Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

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Mensagem por AJF/MTJ Sáb 29 Out 2011, 09:15

Relembrando a primeira mensagem :

O organograma da futura estrutura da GNR prevê o ressurgimento das brigadas Fiscal e de Trânsito e a criação de quatro Brigadas Territoriais. Desaparecem, entre outras unidades, os actuais 20 Comandos Territoriais.

Regresso da BT será a medida mais problemática

A reestruturação abrange a denominada "segunda linha" de comando, permanecendo inalterada toda a estrutura de topo. A proposta do actual comando da GNR já se encontra na posse do ministro da Administração Interna, o qual deverá ser sensível à argumentação da economia em recursos económicos e financeiros para fazer voltar a mais numerosa força policial do país aos moldes operacionais de 2006.

O modelo proposto pelo actual comandante da GNR, tenente-general Newton Parreira, ficou concluído no final de Setembro deste ano e chegou este mês às mãos do ministro Miguel Macedo. Nas considerações finais, o documento enuncia seis vantagens na reestruturação proposta: uma melhor eficácia de comando, controlo, coordenação e inspecção; diminuição de militares afectos às actividades não operacionais; reafectação de militares da vertente não operacional para a vertente operacional; redução do número de unidades; redução de cargos de direcção; e, por fim, economia em recursos económicos e financeiros.

Ao nível do Comando Operacional, o documento realça o facto de, no futuro, a coordenação vir a ser feita com apenas sete unidades e não com as 25 actualmente existentes. Pretende-se também extinguir os comandos de Doutrina e Formação e Administração de Recursos Humanos, os quais darão lugar (com novas formas de comando) aos comandos de Pessoal e Formação e Logística e Finanças.

Libertar recursos

Em relação às previstas quatro Brigadas Territoriais, as mesmas terão a designação de Norte, Centro, Lisboa e Sul. Dizem os comandos da GNR que estas brigadas, que substituem os actuais 20 Comandos Territoriais, vão tornar mais eficaz a coordenação da actividade operacional e, em simultâneo, centralizar as funções administrativas e logísticas, permitindo desse modo a libertação de efectivos para tarefas operacionais.

Outra das grandes alterações previstas passa pela extinção das actuais unidades de Controlo Costeiro e de Acção Fiscal, as quais vão dar lugar à reconstituída Brigada Fiscal. Esta ficará dividida em subunidades espalhadas por todo o território e integrará os Comandos Territoriais dos Açores e Madeira.

Como principais mais-valias apresentadas para o ressurgimento da Brigada Fiscal apontam-se o aumento da capacidade de combate à fraude e evasão fiscal, uma maior cobertura do controlo dos bens em circulação, o aumento da mobilidade interna de recursos humanos especializados e a redução do efectivo global em mais de 10%.

Estes são os fundamentos sobre os quais se irá pronunciar, até final do ano, o ministro Miguel Macedo. Ao que tudo indica, o actual titular da pasta irá retomar todo o modelo que em 2006 foi desmembrado quando o agora presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, detinha a tutela da Administração Interna.

Todas estas propostas devem igualmente ser dadas a conhecer às associações sindicais da GNR. Enquanto o presidente da Associação Sindical dos Profissionais Independentes da Guarda (ASPIG), José Alho, afirmou conhecer o documento - ao ponto de ter avançado que o ministro deverá aceitar o regresso da Brigada Fiscal e da Brigada de Trânsito até final do ano -, já a Associação dos Profissionais da Guarda (APG) refere não ter tido, até ao momento, qualquer participação na elaboração do documento.

http://www.publico.pt/Sociedade/nova-gnr-com-os-regressos-das-brigadas-de-transito-e-fiscal-retoma-o-modelo-de-2006-1518694
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Mensagem por mac Ter 01 Nov 2011, 17:33

PINTAROLAS escreveu:
PINTAROLAS escreveu:Concentrem-se em reenvindicar o que é de direito e deixem -se de tretas. Pois é isso que os governantes querem.

Dia 21NOV11 lá estaremos.



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Mensagem por firefox Ter 01 Nov 2011, 17:36

"As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota"

Que sorte temos nós PT´s...as nossas são novinhas!


"Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão"

Também não entendi: então nestes anos deixaram de tratar de trânsito foi? é que no territorial toda gente diz que temos obrigação de dominar toda a legislação!
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Mensagem por batraquio Ter 01 Nov 2011, 18:00

firefox escreveu:"As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota"

Que sorte temos nós PT´s...as nossas são novinhas!


"Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão"

Também não entendi: então nestes anos deixaram de tratar de trânsito foi? é que no territorial toda gente diz que temos obrigação de dominar toda a legislação!



E ainda no Territorial só fazemos patrulhas de 6 horas e só com uma missão uma vez ao trânsito, Policia Geral, fiscal e outras missões e instrução é ministrada diáriamente.
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Mensagem por Marques Carmo Ter 01 Nov 2011, 18:34

CSI™ escreveu:
As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota. Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão, porque nos últimos tempos a instrução resume-se a zero!
Realmente não consigo compreender estes argumentos!!!
Não será isto o espelho da GNR!!!
Então e os Pters, têm viaturas novas???
E a IC, na maior parte dos caso, nem novas nem velhas!!!
Independentemente de estar de acordo ou não com a reactivação da BT, acho que não deve existir diferenciação entre as unidades da Guarda!!!
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Mensagem por CSI Ter 01 Nov 2011, 19:04

Mas se repararem eu estou na BT, faço patrulhas nos carros afectos ao trânsito... Este tópico é sobre o regresso da BT e da BF... porque haveria de falar das viat`s dos PT`s??

Quem não compreende, paciência, não vou fazer um desenho!
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Mensagem por libertador Ter 01 Nov 2011, 19:10

Marques Carmo escreveu:
CSI™ escreveu:
As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota. Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão, porque nos últimos tempos a instrução resume-se a zero!
Realmente não consigo compreender estes argumentos!!!
Não será isto o espelho da GNR!!!
Então e os Pters, têm viaturas novas???
E a IC, na maior parte dos caso, nem novas nem velhas!!!
Independentemente de estar de acordo ou não com a reactivação da BT, acho que não deve existir diferenciação entre as unidades da Guarda!!!
tem de entender que os do transito estao melhor servidos em viaturas graças á brisa se fosse a gnr a comprar tb andavam com coisas velhas
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Mensagem por suckoi 35 Ter 01 Nov 2011, 19:12

CSI™ escreveu:Mas se repararem eu estou na BT, faço patrulhas nos carros afectos ao trânsito... Este tópico é sobre o regresso da BT e da BF... porque haveria de falar das viat`s dos PT`s??

Quem não compreende, paciência, não vou fazer um desenho!

correção, tu estás num destacamento de transito de um cometerra, como lhe chamais e se for criado de novo o logotipo BT, esperas tu ir para lá.
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Mensagem por Croco Ter 01 Nov 2011, 19:14

CSI™ escreveu:Mas se repararem eu estou na BT, faço patrulhas nos carros afectos ao trânsito... Este tópico é sobre o regresso da BT e da BF... porque haveria de falar das viat`s dos PT`s??

Quem não compreende, paciência, não vou fazer um desenho!

"Libertar recursos

Em relação às previstas quatro Brigadas Territoriais, as mesmas terão a designação de Norte, Centro, Lisboa e Sul. Dizem os comandos da GNR que estas brigadas, que substituem os actuais 20 Comandos Territoriais, vão tornar mais eficaz a coordenação da actividade operacional e, em simultâneo, centralizar as funções administrativas e logísticas, permitindo desse modo a libertação de efectivos para tarefas operacionais".


Última edição por Croco em Ter 01 Nov 2011, 19:15, editado 1 vez(es)
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Mensagem por batraquio Ter 01 Nov 2011, 19:14

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suckoi 35 escreveu:
CSI™ escreveu:Mas se repararem eu estou na BT, faço patrulhas nos carros afectos ao trânsito... Este tópico é sobre o regresso da BT e da BF... porque haveria de falar das viat`s dos PT`s??

Quem não compreende, paciência, não vou fazer um desenho!

correção, tu estás num destacamento de transito de um cometerra, como lhe chamais e se for criado de novo o logotipo BT, esperas tu ir para lá.
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Mensagem por CSI Ter 01 Nov 2011, 19:26

libertador escreveu:tem de entender que os do transito estao melhor servidos em viaturas graças á brisa se fosse a gnr a comprar tb andavam com coisas velhas
Camarada,

a Brisa apenas fornece viaturas, combustível e instalações para os SDT`s que patrulham as AE`s dessa concessionária.

As viat`s dos DT`s que não policiam AE`s concessionadas pela Brisa, são fornecidas pelo Estado (Avensis, Almeras, Primeras, Corollas, Sharan, etc). Neste momento temos viat`s com mais de 600.000 Kms, viat`s essas que foram distribuídas ao efectivo da BT no ano de 2000!!

Até pode ser este o espelho da GNR, mas não era assim quando eu vim para a Brigada de Trânsito, porque nós sempre tivemos viaturas novas e em boas condições para o desempenho da missão que nos está atribuída!!
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Mensagem por jimbras Ter 01 Nov 2011, 19:54

«Mas, com as ultimas notícias que tem vindo a lume, por si só não resolvem o problema, porque neste dois anos com o trânsito à deriva, muito mal foi feito que agora terá de ser corrigido. As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota. Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão, porque nos últimos tempos a instrução resume-se a zero! De uma vez por todas tem que acabar com o ingresso na unidade, de sargentos que não são oriundos do serviço de trânsito. Acontece que os militares ingressam no curso de sargentos e no seu final, os do Transito vão para Postos Territoriais e os dos Postos para o trânsito... seria mais proveitoso para o serviço, quer para um lado como para o outro, que ao terminarem o curso de sargentos, as vagas serem distribuídas pelos serviços que desempenhavam antes do seu ingresso no curso!!»

É tambem a situação da BF e do pessoal que a integrava!!!!!
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Mensagem por Pinto da Costa Ter 01 Nov 2011, 20:53

Que dizer mais!!!??? Esta tudo dito...
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Mensagem por MEO Qua 02 Nov 2011, 14:38

firefox escreveu:"As viaturas afectas ao serviço do trânsito na GNR estão em fim de vida, ou melhor, já vão muito para lá da sua 2ª vida, havendo a necessidade de uma profunda renovação da frota"

Que sorte temos nós PT´s...as nossas são novinhas!


"Os militares que compunham a BT, hoje estão a precisar que lhes seja ministrada instrução adequada para o cumprimento da missão"

Também não entendi: então nestes anos deixaram de tratar de trânsito foi? é que no territorial toda gente diz que temos obrigação de dominar toda a legislação!

Santa ignorância !!!!
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Mensagem por irreverente Qua 02 Nov 2011, 15:33

sniper disse: Como alguém já disse, diferenciem os patrulheiros com mais 300 ou 400 euros a ver se há policias na rua ou não...

Estás-te a referir ao pessoal dos pt`s? é que estes é que são os patrulheiros.

Transito tudo o que vocês fazem (acidentes incluídos) excepto o Radar que não temos, Patrulha ás ocorrências, engloba aturar o bêbado que não gosta da Guarda, Violência Doméstica, Desacatos na via Publica, Desacatos em Bares e Cafés, por norma os primeiros a ter contacto com assaltos e assaltantes, etc etc etc...!

Como eu já disse noutro tópico, faço patrulhas logo sou patrulheiro, sendo isto verdade, existem no entanto diferenças.

Cada macaco no seu galho, não se pode agradar a Gregos e a Toianos.

Tens a tua especialidade OK, agora não queiras é criticar os outros (chafaricas) que quanto a mim fazem tanta falta na Guarda como outra especialidade qualquer , e na hora de reivindicar já estás no nivel dos "Patrulheiros"



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Mensagem por night wolf Qua 02 Nov 2011, 15:36

O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.

Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.

Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.

Abraço.
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Mensagem por irreverente Qua 02 Nov 2011, 16:04

night wolf disse:

Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.

Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.



OK, estou 100% de acordo.
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Mensagem por Ice Qua 02 Nov 2011, 17:33

irreverente escreveu: sniper disse: Como alguém já disse, diferenciem os patrulheiros com mais 300 ou 400 euros a ver se há policias na rua ou não...

Estás-te a referir ao pessoal dos pt`s? é que estes é que são os patrulheiros.

Transito tudo o que vocês fazem (acidentes incluídos) excepto o Radar que não temos, Patrulha ás ocorrências, engloba aturar o bêbado que não gosta da Guarda, Violência Doméstica, Desacatos na via Publica, Desacatos em Bares e Cafés, por norma os primeiros a ter contacto com assaltos e assaltantes, etc etc etc...!

Como eu já disse noutro tópico, faço patrulhas logo sou patrulheiro, sendo isto verdade, existem no entanto diferenças.




Então o pessoal do trânsito só porque anda de pópó, os da fiscal a fazer vigilâncias à costa, a malta das bike's no Verão e os que estão na U.I. e que no Verão vão para o Allgarve, vão passar férias para a praias, o pessoal da cinotecnia andam a passear o Boby nos festivais de Verão, todos eles andam a coçar a micose não? Só o pessoal do Territorial é que faz patrulhas, logo, só eles é que são patrulheiros, não?

Só demonstras o respeito pelos teus camaradas. Das duas, uma: ou achas-te superior aos outros para não os considerares patrulheiros ou então tens o complexo de inferioridade com alguma inveja à mistura. Todos os elementos da Guarda que não estão no Territorial tiveram essa opção, não me digas que não te deram essa oportunidade?

Fazes-me lembrar alguém que anda no fórum e que diz a mesma coisa e não pertence ao Territorial.

Enfim...
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Mensagem por suckoi 35 Qua 02 Nov 2011, 19:22

irreverente escreveu: sniper disse: Como alguém já disse, diferenciem os patrulheiros com mais 300 ou 400 euros a ver se há policias na rua ou não...

Estás-te a referir ao pessoal dos pt`s? é que estes é que são os patrulheiros.

Transito tudo o que vocês fazem (acidentes incluídos) excepto o Radar que não temos, Patrulha ás ocorrências, engloba aturar o bêbado que não gosta da Guarda, Violência Doméstica, Desacatos na via Publica, Desacatos em Bares e Cafés, por norma os primeiros a ter contacto com assaltos e assaltantes, etc etc etc...!

Como eu já disse noutro tópico, faço patrulhas logo sou patrulheiro, sendo isto verdade, existem no entanto diferenças.

Cada macaco no seu galho, não se pode agradar a Gregos e a Toianos.

Tens a tua especialidade OK, agora não queiras é criticar os outros (chafaricas) que quanto a mim fazem tanta falta na Guarda como outra especialidade qualquer , e na hora de reivindicar já estás no nivel dos "Patrulheiros"




tens toda razão camarada.

toda a gente sabe, até uma criança, que quando se fala em patrulheiro, ta-se a falar no GNR do posto territorial.

Patrulheiros são estes e sómente estes. patrulhas há muitos a faze-las,binómios, cavalaria, Giop, Epna, SPE, tambem as faço, mas não sou patrulheiro.

mas eles aqui gostam de dizer que são patrulheiros, noutros lados são...não estou a falar de bolos, quanto á boca para ti de superioridade, vir de quem vem, é cómico.

PS.cuidado com as msg's. não é de confiança, é aquilo que na actualidade, para não ferir susceptibiliades, se chama de "informador urbano".

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Mensagem por irreverente Qua 02 Nov 2011, 19:38

Ice, não te vou responder no tom que tu mereces, porque não quero descer ao teu nível.

1º - Só quis dizer ao Sniper que ele não tem o direito de criticar os camaradas dos gabinetes(chafaricas) porque eles fazem tanta falta como todos os outros,
Processam vencimentos, transferências de Pessoal, Férias ADMG etc, etc,etc.

2º - Se não fosses tendencioso para não dizer "maldoso" sabias que ao longo do tempo em que escrevo aqui no Forum, nunca mas mesmo nunca disse o que quer que fosse contra a BT "DT" ou qualquer outra especialidade.

3º - Não confundas Patrulheiro, pau para toda a obra, com alguém que faz 6 horas de patrulha apenas e só naquela especialidade (não é a mesma coisa)

4º - Não me julgo mais que ninguém, sou e gosto de ser diferente, mas acima de tudo respeito quem merece ser respeitado.

5º - Nunca concorri há BT, logo não vos tenho inveja nenhuma, e tu é que te julgas mais que os outros, pois só assim se compreende que digas que eu tenho algum (complexo) sentimento de inferioridade. Eu e certamente todos o que não são da BT ?

6º - Não te conheço de lado nenhum ( ainda bem ) nem tu a mim, por isso não me voltes a comparar seja a quem for.
As tuas divergências pessoais, resolve - as sem estares a meter os outros na fornada.
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Mensagem por ROMEO123 Qua 02 Nov 2011, 22:38

night wolf escreveu:O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.

Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.

Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.

Abraço.

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Mensagem por Ice Qua 02 Nov 2011, 22:51

night wolf escreveu:O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.

Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.

Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.

Abraço.



Sr. Suckoi 35 e C&a. façam o favor der ler este post e calem-se de uma vez por todas.



Excelente camarada.
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Mensagem por иuησ Qua 02 Nov 2011, 23:02

night wolf escreveu:O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.

Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.

Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.

Abraço.

Concordo.
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Mensagem por MEO Qua 02 Nov 2011, 23:10

Porquê é que quando se fala de trânsito, toda a gente dispara em todas as direções? Incomoda assim tanto ? Defendam realmente o que é importante... Renascimento da BT? Quem me dera, mas infelizmente ainda não passa de rumores, de boatos... tenham um bocadinho de descernimento e defendam realmente o que interessa ...
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Mensagem por MiguelBarrancos Qua 02 Nov 2011, 23:41

MEO escreveu:Porquê é que quando se fala de trânsito, toda a gente dispara em todas as direções? Incomoda assim tanto ? Defendam realmente o que é importante... Renascimento da BT? Quem me dera, mas infelizmente ainda não passa de rumores, de boatos... tenham um bocadinho de descernimento e defendam realmente o que interessa ...

e o que interessa realmente?
Isto roça o ridículo, camaradas do transito a vangloriarem-se, o pessoal dos Postos a chorar-se...
Já estive no PIR, Bikes, e Postos, e de facto nada é comparável com a vida de Posto, não me forniquem a dizer que o EPNA, btt, escola segura , pir ,fazem patrulhas, fazem, " mas não é a mesma coisa ".

Mas o que interessa realmente? Se for para irem para melhor, caros camaradas da BF e BT, parabens!
Tenho é as minhas duvidas, é bom demais para ser verdade tendo em conta o contexto actual.

Pessoal dos Postos... Chega de escovar, de ter medo, de passar autos e fazer detidos Sad
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Mensagem por иuησ Qua 02 Nov 2011, 23:45

Não percebo também MEO. Embora não goste da postura de alguns ex-brigadeiros, desagrada-me ver comentários de outros que nada dignificam a condição de Militar da GNR.

Goste ou não goste, na minha opinião, o regresso da BT é uma mais valia para o pais e para a segurança rodoviária.
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Mensagem por suckoi 35 Qui 03 Nov 2011, 00:14

Ice escreveu:
night wolf escreveu:O regresso da BT e da BF quer se queira quer não, deve ser encarado com alegria e porquê? Porque a luta de alguns deu os seus frutos e no fim dessa luta, conseguiu-se reconquistar aquilo que muitos deram como perdido. Parabens pois, a todos quantos deram a cara e o seu tempo para que fosse corrigido um dos maiores erros que esta instituição tinha cometido. Bem ajam.

Quanto a tudo o que se em dito relativamente ás novas tabelas remuneratórias, só me parece haver uma solução e essa passa por fazer luta, e tal como os Bt's e BF's fizeram há que dar a cara e reivindicar pelos nossos direitos.

Todas as especialidades são precisas e uteis para o país, cada uma no seu lugar.

Abraço.



Sr. Suckoi 35 e C&a. façam o favor der ler este post e calem-se de uma vez por todas.



Excelente camarada.

respeito a opinião, mas não concordo. em minha opinião devia ser tudo diluido nos destacamentos territoriais, continuar na mesma com a especialidade de transito, só que sanear a casa, ou seja tirar uma grande parte dos elementos, que compõe o transito da GNR e meter lá gente nova.
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Mensagem por CSI Qui 03 Nov 2011, 20:56

Acho que isto chegou a mais uma discussão sem nexo:

patrulhar - Conjugar
(francês patrouiller)
v. tr.
1. Guarnecer ou vigiar com patrulhas.
v. intr.
2. Rondar em patrulha.

Acho que é isto que eu faço diáriamente nas estradas portuguesas, patrulhamento rodoviário... se são 6 horas ou 8 isso não interessa, mas é o que eu faço!
Patrulhamento não será concerteza estar sentado numa secretária a repassar inquéritos criminais, fazer copy/past dos antecedentes... no patrulhamento há uma coisa nova, uma coisa diferente todos os dias, por isso nem todos serviriam para patrulheiro!

Desde já fica aqui um sinal + a todos os patrulheiros da GNR e da PSP!
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Mensagem por MEO Qui 03 Nov 2011, 22:50

иuησ™ escreveu:Não percebo também MEO. Embora não goste da postura de alguns ex-brigadeiros, desagrada-me ver comentários de outros que nada dignificam a condição de Militar da GNR.

Goste ou não goste, na minha opinião, o regresso da BT é uma mais valia para o pais e para a segurança rodoviária.


Claro que gosto, claro que é uma mais valia, por isso é que a malta do trânsito da melhor forma ou não, luta desde 2009 pelo regresso da BRIOSA, agora o resto do pessoal, quer sejam dos postos, chafaricas ou outras valias devia fazer o mesmo, com mais afinco, enfrentar quem nos comanda, não com arrogância mas sim com mais intelegência, sabendo contornar os obstaculos que quem nos comanda nos mete á frente, no fundo de uma forma unida.
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Mensagem por Cavaleiro do APocalipse Qui 03 Nov 2011, 22:58

Tudo o que se ganha depois de muita luta, será sempre de louvar!

Sejam bem vindos de volta...


Mas desculpe-me discordar de uma coisa camarada...

"BRIOSA", é unica e exclusivamente a nossa GUARDA, com mais brilho ou menos brilho, mas é nossa "BRIOSA".
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Mensagem por MEO Qui 03 Nov 2011, 23:06

Cavaleiro do APocalipse escreveu:Mas desculpe-me discordar de uma coisa camarada...

"BRIOSA", é unica e exclusivamente a nossa GUARDA, com mais brilho ou menos brilho, mas é nossa "BRIOSA".

São opiniões, há que respeita-las...


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Mensagem por dragao Qui 03 Nov 2011, 23:40

Agradecia que as opiniões que escrevem, fossem apenas em torno do tema "Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006".

Obrigado!
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Mensagem por Croco Sex 04 Nov 2011, 01:27

O convidado

A grande oportunidade

por REIS RODRIGUES HojeNova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 2 Icn_comentario Comentar

Vivemos tempos muito difíceis, mas também de grandes oportunidades. Muito mau seria não as aproveitar para corrigir o que pode funcionar com menos custos para o Estado e melhor. Evitando redundâncias que não se justificam, duplicações de recursos que não fazem sentido e organizações que podem ser simplificadas e sobretudo tornadas mais claras e lineares.

Falo de uma situação concreta; da forma como Portugal está organizado para exercer as funções de Autoridade do Estado no Mar. Não é, evidentemente, um modelo próprio de um país que está a passar por uma gravíssima crise financeira e que tem pela frente um caminho cheio de difíceis desafios para percorrer, sob as mais variadas vertentes. Nem, muito menos, de um país que terá de mostrar maior empenho em optimizar os poucos recursos que tem para controlo de uma enorme área marítima, onde se concentram interesses estratégicos que têm de ser acautelados.

Aliás, com crise ou sem crise, tendo em conta a caracterização do País, o modelo que a GNR defende, e para o qual, há quatro anos, o Governo de então decidiu dar alguns passos, nunca fez sentido em Portugal. Corresponde a uma prática reconhecida como inviável há mais de um século, quando depois de uma tentativa semelhante à criação da actual Unidade de Controlo Costeiro da GNR (a criação da Esquadrilha de Fiscalização da Costa da então designada Guarda Fiscal) se decidiu fazer reverter para a Marinha, seis anos depois, todos os seus meios. O argumento usado para esta decisão foi muito simples e não perdeu qualquer actualidade: é preciso "usar o pouco que há como a base do muito que há a fazer, aproveitando a execução dos serviços que podem praticar-se ao mesmo tempo e com a mesma despesa".

Não serão precisas soluções complexas para corrigir a actual situação, retomando a orientação que acabo de referir, então classificada como "obrigação indeclinável". Bastará ser-se racional, colocando as "pedras certas nos sítios certos", ou seja, resumidamente, organizando os recursos em função de prioridades e das suas aptidões principais. Com o propósito de garantir a melhor relação custo/eficácia para os investimentos feitos e unidade de esforço na execução das tarefas.

O que deve significar isso na prática? Primeiro, que a Marinha deve concentrar todas as actividades no mar, aliás como faz regularmente, e que é o que, melhor do que qualquer outra organização, sempre soube fazer; que lhe seja disponibilizada uma organização que proporcione o melhor emprego dos meios e evite a dispersão de esforços.

Segundo, que a GNR se deve limitar à segurança em terra, onde, aliás, como qualquer cidadão sente todos os dias, a falta de recursos humanos é patente por quase todo o País. A crise que se vive presentemente, como nos mostram os noticiários diários, é também de segurança; se não tratada correctamente e com rigor, pode pôr em causa todo o enorme esforço que está a ser pedido aos portugueses e atrasar a retoma da economia.

Terceiro, que a Marinha e a GNR devem ter uma plataforma comum de colaboração prática em que, a nível institucional, se faça a coordenação do esforço que cada uma desenvolve na sua área de actuação primária, tendo presente que existe uma relação de interdependência entre segurança em terra e segurança no mar.

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2099869
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Mensagem por PINTAROLAS Sex 04 Nov 2011, 10:49

Croco escreveu:
O convidado

A grande oportunidade

por REIS RODRIGUES HojeNova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 2 Icn_comentario Comentar

(...)Falo de uma situação concreta; da forma como Portugal está organizado para exercer as funções de Autoridade do Estado no Mar. Não é, evidentemente, um modelo próprio de um país que está a passar por uma gravíssima crise financeira e que tem pela frente um caminho cheio de difíceis desafios para percorrer, sob as mais variadas vertentes. Nem, muito menos, de um país que terá de mostrar maior empenho em optimizar os poucos recursos que tem para controlo de uma enorme área marítima, onde se concentram interesses estratégicos que têm de ser acautelados.
(...)Terceiro, que a Marinha e a GNR devem ter uma plataforma comum de colaboração prática em que, a nível institucional, se faça a coordenação do esforço que cada uma desenvolve na sua área de actuação primária, tendo presente que existe uma relação de interdependência entre segurança em terra e segurança no mar.

Portugal (onde estamos todos incluidos sem excepção) e no periodo pós 25ABR, sempre viveu acima da cota a que deverias viver, muito por culpa dos novos governantes, entidades bancárias e das pessoas.
Veja-se o estudo que a GNR pagou à ACENTURE, e isto para quê ??
Esbanjou-se dinheiro que agora está a fazer falta.
Quem fica a perder é o Zé povinho que não tem segurança e cada vez mais tem medo de sair à rua.
Em equipa que ganha, não se mexe.
Concordo que haja apenas uma guarda costeira (anteriormente GF, BF e actualmente UCC somente até as 12 Milhas) para além disso Armada, acabando com a PM, intregando-a em qualquer das duas, UCC ou Armada.
Isto é somente a opinião de um GNR com a quarta classe tirada à noite.

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Mensagem por J.B. Sex 04 Nov 2011, 10:57

PINTAROLAS escreveu:
Croco escreveu:
O convidado

A grande oportunidade

por REIS RODRIGUES HojeNova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 2 Icn_comentario Comentar

(...)Falo de uma situação concreta; da forma como Portugal está organizado para exercer as funções de Autoridade do Estado no Mar. Não é, evidentemente, um modelo próprio de um país que está a passar por uma gravíssima crise financeira e que tem pela frente um caminho cheio de difíceis desafios para percorrer, sob as mais variadas vertentes. Nem, muito menos, de um país que terá de mostrar maior empenho em optimizar os poucos recursos que tem para controlo de uma enorme área marítima, onde se concentram interesses estratégicos que têm de ser acautelados.
(...)Terceiro, que a Marinha e a GNR devem ter uma plataforma comum de colaboração prática em que, a nível institucional, se faça a coordenação do esforço que cada uma desenvolve na sua área de actuação primária, tendo presente que existe uma relação de interdependência entre segurança em terra e segurança no mar.

Portugal (onde estamos todos incluidos sem excepção) e no periodo pós 25ABR, sempre viveu acima da cota a que deverias viver, muito por culpa dos novos governantes, entidades bancárias e das pessoas.
Veja-se o estudo que a GNR pagou à ACENTURE, e isto para quê ??
Esbanjou-se dinheiro que agora está a fazer falta.
Quem fica a perder é o Zé povinho que não tem segurança e cada vez mais tem medo de sair à rua.
Em equipa que ganha, não se mexe.
Concordo que haja apenas uma guarda costeira (anteriormente GF, BF e actualmente UCC somente até as 12 Milhas) para além disso Armada, acabando com a PM, intregando-a em qualquer das duas, UCC ou Armada.
Isto é somente a opinião de um GNR com a quarta classe tirada à noite.

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Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 2 Empty Reorganização na GNR põe mais 600 guardas nas ruas

Mensagem por snake Qui 26 Abr 2012, 13:06

O plano de reorganização da GNR, a que o DN teve acesso, prevê a fusão de unidades, o que deverá levar à libertação de cerca de 900 militares.
O plano de reorganização da GNR prevê que, numa primeira fase, sejam libertados mais de 600 guardas só para patrulharem as ruas, reforço que é conseguido através da fusão de unidades e da redefinição de funções no Comando Superior da Guarda.
De acordo com este plano, a que o Diário de Notícias teve acesso, a Unidade de Intervenção e a Unidade de Segurança e Honras de Estado passam a funcionar em conjunto, o que liberta 370 militares.
A Unidade de Controlo Costeiro funde-se com a Unidade de Ação Fiscal libertando 430 guardas, ao passo que a reorganização no Comando Superior tira da secretaria cem elementos.
Dos 900 militares libertados, dois terços devem ser distribuídos para a componente operacional dos Comandos Territoriais e da Brigada de Trânsito, enquanto que os restantes vão ser colocados nas reativadas Brigadas Territoriais.
Fonte oficial da GNR, ouvida pelo Diário de Notícias, afirmou que o número de militares libertados de funções de secretaria poderá duplicar dentro de dois ou três anos quando a reestruturação estiver a funcionar em plano.
Para além dos regressos das brigadas Fiscal e de Trânsito e da reativfação das Brigadas Territoriais, estão previstas alterações orgânicas.
Entre estas estão a colocação de menos um general do exército no Comando da GNR, sendo
que para as Brigadas Territoriais e para a Brigada de Trânsito vão ser escolhidos coroneis de carreira da GNR, o que acontece pela primeira vez.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2441698
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Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 2 Empty REFORMA NA GNR - Governo reativa brigadas Fiscal e de Trânsito

Mensagem por APG/GNR Qui 26 Abr 2012, 13:06

REFORMA NA GNR
Governo reativa brigadas Fiscal e de Trânsito


É a primeira grande mudança na tutela da Administração Interna. Segue hoje para as associações a proposta do Governo para reorganizar a GNR. Miguel Macedo apaga parte substancial das mudanças que os socialistas tinham arquitetado, ressuscitando seis brigadas. Os coronéis da GNR saem a ganhar e o Exército perde um general no comando.
O ministro da Administração Interna decidiu reativar as brigadas de Trânsito e Fiscal da GNR, que o Governo socialista tinha extinguido com base no estudo de uma consultora internacional. Menos de quatro anos passados sobre a última reorganização desta força de segurança, Miguel Macedo assume outra reforma estrutural na GNR, "corrigindo" falhas entretanto detetadas. Mais eficácia, maior racionalização de meios e melhor coordenação são os objetivos.
Leia mais pormenores no e-paper do DN:

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2442151
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Mensagem por António Soares Qui 26 Abr 2012, 13:12

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Mensagem por MiguelBarrancos Qui 26 Abr 2012, 13:15

tanta mentira que para aqui vai!
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Mensagem por COELHO.X Qui 26 Abr 2012, 13:15

A conversa da "libertação" de militares para a rua já mete dó, na prática são 00000000000000000000000000000000!!!Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 2 99078
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Mensagem por MiguelBarrancos Qui 26 Abr 2012, 13:16

Será que é agora que vamos ter um horário? Cambada de mentirosos!
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Mensagem por Gil Qui 26 Abr 2012, 13:16

snake escreveu:
O plano de reorganização da GNR, a que o DN teve acesso, prevê a fusão de unidades, o que deverá levar à libertação de cerca de 900 militares.
O plano de reorganização da GNR prevê que, numa primeira fase, sejam libertados mais de 600 guardas só para patrulharem as ruas, reforço que é conseguido através da fusão de unidades e da redefinição de funções no Comando Superior da Guarda.
De acordo com este plano, a que o Diário de Notícias teve acesso, a Unidade de Intervenção e a Unidade de Segurança e Honras de Estado passam a funcionar em conjunto, o que liberta 370 militares.
A Unidade de Controlo Costeiro funde-se com a Unidade de Ação Fiscal libertando 430 guardas, ao passo que a reorganização no Comando Superior tira da secretaria cem elementos.
Dos 900 militares libertados, dois terços devem ser distribuídos para a componente operacional dos Comandos Territoriais e da Brigada de Trânsito, enquanto que os restantes vão ser colocados nas reativadas Brigadas Territoriais.
Fonte oficial da GNR, ouvida pelo Diário de Notícias, afirmou que o número de militares libertados de funções de secretaria poderá duplicar dentro de dois ou três anos quando a reestruturação estiver a funcionar em plano.
Para além dos regressos das brigadas Fiscal e de Trânsito e da reativfação das Brigadas Territoriais, estão previstas alterações orgânicas.
Entre estas estão a colocação de menos um general do exército no Comando da GNR, sendo
que para as Brigadas Territoriais e para a Brigada de Trânsito vão ser escolhidos coroneis de carreira da GNR, o que acontece pela primeira vez.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2441698
Fixe Nunca deveria ter sido feita nos moldes que foi feita a ultima reestruturação.
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Mensagem por Gil Qui 26 Abr 2012, 13:18

MiguelBarrancos escreveu:Será que é agora que vamos ter um horário? Cambada de mentirosos!

e pagarem o que nos devem, mas também a tabela remuneratório deveria ser invertida que de certeza haveria muito mais gente a fazer serviço no terreno.
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Mensagem por Luisa Baião Qui 26 Abr 2012, 13:21

Ver para crer ,como S Tomé. O que hoje é verdade no dia seguinte já não é.
Nem eles (governantes) se entendem e falam a uma só voz. Eles próprios se desmentem .
É esperar para ver o que dali sai.
hmm
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Mensagem por иuησ Qui 26 Abr 2012, 13:28

APG/GNR escreveu:...Miguel Macedo assume outra reforma estrutural na GNR, "corrigindo" falhas entretanto detetadas....

Então o nosso MAI detetou falhas? Eu vou-lhe também relembrar algumas falhas graves que não foram ainda corrigidas:

- Tabela Remuneratória: Aplicação da Portaria n.º 1553-C/2008 a todo efectivo com os devidos rectroactivos desde 01JAN2010, de acordo com Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Declaração de Rectificação n. 92/2009, de 27 de Novembro.

- Horario de referencia - No preambulo do Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Declaração de Rectificação n. 92/2009, de 27 de Novembro é explicito:
"Estabeleceu-se, pela primeira vez, um horário de referência, através da fixação de um número de horas máximo de trabalho semanal, com compensação em crédito horário a definir por legislação própria.", onde está essa legislação própria Sr MAI?
Diz ainda o Artigo 26.º do mesmo diploma que "O exercício de funções policiais por militares da Guarda atende ao horário de referência semanal, a regular por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da administração interna"... Ai está mais uma coisa que o Sr pode corrigir, sabendo nós que possivelmente somos a única força de segurança que não tem um horário digno de referencia. Lembre-se que há milhares de militares que mensalmente efectuam mais de 200 mensais de trabalho...

- Promoções a Guarda Principal - No preambulo do Decreto-Lei n.º 297/2009, de 14 de Outubro, com as alterações introduzidas pela Declaração de Rectificação n. 92/2009, de 27 de Novembro aparecem de facto palavras bonitas que não passam disso mesmo, palavras: "Procurou-se, em termos gerais, harmonizar e dar coerência às três carreiras profissionais da Guarda..." "...Regulamentou-se, ainda, o acesso..." "...à categoria de guarda, nos postos de guarda principal...". Sr MAI, onde estão os Guardas Principais?
Relembro ainda, que de acordo com o Artº143 do mesmo diploma, "O documento de promoção ou de graduação deve conter menção expressa da data a partir da qual são devidos os vencimentos do novo posto, a qual coincide com a data da respectiva antiguidade, salvo no caso da antecipação desta, em que os vencimentos são devidos a partir da data a fixar no respectivo diploma.", quer isto dizer que a antiguidade reporta o vencimento, e como tal, os Guardas Principais já notificados mas "congelados" por falta de orçamento (que foi feito aos muitos milhões que o MAI recebeu em 2010 também para este problema?) não abdicam nem da promoção e muito menos dos retroactivos. Mais um problema que poderá solucionar pois agrava a cada mês que passa.

Poderia estar aqui a escrever a tarde toda, pois muito mais há a "corrigir".
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Mensagem por Edr See Qui 26 Abr 2012, 13:41

Gasta-se dinheiro em estudos e mais estudos e no fim voltamos ao mesmo!
Continuam a faltar homens onde realmente são precisos e não haver lugares para estarem sentados em locais onde não fazem tanta falta!
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Mensagem por Edr See Qui 26 Abr 2012, 13:43

Conta-me historias daquilo que eu não sei... Toda a gente sabe de onde vão ser libertados os homens: dos postos territoriais para os serviços não operacionais!!!
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Mensagem por foca branca Qui 26 Abr 2012, 13:49

Mais uma reforma e tudo continuará como sempre.

Ás questões estruturais, não vão eles.

daqui a uns meses a conversa vai ser a mesma, só que os argumentos serão outros.
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Mensagem por foca branca Qui 26 Abr 2012, 13:59

Mas não era isso que se queria na ultima restruturação?

Mas vai libertar quem? e se libertar quem é o tipo de gente que é "libertada"?

individuos á anos em impedimentos, que assim que se apanhar num carro a ir a uma ocorrencia, metem logo papel para a baixa.

Esta instituição está mergulhada num antro de "elitismos" .
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Mensagem por teenage Qui 26 Abr 2012, 14:43

mais uma restruturaçao...enfim...se for como a ultima....enfim...
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Mensagem por Red_Bull Qui 26 Abr 2012, 14:47

grande treta e mentira...... mais 600 tachos secretarias cozinha e varredores vai abrir Smile
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