SIRESP operacional em 2011

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty SIRESP operacional em 2011

Mensagem por Gorby Qui 28 Ago 2008, 04:11

Relembrando a primeira mensagem :

Carlos Machado é novo gestor de unidade de missão

O polémico Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), adjudicado em 2006, deverá estar a funcionar no início de 2011. Este é o prazo dado ao novo gestor da Unidade de Missão, Carlos Alberto Bernardo Machado, para terminar a implementação do sistema de comunicações que será usado por polícias, bombeiros e outros órgãos de emergência e segurança.

Carlos Machado, 57 anos, assumia até agora as funções de subdirector-geral de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna. Engenheiro de formação – passou pela PT, TMN e Vodafone –, ficou conhecido pela vitória no prémio literário Alves Redol com ‘O homem que viveu duas vezes’.
Actualmente o SIRESP cobre cerca de 50% do território nacional.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=308AE905-1430-4C72-8436-E05865D2411D&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010
Gorby
Gorby
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 1534

Ir para o topo Ir para baixo


SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por arade_XXI Qui 08 Mar 2012, 18:31

arade_XXI escreveu:
Tiago Alves escreveu:sabem para o que eles aproveitam? para saber onde estão as patrulhas á noite, =P

alguem pode confirmar uma coisa, é verdade que o radio mesmo desligado e com a bateria colocada, consegue-se ouvir ou ser gravado as conversas?
arade_XXI
arade_XXI
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar gnr
Nº de Mensagens : 78
Mensagem : "Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão."
Meu alistamento : Ano de 1999

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por Tiago Alves Qui 08 Mar 2012, 18:37

nao me parece que eles conseguem ouvir conversas, e se o for, estão por caminhos muito complicados, sabes a localização com as coordenadas
Tiago Alves
Tiago Alves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 37
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 545

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por saobras Qui 08 Mar 2012, 18:53

Tiago Alves escreveu:sabem para o que eles aproveitam? para saber onde estão as patrulhas á noite, =P



Isso já não problema meu eu faço parte de outra guerra e a formação que tive do siresp e as aplicações do rádio são otimas .

Mas não se esqueçam um equipamento desses custa 1500 euros mais as aplicações que tem,mensalmente custo por mês mais 700 euros ,porque é um equipamento que trabalha com a rede de telemovel embora muitos deles não tenham o cartão para as referidas aplicações.
saobras
saobras
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 62
Profissão : bombeiros
Nº de Mensagens : 10
Mensagem : Feliz Natal
Meu alistamento : Feliz Natal

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por brunocmd Qui 08 Mar 2012, 20:38

arade_XXI escreveu:
Tiago Alves escreveu:sabem para o que eles aproveitam? para saber onde estão as patrulhas á noite, =P

alguem pode confirmar uma coisa, é verdade que o radio mesmo desligado e com a bateria colocada, consegue-se ouvir as conversas?

Sim é possível ouvir as conversas do rádio mas isso só é utilizado em caso de extravio do mesmo. É possível localizar as viaturas e todos os portáteis. O pessoal pode pensar que isso é para controlar as patrulhas mas enganam-se porque só muito pouca gente tem acesso ao sistema. Sei que se alguns comandantes de Dter ou PTer pudessem ter acesso ao sistema que estariam todo o dia a controlar as patrulhas. Este sistema é para protecção de todas as patrulhas que andam no terreno só para isso. Fixe
brunocmd
brunocmd
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 142
Mensagem : Quem faz do perigo o pão do sofrimento seu irmão e da morte sua companheira.
Meu alistamento : GIA 2004

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por S_jt_C Qui 08 Mar 2012, 21:45

ATÉ agora só funcionou para os oficiais de serviço controlarem as patrulhas à noite. issso já se passou comigo.
S_jt_C
S_jt_C
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 48
Profissão : Cabo GNR
Nº de Mensagens : 124
Mensagem : CONTRA A INJUSTIÇA, RECLAMAR, RECLAMAR
Meu alistamento : 2º de 1997

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por Pinto da Costa Qui 08 Mar 2012, 22:17

Quem não deve não teme...
Pinto da Costa
Pinto da Costa
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1280
Meu alistamento : 1991 Guarda Fiscal


Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por saobras Sex 09 Mar 2012, 10:40

brunocmd escreveu:
arade_XXI escreveu:
Tiago Alves escreveu:sabem para o que eles aproveitam? para saber onde estão as patrulhas á noite, =P

alguem pode confirmar uma coisa, é verdade que o radio mesmo desligado e com a bateria colocada, consegue-se ouvir as conversas?

Sim é possível ouvir as conversas do rádio mas isso só é utilizado em caso de extravio do mesmo. É possível localizar as viaturas e todos os portáteis. O pessoal pode pensar que isso é para controlar as patrulhas mas enganam-se porque só muito pouca gente tem acesso ao sistema. Sei que se alguns comandantes de Dter ou PTer pudessem ter acesso ao sistema que estariam todo o dia a controlar as patrulhas. Este sistema é para protecção de todas as patrulhas que andam no terreno só para isso. SIRESP operacional em 2011 - Página 2 97139

..................................................................................................................................................

Quanto há formação que tive sobre o Siresp isso não é possivel ,ouvir as conversas com os rádios desligados.

Mas que é possivel 3º ouvirem as comunicações é porque o sistema tem algumas falhas nesses aspecto,mas como diz o outro amigo que não deve não teme.



BOM FIM DE SEMANA.
saobras
saobras
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 62
Profissão : bombeiros
Nº de Mensagens : 10
Mensagem : Feliz Natal
Meu alistamento : Feliz Natal

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por brunocmd Sex 09 Mar 2012, 11:16

saobras escreveu:
brunocmd escreveu:
arade_XXI escreveu:

alguem pode confirmar uma coisa, é verdade que o radio mesmo desligado e com a bateria colocada, consegue-se ouvir as conversas?

Sim é possível ouvir as conversas do rádio mas isso só é utilizado em caso de extravio do mesmo. É possível localizar as viaturas e todos os portáteis. O pessoal pode pensar que isso é para controlar as patrulhas mas enganam-se porque só muito pouca gente tem acesso ao sistema. Sei que se alguns comandantes de Dter ou PTer pudessem ter acesso ao sistema que estariam todo o dia a controlar as patrulhas. Este sistema é para protecção de todas as patrulhas que andam no terreno só para isso. SIRESP operacional em 2011 - Página 2 97139

..................................................................................................................................................

Quanto há formação que tive sobre o Siresp isso não é possivel ,ouvir as conversas com os rádios desligados.

Mas que é possivel 3º ouvirem as comunicações é porque o sistema tem algumas falhas nesses aspecto,mas como diz o outro amigo que não deve não teme.



BOM FIM DE SEMANA.

Sim com o rádio desligado não é possível ouvir as conversas eu é que ao citar devia ter dito que só com o rádio ligado isso é possível. As comunicações neste sistema são impossíveis de ser ouvidas por 3º. Se alguém o conseguir fazer também conseguirá ouvir todas as conversas dos telemóveis pois modo de funcionamento é igual aos telemóveis. beer
brunocmd
brunocmd
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 142
Mensagem : Quem faz do perigo o pão do sofrimento seu irmão e da morte sua companheira.
Meu alistamento : GIA 2004

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por saobras Sex 09 Mar 2012, 11:20

saobras escreveu:
brunocmd escreveu:
arade_XXI escreveu:

alguem pode confirmar uma coisa, é verdade que o radio mesmo desligado e com a bateria colocada, consegue-se ouvir as conversas?

Sim é possível ouvir as conversas do rádio mas isso só é utilizado em caso de extravio do mesmo. É possível localizar as viaturas e todos os portáteis. O pessoal pode pensar que isso é para controlar as patrulhas mas enganam-se porque só muito pouca gente tem acesso ao sistema. Sei que se alguns comandantes de Dter ou PTer pudessem ter acesso ao sistema que estariam todo o dia a controlar as patrulhas. Este sistema é para protecção de todas as patrulhas que andam no terreno só para isso. SIRESP operacional em 2011 - Página 2 97139

..................................................................................................................................................

Quanto há formação que tive sobre o Siresp isso não é possivel ,ouvir as conversas com os rádios desligados.

Mas que é possivel 3º ouvirem as comunicações é porque o sistema tem algumas falhas nesses aspecto,mas como diz o outro amigo que não deve não teme.



BOM FIM DE SEMANA.







OS radios fazem ressonancia como os telemovel ok amigo
saobras
saobras
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 62
Profissão : bombeiros
Nº de Mensagens : 10
Mensagem : Feliz Natal
Meu alistamento : Feliz Natal

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por dragao Dom 18 Mar 2012, 19:42

SIG SIRESP(GNR) – Um sistema de comando e controlo
SIRESP operacional em 2011 - Página 2 SIRESPA Guarda Nacional Republicana desenvolveu um sistema de comando e controlo para apoio à decisão operacional, o Sistema de Informação Geográfica - Sistema Integrado de Redes e Emergência de Segurança de Portugal (SIG SIRESP(GNR)).
O SIG utiliza o sistema da rede rádio SIRESP e surgiu da necessidade de encontrar uma solução que permitisse potenciar a operacionalidade dos meios disponíveis, só tendo sido possível graças a uma parceria de colaboração entre na GNR, o Governo Civil de Lisboa, a Associação Mais Cidadania e a empresa GMV. Integra, hoje, informação de geolocalização de pontos importantes e georreferenciação de patrulhas no terreno. Implementa o conceito Common Operational Picture colocando toda a informação operacional relevante, de um determinado nível e num determinado contexto, numa única imagem, sendo possível, para cada escalão de comando ou para cada área funcional, a localização das suas unidades (incluindo informação especifica e o respetivo estado ou situação), bem como visualizar de forma seletiva, infraestruturas críticas, infraestruturas de suporte, estradas, pontos importantes, edifícios, entre outros. Tecnicamente o sistema baseia-se numa arquitetura distribuída, altamente escalável, permitindo a interoperabilidade e a partilha de informação entre salas de situação dos vários comandos da Guarda, podendo ainda receber e partilhar informação com entidades externas que venham a realizar protocolos de cooperação e de troca de informação. Com o SIG SIRESP(GNR) , a GNR pode potenciar a sua ação de comando e controlo a todos os níveis, nacional, regional e distrital, reduzindo significativamente os custos e os tempos de resposta às ocorrências, permitindo também melhorar o apoio aos militares que no terreno, ao serem confrontados com situações de risco, para que sejam mais facilmente apoiados, reforçados ou socorridos, garantindo desta forma uma melhoria em termos de ordem e de tranquilidade pública e fornecer, de uma foram mais eficaz e eficiente, segurança e proteção a pessoas e bens.
Fonte: www.gnr.pt
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por lffarinha Dom 18 Mar 2012, 23:15

Caros Camaradas,

Eu tenho usado o SIRESP e tenho várias coisa a realçar:
- as comunicações melhoram em relação ao rádio tradicional - consegue-se ter uma conversação muito mais prática;
- é mais prático de levar e com mais funções associadas (sms, GPS, etc);
- a cobertura, que se afirma ser quase de 100% do território, é uma piada... é melhor do que no rádio antigo, mas continua a não ser tão boa como apregoam...
- é possível saber a localização exacta do rádio e ouvir-se na central o que se passa à volta do rádio! as chefias garantem que essa função existe, pode ser utilizada mas não será utilizada de rotina (só em caso de necessidade extrema) - a minha perspectiva (como já foi dito) - quem não deve, não teme...

Resumindo: melhora alguma coisa mas não é a galinha dos ovos de ouro... é uma evolução mas continua a ter falhas...

Abraço
lffarinha
lffarinha
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar Marinha (Saúde)
Nº de Mensagens : 22
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por Neo Seg 19 Mar 2012, 01:26

Resumindo, é um novo brinquedo para alguns Senhores.
Neo
Neo
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1277
Meu alistamento : 2070

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty siresp

Mensagem por saobras Seg 19 Mar 2012, 11:26

dragao escreveu:SIG SIRESP(GNR) – Um sistema de comando e controlo
SIRESP operacional em 2011 - Página 2 SIRESPA Guarda Nacional Republicana desenvolveu um sistema de comando e controlo para apoio à decisão operacional, o Sistema de Informação Geográfica - Sistema Integrado de Redes e Emergência de Segurança de Portugal (SIG SIRESP(GNR)).
O SIG utiliza o sistema da rede rádio SIRESP e surgiu da necessidade de encontrar uma solução que permitisse potenciar a operacionalidade dos meios disponíveis, só tendo sido possível graças a uma parceria de colaboração entre na GNR, o Governo Civil de Lisboa, a Associação Mais Cidadania e a empresa GMV. Integra, hoje, informação de geolocalização de pontos importantes e georreferenciação de patrulhas no terreno. Implementa o conceito Common Operational Picture colocando toda a informação operacional relevante, de um determinado nível e num determinado contexto, numa única imagem, sendo possível, para cada escalão de comando ou para cada área funcional, a localização das suas unidades (incluindo informação especifica e o respetivo estado ou situação), bem como visualizar de forma seletiva, infraestruturas críticas, infraestruturas de suporte, estradas, pontos importantes, edifícios, entre outros. Tecnicamente o sistema baseia-se numa arquitetura distribuída, altamente escalável, permitindo a interoperabilidade e a partilha de informação entre salas de situação dos vários comandos da Guarda, podendo ainda receber e partilhar informação com entidades externas que venham a realizar protocolos de cooperação e de troca de informação. Com o SIG SIRESP(GNR) , a GNR pode potenciar a sua ação de comando e controlo a todos os níveis, nacional, regional e distrital, reduzindo significativamente os custos e os tempos de resposta às ocorrências, permitindo também melhorar o apoio aos militares que no terreno, ao serem confrontados com situações de risco, para que sejam mais facilmente apoiados, reforçados ou socorridos, garantindo desta forma uma melhoria em termos de ordem e de tranquilidade pública e fornecer, de uma foram mais eficaz e eficiente, segurança e proteção a pessoas e bens.
Fonte: [url=http://www.gnr.pt
www.gnr.pt[/quote[/url]]



________________________________________________________________________________

Poupança em tempo acredito mas em custos hum nessse ponto tenho acerteza que são uns milhores de euros em despesas para esses equipamentos.
saobras
saobras
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 62
Profissão : bombeiros
Nº de Mensagens : 10
Mensagem : Feliz Natal
Meu alistamento : Feliz Natal

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por Croco Ter 28 Jan 2014, 21:47

Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por joao carlos rua Qua 29 Jan 2014, 15:26

é preciso a TV
joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por PINTAROLAS Qua 29 Jan 2014, 16:22

Andava à procura desta reportagem.
 Fixe 

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Rádios??? Onde andam?

Mensagem por a.fmcardoso Ter 25 Fev 2014, 17:36

Já que ultimamente tanto se tem falado nas desvantagens do uso do SIRESP será que é por isso que alguns postos já andam a deixar de os usar?

Serve de exemplo um posto que detém cerca de 10 rádios portáteis, 2 bases e em quase todos as viaturas.

O investimento no SIRESP, em rádios, auriculares, PTT, bolsas,... para que? Para agora não serem usados? Para os militares que andam na rua usarem um telemóvel susceptível de falhas (não estou a dizer que os rádios não falham... porque falham)?

Pois, para além de imagem e postura com toda a certeza que qualquer militar se deve sentir mais seguro ao saber que basta premir um botão para pedir ajuda por exemplo. Claro que por vezes se torna incómodo estar sempre a ouvir aquilo que não nos diz respeito mas claro que será uma tecnologia que visa melhorar as condições de segurança dos militares bem como a rapidez de resposta em comunicações.

Pois, resta a dúvida, as patrulhas apeadas não usam o rádio porque? Uma patrulha motorizada só usa o rádio da viatura porque? A energia está cara para carregar os outros será isso?

 :fg hurray: 
a.fmcardoso
a.fmcardoso
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 38
Profissão : indique aqui a profissão
Nº de Mensagens : 15
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por PINTAROLAS Ter 25 Fev 2014, 18:08

Tópico fundido.

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

SIRESP operacional em 2011 - Página 2 Empty Re: SIRESP operacional em 2011

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes