Manual de Segurança Infantil
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Manual de Segurança Infantil
A APCD (Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas) elaborou em 2011 um Manual de Segurança Infantil em que se abordam os seguinte conteúdos: Segurança Infantil, Desparecimento de Crianças e Utilização da Internet.
É muito útil.
https://dl-web.dropbox.com/get/Public/_Manual.seguran%C3%A7a.infantil.pdf_%5B1%5D.pdf?w=2d43826c
Katuxa- Sargento-Ajudante
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Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
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Re: Manual de Segurança Infantil
O link não funciona.
carlos morais- 1º Sargento
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1983
Re: Manual de Segurança Infantil
Deve ser porque eu não sei pôr aqui um pdf...
Vou tentar resolver!
Mas eu consigo abri-lo!!!!!
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Katuxa- Sargento-Ajudante
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Idade : 54
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Re: Manual de Segurança Infantil
Experimentem este novo link:
http://www.divshare.com/download/16665100-8c3
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Katuxa- Sargento-Ajudante
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Profissão : Professora
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Re: Manual de Segurança Infantil
Muito bom , obrigado "Katuxa"
carlos morais- 1º Sargento
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Mensagem : Pela Patria e pela Lei
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1983
Re: Manual de Segurança Infantil
mto bom....um documento actual e onde se encontram espelhadas situações e modos de actuação de e para o quotidiano de cada ser humano....perante situações extremas e de elevada perplexidade....
simplesmente bom....
aconselho vivamente uma "leitura na vertical bem como na horizontal".....
obrigado pela partilha...
simplesmente bom....
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obrigado pela partilha...
galanteador- Guarda Provisório
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Profissão : Militar GNR
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Meu alistamento : o melhor de todos os tempos....2003
Re: Manual de Segurança Infantil
Não fugindo do tema Segurança Infantil, e fornecido pelo enorme NORBERTO COSTA, mas na vertente rodóviaria.
SEGURANÇA INFANTIL
A Euro NCAP encorajou os fabricantes a assumir a responsabilidade de proteger as crianças e para oferecer instalações adequadas para a montagem de dispositivos de retenção infantil. Muitos usuários contenção criança deixar de anexar a retenção para crianças de forma segura para o carro e isso compromete a protecção às crianças. Euro NCAP tem incentivado projetos de melhoria e da montagem de montagens ISOFIX e retenção para crianças. ISOFIX oferece um método muito mais seguro de fixar a retenção para crianças para o carro, desde que provisão adicional é feita para impedir a rotação da retenção para crianças, devido à compressão do assento do banco e rebote. Como conseqüência, Euro NCAP viu designs melhorados, onde a criança é menos provável de greve interior do carro, enquanto, ao mesmo tempo experimentando forças reduzido a partir do sistema de retenção.
Nos testes de barreira frontais e laterais de impacto, manequins representando 1 ½ e 3 anos de idade as crianças são colocadas na parte traseira do carro no tipo de retenção para crianças, recomendado pelo fabricante do carro. A pontuação depende do desempenho cadeira de criança dinâmico em testes de impacto frontal e lateral, mas também sobre as instruções de montagem para a retenção para crianças, etiquetas de advertência airbag, ea capacidade do carro para acomodar a retenção para crianças com segurança. A Euro NCAP divulgou uma classificação por estrelas separadas para criança proteção válido de novembro de 2003 a janeiro de 2009. A avaliação de proteção à criança é uma combinação de um carro com assentos de criança específicas que tenham sido recomendados pelo fabricante do carro. A combinação poderia ganhar até cinco estrelas para a protecção da criança. A partir de 2009, a pontuação da criança tornou-se parte integrante do esquema de classificação geral, no entanto, a avaliação técnica continua a mesma.
Read more: http://sinistralidadeportuguesa.blogspot.com/2011/11/seguranca-infantil.html#ixzz1kmCbJjig
SEGURANÇA INFANTIL
A Euro NCAP encorajou os fabricantes a assumir a responsabilidade de proteger as crianças e para oferecer instalações adequadas para a montagem de dispositivos de retenção infantil. Muitos usuários contenção criança deixar de anexar a retenção para crianças de forma segura para o carro e isso compromete a protecção às crianças. Euro NCAP tem incentivado projetos de melhoria e da montagem de montagens ISOFIX e retenção para crianças. ISOFIX oferece um método muito mais seguro de fixar a retenção para crianças para o carro, desde que provisão adicional é feita para impedir a rotação da retenção para crianças, devido à compressão do assento do banco e rebote. Como conseqüência, Euro NCAP viu designs melhorados, onde a criança é menos provável de greve interior do carro, enquanto, ao mesmo tempo experimentando forças reduzido a partir do sistema de retenção.
Nos testes de barreira frontais e laterais de impacto, manequins representando 1 ½ e 3 anos de idade as crianças são colocadas na parte traseira do carro no tipo de retenção para crianças, recomendado pelo fabricante do carro. A pontuação depende do desempenho cadeira de criança dinâmico em testes de impacto frontal e lateral, mas também sobre as instruções de montagem para a retenção para crianças, etiquetas de advertência airbag, ea capacidade do carro para acomodar a retenção para crianças com segurança. A Euro NCAP divulgou uma classificação por estrelas separadas para criança proteção válido de novembro de 2003 a janeiro de 2009. A avaliação de proteção à criança é uma combinação de um carro com assentos de criança específicas que tenham sido recomendados pelo fabricante do carro. A combinação poderia ganhar até cinco estrelas para a protecção da criança. A partir de 2009, a pontuação da criança tornou-se parte integrante do esquema de classificação geral, no entanto, a avaliação técnica continua a mesma.
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António Soares- 1º Sargento
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Mensagem : mea mater, mea vita, Canes timidi vehementius latrant
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Re: Manual de Segurança Infantil
Obrigada Katuxa
dragao- Cmdt Interino
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Re: Manual de Segurança Infantil
Cadeirinhas 0-18 kg (Grupo 0+/I)
A maior parte das crianças fica grande demais para a cadeira 0-13 kg antes de atingir os 13 kg. Quando isso acontece é necessário mudar para uma cadeira 0-18 kg voltada para trás.
Tal como as anteriores, as cadeiras 0-18 kg, utilizam-se à frente ou atrás, num lugar com cinto de 3 pontos e sem airbag frontal activo. Devem ser sempre utilizadas voltadas para trás, pois apenas nesta posição protegem convenientemente uma criança com menos de 18 meses.
Não se preocupe quando a criança começar a bater com os pés no banco do automóvel ou quando começar a ter as pernas um pouco dobradas. Isto não é desconfortável nem pouco seguro. Continue a utilizar a cadeira voltada para trás – é a protecção mais segura.
Nas cadeiras 0-18 kg a criança já viaja completamente sentada, pelo que estas não são adequadas para os bebés com menos de 6 a 9 meses.
E como é que eu vejo a criança?
É possível ver uma criança que viaja no banco de trás voltada para trás sem sequer se distrair da sua condução. Para isso basta utilizar um espelho especial que se vende em lojas de puericultura e alguns concessionários de marcas de automóveis. Este espelho é instalado na parte de trás do automóvel e permite que o condutor consiga ver a criança no retrovisor.
Como a criança também vê o pai ou mãe (o condutor), também poderá ir mais tranquila e sossegada.
Conheça o novo sistema de fixação de cadeirinhas ISOFIX
Fonte:
http://www.apsi.org.pt/conteudo.php?mid=24101112,2410111211,1952,2057#1
Publicada por Norberto Costa
Read more: http://sinistralidadeportuguesa.blogspot.com/2011/10/cadeirinhas-de-crianca-0-18-kg.html#ixzz1kmXLDZJa
A maior parte das crianças fica grande demais para a cadeira 0-13 kg antes de atingir os 13 kg. Quando isso acontece é necessário mudar para uma cadeira 0-18 kg voltada para trás.
Tal como as anteriores, as cadeiras 0-18 kg, utilizam-se à frente ou atrás, num lugar com cinto de 3 pontos e sem airbag frontal activo. Devem ser sempre utilizadas voltadas para trás, pois apenas nesta posição protegem convenientemente uma criança com menos de 18 meses.
Não se preocupe quando a criança começar a bater com os pés no banco do automóvel ou quando começar a ter as pernas um pouco dobradas. Isto não é desconfortável nem pouco seguro. Continue a utilizar a cadeira voltada para trás – é a protecção mais segura.
Nas cadeiras 0-18 kg a criança já viaja completamente sentada, pelo que estas não são adequadas para os bebés com menos de 6 a 9 meses.
E como é que eu vejo a criança?
É possível ver uma criança que viaja no banco de trás voltada para trás sem sequer se distrair da sua condução. Para isso basta utilizar um espelho especial que se vende em lojas de puericultura e alguns concessionários de marcas de automóveis. Este espelho é instalado na parte de trás do automóvel e permite que o condutor consiga ver a criança no retrovisor.
Como a criança também vê o pai ou mãe (o condutor), também poderá ir mais tranquila e sossegada.
Conheça o novo sistema de fixação de cadeirinhas ISOFIX
Fonte:
http://www.apsi.org.pt/conteudo.php?mid=24101112,2410111211,1952,2057#1
Publicada por Norberto Costa
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António Soares- 1º Sargento
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Re: Manual de Segurança Infantil
REGRESSO À ESCOLA E SEGURANÇA DAS CRIANÇAS
Com o regresso à escola aumentam as preocupações com a seguranças dos nossos filhos ainda por cima, com a criação dos mega-agrupamentos, o que implica deslocações quer de autocarro, quer na via pública para apanhar o transporte.
Nunca é demais alertar os pais para determinados procedimentos seguros que devem ser passados para os nossos filhos. Neste campo, parece-nos importante relembrar alguns aspectos que se prendem com a circulação de peões na via pública, com a travessia de passadeiras e com a saída e travessia de faixas de rodagem junto a zonas de paragem de transportes públicos.
No que respeita à circulação de peões na faixa de rodagem,
- a mesma deve ser feita preferencialmente em zonas destinadas para a circulação de peões (passeios), caso não existam, a circulação na berma deve ser sempre feita pelo lado esquerdo da faixa de rodagem.
-Nunca devem transitar a par nas bermas, devem sempre transitar em fila, de forma a ocupar o mesmos possível da faixa de rodagem.
-Com a chegada do inverno, anoitece muito cedo. Caso o seu filho tenha necessidade de se deslocar em zonas escuras, tenha o cuidado de não lhe vestir roupa escura. opte por um casaco de preferência com cores claras ou com algumas partes reflectoras. Pode ainda optar por colocar na mochila uma faixa reflectora ou um sistema de sinalização de pões, que pode ser encontrado nas lojas de desporto.
No que respeita a travessia de passadeiras,
- a mesma não deve ser feita de forma repentina, ensine o filho a olhar para ambos os lados, e assegurar-se de viu e foi visto pelos outros condutores.
-Quando exista algum obstáculo visual, deve parar e verificar se algum condutor não se apercebeu do seu movimento.
-Faça um reconhecimento com o seu filho ao percurso que o mesmo efectua e explique-lhe como se deve comportar em todas as zonas de circulação.
No que respeita à saída dos transportes públicos e travessia junto dessas zonas,
-em primeiro lugar deve sempre alertar o seu filho para nunca efectuar a travessia da faixa de rodagem antes da saída do autocarro. O autocarro deve primeiro sair do local, de forma a desimpedir a visibilidade dos peões e só de seguida de forma segura, é que a faixa de rodagem ou passadeira deve ser atravessada.
-Verifique qual o local e as condições onde o autocarro pára e se verificar que o mesmo pára numa zona perigosa, nomeadamente em zonas escuras, fora dos locais destinados para o efeito, a seguir a uma curva, etc.. informe a câmara municipal da sua área de residência para alterar esta zona de paragem. (iremos noutros artigos falar sobre triângulos de visibilidade e outros aspectos relacionados com passagens de peões).
A segurança rodoviária começa em cada um de nós.
Nunca é demais relembrar procedimentos seguros.
Referencias legislativas - Título III do Transito de Peões, art.º 99.º a 101.º do código da estrada.
Publicada por Norberto Costa
Read more: http://sinistralidadeportuguesa.blogspot.com/2011/09/regresso-escola-e-seguranca-das.html#ixzz1ks7brvP0
Com o regresso à escola aumentam as preocupações com a seguranças dos nossos filhos ainda por cima, com a criação dos mega-agrupamentos, o que implica deslocações quer de autocarro, quer na via pública para apanhar o transporte.
Nunca é demais alertar os pais para determinados procedimentos seguros que devem ser passados para os nossos filhos. Neste campo, parece-nos importante relembrar alguns aspectos que se prendem com a circulação de peões na via pública, com a travessia de passadeiras e com a saída e travessia de faixas de rodagem junto a zonas de paragem de transportes públicos.
No que respeita à circulação de peões na faixa de rodagem,
- a mesma deve ser feita preferencialmente em zonas destinadas para a circulação de peões (passeios), caso não existam, a circulação na berma deve ser sempre feita pelo lado esquerdo da faixa de rodagem.
-Nunca devem transitar a par nas bermas, devem sempre transitar em fila, de forma a ocupar o mesmos possível da faixa de rodagem.
-Com a chegada do inverno, anoitece muito cedo. Caso o seu filho tenha necessidade de se deslocar em zonas escuras, tenha o cuidado de não lhe vestir roupa escura. opte por um casaco de preferência com cores claras ou com algumas partes reflectoras. Pode ainda optar por colocar na mochila uma faixa reflectora ou um sistema de sinalização de pões, que pode ser encontrado nas lojas de desporto.
No que respeita a travessia de passadeiras,
- a mesma não deve ser feita de forma repentina, ensine o filho a olhar para ambos os lados, e assegurar-se de viu e foi visto pelos outros condutores.
-Quando exista algum obstáculo visual, deve parar e verificar se algum condutor não se apercebeu do seu movimento.
-Faça um reconhecimento com o seu filho ao percurso que o mesmo efectua e explique-lhe como se deve comportar em todas as zonas de circulação.
No que respeita à saída dos transportes públicos e travessia junto dessas zonas,
-em primeiro lugar deve sempre alertar o seu filho para nunca efectuar a travessia da faixa de rodagem antes da saída do autocarro. O autocarro deve primeiro sair do local, de forma a desimpedir a visibilidade dos peões e só de seguida de forma segura, é que a faixa de rodagem ou passadeira deve ser atravessada.
-Verifique qual o local e as condições onde o autocarro pára e se verificar que o mesmo pára numa zona perigosa, nomeadamente em zonas escuras, fora dos locais destinados para o efeito, a seguir a uma curva, etc.. informe a câmara municipal da sua área de residência para alterar esta zona de paragem. (iremos noutros artigos falar sobre triângulos de visibilidade e outros aspectos relacionados com passagens de peões).
A segurança rodoviária começa em cada um de nós.
Nunca é demais relembrar procedimentos seguros.
Referencias legislativas - Título III do Transito de Peões, art.º 99.º a 101.º do código da estrada.
Publicada por Norberto Costa
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António Soares- 1º Sargento
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Idade : 60
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