Voz de Detenção á civil em area da PSP

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por Salgueiro Sáb 14 Nov 2009, 20:05

Relembrando a primeira mensagem :

Boas,
tenho uma duvida sobre os respectivos procedimentos.

Imaginando que vou á civil, fora de serviço, e vejo um individuo a furtar uma viatura..
Sabendo que tenho legitimidade para o fazer, vou lá e consigo fazer a detenção.

Que se faz de seguida?
Chamo a policia da área, PSP ou GNR, e:
1 - é levado ao posto e faço o expediente com material fornecido por eles?
2 - é levado ao posto e ficam eles com o detido tratando do expediente?

Sei que posso deter em flagrante delito, agora o que se segue não sei...
(e sim sou guarda... daqueles que expõe as duvidas que têm, para na altura saber o que fazer)
(e sim, daqueles que tem de estudar para saber mais)

Agradeço a quem saiba, que responda.
De preferência com as respectivas leis que suportam a acção, não encontrei nada procedimentos a ter nestes assuntos, apenas que se tem legitimidade.
Obrigado
Salgueiro
Salgueiro
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 745
Mensagem : De que adianta a Liberdade se não existe Segurança?
Meu alistamento : CFP 2007, CPCb 2011/2012, CFS 2014/2016

Ir para o topo Ir para baixo


Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por PKX Ter 24 Nov 2009, 08:51

Sofre a situação exposta pelo salgueiro, tenho a dar um exemplo:
uns camaradas nossos estavam a fazer patrulhamento nos comboios na zona da PSP, apanharam 1 individuo com droga, na zona da Póvoa de Santa Iria (Comarca de Vila Franca Xira), chamaram a PSP que se "cagou" para eles e nem sequer lá foram nem quiseram saber, pois disseram que era problema deles.
Procedimento:
Os militares contactaram o Posto mais próximo, no caso Vialonga, fizeram lá o expediente, atribuiram NUIPC desse Posto e mandaram o expediente para o Tribunal competente que non caso era Vila Franca Xira.
Portanto, quando me calhar algo igual, o detido vai comigo para o Posto da GNR mais perto, elaboro o expediente e mando para o Tribunal competente.
Pois só em caso também de exemplo, quantas vezes a PSP faz detidos na área da GNR e vai com eles para a esquadra, já alguma vez viram um PSP a ir ao Posto da GNR????
PKX
PKX
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 886
Mensagem : Podes fugir, mas não te podes esconder...
Meu alistamento : AIP 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por crazycop Ter 24 Nov 2009, 12:15

meus senhores
elaborem o expediente onde quizerem tanto faz que seja na psp como na gnr, os militares ou agentes teem o dever de facultar o respectivo material, tambem podem fazer o expediente no tribunal como já fiz, directamente, tendo atribuido o nuipc do pt.
o que existe é uma grande falta de camaradagem entre todos, o que é pena, pq andamos cá (julgo eu) para o mesmo, ( defender a constituição e as leis), pq se não mudem de profissãonão é por haver esta suposta crise que a guarda oua psp vai baixar os braços nas provas de avaliação, pq à uns anos atras ninguem queria saber da policia ou da gnr e agora que veem como é que isto está( uma miséria, tudo desmpregado), pensam em vir para o estado sem terem qualquer vocação para o exercicio de funções e depois vemos a tristeza que é mkjlitares e agentes de 2004 e 2006 a irem para o olho da rua, a manchar o nome de quem cá anda.
os louros são para as séries de televisão, a maioria de voces que escrevem aqui, se tivessem num teatro de op. onde envolva riscos ( vida, para vos ou par terceiros) nem a vossa cara ou nome ou algo que vos liga-se a isso queriam, ficar-se-iam apenas pela execução e tentar fazer o mais bem feito o serviço .
crazycop
crazycop
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 45
Profissão : militar gnr ucc
Nº de Mensagens : 122
Mensagem : defendemos os oprimidos e injustiçados

aos outros que nem na sombra confiem
Meu alistamento : o mais longo

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por Ernesto Che Ter 24 Nov 2009, 17:56

... o primeiro parágrafo está confuso e o último era desnecessário.
Ernesto Che
Ernesto Che
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 57
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 347
Mensagem : “Um homem deve fazer aquilo que o seu dever lhe impõe, sejam quais forem as consequências pessoais, sejam quais forem os obstáculos, o perigo ou a pressão.
Esta é a base de toda a moralidade humana.”
JFK
Meu alistamento : 03-10-1988

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por Borges Ter 24 Nov 2009, 19:32

Esta situação dá para fazer de várias formas, tudo depende apenas dos "Colegas" que se apanhar do outro lado e da situação em si mesma. Cada caso é um caso! Primeiro apanhar o "bandido", depois tratar das formalidades como manda a lei, com ponderação e calma para o serviço ser bem feito, que é para no fim não ficar o bandido a rir.
Quem faz ou deixa de fazer, a justiça não quer saber, quer é competência e legalidade.
Borges
Borges
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 46
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 192
Mensagem : "Uma mente aberta a uma nova experiência, jamais volta ao seu tamanho original!"
Meu alistamento : O melhor de todos, igual a todos os outros, ou não!

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por ORY Ter 23 Fev 2010, 23:51

Bem agora ja podem fazer tudo no SEI pk agroa ate da para escolher a que força pertecem.

_____________________________________________
Agente Bruno o mais maior grande da aldeia, o todo grosso de lisboa e já comi metade das gajas de portugal. Dou coro a qualquer uma, não sou esquisito tb podem ser homens.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por JosePinto Qua 24 Fev 2010, 00:44

ORY escreveu:Bem agora ja podem fazer tudo no SEI pk agroa ate da para escolher a que força pertecem.

Isso era optimo ORY mas tens que te lembrar que voces na PSP ja tem o vosso sistema ha muito tempo e em todos os locais...alguns comandos da guarda nem sequer ainda conseguem ver o sistema SIIOP da gnr...apenas esta em funcionamento em alguns Postos e alguns militares nem tiveram ainda formação sobre o sistema e os que tiveram no curso anterior ja nem sabem usa-lo...
E a guarda que nos temos continua como este Pais tudo para uns alguma coisa para calar a boca de outros e nada para os pobres...
JosePinto
JosePinto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 442
Meu alistamento : 2001 GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por ORY Qua 24 Fev 2010, 00:51

Bem na altura que a PSP investiu no SEI a guarda preferiu carros e jipes... Não e que nao façam falta mas sem duvida que um sistema de informaçao faz muito mais falta...

_____________________________________________
Agente Bruno o mais maior grande da aldeia, o todo grosso de lisboa e já comi metade das gajas de portugal. Dou coro a qualquer uma, não sou esquisito tb podem ser homens.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por JosePinto Qua 24 Fev 2010, 01:13

ORY escreveu:Bem na altura que a PSP investiu no SEI a guarda preferiu carros e jipes... Não e que nao façam falta mas sem duvida que um sistema de informaçao faz muito mais falta...

Nisso nao posso discordar dos comandos, por muita falta que faça um sistema de informações nao vamos por a carroça na frente dos bois... de que nos adianta um sistema de informações se temos armas velhas, coletes balisticos que sao ja ha prova de estilhaços, e viaturas que avariam de 10 000 em 10 000 km's...
Nisso concordo com eles primeiro ferramentas de trabalho depoiis o restante..
JosePinto
JosePinto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 442
Meu alistamento : 2001 GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por ORY Qua 24 Fev 2010, 01:23

Pois mas o SEI/SIOP é uma ferramenta de trabalho imprescindivel... Tal como o radio, o radio é o nosso melhor amigo sp!

_____________________________________________
Agente Bruno o mais maior grande da aldeia, o todo grosso de lisboa e já comi metade das gajas de portugal. Dou coro a qualquer uma, não sou esquisito tb podem ser homens.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por Jrodrigues Qua 24 Fev 2010, 14:15

Ao verificar um crime, nós enquanto OPC temos o dever de o fazer cessar seja lá ele onde for, no entanto devemos verificar se temos condições para intervir.

No caso do furto de um automóvel e se estivermos fora de serviço, procedemos à detenção do autor, contactamos a autoridade policial competente que recebe o detido e procede à elaboração do respectivo expediente.

Já me aconteceram situações idênticas, tanto na área da GNR como da PSP e de ambas as vezes, o pessoal ouviu-me apenas em auto de declarações.

Nesta situação é imprescindível que o proprietário do automóvel apresente queixa.

No caso de haver detenção, não tem lógica sermos nós a fazer o expediente, salvo se a situação ocorrer no local onde prestámos serviço.

Se algum dias estiver de serviço e me acontecer uma situação idêntica o meu procedimento vai ser o mesmo que os colegas tiveram para comigo e foram simplesmente fantásticos e rápidos a acorrer aos locais. Fixe
Jrodrigues
Jrodrigues
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 282
Mensagem : na infantaria não entra quem quer,
na infantaria quem entra é a tradição;
na infantaria quem cai, cai de pé, e mesmo assim levanta pela vibração!!!!!!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por Manuel Alves Dom 28 Fev 2010, 22:15

Legalmente, desconheço o que está escrito.
Pela lógica, se eu vejo o crime a ser cometido, devo ser eu a comunicar o facto ao MP.
Claro que se estou na área da PSP, devo chamar essa mesma força para apoiar, se necessário e transporte do detido.
Se há um entendimento entre forças que nesta situação, a força local elabora expediente não sei.
Uma coisa é certa, se abres a boca e dizes "está detido", és o autor da detenção e não testemunha.
Não será o agente que se encontra de serviço interno, ou a patrulha, que nada viu, que vai comunicar ao MP o que aconteceu.
Manuel Alves
Manuel Alves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 52
Profissão : Ainda Guarda
Nº de Mensagens : 572
Mensagem : A única pessoa que pode mudar de opinião é aquela que tem alguma.
Meu alistamento : 2º curso de 1996


Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por boinaazul1970 Dom 28 Fev 2010, 22:32

Camaradas, o importante nestas situações é que se apanhe os criminosos, é esse o nosso trabalho e é isso que me orgulha mais, é deter ou ver noticias de criminosos a serem detidos por elementos policiais. Os louros? que se lixem os louros, o importante é o nosso orgulho próprio e a satisfação de termos retirado da rua um criminoso, mesmo que seja por pouco tempo. E seja GNR, PSP ou qualquer força policial e criminal, devemos de ser e estar unidos...sempre.
boinaazul1970
boinaazul1970
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Profissão : GNR (Unidade de Controlo Costeiro)
Nº de Mensagens : 1757
Mensagem : "HOMENS DE AÇO EM MURALHAS DE GRANITO"-(MEN OF STEEL IN THE GRANITE WALLS).
Meu alistamento : 26 Abril de 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por Jrodrigues Dom 28 Fev 2010, 23:49

Manuel Alves escreveu:Legalmente, desconheço o que está escrito.
Pela lógica, se eu vejo o crime a ser cometido, devo ser eu a comunicar o facto ao MP.
Claro que se estou na área da PSP, devo chamar essa mesma força para apoiar, se necessário e transporte do detido.
Se há um entendimento entre forças que nesta situação, a força local elabora expediente não sei.
Uma coisa é certa, se abres a boca e dizes "está detido", és o autor da detenção e não testemunha.
Não será o agente que se encontra de serviço interno, ou a patrulha, que nada viu, que vai comunicar ao MP o que aconteceu.

Se me entregares um detido, ou vou relatar o que tu me disseres e se fizeres questão de fazeres o expediente também o fazes, mas digo-te, meu amigo, no terreno não sei se irá funcionar muito bem.

Mas é com gente assim que a GNR poderá evoluir, precisámos de gente activa, com vontade e sem medo de trabalhar Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 97139
Jrodrigues
Jrodrigues
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 282
Mensagem : na infantaria não entra quem quer,
na infantaria quem entra é a tradição;
na infantaria quem cai, cai de pé, e mesmo assim levanta pela vibração!!!!!!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por jmlimaomendes Qua 03 Mar 2010, 10:57

boas. eu sou da psp e já me aconteceu esta situação. o camarada da gnr solicitou a nossa colaboração, o CP foi ao local, transportou o detido para a Esquadra, o camarada da gnr fez o texto da detenção e eu elaborei o Auto de Detenção no SEI com o nosso NUIPC. O responsável pela detenção foi o camarada da GNR que o apresentou no tribunal.
jmlimaomendes
jmlimaomendes
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 48
Profissão : psp
Nº de Mensagens : 20
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por Simões Qua 03 Mar 2010, 12:46

Já me aconteceu, na área da PSP e fez-se exactamente como jmlimaomendes disse.
não houve qualquer problema ou desentendimento.
Simões
Simões
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 748
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por Lúcio Qui 08 Abr 2010, 23:46

Parece que és daquele tipo de pessoas que viste muitos filmes de acção.
Mas se tiveres à civil, tens que ter a calma suficiente para actuares, porque podes não tens ninguém para te ajudar, ou para ser testemunha do sucedido. E no Tribunal é que conta.
Se te enrrolares com o suspeito, ou puxares da carteira, seguidamente já estás a levar... todos sabem o nosso pouco poder actualmente.
Se sacares da arma pessoal, então ou disparas, ou tás ''Auto-removido''...
Por isso, no meu ver é o seguinte: ligas PSP, acompanhas o suspeito à distância sem dar nas vistas.
Se tiveres de carro, e o suspeito tb persegues à distância mantendo sempre o contacto com a PSP através TLM.
E aguardas o desenrolar situação.
Nunca, mas nunca faças uma detenção e o leves no teu carro para uma esquadra. Pode ser considerado sequestro. Apesar de seres OPC.
Nada de aventuras, doidas.
Cada caso é um caso.
Boa adrenalina.
mantém sempre a calma e cabeça fria, e pensa rápido.
Só assim serás um ganda OPC.
avatar
Lúcio
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 46
Profissão : OPC
Nº de Mensagens : 63
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Voz de Detenção á civil em area da PSP - Página 2 Empty Re: Voz de Detenção á civil em area da PSP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes