Circular com marcha de urgência assinalada...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por Bombeiro Seg 15 Dez 2008, 02:11

Uma viatura de socorro vai a assinalar marcha de urgência transportando um doente em estado grave, é mandada encostar por uma patrulha da Brigada de Transito. Perante este caso a ambulância é obrigada ou não a respeitar a autoridade ?
tenho conhecimento de casos destes que aconteceram a colegas meus, uns param e avisam as autoridades que levam um ferido grave e que se lhe acontecer algo a responsabilidade passa para os agentes da BT, e outros não param. Pode ou não ser aplicada coima por o veiculo prioritario não parar ?
Bombeiro
Bombeiro
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 42
Profissão : Bombeiro
Nº de Mensagens : 104
Mensagem : oi ppl
Meu alistamento : 1998

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por иuησ Seg 15 Dez 2008, 02:48

Tem que parar SEMPRE, contudo a boa fé dos camaradas em mandar prosseguir o transporte do doente é outra coisa.

Tenho conhecimento que por vezes "abrem alas" para a ambulancia e fiscalizam-na no fim do serviço que estão a desempenhar...

Mas já houvi montes de historias com ambulancias...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por Helivirgin Seg 15 Dez 2008, 09:55

Ainda gostava de saber qual é a alminha que vai mandar parar uma ambulância que segue em marcha de urgência, mas como já vi quase tudo ainda acredito que haja quem o faça... No Fixe

Pode é acontecer como um que eu conheço, que perante tantos avisos nuca fez algo que impedisse as suas vacas de sairem da propriedade e de irem para uma estrada nacional. Teve azar. O próprio pai dele foi que marrou contra uma de carro e ganho o bilhete só de ida.

Quem sabe uma alminha não manda parar uma ambulância em marcha de urgência e depois arranja um bilhete de ida para um familiar seu.
Helivirgin
Helivirgin
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 418
Mensagem : Os grandes homens não nasceram na grandeza, engrandeceram.

Meu alistamento : Onde muitos lá passaram.

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por Mateus Seg 15 Dez 2008, 11:36

Como já se aperceberam eu sou da BT, e nunca em tempo algum eu irei mandar parar uma ambulância em marcha de urgência porque á coisas que estão em 1º lugar nesta vida como por exemplo a saude etc... é lógico que se desconfiasse de alguma infracção a seguiria até ao destino e depois com calma a fiscalizava, já sem o incoveniente de denegrir um pouquinho mais a imagem da BT-GNR.
à situações que se podem evitar e esta é uma delas, espero que não me levem a mal é apenas a minha sincera opinião.
Mateus
Mateus
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 53
Profissão : Militar da GNR-T
Nº de Mensagens : 208
Mensagem : O espirito continuará... o tempo virá dar-nos razão.
Meu alistamento : 1992

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por BMLG81 Seg 15 Dez 2008, 12:22

Eu também estou na GNR/BT ou GNR/trânsito, ou como se chame, e nunca mandei sustar a marcha de viatura em tais circunstâncias, nem nunca vi alguêm fazer tal coisa, e se visse acreditem que criticava. Mas na melhor toalha cai a mancha, já acredito em tudo!
Haja sorte e saúde!
BMLG81
BMLG81
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente Autoridade (GNR)
Nº de Mensagens : 1240
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por Madox Seg 15 Dez 2008, 13:00

Também temos que ver que circular apenas com os pirilampos ligados já é um hábito que os bombeiros tem quando transportam doentes que não requerem urgência, agora se a marcha de urgência for assinalada com os pirilampos e sirene ligada, ai já não acredito que alguém faça sinal de paragem a essa ambulância...
Madox
Madox
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1085
Mensagem : Sejamos unidos!!!
Meu alistamento : Turma Bravo - 1º Pelotão - Ano 2003 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por CSI Sáb 20 Dez 2008, 16:16

Olá,

se a pergunta do Bombeiro é:
Bombeiro escreveu:Pode ou não ser aplicada coima por o veiculo prioritario não parar ?
A resposta é, sim pode ser aplicada coima! Ora vê:

Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência

1 - Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
(...)


e terão imobilizar também a sua marcha, perante a luz vermelho do sinal luminoso regulador de trânsito e perante o sinal de paragem obrigatória (STOP) colocado em cruzamentos ou entroncamentos:

Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência

(...)
2 - Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.
(...)
6 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.


Mais informo que um veículo prioritário, para assinalar correctamente a marcha de urgência, tem que utilizar os avisadores sonoros e avisadores luminosos a funcionar em simultâneo:

Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência

(...)
3 - A marcha urgente deve ser assinalada através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais referidos, respectivamente, nos artigos 22.º e 23.º
(...)
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por Silence Sáb 20 Dez 2008, 16:43

CSI escreveu:Mais informo que um veículo prioritário, para assinalar correctamente a marcha de urgência, tem que utilizar os avisadores sonoros e avisadores luminosos a funcionar em simultâneo:

Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência

(...)
3 - A marcha urgente deve ser assinalada através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais referidos, respectivamente, nos artigos 22.º e 23.º
(...)
[/justify]
Contudo é norma dos condutores de ambulância em zonas residenciais de dia mas principalmente a noite usarem os sinais sonoros a apenas quando perigo, stops, sinais de vermelho, etc ou para furar transito a quando necessário. Devendo para identificar a sua marcha de urgência a agentes da autoridade ou reguladores de transito com os sinais sonoros.

É punida a utilização de sinais sonoros a quando não urgência.

Cumpz
Silence
Silence
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Técnico
Nº de Mensagens : 627
Mensagem : Qui audet adipiscitur aka WHO DARES WINS
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por kikoandre Sáb 10 Jan 2009, 00:01

CSI escreveu:
Olá,

se a pergunta do Bombeiro é:
Bombeiro escreveu:Pode ou não ser aplicada coima por o veiculo prioritario não parar ?
A resposta é, sim pode ser aplicada coima! Ora vê:

Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência

1 - Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
(...)


e terão imobilizar também a sua marcha, perante a luz vermelho do sinal luminoso regulador de trânsito e perante o sinal de paragem obrigatória (STOP) colocado em cruzamentos ou entroncamentos:

Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência

(...)
2 - Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.
(...)
6 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.


Mais informo que um veículo prioritário, para assinalar correctamente a marcha de urgência, tem que utilizar os avisadores sonoros e avisadores luminosos a funcionar em simultâneo:

Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência

(...)
3 - A marcha urgente deve ser assinalada através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais referidos, respectivamente, nos artigos 22.º e 23.º
(...)


E não se esqueçam que estas regras também se aplicam aos nossos guardas.
Ainda recentemente existiu um acidente com circulação em marcha de urgência e duvido que o guarda se safe na nova lei de responsabilidade contratual do estado No Fixe
kikoandre
kikoandre
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 64
Profissão : pedreiro
Nº de Mensagens : 12
Meu alistamento : 1987

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por Balístico Sáb 10 Jan 2009, 17:44

kikoandre escreveu:... na nova lei de responsabilidade contratual do estado.

Conta lá o que é isso...
Nuca tinha ouvido falar, mas parece-me MUUUUUUUUUUUUITO interessante...
Balístico
Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens : 968
Meu alistamento : Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por GARCIA Sáb 10 Jan 2009, 23:26

Olá camaradas...

Acho que a este tópico o "CSI" respondeu da melhor forma possível.

Mas também o meu camarada "BMLG81" respondeu bem...

Inclusivé, ainda à bem pouco tempo fui informado que, devido às várias ocorrências existentes entre Bombeiros e GNR-BT, foi difundada uma directiva interna do ex-GEPI, onde se pedia aos camaradas pertencentes à ex-BT que evitassem de mandar parar os carros pertencentes a Bombeiros e Associações que por norma e devidamente identificados façam transporte de doentes...

Não importa se em urgência ou não...

Em qualquer situação onde um destes veículos cometesse uma infracção ao C.E., seria de evitar mandar parar o veículo...

Identificava-se o veículo, o local da infracção e o GDH...

Se houvesse oportunidade...

A Patrulha acompanhava o veículo e depois fiscalizava o mesmo...

Não havendo essa oportunidade seria feito um Oficio para que o Proprietário do veículo identifica-se o condutor e a situação em causa...

Mas principalmente, diz o bom senso que não se deve mandar parar uma ambulância em marcha de urgência...

Penso eu...

A todos os camaradas, sem excepção, um abraço...
GARCIA
GARCIA
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR / BT... Sempre BT
Nº de Mensagens : 160
Mensagem : A TODOS OS CAMARADAS, SEM EXCEPÇÃO, UM GRANDE ABRAÇO...
Meu alistamento : CFP / GNR 2003 - Turma1 - EPG / AIP;
41.º CURSO DE TÂNSITO em 2007 - \"O Último da BT\"...

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por Tocaefoge Dom 11 Jan 2009, 03:08

ASSIM SIM!!!  :bravo:


Última edição por Edr See em Dom 11 Jan 2009, 12:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não utilize desnecessariamente a função "CITAR", porque tornam os textos longos e repetitivos. Assim, se quiser referir-se à mensagem imediatamente anterior escusa de "citar" opte antes por "Responder".)
Tocaefoge
Tocaefoge
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 67
Meu alistamento : 1991

Ir para o topo Ir para baixo

Circular com marcha de urgência assinalada... Empty Re: Circular com marcha de urgência assinalada...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes