo, já legitimando o seu uso.


Última edição por Balístico em 8/10/2008, 21:39, editado 1 vez(es)
Balístico
Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens : 968
Meu alistamento : Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por dive 8/10/2008, 21:38

Legitimando o seu uso, mas apenas a quem o souber utilizar correctamente. A formação é essencial, até para salvaguarda do militar, pois se algo correr mal, o facto de não ter formação, será realçado.
dive
dive
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR/UCC
Nº de Mensagens : 592
Meu alistamento : 1º Alistamento de 1997.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Balístico 8/10/2008, 21:42

Sim, de acordo...
E realçado, infelizmente, apenas em seu prejuízo...
É a Guarda que temos...
Balístico
Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens : 968
Meu alistamento : Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por DLord 8/10/2008, 23:08

Eu como militar do GIPS, uso o bastao extensível ASP, faz parte dominante do nosso armamento que todos os militares usam.
Tivemos instrução com esse bastão e recebemos o curso durante o curso do GIPS.
Por aquilo que me disseram durante o curso, o uso do bastão pode ser usado tal como o bastão de borracha normal, mas apenas quem possuir o curso o pode usar.
Cumps..
DLord
DLord
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 131
Meu alistamento : Um do tempo da Avó!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Balístico 8/10/2008, 23:41

Pois eu como militar no territorial, tive a sorte de ter uma namorada espectacular que mo ofereceu, caso contrário teria sido mesmo eu a gastar os 150€ nele, e apesar de não ter curso nenhum, vou continuar a trazê-lo sempre á mão, porque a mim sim ele faz um jeitão...
Até porque se fossemos rigorosos quanto a isso dos cursos, se calhar nem poderíamos dizer de peito erguido que tínhamos um curso...
...de GNR...
Balístico
Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens : 968
Meu alistamento : Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por dive 9/10/2008, 17:20

Cada cabeça sua sentença, desde que cada um assuma as suas responsabilidades, até um canhão podemos utilizar na patrulha.
dive
dive
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR/UCC
Nº de Mensagens : 592
Meu alistamento : 1º Alistamento de 1997.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Nero 20/1/2009, 21:52

RickyCrazy escreveu:Boas malta so para ajudar ao pessoal, para fazer uso do bastão é preciso estar habilitado para tal com curso administrado por pessoas correctamente habilitadas com curso de formadores e isso já existe na guarda com Cursos que o pessoal da ASP Americanos estiveram a dar a oficiais e sargentos e estes ministraram o curso a militares da GNR por isso so pessoal com o devido curso podem fazer uso deste.

Mas nao existe chapinha nem diploma ( so para Oficiais e sargentos) por isso nao esta averbado no processo individual do militar nem consta em lado nenhum mas foi administrado a praças

penso que já ajuda um pouco...

Boas camaradas,
apesar de o tópico já estar assinalado como resolvido, achei por bem manifestar-me (no bom sentido claro)

Ao contrario do que o camarada diz eu passo a explicar quem possui cursos ASP.


A Milicia, principal representante da ASP em Portugál, é quem promove os cursos, dos mais variados produtos que vende.
Quem compra um bastão ASP tem direito a formação tambem, pois quem paga esses cursos por ai, está a ser enganado. Estamos a falar de cursos ASP, ok...
A Milicia por sentir necessidade de ter formadores convida clientes, para frequentarem cursos de formador ASP.
Quando existem cursos? Os cursos são pedidos pelas instiuições, GNR, PM, PJ, PJM, PSP, GP. E se são propostos apenas 15 elementos (ex), pela instituição, então a Milicia faz o convite aos clientes para completar a turma, se a instituição autorizar claro. A unica que até hoje não deixou foi a PJM, pelo que sei.
Como é obvio, a GNR não vai pedir para ser ministrado um curso de formador a um "Praça", e digo obvio porque todos sabemos como funciona, não porque tenha menos ou mais capacidades... No entanto, o instruendo desse curso quando for dar depois formação, não se pode, (não deve pelo menos) apresentar como Sr. oficial, sargento, pois está ali, como FORMADOR ASP, e sim, é passado um diploma ao militar que depois frequentar esses cursos, dado por esse novo formador, e o diploma é passado pela ASP, através da Milicia.
Eu sou Soldado, e sou instrutor ASP.

O que acontece, relativamente a utilização, é que o pessoal facilita claro. O problema como já foi dito claro, é se a coisa corre mal, e vamos a tribunal, sem habilitação.

Como e onde e quando, são promovidos cursos de utilizador de bastão ASP (curso ABC)??

É muito simples, ao contrário do que possam pensar, basta um formador querer.
É só combinar com a Milicia, eles fornecem o material para instrução, a execpção dos bastões "reais"...
depois, arranjar um espaço, um pavilhão, é o ideal, e pronto, ser ministrada uma instrução de um dia, e quem passar no exame final, fica habilitado como utilizador de bastão extensivel, com diploma, o qual poderá depois averbar no seu precesso individual na GNR.

Nestes termos a GNR não interfere em nada, e a instrução é dada num dia de folga.
E podem comparecer apenas FS.
Agora claro, se o CMDT Dter autorizar, combina-se e são dispensados. O que já aconteceu em alguns lados.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas.
Da minha parte, assim que forem resolvidas as "transferencias", poderei convidar ao pessoal do forum (so FS) a frequentar o curso de utilizador. Agora, não da tempo para organizar as coisas.
E claro, a custo Zero, pois os cursos ASP são a custo Zero.

Abraços


Última edição por Nero em 20/1/2009, 23:42, editado 1 vez(es)
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Balístico 20/1/2009, 23:42

Por acaso, por falta de tempo, nunca cheguei a falar a com eles a esse respeito... Tenho de ver se tiro o tal curso, até porque como já se sabe, o saber não ocupa lugar...
Balístico
Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens : 968
Meu alistamento : Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Helivirgin 21/1/2009, 10:18

Fixe Camarada Nero. Uma boa explicação.
Helivirgin
Helivirgin
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 418
Mensagem : Os grandes homens não nasceram na grandeza, engrandeceram.

Meu alistamento : Onde muitos lá passaram.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Lupo 21/1/2009, 12:48

Tudo se resume a negócio!! "quais cursos quais carapuça"
O ideal e comprar uns bons ténnis!
Assim ninguem nos apanha grande risota2
Lupo
Lupo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Nem eu sei! Soldado, Guarda ou algo parecido da G.N.R
Nº de Mensagens : 590

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por R.Machado 27/1/2009, 21:06

Só uma duvida...
Eu comprei um bastão e respectiva funda da ASP no Casão Militar, pouco antes de ser proibida a sua venda.
Mas, como já tinha ouvido que para usar esse bastão no exercicio das minhas funções precisava de ter um curso, eis que tirei um cursozito através da F.I.B.D.D.A..
O que acontece depois é que me chateia, um camarada do meu posto, que tirou o curso comigo, enviou uma copia do diploma pra averbar, o que aconteceu, só que o meu e de mais dois camaradas como vinha so com o 1º e ultimo nome, nao nos aceitaram o diploma, pelo que pedimos um novo com o nome completo e tal não é a nossa admiração que quanto enviamos os nossos para averbar, dizem-nos que não pode ser, pk não é um curso de interesse para a Guarda.
Acham isto normal?? Se não é do interesse da Guarda é de quem?? Eu ando com ele é durante o meu serviço...
R.Machado
R.Machado
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 29
Mensagem : Nenhuma corrente é mais forte que o seu elo mais fraco.
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Nero 27/1/2009, 21:37

o problema no seu caso, penso eu, é não se tratar de um curso certificado pela ASP, uma vez que na GNR apenas estão a ser distribuidos bastões extensiveis ASP e a ser ministrados cursos por instrutores ASP, dai o facto de não lhe aceitarem esse diploma.
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por R.Machado 27/1/2009, 23:23

Não, o caso não é esse, pois se fosse, o do nosso camarada que tirou o curso comigo e enviou logo o diploma, não teria o dele averbado, mas o que é certo é que tem...


Última edição por Edr See em 28/1/2009, 18:42, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não utilize desnecessariamente a função "CITAR", porque tornam os textos longos e repetitivos. Assim, se quiser referir-se à mensagem imediatamente anterior escusa de "citar" opte antes por "Responder".)
R.Machado
R.Machado
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 29
Mensagem : Nenhuma corrente é mais forte que o seu elo mais fraco.
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por pilot30 28/1/2009, 00:15

Relativamente ao bastão ASP, bem usado causa menos danos para quem "leva" e facilita as detenções, é claro quem bem utilizado!!
Eu tenho o bastão e o curso ASP e um da F.I.B.D.D.A., e se´há uma coisa que não dispenso é o bastão.
Podem vir oficiais sargentos e afins a dar as suas sentenças mas eu vou sempre utilizar e aconselho a todos a fazer o mesmo.
O bastão já me livrou de levar no lombo várias vezes...
pilot30
pilot30
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 45
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 12
Mensagem : "OS DUROS NÃO FALAM"
Meu alistamento : 01/06/2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso BASTÕES (vejam o video no link)

Mensagem por opatrulhas 31/1/2009, 13:41

E então porque esta questão dos bastões não foi ja debatida pelos sindicalistas quando se encontram com a tutela/DN?
Porra basta explicar as vantagens e desvantagens agora alguem têm de dar uma resposta e meter esta coisa para a frente, pois até em certas situações as coisas são aprovadas muito rapidamente (hahaha).
Agora se não é autorizado peçam material novo e de qualidade, como compraram para o CI e GOE e Brigadas à Civil.
Afinal porque somos retrogados?
Se a tutela quer qualidade invistam tb .

http://video.google.com/videoplay?docid=-1062852619085461322

DEPOIS DE VEREM O VIDEO QUESTIONEM-SE PARA QUE SERVE O BASTÃO DISTRIBUIDO ?SERIA POSSIVEL FAZER ALGUM DESTES EXERCICIOS COM O QUE NOS FOI DISTRIBUIDO ?
Só quem não anda na rua é que não entende estas coisas.
PS CLARO QUE DEPOIS SE REQUER TREINO REGULAR
opatrulhas
opatrulhas
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 57
Profissão : P*P
Nº de Mensagens : 14
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Pirilampo 2/2/2009, 04:50

Só o Zé Guardilha é que não pode fazer mossa nos "meninos" com um bastão extensivel, enquanto os "pilhos" atiram logo a matar com armas de toda a natureza e calibre!!!!


Cumps
Pirilampo
Pirilampo
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 44
Profissão : Militar da GNR/BT
Nº de Mensagens : 95
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Bastões extensíveis de ferro....

Mensagem por Raí 13/5/2009, 11:50

Boas camaradas, não sei se já foi colocado um tópico com este assunto, já fiz uma pesquisa e não encontrei...

É o seguinte, segundo sei e está aqui referido no nosso fórum o uso de bastões extensíveis de ferro sem um dito curso não é permitido, agora no Comando de Portalegre foram colocados nos Postos Terr. alguns bastões desses para o pessoal fazer patrulhas, e talvez em todo o dispositivo, então em que é que ficamos, não são permitidos e nós usa-mo-los nas patrulhas...???

Cumprimentos Raí
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por D3vils 13/5/2009, 12:28

Camarada a minha opinião é a seguinte, usa aquilo que puderes para te defender, porque és tu que andas na rua no dia á dia, não os teus comandantes e não são eles que te guardam o "pelo" e cada um está por sua conta, porque ninguém nos apoia a nada em caso de as coisas correrem para o torto, nao achas??
abraço
D3vils
D3vils
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 47
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 120
Mensagem : corpo são....... espirito são..........

Meu alistamento : 6 OUT/99
Impossivel esquecer, foi quando a nossa querida Amália se foi

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Nero 13/5/2009, 15:32

Neste topico acho que encontras a resposta...
No entanto posso te dizer que se a GNR distribui o bastão, e não tens curso, a GNR assume a responsabilidade.
Se tu compras o bastão, e a GNR não distribuiu, a responsabilidade é tua... é estupido, mas é mesmo assim...
http://forumgnr.virtuaboard.com/duvidas-f8/bastoes-extensiveis-t861-60.htm?highlight=bast%F5es

Cumps.
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Raí 13/5/2009, 21:42

Pois amigo Nero, eu já sabia desse tópico, o meu espanto foi ter visto bastões extensíveis e logo de ferro a serem distribuídos pelos Postos, será que é mais uma ilegalidade??

Cumprimentos Raí
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Nero 13/5/2009, 21:51

Bastões de ferro? Deves tar a falar de bastões ASP, que igualmente foram distribuidos no meu posto.

E posso te dizer que não o troco pelo de borracha...
Este bastão, quando bem usado não é problema nenhum em ser de "ferro"...!

O pessoal precisa é de se lembrar que o bastão é uma arma... e so se recorre ao uso de uma arma quando o motivo o justifique...!
Em relação ao uso do mesmo sem formação adquada, é um erro sim... para mim é a mesma coisa que entregarem um Glock a um militar sem lhe dar formação primeiro... mas isso não acontece! Quando der ráia depois é "o tio o tio"... em fim! GNR no seu melhor...
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por branzelo 14/5/2009, 00:13

Concordo plenamente com o camarada Nero. Se o bastão for usado, seja ele de qualquer tipo é porque se acha necessário e obviamente é para fazer doer. O que interessa que seja de ferro ou de borracha se o efeito é o mesmo?
Agora digam-me: "Ah e tal, é ferro e é preciso ter cuidado porque ainda se mata alguém". Pois então não se passa o mesmo com o mítico bastão de borracha?
branzelo
branzelo
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 49
Meu alistamento : 2006 - GIA


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Xelb 14/5/2009, 06:52

Pelo que parece, este tipo de bastões (ASP) e respectivas fundas (porta bastão) estão a ser distribuídos por todo o dispositivo às mijinhas.

Certamente era uma quantidade enorme que existia em armazém para ir dotando os postos com mais registos de situações de ofensas a militares (resistência e coacção) e de actuação inerente a actos de agressões, e não o foi.

Agora vêem-se obrigados a dotar os Postos ou então eles (os bastões) "perdem-se".

Também é do meu conhecimento que em muitos locais só é permitido o uso do Bastão extensível, seja ASP, de Carbono ou outro, a quem estiver habilitado com o respectivo curso.

No grosso do efectivo que tem o respectivo curso, só o que foi ministrado com custas para a Guarda foi para o pessoal do ex-Batalhão, para os (alguns) elementos das FIr e mais ninguém.

Ora, se eu tirar algum curso às minhas custas, a Guarda bem pode esperar sentada à espera que eu faça uso dos meus conhecimentos, adquiridos a custo do meu suor, para empregar na profissão.

Se quiserem, formem, se não formarem não têm.

Tb sou daqueles que tenho um Bastão extensível de Carbono, estou proíbido de o utilizar, mas nas minhas saídas nocturnas não dispenso o seu uso.

pisca
Xelb
Xelb
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 50
Profissão : Soldado da Lei
Nº de Mensagens : 388
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Raí 14/5/2009, 08:11

Pois amigos, mas sendo (ASP) os que entregaram são de FERRO, e não me venha dizer que é a mesma coisa que os de borracha, ou de carbono, porque eu tenho um já à muito anos e sei bem qual a diferença em bater com um de ferro, carbono ou borracha, a "moça" é bem diferente, e curso no meu posto ninguém o tem isso eu garanto.

Como disseram anteriormente é a Guarda no seu melhor...

Cumprimentos Raí
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por branzelo 14/5/2009, 10:39

Raí, só disse que com qualquer bastão é preciso ter cuidado. Obviamente que bater na cabeça duma pessoa pode causar lesões graves, por exemplo.

Quanto ao ferro ou carbono, bem, eu não sou perito em ligas mas penso que o carbono é mais leve mas mais "duro". São materiais diferentes, verdade.

Abraço.
branzelo
branzelo
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 49
Meu alistamento : 2006 - GIA


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por jcarlos 14/5/2009, 20:23

todos os bastões, de 70 cm e extensiveis, que tenho fui eu que os comprei.

Se ficasse à espera de algum bastão da GNR já tinha ido algumas vezes receber assistência médica certamente. Só agora é que irei receber um.

E a falta de curso acaba por ser uma falsa questão. Ou acham que a formação que nos foi dada é suficiente?

Primeiro a minha segurança e depois logo se pensa no resto.
avatar
jcarlos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 512
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por smelly 14/5/2009, 21:14

so tenho a dizer que no meu PT foram distribuidos, ha 2 anos, bastoes de ferro a toda a gente.
tenho um de 70 cm de borracha e um de 45 de carbono, pagos por mim, e nao os uso. nao troco o de ferro por nada.
acrescento que não tenho qualquer formação acerca da sua utilização. contudo, ja o utilizei e ninguem me veio chatear por isso (a não ser um individuo que ficou bem marcado por ele...).
desde que seja bem usado, não vejo inconvenientes em usa-lo.
é exactamente o que se passa com as armas de fogo..
um abraço a todos!
smelly
smelly
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1439
Mensagem : A união faz a força..
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Balístico 15/5/2009, 23:13

Meu rico ASP...
Vai para todo o lado comigo, noite ou dia...
Dentro ou fora de serviço...
Quer dizer, agora, fora de serviço, tenho uma coisinha da ASP que substituiu o bastão, mais low profile...
Abençoado Nero... Smile
Balístico
Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens : 968
Meu alistamento : Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Nero 16/5/2009, 10:15

Sempre ás ordens camarada...
A malta vai aderindo! Mas alguns parece que tem medo de eu fugir po brasil com o €... HeeHeeHee grande risota2
Cumps
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por João Paulo 16/5/2009, 10:34

então e o pessoal que recebeu o curso de bastão extensível ASP dado pela Milicia e que agora a empresa não quer passar o certificado alegando que a Guarda só comprou XXX bastões e que só pode passar esses mesmos XXX certificados, isto é 100 bastões = 100 certificados???
João Paulo
João Paulo
Cabo
Cabo

Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 145
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Nero 16/5/2009, 11:04

A milicia promove os cursos, mas para isso o pessoal tem de comprar os bastões.
É natural que chega a uma altura e deixe de dar cursos... os diplomas não se dão, o pessoal tem de tirar o curso.
E os cursos tem o seu custo logistico... acho muito bem que não de mais cursos sem que comprem mais!
No Arrabida Shoping em Gaia , aqui a uns anos, ias ao cinema, bastava comprares um saco de pipocas, depois ias encher quantas vezes quisesses..
Hora a malta começou a guardar o saco de uma semana pa outra... o que aconteceu? A mama acabou!
Na milicia é igual.
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por João Paulo 16/5/2009, 14:09

o problema é que a milicia deu os cursos e não quer passar agora os diplomas....
acho que devia ser a própria guarda a dar os cursos, nós somos força de segurança e temos militares credenciados para dar a formação (com cap) e com o curso de bastão extensível, dois critérios mais que suficientes para atribuir a certificação.
aliás não é isso que se passa com o uso de outros meios atribuídos à guarda? bastão de borracha, armas, etc????
desconheço até no âmbito da lei das armas quem deu a certificação aos formadores da milicia para estes poderem dar cursos de bastão
isso não passa de mais um negócio...
João Paulo
João Paulo
Cabo
Cabo

Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 145
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Nero 16/5/2009, 14:25

É assim, os formadores da milicia são por norma agentes da PSP, GNR, Guarda Prisional e Policia Maritima.
E são formados atraves de uma cadeia de formadores oriunda dos EUA.. formadores esses criados pela ASP, que da formação gratuita a quem adquire os bastões.
A Milicia como representante da marca em Portugal, forma formadores, a pedido das instituições.
Isto para que, para que depois de adquirirem os bastõs, cada instituição ter formadores para dar o curso aos seus "homens".
Os diplomas não é a milicia que passa, mas sim a ASP, que os remete a Portugal atraves da Milicia, e o diploma é assinado pelo instrutor.
No entanto para que o curso possa ser diplomado tem de ser dado de acordo com as regras/metodo de ensino criado pela ASP... o que nem sempre acontece nas instruções dadas por ai fora... logo, a milicia não passa diplomas a torto e a direito.

E mais, a lei das armas em nada aqui tem a ver.
Porque, a ASP criou uma arma (bastão), e essa arma apenas pode ser usada nos termos de instruções por eles criadas.
Como alias qualquer produto. Os seus criadores tem obrigação de promover instruções sobre o seu uso. Dai, os formadores ASP (e não da Milicia) tem toda a legitimidade para dar formação.
Espero ter esclarecido alguma duvida, e não ter criado outra.
Fixe

No presente topico, mais atraz ja existem alguns exclarecimentos sobre cursos ASP/Milicia. Basta ler...
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por gandamano 16/5/2009, 14:33

responde-me só a uma questão sff:


quem dá formação aos militares/forças de segurança que compram bastões que não são ASP?
partindo desse principio de formação em cadeia, eu recebi formação, tenho também o cap, posso então dar formação e passar certificado de formação.
os formadores da milicia têm cap ou só têm a formação recebida de formadores oriundos dos EUA? é que se só tiverem a última, pela lei portuguesa, não podem certificar ninguém, portanto os diplomas passados são nulos e não têm qualquer validade para efeitos da lei das armas.
abç
gandamano
gandamano
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 581
Mensagem : \" Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.\"
( Henry Ward Beecher )
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Nero 16/5/2009, 18:01

Camarada a Milicia promove varios tipos de cursos, no que diz respeito a Bastões da o ABC de (1dia), que é o curso de utilizador. E a alguns dá curso de Formador (3dias), o que depois hablita a dar cursos de utilizador e a assinar diplomas.
E existe ainda, o Treiner (7dias), que forma os formadores ASP.
E estes cursos (Formador e Treiner) são dados na presença do representante da ASP na Europa. Um unico individuo que não faz mais nada que não estar presente nos cursos e certificar-se que são dados de acordo com as instruções ASP.
Acho que vocês aqui estão a confundir o que é a lei e o que são normas de utilização.
Um militar da GNR pode ou não usar qualquer arma? devido a sua condição militar? tem ou não licença para a utilizar? Isso é falar de legitimidade de uso, o que nenhum diploma, seja da Milicia ou de outra "casa" confere licença.
Estamos a falar de ser instruido para o saber usar, o que é completamente difrente!
A instituição neste momento está a assumir a responsabilidade de distribuir bastões a pessoal sem formação... o que está "errado".
Mas ta escrito na lei das armas que o bastão so pode ser usado por quem tenha curso?
Espero ter-me feito de entender.
cumps
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por H2O'S 16/5/2009, 18:24

Está tudo muito certo, mas... e legislação? Existe? Porque isso do diz que disse não me parece boa ideia.
H2O'S
H2O'S
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 50
Profissão : guarda
Nº de Mensagens : 4
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Nero 16/5/2009, 19:16

Qual legislação? ups
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bastões extensiveis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo