GNR sem fardamento para aguentar o frio

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Croco Seg 06 Dez 2010, 01:04

Militares dos postos e do sepna em Vila Real, Bragança e Viseu sofrem com o frio e a neve
GNR sem fardamento para aguentar o frio
Os elementos dos postos da GNR nos distritos de Vila Real, Bragança e Viseu exigem fardas e material adequado para suportar as baixas temperaturas e a neve. Do mesmo problema sofrem os que estão afectos ao Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA).
Por:M.T.
A denúncia é da Associação dos Profissionais da Guarda (APG), dando voz à revolta de centenas de militares dos três distritos. Os que fazem sobretudo serviço exterior são os que mais sofrem com o rigoroso Outono que se faz sentir e temem que o Inverno seja gelado. Segundo o dirigente da APG, César Nogueira, o problema põe-se todos os anos, mas nunca foi resolvido. Nogueira exige que a tutela compre fardas, botas e luvas em Gore-Tex ou em tecido semelhante, que garanta a impermeabilização e o aquecimento. Segundo a APG, apenas os elementos que trabalham na região da serra da Estrela têm direito a este tipo de equipamento para combater o frio.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/gnr-sem-fardamento-para-aguentar-o-frio
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por CSI Seg 06 Dez 2010, 13:35

Croco escreveu:Segundo a APG, apenas os elementos que trabalham na região da serra da Estrela têm direito a este tipo de equipamento para combater o frio.
Porque na Serra da Estrela há muito turismo, Trás-os Montes nem por isso! A GNR gosta de mostrar os seus "bonequinhos" aos turistas...
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por VaN_dRaCk Seg 06 Dez 2010, 13:40

Pois, mas os homens que trabalham debaixo de grandes temperaturas não são nenhuns bonecos para andarem com fardamento que não é adequado ao tempo.

Apoio esta "revindicação" dos militares destas zonas mais afectadas pelo frio, para que possam receber fardamento adequado às condições climatéricas ali existentes.
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Luisa Baião Seg 06 Dez 2010, 13:40

Governantes da treta!
Era bem feito alguns de vocês sairem para a patrulha embrulhados num cobertor .
Os cães grandes estão nos seus belos gabinetes com aquecimento... Nem lhes passa pela cabeça o quanto sofre quem tem de enfrentar o rigor do Inverno batendo o queixo de frio.
A cambada de estupores só pensam seu bem -estar !
GNR sem fardamento para aguentar o frio  99078
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por johnny Seg 06 Dez 2010, 13:45

pois é pois é
e mais ainda,eu estou no posto de Boticas e os casacos de inverno que temos lá não servem a metade do efectivo.... medidas S e M o qual metade do efectivo usa L e XL a ironia.... temos mas não conseguimos usar....
johnny
johnny
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 368
Mensagem : "!!Quanto mais magro esta o cão, mais as pulgas o mordem....!!"(Cabo de infantaria- Pantaleão).

"POR TODO O LADO CELERES SEMPRE FIRMES"
LOIOS 2003/2004
Meu alistamento : 2002/2003 GIA

https://www.facebook.com/johnnyfredericoborges.torres

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por L@nz@s Seg 06 Dez 2010, 13:53

Temos comandantes que não têm a minima noção do que o pessoal passa na rua... claro, nunca passaram por elas...

Ainda no dia 03MAI10, vi um militar do EPNA de Setúbal ser enviado para a cerimónia do dia da Guarda, de moto para os Jerónimos, com a típica farda do SEPNA, o homem até estava branco quando chegou ao pé de mim...

GNR sem fardamento para aguentar o frio  99078

O GIPS fala-se que têm equipamento, mas em tempos mandavam o pessoal reforçar a Serra da Estrela, com a fardinha de intervenção, que para quem não conheçe, é para apagar fogos, no Verão... e o pessoal andava lá a bater o dente, vá lá que alguém o viu a tempo e providenciou fardamento adaptado para o TO.

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Smilies3
L@nz@s
L@nz@s
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1829
Mensagem : O melhor serviço... é aquele que fica feito!!
Meu alistamento : 1.º de 1998, o alistamento da EPG - Queluz Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por PIR666RIP Seg 06 Dez 2010, 15:56

O fato MOP que usamos no PIR é bem quentinho se usarmos 3 ou 4 camisolas e polares por baixo e calças por dentro das calças... não podemos usar o blusão de gola na patrulha podiam criar um especifico para nós... E já agora quando se faz um blusão para o inverno não é o mesmo que invernos em que cai neve podia haver mais variedade já que somos nós que o pagamos...
PIR666RIP
PIR666RIP
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Soldado da Tropa Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1108
Mensagem : I'm a Slave Soldier In a Corrupted Force, My Commanders Are Usless!!!!
Meu alistamento : The First One In Hell!!!

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Edr See Seg 06 Dez 2010, 16:03

Eu tive que o comprar para não passar frio... Ainda na quinta-feira fez bastante jeito!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por corvo Seg 06 Dez 2010, 18:31

Só o pessoal que pertence a brigada de montanha (GIPS) é que tem todas as condições para andar ao frio, mas esta Guarda esquece-se que tem os Postos Territoriais que "pertencem" a Serra da Estrela, Seia, Gouveia,.... que têm de assegurar muitos dos acessos ao maciço central...Muitas vezes temos nós de auxiliar os condutores, em condições climatéricas muito muito más, com temperaturas negativas, neve, gelo...e com a farda normal, e sem termos sequer viaturas equipadas com material para o efeito.Não há sequer um jipe com um guincho...temos de improvisar o velhinho Patrol, uma corda amarrada ao Jipe e ao Veículo que se encontra preso na Neve... É UMA VERGONHA, para nós e para os civis que chegam a comentar comnosco: "É uma vergonha, vocês não terem as condições minimas para trabalhar em cenários com este"" Há camaradas que optaram por comprar o equipamento necessário "fato da neve", (GORO-TEX), que custa cerca de 400€...enfim é a guarda que temos...
corvo
corvo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 291
Meu alistamento : 2006 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Casper-pt Seg 06 Dez 2010, 21:50

Posso dizer que alguem me disse que em Oleiros, estão todas as noites - de 0 graus, neva, estão estradas cortadas em que só lá anda o Jipe da GNR da Patrulha daquele posto.... Isto tambem se passa na Pampilhosa da Serra... o pessoal usa do que compra e depois ablita-se a que venha o Sr. Rondante afirmar que o gorro da GNR, ou a camisola polar não fazem parte do fardamento nº2 .... é o que temos....
Casper-pt
Casper-pt
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 441
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Fenixx Seg 06 Dez 2010, 21:53

Na minha ZA todos compramos calças de inverno de refrigue....mas agora deram-lhes para nao nos deixarem usar....já a mais de e semanas que as temperaturas de noite chegam aos -3 graus....
Fenixx
Fenixx
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1515
Meu alistamento : 2001

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Romit Seg 06 Dez 2010, 22:02

corvo escreveu:Só o pessoal que pertence a brigada de montanha (GIPS) é que tem todas as condições para andar ao frio, mas esta Guarda esquece-se que tem os Postos Territoriais que "pertencem" a Serra da Estrela, Seia, Gouveia,.... que têm de assegurar muitos dos acessos ao maciço central...Muitas vezes temos nós de auxiliar os condutores, em condições climatéricas muito muito más, com temperaturas negativas, neve, gelo...e com a farda normal, e sem termos sequer viaturas equipadas com material para o efeito.Não há sequer um jipe com um guincho...temos de improvisar o velhinho Patrol, uma corda amarrada ao Jipe e ao Veículo que se encontra preso na Neve... É UMA VERGONHA, para nós e para os civis que chegam a comentar comnosco: "É uma vergonha, vocês não terem as condições minimas para trabalhar em cenários com este"" Há camaradas que optaram por comprar o equipamento necessário "fato da neve", (GORO-TEX), que custa cerca de 400€...enfim é a guarda que temos...

Mais engraçado ainda....contado por um camarada do PT de Manteigas.
Quando há um acidente lá em cima quem é que acham que toma conta do acidente?????
Ora nem mais, o zé patrulheiro de Patrol e com o equipamento de neve igual ao s camaradas do Algarve!!!Demais esta Guarda!!!
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Fenixx Seg 06 Dez 2010, 22:06

O frio é psicologico....dizem eles....´nao sair do carro é psicologico, digo eu...
Fenixx
Fenixx
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1515
Meu alistamento : 2001

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por IMagno Seg 06 Dez 2010, 22:08

Não sei onde vocês foram buscar uma ideia dessas, comprar fardas adequadas às temperaturas a que estão sujeitos quando estão a trabalhar, que ingenuidade...

E depois, com a crise em que estamos que dinheiro dos nossos impostos sobrava para os senhores governantes, afins, familiares, etc, etc, etc, comprarem equipamentos quentinhos e de luxo para passarem férias no estrangeiro a fazer lá SKI?
GNR sem fardamento para aguentar o frio  Smilie11
IMagno
IMagno
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Feminino
Idade : 59
Profissão : informática
Nº de Mensagens : 390
Mensagem : "Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia."


Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por ressurreição Seg 06 Dez 2010, 22:23

O mal é geral, quem toma as decisões sobre o que se veste,ou vai vestir não anda na rua, para eles é sempre funcional... Digo eu, que nada sei... sou PATRULHEIRO.
ressurreição
ressurreição
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 59
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 217
Mensagem : DESISTIR É FÁCIL, CONTINUAR A CAMINHAR É DIFICIL! PORTANTO FORÇA PARA CAMINHAR...
Meu alistamento : 1988

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por corvo Seg 06 Dez 2010, 22:49

Tens Razão ROMIT, quando há lá em cima na torre um acidente de viação lá vai o zé guarda tomar conta do acidente com a "farda normal..." vergonhoso..."
quando há desaparecidos na neve, bloqueios na estrada, lá vai o zé guarda...sem equipamento,..prestar o socorro aos "civis"
aconteceu ainda na semana passada...
corvo
corvo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 291
Meu alistamento : 2006 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Leozoor Seg 06 Dez 2010, 22:52

corvo escreveu:Tens Razão ROMIT, quando há lá em cima na torre um acidente de viação lá vai o zé guarda tomar conta do acidente com a "farda normal..." vergonhoso..."
quando há desaparecidos na neve, bloqueios na estrada, lá vai o zé guarda...sem equipamento,..prestar o socorro aos "civis"
aconteceu ainda na semana passada...

E quando lá está a televisão, lá aparece o pessoal que ocupa aquilo, bem equipado "para Inglês vêr"
Leozoor
Leozoor
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR / Inv. Criminal
Nº de Mensagens : 1676

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Romit Seg 06 Dez 2010, 22:59

Vergonhoso, mas é o que os nossos comandos querem.Vivem da imagem, nada mais!!
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por sologt Seg 06 Dez 2010, 23:10

Mas isso não se passa só no SEPNA,é na guarda em geral, no antigo serviço Maritimo,onde prestei serviço, o Cmdt Subdestacamento naquela altura, um Sarg .Ajd, escala as patrulhas de semi-rigído, em pleno inverno, todas as noites.
O Problema não era as patrulhas, pois era o nosso serviço, e alguém da classe(trabalhadora) de praças tem de as fazer, fazia-mos patrulhas de semi-rigido, sem qualquer fardamento adequado, que nos protegesse do frio, ao falar com o sarg. deste problema, o mesmo respondia sempre, que não tinha-mos fardamento adequado para conseguir resistir a tanto frio, porque não queriamos, na Intendência à muito fardamento à venda.
E quando chovia, tinha-mos de fazer as patrulhas à chuva no semi-rigido, porque o mesmo dizia que havia sempre condições para fazer as patrulhas, pois não era ele que as fazia debaixo de chuva.
Agora digam-me com mentes destas Iluminadas a Comandar as nossas tropas, como é que isto à de ir para a frente.
Essa história da chuva civil não molha militar, aplica-se na recruta da tropa, e não em homens que prestam serviços GNR à anos e anos a fio, que querem trabalhar com dignidade, e com segurança no trabalho, pois se depois, o militar ficar doente na cama cheio de gripe, o cmdt não é responsabilizado, se for o caso ainda desconfia da baixa médica.
sologt
sologt
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 181

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Romit Seg 06 Dez 2010, 23:12

GNR sem fardamento para aguentar o frio  97139 GNR sem fardamento para aguentar o frio  662882
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por mbeira Ter 07 Dez 2010, 11:13

Nas patrulhas passamos frio... Mas sabemos que quando acabam temos os postos territoriais com bons acabamentos, bem isolados e sempre muito quentinhos...
Nem sei o que custa mais... o frio da rua ou o frio do posto!!!!!!!!!!!!
mbeira
mbeira
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 72
Mensagem : CONFORME É O DINHEIRITO ASSIM É O TRABALHITO.......
Meu alistamento : 2003 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por jxp Ter 07 Dez 2010, 12:18

IMagno escreveu:Não sei onde vocês foram buscar uma ideia dessas, comprar fardas adequadas às temperaturas a que estão sujeitos quando estão a trabalhar, que ingenuidade...

E depois, com a crise em que estamos que dinheiro dos nossos impostos sobrava para os senhores governantes, afins, familiares, etc, etc, etc, comprarem equipamentos quentinhos e de luxo para passarem férias no estrangeiro a fazer lá SKI?
GNR sem fardamento para aguentar o frio  Smilie11

ATENÇÃO que toda e qualquer farda que eu use, sou EU e SÓ eu que a pago.
Não há um centimo de imposto gasto se se trocar a farda ou se se arranjar fardamento decente e adquado para as diversas zonas do pais.
jxp
jxp
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 633
Mensagem : Muito triste com esta Guarda...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por zeppeixoto Ter 07 Dez 2010, 12:34

Frio!!! Mas onde?

Por cá andamos desde agosto até este mês sem sofagem no carro, e só ao fim de varias msg é que foi dada ordem de reparação!

Nas chafaricas nao faz frio...
zeppeixoto
zeppeixoto
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 227
Meu alistamento : AIP

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Marques Ferreira Ter 07 Dez 2010, 13:09

Opá... ainda existem postos de madeira... bem quentinhos como é o caso do meu!!!

GNR sem fardamento para aguentar o frio  270803
Marques Ferreira
Marques Ferreira
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 107
Mensagem : Se um olho está no burro e outro no cigano acho que vou ficar estrábico!!
Meu alistamento : 2008 / 2009

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por corvo Qua 08 Dez 2010, 19:48

No Posto onde presto serviço, um "Posto da Serra da Estrela", não há qualquer tipo de aquecimento, só uma lareira...
é o que temos...
é complicado trabalhar nestas situações...
corvo
corvo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 291
Meu alistamento : 2006 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por josse Qua 08 Dez 2010, 21:28

As camisolas do SEPNA neste momento sao tao finas que qualquer pano de cozinha é mais quente que aquilo..
Por isso é que o pessoal as manda vir de BRAGA.
No caso do DIL o pessoal podia usar o blusao dentro da carrinha mas em caso de sair para patrulha tinha que se tirar ...mesmo que tivesse 3º de temperatura (como foi o caso).
josse
josse
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1095
Mensagem : A vida é uma folga que a morte nos dá.
Meu alistamento : 2º -1998 AIP 1ª companhia turma 4

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Casper-pt Qua 08 Dez 2010, 22:11

corvo escreveu:No Posto onde presto serviço, um "Posto da Serra da Estrela", não há qualquer tipo de aquecimento, só uma lareira...
é o que temos...
é complicado trabalhar nestas situações...


E tens lenha para a lareira? tás cheio de sorte... lol
Casper-pt
Casper-pt
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 441
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por alguem Qua 08 Dez 2010, 22:14

No meu teve de ser o efectivo a andar um dia a partir lenha.
alguem
alguem
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 265

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por zeguarda Qua 08 Dez 2010, 23:21

Mais um tema para dar porrada nos GIPS!!!!!!

Pois é caro camarada da APG, o SR desconhece o que é a GNR!
Pois como já aqui foi referido, por alguns camaradas, os militares da GNR da área da SERRA DA ESTRELA, têm o mesmo material de frio que os militares do Algarve.
Os unidos elementos que têm tudo e mais alguma coisa, são os funcionários dos GIPS.
Digo funcionarios porque é isso mesmo, acrescento ainda a camaradagem dos mesmos num destes dias de neve em que pelas 14H00 uma patrulha que estava na serra desde as 09H00 a apoiar automobilistas lhes disse: Camaradas podem aqui ficar um bocadinho enquanto nós vamos ali ao café comer alguma qualquer coisa!
Resposta imediata: Nós não podemos aqui ficar, porque não temos ordens para isso e arrancam com a sua viatura a fazer uma pista de obstáculos por entre as viaturas civis atravessadas na via por causa do gelo!
Claro, insultos dos civis não faltaram! e bem!!!!!!
Claro que não estou a generalizar, à bons camaradas nos GIPS e funcionários dos GIPS, como em todo o lado!
Mas voltando ao tema inicial, são esses é que segundo a APG tem bom material para circular na serra dentro de viaturas com ar condicionado ou estarem dentro da TORRE ao quentinho, enquanto como já aqui foi referidos os militares dos postos circundantes tomam conta das ocorrência na serra sem estarem equipados com qualquer material de frio à conta da GNR.
Para concluir, na ultima noite em que nevou bastante na serra, (quinta á noite) foi preciso efectuar o resgate de pessoas que ficaram presas repentinamente na neve e não foi visto no local qualquer elemento das famosas equipas de montanha, (GIPS nem canarinos). Sabem porquê?
O alerta foi dado depois das 18H00!
Volto a referir que como em todo o lado á camaradas e funcionários.
zeguarda
zeguarda
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 49
Profissão : Guarda GNR
Nº de Mensagens : 346
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por GIA2050 Qua 08 Dez 2010, 23:51

Antes a equipa de montanha dependia do grupo era muito boa, agora passou para o GIPS já é de funcionários.
Existem equipas 24h de serviço por isso se não foram é porque não foram accionados, mas gostava ouvir a versão do outro lado.
Quanto ao equipamento, estou no GIPS e num distrito onde neva bastante e os abafos que tenho sairam do meu bolso, como eu está todo o efectivo do GIPS colocado em distritos onde as temperaturas são bastante baixas. Nem impermiáveis temos.
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por zeguarda Qui 09 Dez 2010, 00:44

Pois é camarada GIA2050, a língua portuguesa é mesmo assim.
A APG, falou dos fatos dos militares da área da Serra da Estrela e devia ter falado especificamente na chamada equipa de montanha.
Eu falei dos GIPS da equipa de montanha e o camarada tomou pelos GIPS a nível nacional.
Por isso é que se criam discussões menos saudáveis.
As minhas versões relatadas são as de quem esteve no local.
zeguarda
zeguarda
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 49
Profissão : Guarda GNR
Nº de Mensagens : 346
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por corvo Seg 13 Dez 2010, 19:01

GNR sem fardamento para aguentar o frio  662882
corvo
corvo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 291
Meu alistamento : 2006 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Ideias Ter 18 Out 2011, 00:57

Em Timor ano 2000, mandaram uns impermiaveis em gore-tex, no valor de 200 a 300 euros, a unica coisa que usei foi um poncho militar americano que comprei por 15 euros.

A guarda compro uns coletes que na milicia custam 3500 €, completamente desadequados ao serviço dos postos, que por serem tão tão incomodos que o pessoal resiste a usar-los, no posto de setubal manda-mos vir de Israel coletes com as mesmas caracteristicas balisticas que com os portes ficam por cerca de 250€.

A guarda comprou coldres safariland no valor de 100€, que por serem grandes e incomodos o pessoal substituio por coldres de 25 € da blackhawk.

A guarda comprou Toyotas que agora tem 500000km e que estão a "sobreviver" aos Skodas que morrem aos 200000km, comprados depois e por valores mais altos.

Conclusão dinheiro havia, terá sido mal gasto.....

Ps- Se sequer falar em Lexus e tal...
Ideias
Ideias
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 930
Mensagem : Cheio de fé não temo o que virá, pois venha o que vier não será mais maluco que eu....
Meu alistamento : 1.º Turno de 1995 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por corvo Ter 01 Nov 2011, 14:51

tá a chegar o Inverno...e nós aqui nos Postos da Serra da Estrela continuamos sem meios auto para a neve, já para não falar nos equipamentos de vestuário para protecção do frio... mais do mesmo
corvo
corvo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 291
Meu alistamento : 2006 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Ice Ter 01 Nov 2011, 15:37

corvo escreveu:tá a chegar o Inverno...e nós aqui nos Postos da Serra da Estrela continuamos sem meios auto para a neve, já para não falar nos equipamentos de vestuário para protecção do frio... mais do mesmo



Vem para o distrito de Vila real e queixas-te do mesmo, não é só na serra da Estrala que faz frio.
Ice
Ice
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por johnny Ter 01 Nov 2011, 17:04

Ice escreveu:
corvo escreveu:tá a chegar o Inverno...e nós aqui nos Postos da Serra da Estrela continuamos sem meios auto para a neve, já para não falar nos equipamentos de vestuário para protecção do frio... mais do mesmo



Vem para o distrito de Vila real e queixas-te do mesmo, não é só na serra da Estrala que faz frio.

"IDEM ASPAS" NA ZONA DOS BARROSÕES(BOTICAS , MONTALEGRE) É FRIO ATÉ DIZER CHEGA E ANDAR DE CARRO? AQUI É APEADAS ATRÁS DE APEADAS ATÉ TE CAIR OS KIKOS AO CHÃO
johnny
johnny
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 368
Mensagem : "!!Quanto mais magro esta o cão, mais as pulgas o mordem....!!"(Cabo de infantaria- Pantaleão).

"POR TODO O LADO CELERES SEMPRE FIRMES"
LOIOS 2003/2004
Meu alistamento : 2002/2003 GIA

https://www.facebook.com/johnnyfredericoborges.torres

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Pinto da Costa Ter 01 Nov 2011, 18:10

Mais do mesmo, enfim é triste, mas esta empresa não é para todos igual...
Pinto da Costa
Pinto da Costa
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1280
Meu alistamento : 1991 Guarda Fiscal


Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por PINTAROLAS Qui 03 Nov 2011, 12:24

corvo escreveu:tá a chegar o Inverno...e nós aqui nos Postos da Serra da Estrela continuamos sem meios auto para a neve, já para não falar nos equipamentos de vestuário para protecção do frio... mais do mesmo
Exijam condições de trabalho adequadas, falem, não se calem.

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por BARRIER02 Qui 03 Nov 2011, 17:45

Dando toda a razão aos patrulheiros , relativamente ao seu pedido urgente.

Só tenho a afirmar uma coisa , o nosso ministro do MAI, se não satisfazer este pedido devidamente fundamentado, sendo esta necessidade ligada a condições atmosféricas muitos adversas, sinalizado no ponto mais alto de Portugal.

Bom este Ministro , só arranja uma pessoa em Portugal para estar nesta condição extremamente adversa ,sem indumentária adequada.

O Duarte Lima de certeza,era escolhido por vontade própria, para não ser extraditado para as terras quentes do Brasil, preferia patrulhar a Serra da Estrela de T-Shirts e Boxers.

Um abraço aos Camaradas, nesta guerra suja todos os argumentos são válidos.
Dia12 , 21 e outros estamos lá.
BARRIER02
BARRIER02
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1029
Mensagem : Padeço de doença Bipolar. Viva o maniqueismo!!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Rupio Qui 03 Nov 2011, 18:21

Luisa Baião escreveu:
...sairem para a patrulha embrulhados num cobertor .

Já não era a primeira vez.
Muitos aqui no fórum devem conhecer bem o que é usar uma manta pra combater o frio durante as patrulhas nocturnas.
Para quem pensa que isto se passou à muitos anos, desengane-se. Isto é uma realidade actual.
Rupio
Rupio
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 42
Profissão : (BT) G.N.R.
Nº de Mensagens : 214
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por jomarabu Qui 03 Nov 2011, 18:28

AInda me lembro de usar a manta e as colant´s....para matar o frio qd o velhinho seat ibiza do pikete ja com mais de 1 milhao de kilometros nao tinha aquecimento!!Era bater o dente com frio a noite toda...e as noites aqui no alentejo sao fresquinhas!!!!!!!

Belas memórias....
jomarabu
jomarabu
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2038
Mensagem : «Se quer que os outros gostem de si, se quiser desenvolver
amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros e ao mesmo
tempo ajudar-se a si próprio, guarde este princípio em mente:
Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas.»
Dale Carnegie
Meu alistamento : EPG -AIP /2002

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Santiago1 Qua 21 Nov 2012, 21:18

Espero que a nova farda esteja preparada para as intempêrias, que existem na Serra da Estrela, Marvão Guarda, Bragança entre outros....
Santiago1
Santiago1
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 51
Profissão : Guarda da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 851
Mensagem : Benfica
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Maeg Qua 21 Nov 2012, 21:28

Ocorrências 00-08 têm que ser com umas calças interiores que se utilizam no ski e snowboard. A solfagem das viaturas nem sempre funciona. Já para não falar das PAO´s que no Inverno são sempre marcadas para o período nocturno, normalmente 22:00-04:00. No Verão são feitas durante o dia para apanhar Sol na "mona". Não custa a quem as marca... Se não for cada militar comprar os blusões Refrigue para passar melhor pelo frio, a Guarda também não fornece nada de geito. Só capas de chuva. Para o frio no meu Pt não existe nada.
Maeg
Maeg
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 409

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por LVM Qua 21 Nov 2012, 21:29

Não há em como utilizar o CAPOTE
LVM
LVM
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 58
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 481
Meu alistamento : 91

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Santiago1 Qua 21 Nov 2012, 21:30

iAS OPERAÇÕES 00 07 UI
Santiago1
Santiago1
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 51
Profissão : Guarda da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 851
Mensagem : Benfica
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por corvo Seg 20 Jan 2014, 20:21

ainda no passado sábado, Militares de um Posto Territorial que se encontra mesmo junto à Serra da Estrela, pegaram no velhinho Patrol com quase 400000 km, numa corda (material improvisado) e foram ao encontro de vários condutores que estavam parados na estrada que dá acesso à Serra da Estrela, devido à neve. Chegados ao local (área de intervenção da equipa de montanha - GIPS) auxiliaram vários condutores, debaixo de uma queda de neve, sem qualquer equipamento que os protegesse...
corvo
corvo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 291
Meu alistamento : 2006 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por ripper Seg 20 Jan 2014, 20:28

muitas das vezes é um lato de 20 lts de tinta cheio de cavacas e fogo á peça porque aquecimento nem vê-lo..
Parece mal..mas sabe bem...
ripper
ripper
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 280
Mensagem : "Lutai e re-lutai até, que os cordeiros se tornem Leões".
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por zeguarda Seg 20 Jan 2014, 21:24

corvo escreveu:ainda no passado sábado, Militares de um Posto Territorial que se encontra mesmo junto à Serra da Estrela, pegaram no velhinho Patrol com quase 400000 km, numa corda (material improvisado) e foram ao encontro de vários condutores que estavam parados na estrada que dá acesso à Serra da Estrela, devido à neve. Chegados ao local (área de intervenção da equipa de montanha - GIPS)  auxiliaram vários condutores, debaixo de uma queda de neve, sem qualquer equipamento que os protegesse...  
E nas instalações desse Posto que é sede de DTER nem aquecimento existe, unicamente uma lareira na sala de convívio!
zeguarda
zeguarda
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 49
Profissão : Guarda GNR
Nº de Mensagens : 346
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por corvo Seg 20 Jan 2014, 21:37

Infelizmente é o que temos zeguarda, nestes "Postos de Montanha" que deviam ser equipados com meios adequados para ocorrências que surjam na Serra, que uma grande parte da Montanha, ainda é atribuída aos Militares do Posto, e que muitas vezes são esses Militares do posto que são chamados a intervir na ZA do Sub-Agrupamento de Montanha do GIPS, que foi o caso que aconteceu no Sábado passado com queda de neve intensa. Não há equipamento pessoal, não há meios Auto que possam dar uma resposta adequada,... tal como aconteceu, é pegar no patrol velhinho, numa corda e arrancar para a Serra auxiliar os condutores...
corvo
corvo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 291
Meu alistamento : 2006 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por pacificsoldier Sex 07 Mar 2014, 10:59

Todos os postos deveriam ter material adequado a sua realidade aqui levanta se a velha questão de que se queres ter tens que comprar e depois corres o risco de te dizerem que esse tipo de material não e autorizado e oficial, no entanto depois vais à intendencia e ou não há material ou simplesmente não to vendem. ..ainda esta semana estava eu a controlar trânsito com chuva e passou por mim uma patrulha do trânsito com uma bela máquina e os militares equipados com fato de chuva refletor enquanto eu de refrigee material reflector que paguei do meu bolso...pergunto eu não somos todos Guardas?é esta a triste realidade que se passa no serviço territorial
pacificsoldier
pacificsoldier
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 25
Meu alistamento : AIP 2004

Ir para o topo Ir para baixo

GNR sem fardamento para aguentar o frio  Empty Re: GNR sem fardamento para aguentar o frio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes