PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por foca branca Qua 30 maio 2012, 15:10

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança


A PSP decidiu utilizar o Facebook para esclarecer a população sobre um vídeo que anda a circular nas redes sociais. No vídeo, é possível ver uma detenção, ocorrida a 28 de maio, em Lisboa, onde uma criança é retirada dos braços de um homem, antes deste ser detido. Veja o vídeo.





Segundo diz a PSP no esclarecimento publicado no Facebook, o homem foi detido a "exercer condução fazendo uso de telemóvel". "Durante a abordagem, [o elemento policial em serviço] apercebe-se de que o cidadão se encontra acompanhado por um filho menor (de colo)", assumindo "uma postura agressiva".

"Depois de solicitados reforços pelo agente", diz o comunicado, foi dada a ordem de detenção tendo em conta o comportamento do condutor. "Apercebendo-se disso, o condutor retirou o filho do colo do cunhado e serviu-se do mesmo como 'escudo' para evitar a consumação da detenção".

É mesmo este facto que está a dar que falar nas redes sociais: a parte do vídeo que tem sido alvo de maior escrutínio é aquela em que se vê os agentes a tentar retirar a criança dos braços do pai.

Nesse sentido, assegura a polícia, os agentes envolvidos "asseguram a integridade física da criança, colocando-a temporariamente sob a atenção e cuidado de uma agente feminina", procedendo "à manietação do condutor", "sem ser possível verificar qualquer imagem de violência".

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=2555543
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por foca branca Qua 30 maio 2012, 15:16

Uma palavra de apoio e incentivo aos colegas. não se deixem levar pelo "choro" e "vitimização" de certos individuos.

E assim vai determinada falange do povo português, não sei se é uma minoria, se já é uma maioria, mas eu nem que seja o ultimo, nunca vou alinhar nesta treta.

Então aqui interessa criticar a ação da Policia e a ação do Covarde do pai?

não conta? não conta a sua covardia, ao utilizar um menor, ainda para mais filho, para fazer de "escudo" humano á ação policial legitima.

cambada de "parasitas" pensantes desta sociedade.
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por espelho Qua 30 maio 2012, 16:09

Sobre o que se passou no local e a atribuição de culpas os Tribunais poderão pronunciar-se. Mesmo que não concordemos coma Lei ela existe e tem de ser respeitada, e os Juízes aplicam-na, não a fazem. Aguardemos serenamente a evolução, portanto.

Contudo, este video apresenta alguns elementos que podem conduzir a reflexões interessantes.

Por exemplo:
-Do ponto de vista operacional, justificar-se-á a mobilização de tantos agentes para uma ocorrência de uma mera infração ao Código da Estrada (ou injúrias a agente - a notícia é imprecisa neste aspeto)?
-Do ponto de vista formativo, como se entende que haja necessidade de intervenção de 8 agentes em simultâneo para deter um indivíduo que não coopera, mas também não exerce violência?
espelho
espelho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 64
Profissão : Psicólogo
Nº de Mensagens : 10
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por foca branca Qua 30 maio 2012, 16:18

se fossem só 2 agentes e fizessem uso do bastão, dando-lhe bastonadas para o "controlar" e ele entrar serenamente no veiculo era melhor?

será que era melhor, até a Policia virar costas não efetuar o seu serviço?

será que não era melhor os policias fazerem-se acompanhar de um "avental" uma "bandeija" e um copinho de sumo de laranja para servir ao menino?

gostei da parte "apenas injurias ao agente" como se tivesse de se tolerar tais comportamentos.

aqui está o grande cerne.

o fato de este grande covarde colocar o seu proprio filho menor a fazer de escudo não tem o minimo de revelancia.
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Lynx Qua 30 maio 2012, 16:34

na minha opinião foram chamados reforços por forma a consumar a detenção, em virtude de o energumeno se encontrar escondido atras do seu filho.
e para que nada acontecesse ao filho primeiro retiram-no, primeiro.

talvez quisesse um sumo de laranja tal como disse o focabranca
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3785
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por espelho Qua 30 maio 2012, 17:01

Fico sempre espantado com os reflexos corporativos.

Caro Foca Branca, se pretende citar-me faça-o em termos correctos: foi o senhor que acrescentou o "apenas", dessa forma alterando o sentido da questão que coloquei e transformando-a em algo que poderá ser (e será certamente) mal interpretado. Agradeço alguma honestidade intelectual.

Isto dito, vejamos o que se aproveita para a reflexão pretendida.

Entende o Foca Branca que no caso vertente apenas havia duas alternativas: ou a que foi adotada, ou o uso de bastão. É isto?

Já o contributo do Lynx parece pouco produtivo, pois apenas emite uma opinião carecendo de qualquer fundamento. Agradece-se alguma substância.

Regressemos à proposta de reflexão, acrescentando algumas pistas:

-Do ponto de vista operacional, haveria alternativas à opção utilizada, ou não?
-Do
ponto de vista formativo, desconhecerão os agentes envolvidos as técnicas de imobilização rápida (a chamada "chave de braço")? Em caso afirmativo, porquê?

Insisto: deixemos as condenações para os Tribunais e concentremo-nos nas ações observáveis, sem as catalogar de forma primária.
espelho
espelho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 64
Profissão : Psicólogo
Nº de Mensagens : 10
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por António Soares Qua 30 maio 2012, 17:16

Insisto: deixemos as condenações para os Tribunais e concentremo-nos nas ações observáveis, sem as catalogar de forma primária.

Pois, diante a sociedade, os órgãos de policia Criminal, que estão sob grande escrutínio e avaliação da Grei.
Relativamente aos os meus camaradas e colegas da PSP, aceito, que deixemos as condenações para os tribunais, já que a nossa disciplina militar é completamente cega.(GNR)
Em relação ás acções observáveis, nomeadamente com órgãos de policia criminal,estes unicamente utilizam três termos, pedir, ordenar e só em ultimo caso obrigar.
O individuo de certeza tinha cera nos ouvidos.
António Soares
António Soares
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 60
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1190
Mensagem : mea mater, mea vita, Canes timidi vehementius latrant
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por foca branca Qua 30 maio 2012, 17:20

idem aspas aspas.

fico sempre espantado com a opinião de "opinion mackers".

a presunção é toda a maneira de ser de um individuo que se arroga no "tudo saber" da chamada "arte" dos outros.

presunção é eu, um GNR mandar "bitaites" embora com diploma, como um Psicologo deve receber um paciente, como deve aconcelhar etc...

O dia que na GNR, ou outra instituição secular deixar de haver corporativismo, é o dia em que lhe podem fechar as portas, porque não vai ser mais ninguem, que os vai defender.

Já agora?

e a questão do covarde por o filho menor a fazer de escudo, não interessa?

ou é uma questão menor?
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Pitcho Qua 30 maio 2012, 17:22

Serviço bem executado!!

Quem não gosta de polícia é bandido já dizia o outro..


Última edição por Pitcho em Qua 30 maio 2012, 22:30, editado 1 vez(es)
avatar
Pitcho
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 277
Mensagem : Existe três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Quando mordem deixam uma ferida profunda." (Lutero)

Meu alistamento : AIP 1999

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Luisa Baião Qua 30 maio 2012, 19:52

Na minha modesta opinião o sr condutor praticou duas infracções.
Uma ,por falar ao tlm a conduzir.
Outra, por transportar a criança no colo do cunhado .
Este sr ,se tivesse feito uso de uma miníma parcela de civismo que quem conduz deve utilizar,tinha feito melhor figura . A obrigação do infractor era pedir desculpa ao agente .A pessoa sabe que está a prevaricar e tem o desplante de injuriar os agentes ?
Que triste figura fêz esse cidadão .Vergonhoso usar um filhote como escudo.
Quanto ao numero de agentes ,a tentar deter o individuo... bom ,só quem lá estava , sabe porque eram tantos.Quem sabe ,estavam ali por perto e ,vieram dar um"mãozinha"...
Quanto á maneira como foi detido ,não me posso pronunciar ,porque, desconheço essas tecnicas .
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Pedrito_10 Qua 30 maio 2012, 20:21

Infelismente é uma realidade recorrente no nosso País: a falta de autoridade que existe agora e que não se verificava há uns anos atras...

Antigamente que visse o barrete do Guarda a passar até se escondia, hoje em dia até vão ter conosco e não é para brincar.

E á agora o que vai acontecer a esse individuo que usou cobardamente uma criança para se defender?

Nada, claro. Vem cá para fora rir-se para o agente de autoridade e se for preciso provocá-lo...

Infelismente é a realidade que está bem patente e não val a pena meter a cabeça debaixo da areia e fazer de conta que está tudo bem... Enquanto não for feito algo para isto mudar as coisas vão continuar assim e aumentar cada vez mais.

Cumprimentos ao agentes, fizeram um excelente serviço,
Pedrito_10
Pedrito_10
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 279
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Roque Qua 30 maio 2012, 20:24

espelho escreveu:-Do ponto de vista formativo, como se entende que haja necessidade de intervenção de 8 agentes em simultâneo para deter um indivíduo que não coopera, mas também não exerce violência?

O camarada está a esquecer-se do nível de violência psicológica a que aquela criança esteve sujeita! Não seriam necessários tantos elementos se o sujeito (nem lhe chamo homem) não tivesse o menino ao colo, mas ali era urgente retirar a criança daquela situação.

A violência exercida a ser considera não é, apenas, aquela que é exercida contra nós, mas sim aquela a que o meliante está a sujeitar quem está na situação. Caso não tenha prestado atenção, a população em redor estava a reagir negativamente à actuação da PSP, que aconteceria se estivessem lá menos?

Eu acho que se revoltariam.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Lynx Qua 30 maio 2012, 20:29

e o que diz o user espelho acerca do comportamento do pai?

Claro esta que espero por uma resposta fundamentada, e não somente uma opinião
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3785
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Sierra Delta Qua 30 maio 2012, 21:30

Pitcho escreveu:Serviço bem executado!!

Que não gosta de polícia é bandido já dizia o outro..

 :bravo:

Acho que o pedido de reforços foi a melhor solução, visto que se fosse resolvido em equilíbrio humano talvez houvesse duas pessoas a sofrer. O pai com algumas mazelas e a criança além de poder sair também magoada, sairia com uma imagem violenta por parte da PSP.
Quer queiramos quer não o miúdo fica sempre contra a actuação da PSP.
Este trauma se calhar é muito difícil de evitar, seja qual for o método adoptado por parte da Polícia.

Quando falo em mazelas, não falo de bastonadas (penso que nesta situação não era a melhor solução), a própria violência e interacção corporal acarreta sempre escoriações e/ou nódoas negras.

Expediente, dois Autos de Noticia um para o Ministério Publico e outro para o Tribunal de Família e Menores, ou, Auto de Noticia para o MP com conhecimento ao Tribunal Família e Menores
Sierra Delta
Sierra Delta
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 62
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 811
Meu alistamento : Alistamento 2007 CFFF - Eterno estágio.

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por calao Qua 30 maio 2012, 22:04

trauma ? da criança? por esta situaçao ?...com um pais cumpridor e respeirtador destes !?!? ... esta deve ter sido a situaçao mais soft que viu com o pai... enfim...

e prefiro que esta criança fique traumatizada, do que amanha este sr atropele alguma criança e a MATE !!!

o que nao falta sao noticias de atropelos...
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/oeiras-crianca-atropelada

Se nao se arma-se em parvo... nada disto se tinha passado... é essa parte que alguns user´s se estao a esquecer... em relaçao á quantidade... uma pessoa alterada nao é tao facil de controlar como se pensa... já vi situaçoes de mulheres pequenas, que ao tentarem atirar-se da ponte 25 de abril... nem dois guardas a conseguiam controlar. O que esta escrito nos livros é muito bonito... mas a realidade é muito diferente...
calao
calao
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 341
Mensagem : O que faz falta é animar a malta !!
Meu alistamento :

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por calao Qui 31 maio 2012, 12:40

atropelos ou atropelamentos... vá.... Smile
calao
calao
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 341
Mensagem : O que faz falta é animar a malta !!
Meu alistamento :

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por logit Qui 31 maio 2012, 14:27

espelho escreveu:Sobre o que se passou no local e a atribuição de culpas os Tribunais poderão pronunciar-se. Mesmo que não concordemos coma Lei ela existe e tem de ser respeitada, e os Juízes aplicam-na, não a fazem. Aguardemos serenamente a evolução, portanto.

Contudo, este video apresenta alguns elementos que podem conduzir a reflexões interessantes.

Por exemplo:
-Do ponto de vista operacional, justificar-se-á a mobilização de tantos agentes para uma ocorrência de uma mera infração ao Código da Estrada (ou injúrias a agente - a notícia é imprecisa neste aspeto)?
-Do ponto de vista formativo, como se entende que haja necessidade de intervenção de 8 agentes em simultâneo para deter um indivíduo que não coopera, mas também não exerce violência?



Por vezes, senão na maioria, fico parvo com tanta pseudo sabedoria por parte de determinada gente.

Julgam que só por saber formular algumas frases, utilizando certas e detrminadas palavras, de modo a que os faça parecer grandes intelectuais e pessoas de grandes ideologias, são, e querem ser os senhores da razão.

Quando tinha os meus 6 anos, e me punha a vizualizar os filmes do Rambo, acabando por entrar num mudo imaginario em que me encontrava na pele do actor principal, não via qualquer dificuldade nas peripecias que eram demonstradas naquele pequeno encrã que por instantes momentos não deixava de ser o meu mundo imaginario.

Pelo que me apercebo, pelo fraco comentário da sua parte, que só ve aquilo que lhe interessa comentar ou defender, não posso deixar de lhe dizer, que a capacidade de retenção de memória não deve ficar apenas por aquilo que nos interessa, mas sim pelo todo, para que se possa ter uma interpretação do sucedido, a fim de fazer e se demonstrar credivel, ainda por mais, quando nos estamos a querer fazer valer de uma teoria, que a partida deixa de ser falhada, pelo facto de argumentação e dos factos a que se refere serem de um fraco argumentista, e desconhecedor da realidade inserida.

Resta-me contudo dizer que os elementos que aqui apresenta, como que de uma reflexão interessante fosse, não passam apenas de demonstrar a fraca capacidade de interpretação e de conseguir expor aquilo, que realmente se traduz à realidade dos factos assim como a pura realidade da vida.
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Luisa Baião Qui 31 maio 2012, 14:49

Para o user logit:
subscrevo
PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança 97139 PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Welldone
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por foca branca Qui 31 maio 2012, 16:09

logit escreveu:Por vezes, senão na maioria, fico parvo com tanta pseudo sabedoria por parte de determinada gente.

Julgam que só por saber formular algumas frases, utilizando certas e detrminadas palavras, de modo a que os faça parecer grandes intelectuais e pessoas de grandes ideologias, são, e querem ser os senhores da razão.

.

5 estrelas
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por (des)encontrado Qui 31 maio 2012, 16:22

logit escreveu:
espelho escreveu:Sobre o que se passou no local e a atribuição de culpas os Tribunais poderão pronunciar-se. Mesmo que não concordemos coma Lei ela existe e tem de ser respeitada, e os Juízes aplicam-na, não a fazem. Aguardemos serenamente a evolução, portanto.

Contudo, este video apresenta alguns elementos que podem conduzir a reflexões interessantes.

Por exemplo:
-Do ponto de vista operacional, justificar-se-á a mobilização de tantos agentes para uma ocorrência de uma mera infração ao Código da Estrada (ou injúrias a agente - a notícia é imprecisa neste aspeto)?
-Do ponto de vista formativo, como se entende que haja necessidade de intervenção de 8 agentes em simultâneo para deter um indivíduo que não coopera, mas também não exerce violência?



Por vezes, senão na maioria, fico parvo com tanta pseudo sabedoria por parte de determinada gente.

Julgam que só por saber formular algumas frases, utilizando certas e detrminadas palavras, de modo a que os faça parecer grandes intelectuais e pessoas de grandes ideologias, são, e querem ser os senhores da razão.

Quando tinha os meus 6 anos, e me punha a vizualizar os filmes do Rambo, acabando por entrar num mudo imaginario em que me encontrava na pele do actor principal, não via qualquer dificuldade nas peripecias que eram demonstradas naquele pequeno encrã que por instantes momentos não deixava de ser o meu mundo imaginario.

Pelo que me apercebo, pelo fraco comentário da sua parte, que só ve aquilo que lhe interessa comentar ou defender, não posso deixar de lhe dizer, que a capacidade de retenção de memória não deve ficar apenas por aquilo que nos interessa, mas sim pelo todo, para que se possa ter uma interpretação do sucedido, a fim de fazer e se demonstrar credivel, ainda por mais, quando nos estamos a querer fazer valer de uma teoria, que a partida deixa de ser falhada, pelo facto de argumentação e dos factos a que se refere serem de um fraco argumentista, e desconhecedor da realidade inserida.

Resta-me contudo dizer que os elementos que aqui apresenta, como que de uma reflexão interessante fosse, não passam apenas de demonstrar a fraca capacidade de interpretação e de conseguir expor aquilo, que realmente se traduz à realidade dos factos assim como a pura realidade da vida.

Meu caro "logit", toda a crítica é legítma, como se sabe. Já ser apropriada ou não é mais discutível. Começou por censurar um comentário - legítimo - do "espelho" e acaba por não dizer nada. Faz alusão à "pseudo sabedoria" e acaba por "morrer do seu próprio veneno. Confuso? Eu explico: o seu comentário é um mágnifico exemplo da retórica do engravatado, isto é, fala, fala e não diz nada. É natural, talvez tenha ficado demasiado preocupado com a semântica e esqueceu qual o assunto postado. Por vezes parece que alguns esquecem que este fórum é monitorizado por quem quiser, inclusivamente por quem não pertence às forças policiais.

Os comentários postados são para todos os gostos: virados para Norte, Sul, Este, Oeste, consoante a sua maior ou menor concordância - ou indecisão - perante o assunto em causa. Outros há, porém, que não se regem por qualquer orientação geográfica e esforçam-se, tão-só, a defender acerrimamente os colegas de serviços. Revelam-se, portanto, corporativistas. Aliás, justamente tal como já foi aludido!

Ultrapassada esta breve nota introdutória, que mais não passou de um manifestar de desagrado para quem demonstra ter uma interpretação redutora e unívoca, atente-se aos factos que nos foram trazidos a público, ou seja, quase apenas a actuação da força policial - o que se passou antes é, até então, mera especulação.

Segundo "parece", o mesmo praticou factos socialmente sensuráveis, aos quais correspondem coimas e uma sanção de inibição de condução. "Parece", também, que a situação azedou e motivou uma detenção.

Se o miúdo ao colo foi ou não ardilosamente usado como "escuso" é uma questão secundária. Em abstracto, um agente policial tem formação técnica e táctica para lidar com situações conflituosoas - e se assim não é estamos muito mal -, sem prejuízo do cumprimento das observâncias legais. Independentemente da alegada provocação do infractor e da intenção em levar a cabo a sua detenção, julgo inequívoco que este era perfeitamente identificável - se é que já não estava identificado. Eu pergunto: seria idêntica a actuação se a situação tivesse ocorrido num dos mais problemáticos bairros de Lisboa? Não creio... e se fosse seria absolutamente desajustada!!

Mesmo a ter o indivíduo praticado factos susceptíveis de configurar um crime, tal situação poderia ser narrada num auto de notícia, evitando-se assim o alarido social e o eventual trauma da criança - e porque não dizer, na pior das hipóteses, um tumulto popular. Isto em clara obediência ao princípio da proporcionalidade, não compliquemos.

É gritante, mas tenho que referir: há colegas que dão bem que fazer aos serviços dos CTT, nos termos do tão conhecido art. 171.º do CE, pelos motivos que todos sabem, e depois somos confrontados com situações como esta, que são evitáveis... sejamos coerentes!!
(des)encontrado
(des)encontrado
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 85
Mensagem : "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o carácter de um, dê-lhe poder" - Abraham Lincoln


Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por calao Qui 31 maio 2012, 17:11

ESCLARECIMENTO DA PSP:
"Um elemento policial em serviço remunerado na Rua Morais Soares em Lisboa, intercepta um cidadão a exercer condução fazendo uso de telemóvel. Durante a abordagem, apercebe-se de que o cidadão se encontra acompanhado por um filho menor (de colo) e por um cunhado. O condutor assume uma postura agressiva e injuria o polícia. O Elemento policial, em função da situação solícita reforço para o local. Já na presença do reforço, o elemento policial interveniente informa o condutor de que a sua conduta constitui ilícito criminal pelo que deveria cessar a sua conduta. Porque aquele a manteve e continuou a injuriar o polícia, este deu-lhe voz de detenção. Apercebendo-se disso, o condutor retirou o filho do colo do cunhado e serviu-se da mesmo como "escudo" para evitar a consumação da detenção. Aquilo a que se assiste no filme é exactamente ao momento em que, com o maior cuidado possível, os elementos policiais separaram e retiram o cunhado, asseguram a integridade física da criança, colocando-a temporariamente sob a atenção e cuidado de uma agente feminina, e depois procede à manietação do condutor, agora detido, sem ser possível verificar qualquer imagem de violência."
e se a detençao fosse num bairro problematico ? era igual ... ou com mais homens... qual a duvida ?

cada vez que vejo alguem preocupar.se com os traumas das crianças... por situaçoes deste tipo... que nao tem nada de traumatico... tira-me do serio... sabendo nós forças policiais que ha tantas e tantas situaçoes bem piores e que a segurança social nao tem capacidade de resposta para as resolver... agora deixar de fazer um serviço só para nao traumatizar uma criança a ver o pai a ser detido ?!?!!??
pode ser que a criança assim aprenda a respeitar as forças policiais já que o pai nao o fez ...
calao
calao
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 341
Mensagem : O que faz falta é animar a malta !!
Meu alistamento :

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Katuxa Qui 31 maio 2012, 17:53

O pai colocou a criança em perigo sem necessidade... que pai é este que usa uma criança para se "proteger"?!!!!


Não sendo psicóloga, mas conhecendo este tipo de "bons" pais e respetivas atuações, esta criança deve estar há muito tempo traumatizada com todo o género de cenas a que já deve ter assistido... consubstancia-se aqui um quadro de abuso emocional e negligência (se é que não existem aqui outras variáveis...).

Caso para a comissão de proteção de crianças e jovens intervir sem dúvidas!!!

Quanto à atuação das forças policiais não me pareceu demasiada... quem anda no terreno sabe bem o que uma situação deste tipo pode originar.
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por logit Qui 31 maio 2012, 18:02

espelho escreveu:

Meu caro "logit", toda a crítica é legítma, como se sabe. Já ser apropriada ou não é mais discutível. Começou por censurar um comentário - legítimo - do "espelho" e acaba por não dizer nada. Faz alusão à "pseudo sabedoria" e acaba por "morrer do seu próprio veneno. Confuso? Eu explico: o seu comentário é um mágnifico exemplo da retórica do engravatado, isto é, fala, fala e não diz nada. É natural, talvez tenha ficado demasiado preocupado com a semântica e esqueceu qual o assunto postado. Por vezes parece que alguns esquecem que este fórum é monitorizado por quem quiser, inclusivamente por quem não pertence às forças policiais.

Os comentários postados são para todos os gostos: virados para Norte, Sul, Este, Oeste, consoante a sua maior ou menor concordância - ou indecisão - perante o assunto em causa. Outros há, porém, que não se regem por qualquer orientação geográfica e esforçam-se, tão-só, a defender acerrimamente os colegas de serviços. Revelam-se, portanto, corporativistas. Aliás, justamente tal como já foi aludido!

Ultrapassada esta breve nota introdutória, que mais não passou de um manifestar de desagrado para quem demonstra ter uma interpretação redutora e unívoca, atente-se aos factos que nos foram trazidos a público, ou seja, quase apenas a actuação da força policial - o que se passou antes é, até então, mera especulação.

Segundo "parece", o mesmo praticou factos socialmente sensuráveis, aos quais correspondem coimas e uma sanção de inibição de condução. "Parece", também, que a situação azedou e motivou uma detenção.

Se o miúdo ao colo foi ou não ardilosamente usado como "escuso" é uma questão secundária. Em abstracto, um agente policial tem formação técnica e táctica para lidar com situações conflituosoas - e se assim não é estamos muito mal -, sem prejuízo do cumprimento das observâncias legais. Independentemente da alegada provocação do infractor e da intenção em levar a cabo a sua detenção, julgo inequívoco que este era perfeitamente identificável - se é que já não estava identificado. Eu pergunto: seria idêntica a actuação se a situação tivesse ocorrido num dos mais problemáticos bairros de Lisboa? Não creio... e se fosse seria absolutamente desajustada!!

Mesmo a ter o indivíduo praticado factos susceptíveis de configurar um crime, tal situação poderia ser narrada num auto de notícia, evitando-se assim o alarido social e o eventual trauma da criança - e porque não dizer, na pior das hipóteses, um tumulto popular. Isto em clara obediência ao princípio da proporcionalidade, não compliquemos.

É gritante, mas tenho que referir: há colegas que dão bem que fazer aos serviços dos CTT, nos termos do tão conhecido art. 172.º do CE, pelos motivos que todos sabem, e depois somos confrontados com situações como esta, que são evitáveis... sejamos coerentes!!







Meu caro user (des)encontrado, é verdade que censurei o comentário do user espelho, em virtude do mesmo ir contra a minha maneira de avaliação e pelo facto deste apenas se singir à actuação policial, desconhecendo o factor primordial que levou ao recorrer de tal força.

O mesmo user ( espelho) menciona que o facto de tal actuação se deve a uma "mera" infracção ao codigo da estrada, já o caro (des)encontrado, reforça que o mesmo praticou um facto socialmente sensuravel, e que conrresponde a coimas e inibição de conduzir, querendo ambos os user concluir que a actuação policial se deve apenas a esse facto, não existindo factores mais gravosos que antecederam ou sucederam após a mera contra ordenação aqui mencionada pelo user espelho.

Censurando tambem a parte em que o user espelho, se refere à parte formativa da actuação, em que o mesmo, pela sua interrogação, consegue demonstrar aquilo que expus no anterior comentário, nada mais nada menos que a falta de capacidade de interpretação do sucedido.

Pois é bem visivil, que o individuo não está a cooperar com as forças policiais, consegue ver-se tambem que o mesmo está alterado, revoltado com os agentes policias, levando a que esse não venha a querer acatar as ordens dos mesmos, mesmo estando esse com o seu filho, ao qual o mesmo é responsável pela sua segurança, educação, respeito e ganho de valores sociais enquanto pessoa, factor esse que não faz diminuir o seu comportamento não sensuravel mas sim pelo facto de este mesmo se julgar inrrepreensivel perante a lei e as autoridades, de modo a demontrar a sua falta civica e manifesto de impunidade.

Menciona tambem que não exerce violencia, logo não era necessário uma actuação policial de 8 elementos, como anteriormente disse, o individuo está completamente descontrolado, não obedece a qualquer ordem dada, limitando-se a deixar ficar uma criança, no meio de tal situação a que o mesmo é causador.

Perante isto, pergunto ao caro user (des)encontrado, qual a abordagem a ter com o individuo, sabendo desde a partida, que o facto de o mesmo estar a utilizar ou não uma criança para se tentar ilibar da sua anterior conduta, causadora de todo este aparato, onde o agente é obrigado a indentificar o individuo para que posteriormente se possa apurar responsabilidades contra o mesmo. è que no seu comentário o sr usa muito a suposição do se "estivesse identificado" ou que era "perfeitamente identificavel", vamos deixar de viver no mundo do "se fosse", "do faz de conta", a realidade se é que a conhece é bem diferente, daquilo que imaginamos, ou supostamente com tempo pra pensar naquilo que se pode ou não fazer.

A actuação policial em torno de uma pessoa descontrolada, não é a mesma que se tem com uma pessoa cooperativa. Nesta situação com a agravamte que o mesmo segurava nos braços uma criança, onde o objectivo principal foi desviar a criança por parte dos agentes, da situação a que esta estava a ser submetida, por negligencia do proprio pai.

Pela visualização e perceptivel a preocupação de afastar a criança e desviar o olhar da mesma enquanto o pai da mesma estava a ser detido, já essa preocupação não teve o pai, evitar que o seu filho estivesse envolvido numa situação deste tipo.

Consigo verificar tambem um outro individuo que reage a detenção do individuo e que e afastado pelos agentes policiais, a fim de se poder actuar não so em segurança para com os agentes mas para com o individua causador de toda a situação e principalmente a criança.

Gostei da sua expressão "Em abstracto, um agente policial tem formação técnica e táctica para lidar com situações conflituosoas - e se assim não é estamos muito mal", mas reforço ainda mais a parte em que diz que se assim não é estamos muito mal, Quanto a isto so lhe respondo se todo o mal fosse esse, estariamos nos muito bem... Porque quando à partida se tem de usar estas tais técnicas a que o sr menciona de uma maneira tal, que faz querer transparecer que os policias, são umas maquinas infernais, os robocop da actualidade, é porque o individua a que merece tais tecnicas nºao deixa de ser mais um resultado daquilo que é a justiça do nosso Pais...


Há muita gente que fala, fala e não dize nada... Já outros Pouco dizem, e aquilo que dizem, pouco ou nada se aproveita...

Cumprimentos
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança Empty Re: PSP esclarece vídeo que mostra detenção que envolveu uma criança

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes