Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Página 2 de 9 • Compartilhe
Página 2 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Relembrando a primeira mensagem :
http://www.publico.pt/Sociedade/nova-gnr-com-os-regressos-das-brigadas-de-transito-e-fiscal-retoma-o-modelo-de-2006-1518694
O organograma da futura estrutura da GNR prevê o ressurgimento das brigadas Fiscal e de Trânsito e a criação de quatro Brigadas Territoriais. Desaparecem, entre outras unidades, os actuais 20 Comandos Territoriais.
A reestruturação abrange a denominada "segunda linha" de comando, permanecendo inalterada toda a estrutura de topo. A proposta do actual comando da GNR já se encontra na posse do ministro da Administração Interna, o qual deverá ser sensível à argumentação da economia em recursos económicos e financeiros para fazer voltar a mais numerosa força policial do país aos moldes operacionais de 2006.
O modelo proposto pelo actual comandante da GNR, tenente-general Newton Parreira, ficou concluído no final de Setembro deste ano e chegou este mês às mãos do ministro Miguel Macedo. Nas considerações finais, o documento enuncia seis vantagens na reestruturação proposta: uma melhor eficácia de comando, controlo, coordenação e inspecção; diminuição de militares afectos às actividades não operacionais; reafectação de militares da vertente não operacional para a vertente operacional; redução do número de unidades; redução de cargos de direcção; e, por fim, economia em recursos económicos e financeiros.
Ao nível do Comando Operacional, o documento realça o facto de, no futuro, a coordenação vir a ser feita com apenas sete unidades e não com as 25 actualmente existentes. Pretende-se também extinguir os comandos de Doutrina e Formação e Administração de Recursos Humanos, os quais darão lugar (com novas formas de comando) aos comandos de Pessoal e Formação e Logística e Finanças.
Libertar recursos
Em relação às previstas quatro Brigadas Territoriais, as mesmas terão a designação de Norte, Centro, Lisboa e Sul. Dizem os comandos da GNR que estas brigadas, que substituem os actuais 20 Comandos Territoriais, vão tornar mais eficaz a coordenação da actividade operacional e, em simultâneo, centralizar as funções administrativas e logísticas, permitindo desse modo a libertação de efectivos para tarefas operacionais.
Outra das grandes alterações previstas passa pela extinção das actuais unidades de Controlo Costeiro e de Acção Fiscal, as quais vão dar lugar à reconstituída Brigada Fiscal. Esta ficará dividida em subunidades espalhadas por todo o território e integrará os Comandos Territoriais dos Açores e Madeira.
Como principais mais-valias apresentadas para o ressurgimento da Brigada Fiscal apontam-se o aumento da capacidade de combate à fraude e evasão fiscal, uma maior cobertura do controlo dos bens em circulação, o aumento da mobilidade interna de recursos humanos especializados e a redução do efectivo global em mais de 10%.
Estes são os fundamentos sobre os quais se irá pronunciar, até final do ano, o ministro Miguel Macedo. Ao que tudo indica, o actual titular da pasta irá retomar todo o modelo que em 2006 foi desmembrado quando o agora presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, detinha a tutela da Administração Interna.
Todas estas propostas devem igualmente ser dadas a conhecer às associações sindicais da GNR. Enquanto o presidente da Associação Sindical dos Profissionais Independentes da Guarda (ASPIG), José Alho, afirmou conhecer o documento - ao ponto de ter avançado que o ministro deverá aceitar o regresso da Brigada Fiscal e da Brigada de Trânsito até final do ano -, já a Associação dos Profissionais da Guarda (APG) refere não ter tido, até ao momento, qualquer participação na elaboração do documento.
Regresso da BT será a medida mais problemática
A reestruturação abrange a denominada "segunda linha" de comando, permanecendo inalterada toda a estrutura de topo. A proposta do actual comando da GNR já se encontra na posse do ministro da Administração Interna, o qual deverá ser sensível à argumentação da economia em recursos económicos e financeiros para fazer voltar a mais numerosa força policial do país aos moldes operacionais de 2006.
O modelo proposto pelo actual comandante da GNR, tenente-general Newton Parreira, ficou concluído no final de Setembro deste ano e chegou este mês às mãos do ministro Miguel Macedo. Nas considerações finais, o documento enuncia seis vantagens na reestruturação proposta: uma melhor eficácia de comando, controlo, coordenação e inspecção; diminuição de militares afectos às actividades não operacionais; reafectação de militares da vertente não operacional para a vertente operacional; redução do número de unidades; redução de cargos de direcção; e, por fim, economia em recursos económicos e financeiros.
Ao nível do Comando Operacional, o documento realça o facto de, no futuro, a coordenação vir a ser feita com apenas sete unidades e não com as 25 actualmente existentes. Pretende-se também extinguir os comandos de Doutrina e Formação e Administração de Recursos Humanos, os quais darão lugar (com novas formas de comando) aos comandos de Pessoal e Formação e Logística e Finanças.
Libertar recursos
Em relação às previstas quatro Brigadas Territoriais, as mesmas terão a designação de Norte, Centro, Lisboa e Sul. Dizem os comandos da GNR que estas brigadas, que substituem os actuais 20 Comandos Territoriais, vão tornar mais eficaz a coordenação da actividade operacional e, em simultâneo, centralizar as funções administrativas e logísticas, permitindo desse modo a libertação de efectivos para tarefas operacionais.
Outra das grandes alterações previstas passa pela extinção das actuais unidades de Controlo Costeiro e de Acção Fiscal, as quais vão dar lugar à reconstituída Brigada Fiscal. Esta ficará dividida em subunidades espalhadas por todo o território e integrará os Comandos Territoriais dos Açores e Madeira.
Como principais mais-valias apresentadas para o ressurgimento da Brigada Fiscal apontam-se o aumento da capacidade de combate à fraude e evasão fiscal, uma maior cobertura do controlo dos bens em circulação, o aumento da mobilidade interna de recursos humanos especializados e a redução do efectivo global em mais de 10%.
Estes são os fundamentos sobre os quais se irá pronunciar, até final do ano, o ministro Miguel Macedo. Ao que tudo indica, o actual titular da pasta irá retomar todo o modelo que em 2006 foi desmembrado quando o agora presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, detinha a tutela da Administração Interna.
Todas estas propostas devem igualmente ser dadas a conhecer às associações sindicais da GNR. Enquanto o presidente da Associação Sindical dos Profissionais Independentes da Guarda (ASPIG), José Alho, afirmou conhecer o documento - ao ponto de ter avançado que o ministro deverá aceitar o regresso da Brigada Fiscal e da Brigada de Trânsito até final do ano -, já a Associação dos Profissionais da Guarda (APG) refere não ter tido, até ao momento, qualquer participação na elaboração do documento.
http://www.publico.pt/Sociedade/nova-gnr-com-os-regressos-das-brigadas-de-transito-e-fiscal-retoma-o-modelo-de-2006-1518694
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
PINTAROLAS escreveu:PINTAROLAS escreveu:Concentrem-se em reenvindicar o que é de direito e deixem -se de tretas. Pois é isso que os governantes querem.
Dia 21NOV11 lá estaremos.
mac- Furriel
-
Idade : 49
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 404
Mensagem : Os títulos são escudos atrás dos quais se escondem pessoas fracas!
Meu alistamento : 6/1998
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
"As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota"
Que sorte temos nós PT´s...as nossas são novinhas!
"Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão"
Também não entendi: então nestes anos deixaram de tratar de trânsito foi? é que no territorial toda gente diz que temos obrigação de dominar toda a legislação!
Que sorte temos nós PT´s...as nossas são novinhas!
"Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão"
Também não entendi: então nestes anos deixaram de tratar de trânsito foi? é que no territorial toda gente diz que temos obrigação de dominar toda a legislação!
firefox- Cabo-Mor
-
Idade : 49
Profissão : Militar da Guarda
Nº de Mensagens : 371
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
firefox escreveu:"As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota"
Que sorte temos nós PT´s...as nossas são novinhas!
"Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão"
Também não entendi: então nestes anos deixaram de tratar de trânsito foi? é que no territorial toda gente diz que temos obrigação de dominar toda a legislação!
E ainda no Territorial só fazemos patrulhas de 6 horas e só com uma missão uma vez ao trânsito, Policia Geral, fiscal e outras missões e instrução é ministrada diáriamente.
batraquio- Cabo-Mor
-
Idade : 54
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 316
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Realmente não consigo compreender estes argumentos!!!CSI™ escreveu:As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota. Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão, porque nos últimos tempos a instrução resume-se a zero!
Não será isto o espelho da GNR!!!
Então e os Pters, têm viaturas novas???
E a IC, na maior parte dos caso, nem novas nem velhas!!!
Independentemente de estar de acordo ou não com a reactivação da BT, acho que não deve existir diferenciação entre as unidades da Guarda!!!
Marques Carmo- 2º Sargento
-
Idade : 45
Profissão : GNR / CAV / IC
Nº de Mensagens : 869
Mensagem : A UNIÃO FAZ A FORÇA
Meu alistamento : 2002
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Mas se repararem eu estou na BT, faço patrulhas nos carros afectos ao trânsito... Este tópico é sobre o regresso da BT e da BF... porque haveria de falar das viat`s dos PT`s??
Quem não compreende, paciência, não vou fazer um desenho!
Quem não compreende, paciência, não vou fazer um desenho!
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
tem de entender que os do transito estao melhor servidos em viaturas graças á brisa se fosse a gnr a comprar tb andavam com coisas velhasMarques Carmo escreveu:Realmente não consigo compreender estes argumentos!!!CSI™ escreveu:As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota. Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão, porque nos últimos tempos a instrução resume-se a zero!
Não será isto o espelho da GNR!!!
Então e os Pters, têm viaturas novas???
E a IC, na maior parte dos caso, nem novas nem velhas!!!
Independentemente de estar de acordo ou não com a reactivação da BT, acho que não deve existir diferenciação entre as unidades da Guarda!!!
libertador- Furriel
-
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 486
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
CSI™ escreveu:Mas se repararem eu estou na BT, faço patrulhas nos carros afectos ao trânsito... Este tópico é sobre o regresso da BT e da BF... porque haveria de falar das viat`s dos PT`s??
Quem não compreende, paciência, não vou fazer um desenho!
correção, tu estás num destacamento de transito de um cometerra, como lhe chamais e se for criado de novo o logotipo BT, esperas tu ir para lá.
suckoi 35- Sargento-Chefe
-
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2402
Mensagem : O bucha e o estica.
é só aguardar......pela bomba.
vais me dizer agora quem é o energumeno,meu f....
Meu alistamento : 2º 1996.
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
CSI™ escreveu:Mas se repararem eu estou na BT, faço patrulhas nos carros afectos ao trânsito... Este tópico é sobre o regresso da BT e da BF... porque haveria de falar das viat`s dos PT`s??
Quem não compreende, paciência, não vou fazer um desenho!
"Libertar recursos
Em relação às previstas quatro Brigadas Territoriais, as mesmas terão a designação de Norte, Centro, Lisboa e Sul. Dizem os comandos da GNR que estas brigadas, que substituem os actuais 20 Comandos Territoriais, vão tornar mais eficaz a coordenação da actividade operacional e, em simultâneo, centralizar as funções administrativas e logísticas, permitindo desse modo a libertação de efectivos para tarefas operacionais".
Última edição por Croco em Ter 01 Nov 2011, 19:15, editado 1 vez(es)
Croco- Major
-
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".
“Karma tarda mas não falha".
A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
suckoi 35 escreveu:CSI™ escreveu:Mas se repararem eu estou na BT, faço patrulhas nos carros afectos ao trânsito... Este tópico é sobre o regresso da BT e da BF... porque haveria de falar das viat`s dos PT`s??
Quem não compreende, paciência, não vou fazer um desenho!
correção, tu estás num destacamento de transito de um cometerra, como lhe chamais e se for criado de novo o logotipo BT, esperas tu ir para lá.
batraquio- Cabo-Mor
-
Idade : 54
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 316
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Camarada,libertador escreveu:tem de entender que os do transito estao melhor servidos em viaturas graças á brisa se fosse a gnr a comprar tb andavam com coisas velhas
a Brisa apenas fornece viaturas, combustível e instalações para os SDT`s que patrulham as AE`s dessa concessionária.
As viat`s dos DT`s que não policiam AE`s concessionadas pela Brisa, são fornecidas pelo Estado (Avensis, Almeras, Primeras, Corollas, Sharan, etc). Neste momento temos viat`s com mais de 600.000 Kms, viat`s essas que foram distribuídas ao efectivo da BT no ano de 2000!!
Até pode ser este o espelho da GNR, mas não era assim quando eu vim para a Brigada de Trânsito, porque nós sempre tivemos viaturas novas e em boas condições para o desempenho da missão que nos está atribuída!!
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
«Mas, com as ultimas notícias que tem vindo a lume, por si só não resolvem o problema, porque neste dois anos com o trânsito à deriva, muito mal foi feito que agora terá de ser corrigido. As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota. Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão, porque nos últimos tempos a instrução resume-se a zero! De uma vez por todas tem que acabar com o ingresso na unidade, de sargentos que não são oriundos do serviço de trânsito. Acontece que os militares ingressam no curso de sargentos e no seu final, os do Transito vão para Postos Territoriais e os dos Postos para o trânsito... seria mais proveitoso para o serviço, quer para um lado como para o outro, que ao terminarem o curso de sargentos, as vagas serem distribuídas pelos serviços que desempenhavam antes do seu ingresso no curso!!»
É tambem a situação da BF e do pessoal que a integrava!!!!!
É tambem a situação da BF e do pessoal que a integrava!!!!!
jimbras- Cabo-Chefe
-
Idade : 50
Profissão : militar da gnr
Nº de Mensagens : 200
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Que dizer mais!!!??? Esta tudo dito...
Pinto da Costa- 1º Sargento
-
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1280
Meu alistamento : 1991 Guarda Fiscal
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
firefox escreveu:"As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota"
Que sorte temos nós PT´s...as nossas são novinhas!
"Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão"
Também não entendi: então nestes anos deixaram de tratar de trânsito foi? é que no territorial toda gente diz que temos obrigação de dominar toda a legislação!
Santa ignorância !!!!
MEO- Cabo
-
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : 1996
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
sniper disse: Como alguém já disse, diferenciem os patrulheiros com mais 300 ou 400 euros a ver se há policias na rua ou não...
Estás-te a referir ao pessoal dos pt`s? é que estes é que são os patrulheiros.
Transito tudo o que vocês fazem (acidentes incluídos) excepto o Radar que não temos, Patrulha ás ocorrências, engloba aturar o bêbado que não gosta da Guarda, Violência Doméstica, Desacatos na via Publica, Desacatos em Bares e Cafés, por norma os primeiros a ter contacto com assaltos e assaltantes, etc etc etc...!
Como eu já disse noutro tópico, faço patrulhas logo sou patrulheiro, sendo isto verdade, existem no entanto diferenças.
Cada macaco no seu galho, não se pode agradar a Gregos e a Toianos.
Tens a tua especialidade OK, agora não queiras é criticar os outros (chafaricas) que quanto a mim fazem tanta falta na Guarda como outra especialidade qualquer , e na hora de reivindicar já estás no nivel dos "Patrulheiros"
Estás-te a referir ao pessoal dos pt`s? é que estes é que são os patrulheiros.
Transito tudo o que vocês fazem (acidentes incluídos) excepto o Radar que não temos, Patrulha ás ocorrências, engloba aturar o bêbado que não gosta da Guarda, Violência Doméstica, Desacatos na via Publica, Desacatos em Bares e Cafés, por norma os primeiros a ter contacto com assaltos e assaltantes, etc etc etc...!
Como eu já disse noutro tópico, faço patrulhas logo sou patrulheiro, sendo isto verdade, existem no entanto diferenças.
Cada macaco no seu galho, não se pode agradar a Gregos e a Toianos.
Tens a tua especialidade OK, agora não queiras é criticar os outros (chafaricas) que quanto a mim fazem tanta falta na Guarda como outra especialidade qualquer , e na hora de reivindicar já estás no nivel dos "Patrulheiros"
irreverente- Sargento-Mor
-
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.
Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.
Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.
Abraço.
Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.
Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.
Abraço.
night wolf- Guarda Provisório
-
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 25
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
night wolf disse:
Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.
Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.
OK, estou 100% de acordo.
Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.
Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.
OK, estou 100% de acordo.
irreverente- Sargento-Mor
-
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
irreverente escreveu: sniper disse: Como alguém já disse, diferenciem os patrulheiros com mais 300 ou 400 euros a ver se há policias na rua ou não...
Estás-te a referir ao pessoal dos pt`s? é que estes é que são os patrulheiros.
Transito tudo o que vocês fazem (acidentes incluídos) excepto o Radar que não temos, Patrulha ás ocorrências, engloba aturar o bêbado que não gosta da Guarda, Violência Doméstica, Desacatos na via Publica, Desacatos em Bares e Cafés, por norma os primeiros a ter contacto com assaltos e assaltantes, etc etc etc...!
Como eu já disse noutro tópico, faço patrulhas logo sou patrulheiro, sendo isto verdade, existem no entanto diferenças.
Então o pessoal do trânsito só porque anda de pópó, os da fiscal a fazer vigilâncias à costa, a malta das bike's no Verão e os que estão na U.I. e que no Verão vão para o Allgarve, vão passar férias para a praias, o pessoal da cinotecnia andam a passear o Boby nos festivais de Verão, todos eles andam a coçar a micose não? Só o pessoal do Territorial é que faz patrulhas, logo, só eles é que são patrulheiros, não?
Só demonstras o respeito pelos teus camaradas. Das duas, uma: ou achas-te superior aos outros para não os considerares patrulheiros ou então tens o complexo de inferioridade com alguma inveja à mistura. Todos os elementos da Guarda que não estão no Territorial tiveram essa opção, não me digas que não te deram essa oportunidade?
Fazes-me lembrar alguém que anda no fórum e que diz a mesma coisa e não pertence ao Territorial.
Enfim...
Ice- Sargento-Ajudante
-
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
irreverente escreveu: sniper disse: Como alguém já disse, diferenciem os patrulheiros com mais 300 ou 400 euros a ver se há policias na rua ou não...
Estás-te a referir ao pessoal dos pt`s? é que estes é que são os patrulheiros.
Transito tudo o que vocês fazem (acidentes incluídos) excepto o Radar que não temos, Patrulha ás ocorrências, engloba aturar o bêbado que não gosta da Guarda, Violência Doméstica, Desacatos na via Publica, Desacatos em Bares e Cafés, por norma os primeiros a ter contacto com assaltos e assaltantes, etc etc etc...!
Como eu já disse noutro tópico, faço patrulhas logo sou patrulheiro, sendo isto verdade, existem no entanto diferenças.
Cada macaco no seu galho, não se pode agradar a Gregos e a Toianos.
Tens a tua especialidade OK, agora não queiras é criticar os outros (chafaricas) que quanto a mim fazem tanta falta na Guarda como outra especialidade qualquer , e na hora de reivindicar já estás no nivel dos "Patrulheiros"
tens toda razão camarada.
toda a gente sabe, até uma criança, que quando se fala em patrulheiro, ta-se a falar no GNR do posto territorial.
Patrulheiros são estes e sómente estes. patrulhas há muitos a faze-las,binómios, cavalaria, Giop, Epna, SPE, tambem as faço, mas não sou patrulheiro.
mas eles aqui gostam de dizer que são patrulheiros, noutros lados são...não estou a falar de bolos, quanto á boca para ti de superioridade, vir de quem vem, é cómico.
PS.cuidado com as msg's. não é de confiança, é aquilo que na actualidade, para não ferir susceptibiliades, se chama de "informador urbano".
o
suckoi 35- Sargento-Chefe
-
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2402
Mensagem : O bucha e o estica.
é só aguardar......pela bomba.
vais me dizer agora quem é o energumeno,meu f....
Meu alistamento : 2º 1996.
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Ice, não te vou responder no tom que tu mereces, porque não quero descer ao teu nível.
1º - Só quis dizer ao Sniper que ele não tem o direito de criticar os camaradas dos gabinetes(chafaricas) porque eles fazem tanta falta como todos os outros,
Processam vencimentos, transferências de Pessoal, Férias ADMG etc, etc,etc.
2º - Se não fosses tendencioso para não dizer "maldoso" sabias que ao longo do tempo em que escrevo aqui no Forum, nunca mas mesmo nunca disse o que quer que fosse contra a BT "DT" ou qualquer outra especialidade.
3º - Não confundas Patrulheiro, pau para toda a obra, com alguém que faz 6 horas de patrulha apenas e só naquela especialidade (não é a mesma coisa)
4º - Não me julgo mais que ninguém, sou e gosto de ser diferente, mas acima de tudo respeito quem merece ser respeitado.
5º - Nunca concorri há BT, logo não vos tenho inveja nenhuma, e tu é que te julgas mais que os outros, pois só assim se compreende que digas que eu tenho algum (complexo) sentimento de inferioridade. Eu e certamente todos o que não são da BT ?
6º - Não te conheço de lado nenhum ( ainda bem ) nem tu a mim, por isso não me voltes a comparar seja a quem for.
As tuas divergências pessoais, resolve - as sem estares a meter os outros na fornada.
1º - Só quis dizer ao Sniper que ele não tem o direito de criticar os camaradas dos gabinetes(chafaricas) porque eles fazem tanta falta como todos os outros,
Processam vencimentos, transferências de Pessoal, Férias ADMG etc, etc,etc.
2º - Se não fosses tendencioso para não dizer "maldoso" sabias que ao longo do tempo em que escrevo aqui no Forum, nunca mas mesmo nunca disse o que quer que fosse contra a BT "DT" ou qualquer outra especialidade.
3º - Não confundas Patrulheiro, pau para toda a obra, com alguém que faz 6 horas de patrulha apenas e só naquela especialidade (não é a mesma coisa)
4º - Não me julgo mais que ninguém, sou e gosto de ser diferente, mas acima de tudo respeito quem merece ser respeitado.
5º - Nunca concorri há BT, logo não vos tenho inveja nenhuma, e tu é que te julgas mais que os outros, pois só assim se compreende que digas que eu tenho algum (complexo) sentimento de inferioridade. Eu e certamente todos o que não são da BT ?
6º - Não te conheço de lado nenhum ( ainda bem ) nem tu a mim, por isso não me voltes a comparar seja a quem for.
As tuas divergências pessoais, resolve - as sem estares a meter os outros na fornada.
irreverente- Sargento-Mor
-
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
night wolf escreveu:O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.
Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.
Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.
Abraço.
ROMEO123- Cabo-Excepção
-
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 122
Meu alistamento : long time ago...
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
night wolf escreveu:O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.
Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.
Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.
Abraço.
Sr. Suckoi 35 e C&a. façam o favor der ler este post e calem-se de uma vez por todas.
Excelente camarada.
Ice- Sargento-Ajudante
-
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
night wolf escreveu:O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.
Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.
Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.
Abraço.
Concordo.
Excelente post.
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Porquê é que quando se fala de trânsito, toda a gente dispara em todas as direções? Incomoda assim tanto ? Defendam realmente o que é importante... Renascimento da BT? Quem me dera, mas infelizmente ainda não passa de rumores, de boatos... tenham um bocadinho de descernimento e defendam realmente o que interessa ...
MEO- Cabo
-
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : 1996
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
MEO escreveu:Porquê é que quando se fala de trânsito, toda a gente dispara em todas as direções? Incomoda assim tanto ? Defendam realmente o que é importante... Renascimento da BT? Quem me dera, mas infelizmente ainda não passa de rumores, de boatos... tenham um bocadinho de descernimento e defendam realmente o que interessa ...
e o que interessa realmente?
Isto roça o ridículo, camaradas do transito a vangloriarem-se, o pessoal dos Postos a chorar-se...
Já estive no PIR, Bikes, e Postos, e de facto nada é comparável com a vida de Posto, não me forniquem a dizer que o EPNA, btt, escola segura , pir ,fazem patrulhas, fazem, " mas não é a mesma coisa ".
Mas o que interessa realmente? Se for para irem para melhor, caros camaradas da BF e BT, parabens!
Tenho é as minhas duvidas, é bom demais para ser verdade tendo em conta o contexto actual.
Pessoal dos Postos... Chega de escovar, de ter medo, de passar autos e fazer detidos
MiguelBarrancos- 2º Sargento
-
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 970
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Não percebo também MEO. Embora não goste da postura de alguns ex-brigadeiros, desagrada-me ver comentários de outros que nada dignificam a condição de Militar da GNR.
Goste ou não goste, na minha opinião, o regresso da BT é uma mais valia para o pais e para a segurança rodoviária.
Goste ou não goste, na minha opinião, o regresso da BT é uma mais valia para o pais e para a segurança rodoviária.
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Ice escreveu:night wolf escreveu:O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.
Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.
Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.
Abraço.
Sr. Suckoi 35 e C&a. façam o favor der ler este post e calem-se de uma vez por todas.
Excelente camarada.
respeito a opinião, mas não concordo. em minha opinião devia ser tudo diluido nos destacamentos territoriais, continuar na mesma com a especialidade de transito, só que sanear a casa, ou seja tirar uma grande parte dos elementos, que compõe o transito da GNR e meter lá gente nova.
suckoi 35- Sargento-Chefe
-
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2402
Mensagem : O bucha e o estica.
é só aguardar......pela bomba.
vais me dizer agora quem é o energumeno,meu f....
Meu alistamento : 2º 1996.
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Acho que isto chegou a mais uma discussão sem nexo:
patrulhar - Conjugar
(francês patrouiller)
v. tr.
1. Guarnecer ou vigiar com patrulhas.
v. intr.
2. Rondar em patrulha.
Acho que é isto que eu faço diáriamente nas estradas portuguesas, patrulhamento rodoviário... se são 6 horas ou 8 isso não interessa, mas é o que eu faço!
Patrulhamento não será concerteza estar sentado numa secretária a repassar inquéritos criminais, fazer copy/past dos antecedentes... no patrulhamento há uma coisa nova, uma coisa diferente todos os dias, por isso nem todos serviriam para patrulheiro!
Desde já fica aqui um sinal + a todos os patrulheiros da GNR e da PSP!
patrulhar - Conjugar
(francês patrouiller)
v. tr.
1. Guarnecer ou vigiar com patrulhas.
v. intr.
2. Rondar em patrulha.
Acho que é isto que eu faço diáriamente nas estradas portuguesas, patrulhamento rodoviário... se são 6 horas ou 8 isso não interessa, mas é o que eu faço!
Patrulhamento não será concerteza estar sentado numa secretária a repassar inquéritos criminais, fazer copy/past dos antecedentes... no patrulhamento há uma coisa nova, uma coisa diferente todos os dias, por isso nem todos serviriam para patrulheiro!
Desde já fica aqui um sinal + a todos os patrulheiros da GNR e da PSP!
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
иuησ™ escreveu:Não percebo também MEO. Embora não goste da postura de alguns ex-brigadeiros, desagrada-me ver comentários de outros que nada dignificam a condição de Militar da GNR.
Goste ou não goste, na minha opinião, o regresso da BT é uma mais valia para o pais e para a segurança rodoviária.
Claro que gosto, claro que é uma mais valia, por isso é que a malta do trânsito da melhor forma ou não, luta desde 2009 pelo regresso da BRIOSA, agora o resto do pessoal, quer sejam dos postos, chafaricas ou outras valias devia fazer o mesmo, com mais afinco, enfrentar quem nos comanda, não com arrogância mas sim com mais intelegência, sabendo contornar os obstaculos que quem nos comanda nos mete á frente, no fundo de uma forma unida.
MEO- Cabo
-
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : 1996
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Tudo o que se ganha depois de muita luta, será sempre de louvar!
Sejam bem vindos de volta...
Mas desculpe-me discordar de uma coisa camarada...
"BRIOSA", é unica e exclusivamente a nossa GUARDA, com mais brilho ou menos brilho, mas é nossa "BRIOSA".
Sejam bem vindos de volta...
Mas desculpe-me discordar de uma coisa camarada...
"BRIOSA", é unica e exclusivamente a nossa GUARDA, com mais brilho ou menos brilho, mas é nossa "BRIOSA".
Cavaleiro do APocalipse- Guarda
-
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 62
Mensagem : Um dia destes...
Meu alistamento : 2006
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Cavaleiro do APocalipse escreveu:Mas desculpe-me discordar de uma coisa camarada...
"BRIOSA", é unica e exclusivamente a nossa GUARDA, com mais brilho ou menos brilho, mas é nossa "BRIOSA".
São opiniões, há que respeita-las...
MEO- Cabo
-
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : 1996
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Agradecia que as opiniões que escrevem, fossem apenas em torno do tema "Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006".
Obrigado!
Obrigado!
dragao- Cmdt Interino
-
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23269
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
O convidado
A grande oportunidade
por REIS RODRIGUES Hoje Comentar
Vivemos tempos muito difíceis, mas também de grandes oportunidades. Muito mau seria não as aproveitar para corrigir o que pode funcionar com menos custos para o Estado e melhor. Evitando redundâncias que não se justificam, duplicações de recursos que não fazem sentido e organizações que podem ser simplificadas e sobretudo tornadas mais claras e lineares.
Falo de uma situação concreta; da forma como Portugal está organizado para exercer as funções de Autoridade do Estado no Mar. Não é, evidentemente, um modelo próprio de um país que está a passar por uma gravíssima crise financeira e que tem pela frente um caminho cheio de difíceis desafios para percorrer, sob as mais variadas vertentes. Nem, muito menos, de um país que terá de mostrar maior empenho em optimizar os poucos recursos que tem para controlo de uma enorme área marítima, onde se concentram interesses estratégicos que têm de ser acautelados.
Aliás, com crise ou sem crise, tendo em conta a caracterização do País, o modelo que a GNR defende, e para o qual, há quatro anos, o Governo de então decidiu dar alguns passos, nunca fez sentido em Portugal. Corresponde a uma prática reconhecida como inviável há mais de um século, quando depois de uma tentativa semelhante à criação da actual Unidade de Controlo Costeiro da GNR (a criação da Esquadrilha de Fiscalização da Costa da então designada Guarda Fiscal) se decidiu fazer reverter para a Marinha, seis anos depois, todos os seus meios. O argumento usado para esta decisão foi muito simples e não perdeu qualquer actualidade: é preciso "usar o pouco que há como a base do muito que há a fazer, aproveitando a execução dos serviços que podem praticar-se ao mesmo tempo e com a mesma despesa".
Não serão precisas soluções complexas para corrigir a actual situação, retomando a orientação que acabo de referir, então classificada como "obrigação indeclinável". Bastará ser-se racional, colocando as "pedras certas nos sítios certos", ou seja, resumidamente, organizando os recursos em função de prioridades e das suas aptidões principais. Com o propósito de garantir a melhor relação custo/eficácia para os investimentos feitos e unidade de esforço na execução das tarefas.
O que deve significar isso na prática? Primeiro, que a Marinha deve concentrar todas as actividades no mar, aliás como faz regularmente, e que é o que, melhor do que qualquer outra organização, sempre soube fazer; que lhe seja disponibilizada uma organização que proporcione o melhor emprego dos meios e evite a dispersão de esforços.
Segundo, que a GNR se deve limitar à segurança em terra, onde, aliás, como qualquer cidadão sente todos os dias, a falta de recursos humanos é patente por quase todo o País. A crise que se vive presentemente, como nos mostram os noticiários diários, é também de segurança; se não tratada correctamente e com rigor, pode pôr em causa todo o enorme esforço que está a ser pedido aos portugueses e atrasar a retoma da economia.
Terceiro, que a Marinha e a GNR devem ter uma plataforma comum de colaboração prática em que, a nível institucional, se faça a coordenação do esforço que cada uma desenvolve na sua área de actuação primária, tendo presente que existe uma relação de interdependência entre segurança em terra e segurança no mar.
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2099869
A grande oportunidade
por REIS RODRIGUES Hoje Comentar
Vivemos tempos muito difíceis, mas também de grandes oportunidades. Muito mau seria não as aproveitar para corrigir o que pode funcionar com menos custos para o Estado e melhor. Evitando redundâncias que não se justificam, duplicações de recursos que não fazem sentido e organizações que podem ser simplificadas e sobretudo tornadas mais claras e lineares.
Falo de uma situação concreta; da forma como Portugal está organizado para exercer as funções de Autoridade do Estado no Mar. Não é, evidentemente, um modelo próprio de um país que está a passar por uma gravíssima crise financeira e que tem pela frente um caminho cheio de difíceis desafios para percorrer, sob as mais variadas vertentes. Nem, muito menos, de um país que terá de mostrar maior empenho em optimizar os poucos recursos que tem para controlo de uma enorme área marítima, onde se concentram interesses estratégicos que têm de ser acautelados.
Aliás, com crise ou sem crise, tendo em conta a caracterização do País, o modelo que a GNR defende, e para o qual, há quatro anos, o Governo de então decidiu dar alguns passos, nunca fez sentido em Portugal. Corresponde a uma prática reconhecida como inviável há mais de um século, quando depois de uma tentativa semelhante à criação da actual Unidade de Controlo Costeiro da GNR (a criação da Esquadrilha de Fiscalização da Costa da então designada Guarda Fiscal) se decidiu fazer reverter para a Marinha, seis anos depois, todos os seus meios. O argumento usado para esta decisão foi muito simples e não perdeu qualquer actualidade: é preciso "usar o pouco que há como a base do muito que há a fazer, aproveitando a execução dos serviços que podem praticar-se ao mesmo tempo e com a mesma despesa".
Não serão precisas soluções complexas para corrigir a actual situação, retomando a orientação que acabo de referir, então classificada como "obrigação indeclinável". Bastará ser-se racional, colocando as "pedras certas nos sítios certos", ou seja, resumidamente, organizando os recursos em função de prioridades e das suas aptidões principais. Com o propósito de garantir a melhor relação custo/eficácia para os investimentos feitos e unidade de esforço na execução das tarefas.
O que deve significar isso na prática? Primeiro, que a Marinha deve concentrar todas as actividades no mar, aliás como faz regularmente, e que é o que, melhor do que qualquer outra organização, sempre soube fazer; que lhe seja disponibilizada uma organização que proporcione o melhor emprego dos meios e evite a dispersão de esforços.
Segundo, que a GNR se deve limitar à segurança em terra, onde, aliás, como qualquer cidadão sente todos os dias, a falta de recursos humanos é patente por quase todo o País. A crise que se vive presentemente, como nos mostram os noticiários diários, é também de segurança; se não tratada correctamente e com rigor, pode pôr em causa todo o enorme esforço que está a ser pedido aos portugueses e atrasar a retoma da economia.
Terceiro, que a Marinha e a GNR devem ter uma plataforma comum de colaboração prática em que, a nível institucional, se faça a coordenação do esforço que cada uma desenvolve na sua área de actuação primária, tendo presente que existe uma relação de interdependência entre segurança em terra e segurança no mar.
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2099869
Croco- Major
-
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".
“Karma tarda mas não falha".
A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Croco escreveu:O convidado
A grande oportunidade
por REIS RODRIGUES Hoje Comentar
(...)Falo de uma situação concreta; da forma como Portugal está organizado para exercer as funções de Autoridade do Estado no Mar. Não é, evidentemente, um modelo próprio de um país que está a passar por uma gravíssima crise financeira e que tem pela frente um caminho cheio de difíceis desafios para percorrer, sob as mais variadas vertentes. Nem, muito menos, de um país que terá de mostrar maior empenho em optimizar os poucos recursos que tem para controlo de uma enorme área marítima, onde se concentram interesses estratégicos que têm de ser acautelados.
(...)Terceiro, que a Marinha e a GNR devem ter uma plataforma comum de colaboração prática em que, a nível institucional, se faça a coordenação do esforço que cada uma desenvolve na sua área de actuação primária, tendo presente que existe uma relação de interdependência entre segurança em terra e segurança no mar.Portugal (onde estamos todos incluidos sem excepção) e no periodo pós 25ABR, sempre viveu acima da cota a que deverias viver, muito por culpa dos novos governantes, entidades bancárias e das pessoas.Veja-se o estudo que a GNR pagou à ACENTURE, e isto para quê ??Esbanjou-se dinheiro que agora está a fazer falta.Quem fica a perder é o Zé povinho que não tem segurança e cada vez mais tem medo de sair à rua.Em equipa que ganha, não se mexe.Concordo que haja apenas uma guarda costeira (anteriormente GF, BF e actualmente UCC somente até as 12 Milhas) para além disso Armada, acabando com a PM, intregando-a em qualquer das duas, UCC ou Armada.Isto é somente a opinião de um GNR com a quarta classe tirada à noite.
_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
PINTAROLAS- Moderador
-
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
PINTAROLAS escreveu:Croco escreveu:O convidado
A grande oportunidade
por REIS RODRIGUES Hoje Comentar
(...)Falo de uma situação concreta; da forma como Portugal está organizado para exercer as funções de Autoridade do Estado no Mar. Não é, evidentemente, um modelo próprio de um país que está a passar por uma gravíssima crise financeira e que tem pela frente um caminho cheio de difíceis desafios para percorrer, sob as mais variadas vertentes. Nem, muito menos, de um país que terá de mostrar maior empenho em optimizar os poucos recursos que tem para controlo de uma enorme área marítima, onde se concentram interesses estratégicos que têm de ser acautelados.
(...)Terceiro, que a Marinha e a GNR devem ter uma plataforma comum de colaboração prática em que, a nível institucional, se faça a coordenação do esforço que cada uma desenvolve na sua área de actuação primária, tendo presente que existe uma relação de interdependência entre segurança em terra e segurança no mar.Portugal (onde estamos todos incluidos sem excepção) e no periodo pós 25ABR, sempre viveu acima da cota a que deverias viver, muito por culpa dos novos governantes, entidades bancárias e das pessoas.Veja-se o estudo que a GNR pagou à ACENTURE, e isto para quê ??Esbanjou-se dinheiro que agora está a fazer falta.Quem fica a perder é o Zé povinho que não tem segurança e cada vez mais tem medo de sair à rua.Em equipa que ganha, não se mexe.Concordo que haja apenas uma guarda costeira (anteriormente GF, BF e actualmente UCC somente até as 12 Milhas) para além disso Armada, acabando com a PM, intregando-a em qualquer das duas, UCC ou Armada.Isto é somente a opinião de um GNR com a quarta classe tirada à noite.
J.B.- Cabo-Chefe
-
Idade : 50
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 230
Mensagem : Vive e deixa viver.....
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)
Reorganização na GNR põe mais 600 guardas nas ruas
O plano de reorganização da GNR, a que o DN teve acesso, prevê a fusão de unidades, o que deverá levar à libertação de cerca de 900 militares.
O plano de reorganização da GNR prevê que, numa primeira fase, sejam libertados mais de 600 guardas só para patrulharem as ruas, reforço que é conseguido através da fusão de unidades e da redefinição de funções no Comando Superior da Guarda.
De acordo com este plano, a que o Diário de Notícias teve acesso, a Unidade de Intervenção e a Unidade de Segurança e Honras de Estado passam a funcionar em conjunto, o que liberta 370 militares.
A Unidade de Controlo Costeiro funde-se com a Unidade de Ação Fiscal libertando 430 guardas, ao passo que a reorganização no Comando Superior tira da secretaria cem elementos.
Dos 900 militares libertados, dois terços devem ser distribuídos para a componente operacional dos Comandos Territoriais e da Brigada de Trânsito, enquanto que os restantes vão ser colocados nas reativadas Brigadas Territoriais.
Fonte oficial da GNR, ouvida pelo Diário de Notícias, afirmou que o número de militares libertados de funções de secretaria poderá duplicar dentro de dois ou três anos quando a reestruturação estiver a funcionar em plano.
Para além dos regressos das brigadas Fiscal e de Trânsito e da reativfação das Brigadas Territoriais, estão previstas alterações orgânicas.
Entre estas estão a colocação de menos um general do exército no Comando da GNR, sendo
que para as Brigadas Territoriais e para a Brigada de Trânsito vão ser escolhidos coroneis de carreira da GNR, o que acontece pela primeira vez.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2441698O plano de reorganização da GNR prevê que, numa primeira fase, sejam libertados mais de 600 guardas só para patrulharem as ruas, reforço que é conseguido através da fusão de unidades e da redefinição de funções no Comando Superior da Guarda.
De acordo com este plano, a que o Diário de Notícias teve acesso, a Unidade de Intervenção e a Unidade de Segurança e Honras de Estado passam a funcionar em conjunto, o que liberta 370 militares.
A Unidade de Controlo Costeiro funde-se com a Unidade de Ação Fiscal libertando 430 guardas, ao passo que a reorganização no Comando Superior tira da secretaria cem elementos.
Dos 900 militares libertados, dois terços devem ser distribuídos para a componente operacional dos Comandos Territoriais e da Brigada de Trânsito, enquanto que os restantes vão ser colocados nas reativadas Brigadas Territoriais.
Fonte oficial da GNR, ouvida pelo Diário de Notícias, afirmou que o número de militares libertados de funções de secretaria poderá duplicar dentro de dois ou três anos quando a reestruturação estiver a funcionar em plano.
Para além dos regressos das brigadas Fiscal e de Trânsito e da reativfação das Brigadas Territoriais, estão previstas alterações orgânicas.
Entre estas estão a colocação de menos um general do exército no Comando da GNR, sendo
que para as Brigadas Territoriais e para a Brigada de Trânsito vão ser escolhidos coroneis de carreira da GNR, o que acontece pela primeira vez.
snake- 2º Sargento
-
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000
REFORMA NA GNR - Governo reativa brigadas Fiscal e de Trânsito
REFORMA NA GNR
Governo reativa brigadas Fiscal e de Trânsito
Governo reativa brigadas Fiscal e de Trânsito
É a primeira grande mudança na tutela da Administração Interna. Segue hoje para as associações a proposta do Governo para reorganizar a GNR. Miguel Macedo apaga parte substancial das mudanças que os socialistas tinham arquitetado, ressuscitando seis brigadas. Os coronéis da GNR saem a ganhar e o Exército perde um general no comando.
O ministro da Administração Interna decidiu reativar as brigadas de Trânsito e Fiscal da GNR, que o Governo socialista tinha extinguido com base no estudo de uma consultora internacional. Menos de quatro anos passados sobre a última reorganização desta força de segurança, Miguel Macedo assume outra reforma estrutural na GNR, "corrigindo" falhas entretanto detetadas. Mais eficácia, maior racionalização de meios e melhor coordenação são os objetivos.
Leia mais pormenores no e-paper do DN:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2442151
O ministro da Administração Interna decidiu reativar as brigadas de Trânsito e Fiscal da GNR, que o Governo socialista tinha extinguido com base no estudo de uma consultora internacional. Menos de quatro anos passados sobre a última reorganização desta força de segurança, Miguel Macedo assume outra reforma estrutural na GNR, "corrigindo" falhas entretanto detetadas. Mais eficácia, maior racionalização de meios e melhor coordenação são os objetivos.
Leia mais pormenores no e-paper do DN:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2442151
António Soares- 1º Sargento
-
Idade : 60
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1190
Mensagem : mea mater, mea vita, Canes timidi vehementius latrant
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
tanta mentira que para aqui vai!
MiguelBarrancos- 2º Sargento
-
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 970
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
A conversa da "libertação" de militares para a rua já mete dó, na prática são 00000000000000000000000000000000!!!
COELHO.X- Capitão
-
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."
Martin Luther King
Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Será que é agora que vamos ter um horário? Cambada de mentirosos!
MiguelBarrancos- 2º Sargento
-
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 970
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Nunca deveria ter sido feita nos moldes que foi feita a ultima reestruturação.snake escreveu:O plano de reorganização da GNR, a que o DN teve acesso, prevê a fusão de unidades, o que deverá levar à libertação de cerca de 900 militares.http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2441698
O plano de reorganização da GNR prevê que, numa primeira fase, sejam libertados mais de 600 guardas só para patrulharem as ruas, reforço que é conseguido através da fusão de unidades e da redefinição de funções no Comando Superior da Guarda.
De acordo com este plano, a que o Diário de Notícias teve acesso, a Unidade de Intervenção e a Unidade de Segurança e Honras de Estado passam a funcionar em conjunto, o que liberta 370 militares.
A Unidade de Controlo Costeiro funde-se com a Unidade de Ação Fiscal libertando 430 guardas, ao passo que a reorganização no Comando Superior tira da secretaria cem elementos.
Dos 900 militares libertados, dois terços devem ser distribuídos para a componente operacional dos Comandos Territoriais e da Brigada de Trânsito, enquanto que os restantes vão ser colocados nas reativadas Brigadas Territoriais.
Fonte oficial da GNR, ouvida pelo Diário de Notícias, afirmou que o número de militares libertados de funções de secretaria poderá duplicar dentro de dois ou três anos quando a reestruturação estiver a funcionar em plano.
Para além dos regressos das brigadas Fiscal e de Trânsito e da reativfação das Brigadas Territoriais, estão previstas alterações orgânicas.
Entre estas estão a colocação de menos um general do exército no Comando da GNR, sendo
que para as Brigadas Territoriais e para a Brigada de Trânsito vão ser escolhidos coroneis de carreira da GNR, o que acontece pela primeira vez.
Gil- 1º Sargento
-
Idade : 51
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 1063
Meu alistamento : 03 de Novembro de 1997
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
MiguelBarrancos escreveu:Será que é agora que vamos ter um horário? Cambada de mentirosos!
e pagarem o que nos devem, mas também a tabela remuneratório deveria ser invertida que de certeza haveria muito mais gente a fazer serviço no terreno.
Gil- 1º Sargento
-
Idade : 51
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 1063
Meu alistamento : 03 de Novembro de 1997
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Ver para crer ,como S Tomé. O que hoje é verdade no dia seguinte já não é.
Nem eles (governantes) se entendem e falam a uma só voz. Eles próprios se desmentem .
É esperar para ver o que dali sai.
Nem eles (governantes) se entendem e falam a uma só voz. Eles próprios se desmentem .
É esperar para ver o que dali sai.
Luisa Baião- Coronel
-
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
APG/GNR escreveu:...Miguel Macedo assume outra reforma estrutural na GNR, "corrigindo" falhas entretanto detetadas....
Então o nosso MAI detetou falhas? Eu vou-lhe também relembrar algumas falhas graves que não foram ainda corrigidas:
- Tabela Remuneratória: Aplicação da Portaria n.º 1553-C/2008 a todo efectivo com os devidos rectroactivos desde 01JAN2010, de acordo com Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Declaração de Rectificação n. 92/2009, de 27 de Novembro.
- Horario de referencia - No preambulo do Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Declaração de Rectificação n. 92/2009, de 27 de Novembro é explicito:
"Estabeleceu-se, pela primeira vez, um horário de referência, através da fixação de um número de horas máximo de trabalho semanal, com compensação em crédito horário a definir por legislação própria.", onde está essa legislação própria Sr MAI?
Diz ainda o Artigo 26.º do mesmo diploma que "O exercício de funções policiais por militares da Guarda atende ao horário de referência semanal, a regular por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da administração interna"... Ai está mais uma coisa que o Sr pode corrigir, sabendo nós que possivelmente somos a única força de segurança que não tem um horário digno de referencia. Lembre-se que há milhares de militares que mensalmente efectuam mais de 200 mensais de trabalho...
- Promoções a Guarda Principal - No preambulo do Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Declaração de Rectificação n. 92/2009, de 27 de Novembro aparecem de facto palavras bonitas que não passam disso mesmo, palavras: "Procurou-se, em termos gerais, harmonizar e dar coerência às três carreiras profissionais da Guarda..." "...Regulamentou-se, ainda, o acesso..." "...à categoria de guarda, nos postos de guarda principal...". Sr MAI, onde estão os Guardas Principais?
Relembro ainda, que de acordo com o Artº143 do mesmo diploma, "O documento de promoção ou de graduação deve conter menção expressa da data a partir da qual são devidos os vencimentos do novo posto, a qual coincide com a data da respectiva antiguidade, salvo no caso da antecipação desta, em que os vencimentos são devidos a partir da data a fixar no respectivo diploma.", quer isto dizer que a antiguidade reporta o vencimento, e como tal, os Guardas Principais já notificados mas "congelados" por falta de orçamento (que foi feito aos muitos milhões que o MAI recebeu em 2010 também para este problema?) não abdicam nem da promoção e muito menos dos retroactivos. Mais um problema que poderá solucionar pois agrava a cada mês que passa.
Poderia estar aqui a escrever a tarde toda, pois muito mais há a "corrigir".
- Tabela Remuneratória: Aplicação da Portaria n.º 1553-C/2008 a todo efectivo com os devidos rectroactivos desde 01JAN2010, de acordo com Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Declaração de Rectificação n. 92/2009, de 27 de Novembro.
- Horario de referencia - No preambulo do Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Declaração de Rectificação n. 92/2009, de 27 de Novembro é explicito:
"Estabeleceu-se, pela primeira vez, um horário de referência, através da fixação de um número de horas máximo de trabalho semanal, com compensação em crédito horário a definir por legislação própria.", onde está essa legislação própria Sr MAI?
Diz ainda o Artigo 26.º do mesmo diploma que "O exercício de funções policiais por militares da Guarda atende ao horário de referência semanal, a regular por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da administração interna"... Ai está mais uma coisa que o Sr pode corrigir, sabendo nós que possivelmente somos a única força de segurança que não tem um horário digno de referencia. Lembre-se que há milhares de militares que mensalmente efectuam mais de 200 mensais de trabalho...
- Promoções a Guarda Principal - No preambulo do Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Declaração de Rectificação n. 92/2009, de 27 de Novembro aparecem de facto palavras bonitas que não passam disso mesmo, palavras: "Procurou-se, em termos gerais, harmonizar e dar coerência às três carreiras profissionais da Guarda..." "...Regulamentou-se, ainda, o acesso..." "...à categoria de guarda, nos postos de guarda principal...". Sr MAI, onde estão os Guardas Principais?
Relembro ainda, que de acordo com o Artº143 do mesmo diploma, "O documento de promoção ou de graduação deve conter menção expressa da data a partir da qual são devidos os vencimentos do novo posto, a qual coincide com a data da respectiva antiguidade, salvo no caso da antecipação desta, em que os vencimentos são devidos a partir da data a fixar no respectivo diploma.", quer isto dizer que a antiguidade reporta o vencimento, e como tal, os Guardas Principais já notificados mas "congelados" por falta de orçamento (que foi feito aos muitos milhões que o MAI recebeu em 2010 também para este problema?) não abdicam nem da promoção e muito menos dos retroactivos. Mais um problema que poderá solucionar pois agrava a cada mês que passa.
Poderia estar aqui a escrever a tarde toda, pois muito mais há a "corrigir".
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Gasta-se dinheiro em estudos e mais estudos e no fim voltamos ao mesmo!
Continuam a faltar homens onde realmente são precisos e não haver lugares para estarem sentados em locais onde não fazem tanta falta!
Continuam a faltar homens onde realmente são precisos e não haver lugares para estarem sentados em locais onde não fazem tanta falta!
Edr See- Capitão
-
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Conta-me historias daquilo que eu não sei... Toda a gente sabe de onde vão ser libertados os homens: dos postos territoriais para os serviços não operacionais!!!
Edr See- Capitão
-
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Mais uma reforma e tudo continuará como sempre.
Ás questões estruturais, não vão eles.
daqui a uns meses a conversa vai ser a mesma, só que os argumentos serão outros.
Ás questões estruturais, não vão eles.
daqui a uns meses a conversa vai ser a mesma, só que os argumentos serão outros.
foca branca- Sargento-Mor
-
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
Mas não era isso que se queria na ultima restruturação?
Mas vai libertar quem? e se libertar quem é o tipo de gente que é "libertada"?
individuos á anos em impedimentos, que assim que se apanhar num carro a ir a uma ocorrencia, metem logo papel para a baixa.
Esta instituição está mergulhada num antro de "elitismos" .
Mas vai libertar quem? e se libertar quem é o tipo de gente que é "libertada"?
individuos á anos em impedimentos, que assim que se apanhar num carro a ir a uma ocorrencia, metem logo papel para a baixa.
Esta instituição está mergulhada num antro de "elitismos" .
foca branca- Sargento-Mor
-
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
mais uma restruturaçao...enfim...se for como a ultima....enfim...
teenage- 2º Sargento
-
Idade : 45
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 542
Meu alistamento : 2000
Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006
grande treta e mentira...... mais 600 tachos secretarias cozinha e varredores vai abrir
Red_Bull- Sargento-Ajudante
-
Idade : 46
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1937
Mensagem : Queres Louvores ? Trabalha para eles.. Faz Boas saladas de fruta....
Meu alistamento : 1999** Do Terrafal(Portalegre)
Página 2 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Tópicos semelhantes
» Dec. Lei nº. 91/2006, 25Mai - Chapa de trânsito
» Função Pública retoma salários e carreira
» Unidade de Trânsito da GNR pede punições mais rápidas para infrações de transito
» Será uma adivinha ou anedota! Comandante de Destacamento de Trânsito diz que se está a “cagar” para os militares e para o trânsito
» Vamos voltar novamente ao tempo das Brigadas?
» Função Pública retoma salários e carreira
» Unidade de Trânsito da GNR pede punições mais rápidas para infrações de transito
» Será uma adivinha ou anedota! Comandante de Destacamento de Trânsito diz que se está a “cagar” para os militares e para o trânsito
» Vamos voltar novamente ao tempo das Brigadas?
Página 2 de 9
Qui 16 maio 2024, 17:03 por Guarda que anda à linha
» Presidente da República - Profissionais da GNR e da PSP, e das outras polícias, devem ter regime compensatório equiparado ao da Polícia Judiciária
Seg 13 maio 2024, 22:20 por dragao
» GNR ia sendo atropelado no despiste de piloto do Rally de Portugal em Arganil (com vídeo)
Sáb 11 maio 2024, 14:34 por dragao
» Fisco não cobra valores de IRS inferiores a 25 euros e não reembolsa menos de 10 euros
Ter 07 maio 2024, 13:31 por conchinha
» "Consternação". Marcelo lamenta morte de GNR em prova de esforço
Sáb 06 Abr 2024, 20:13 por dragao
» Militares da GNR vão a julgamento por não passar multa de estacionamento
Sex 05 Abr 2024, 23:11 por Ice
» IRS a entregar em 2024: como preencher passo a passo?
Qua 03 Abr 2024, 23:29 por smelly
» Polícias filmados a agredir jovens em Setúbal. PSP "instaurou processo"
Qua 03 Abr 2024, 20:40 por dragao
» A partir de hoje já pode entregar a sua declaração de IRS
Seg 01 Abr 2024, 14:56 por dragao
» Filho de líder do Comando Vermelho desafia GNR à saída de loja
Sáb 30 Mar 2024, 17:06 por dragao
» Centenas de GNR promovidos mas prejudicados
Qua 20 Mar 2024, 18:09 por zucatruca
» Suicídio dos elementos das Forças de Segurança
Seg 18 Mar 2024, 10:24 por micro_fz
» Governo aprovou a promoção de 1.850 efetivos na GNR
Sex 15 Mar 2024, 22:16 por filipemx
» Emissão de Carta de Condução – Nova funcionalidade disponível
Ter 12 Mar 2024, 10:46 por conchinha
» O que muda com as novas regras para terminar o Ensino Secundário?
Qui 07 Mar 2024, 18:18 por dragao