Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por AnjoAzul Qua 13 Jun 2012, 22:53

S.M., desempregado, foi apanhado pela polícia numa estrada nacional no Algarve a conduzir sob o efeito de estupefacientes. Ou melhor: envolveu-se num acidente e só por causa disso é que a GNR, feitos os testes de despistagem de drogas e álcool, percebeu que o condutor tinha estado a consumir. Pouco passava das 11h da manhã e os testes deram positivo para canábis e anfetaminas. Presente ao juiz, S. M. foi condenado a uma multa de 300 euros e a ficar sem carta de condução durante três meses.

E assim poderia terminar a história, que já recua a 2008, se o arguido não tivesse recorrido da sentença para o Tribunal da Relação de Évora, que o absolveu esta semana – apesar de ter ficado provado que estava a conduzir sob o efeito de estupefacientes e de até se ter envolvido num acidente de viação.

No acórdão, a que o i teve acesso, os juízes admitem que, para que uma condução seja segura, “é imprescindível atenção, rapidez de reflexos e coordenação motora”. E até acrescentam: “Como é sobejamente sabido, esse tipo de substâncias [drogas] atinge o sistema nervoso do condutor, potenciando uma diminuição da sua capacidade de acção.”

Ainda assim, o tribunal também considerou que o facto de um condutor ter droga no organismo não significa que não possa fazer uma condução segura. “Não basta a verificação da presença de estupefacientes no corpo do condutor, sendo necessário que essas substâncias sejam perturbadoras da sua aptidão física, mental ou psicológica”, refere o acórdão.

E como é que se sabe então se uma pessoa que esteve a consumir droga está ou não em condições de fazer uma condução segura? Os juízes explicam: só o teste de rastreio normal, feito no local do acidente, não chega. Teriam de ser feitos outros exames, no hospital, ao estado mental do condutor e que incluíssem ainda provas oculares, de equilíbrio, de coordenação de movimentos e de reflexos. “Só o relatório médico com esses itens preenchidos permitiria ao tribunal concluir se o examinado estava em condições de conduzir em segurança”, fundamentam.

Como esses testes não foram feitos, o Tribunal da Relação de Évora argumenta que dizer que o arguido não se encontrava em condições de conduzir em segurança só porque esteve a consumir drogas “encerra um juízo de valor”. E não se tendo apurado que S. M. não estava em condições de conduzir de forma segura não existe crime de condução sob o efeito de estupefacientes. “Não se apurando tal facto, apenas fica demonstrado que o arguido se encontrava sob a influência de estupefacientes ou substâncias psicotrópicas”, diz o acórdão. E aqui a salvação do arguido foi a redacção da própria lei. É que o artigo do Código Penal que tipifica o crime da condução sob o efeito de estupefacientes diz que incorre em crime quem conduzir sob a influência de droga “não estando em condições de o fazer em segurança”.

Quando muito, continua o tribunal, S. M. poderia ter infringido o Código da Estrada. Só que, rematam os juízes, como o acidente já foi há mais de quatro anos, “o procedimento contra- -ordenacional já se encontra extinto por efeito de prescrição”. Ou seja, S. M. poderia apanhar uma multa, mas os factos entretanto já prescreveram.


http://www.ionline.pt/portugal/tribunal-absolve-homem-apanhado-conduzir-sob-efeito-drogas
AnjoAzul
AnjoAzul
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 336
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por MASTERDBF Qua 13 Jun 2012, 23:33

'FIXE MEU' esta é muito boa. Então conduzir sob o efeito do alcool (que se pode considerar uma droga) não deveria ser punivel também, a menos que se conseguisse provar que o condutor não estava a executar uma condução segura... Realmente só não é seguro quando se bebe e começa a ver 2 estradas, mas se beber mais um pouco e começar e ver 3 já se pode considerar seguro pois basta seguir sempre pela do meio...

Isto é simplesmente ridiculo e alarmante pois coloca as nossas vidas em perigo e no fim não é punivel pela lei. Imaginem que este acidente envolvia terceiros, como é que esses ficavam perante uma companhia de seguros com uma decisão destas?
MASTERDBF
MASTERDBF
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Feminino
Idade : 61
Profissão : analista de sistemas/formadora
Nº de Mensagens : 120
Mensagem : Faz com que cada dia seja sempre o 1º da tua vida... Esquece o passado, vive o presente olhando em frente para o futuro.
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por foca branca Qui 14 Jun 2012, 00:03

impecavel...
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Casper-pt Qui 14 Jun 2012, 05:41

E eu que pensava que já tinha visto tudo...
Casper-pt
Casper-pt
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 441
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Big Jam Qui 14 Jun 2012, 10:15

Muito bem. Bela \'\'Auto-removido\'\' de país este...
Uma vergonha!
Big Jam
Big Jam
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 682
Mensagem : "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein
Meu alistamento : 2004, AIP


Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por ZECA249 Qui 14 Jun 2012, 10:23

Acabem com os testes de despistagem de droga, pois pelos vistos, só servem para gastar dinheiro aos contribuintes...

Enfim, devia ser AFILHADO de algum juiz... ou POLITICO...
ZECA249
ZECA249
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 570
Mensagem : "Deus deve gostar dos TOLOS...

Fez tantos..."

Meu alistamento : 2000 (CAVª) The Best!!!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Big Jam Qui 14 Jun 2012, 10:30

Quase de certeza...
Big Jam
Big Jam
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 682
Mensagem : "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein
Meu alistamento : 2004, AIP


Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por jbof Qui 14 Jun 2012, 10:40

O teste de despistagem é meramente de despistagem... Sendo a despistagem positiva há lugar, de seguida, a uma recolha de sangue para confirmação da presença de substâncias ilícitas...

A notícia não é esclarecedora quanto a isso...
jbof
jbof
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da gnr
Nº de Mensagens : 422
Mensagem : Lavaredas enormes...
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Nero Qui 14 Jun 2012, 11:20

Mt bem absolvido. O juiz nao esteve mal, a lei é que precisa de ser retificada.
O direito tem destas coisas.
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por rafaelcardoso Qui 14 Jun 2012, 12:00

Concordo com o jbof, não esquelarece se foi feita a devida colheita de sangue, poruqe serve de prova e o médico que a fizer de testemunha, claro que se apenas foi usado o teste de despitagem "Oratec III", provavelmente, não chega para o condenar. Se assim foi, acho que bem absolvido na minha opinião. Mas a notícia parece-me pouco esclarecedora, gostaria de ver esse acordão...
rafaelcardoso
rafaelcardoso
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 35
Profissão : Guarda Nacional Repúblicana
Nº de Mensagens : 947
Mensagem : "QVE OS MVITOS POR SER POVCOS NAM TEMAMOS"
Meu alistamento : 02-12-2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Pedro Magalhães Qui 14 Jun 2012, 13:11

De que servia a recolha de sangue para análise se o resultado (positivo) serviria apenas na mesma para provar que estava sob o efeito de psicotrópico e não quanto ao facto se estaria em condições para conduzir em segurança ou não. Dava tudo na mesma.

Este acordão revela acima de tudo a ambiguidade das maiorias da lei e a interpretação que se quiser tomar. Os Juízes podiam pura e simplesmente interpretar de outra forma, escolheram esta e ao abrigo da lei.

A lei deve ser alterada para algo semelhante ao álcool onde estabelecem valores de contra-ordenação a crime , sem mais nada associado. Acrescentem à lei a tabela de estupefacientes proibidos enquanto no exercício de condução de veículos, excluam: "condições de o fazer em segurança" e está resolvido o problema.
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 644
Mensagem : "Cobarde não é o que tem medo é o que se esconde!"
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por PKX Qui 14 Jun 2012, 19:01

Então se ele estava em condições, porque razão teve o acidente????
PKX
PKX
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 886
Mensagem : Podes fugir, mas não te podes esconder...
Meu alistamento : AIP 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Edr See Qui 14 Jun 2012, 20:44

Quem tem unhas toca guitarra... a lei tem lacunas e um bom advogado sabe bem onde procura-las! Aos juízes apenas lhe compete fazer o que esta escrito na lei!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Convidad Qui 14 Jun 2012, 23:01

Isto é mais um dos vários "embriólogos legais" que assolam este país onde reinam as leis que deveriam ser feitas pela AR mas que são feitas pelos grandes escritórios de advogados que ganham elevadas somas para as realizar, depois para as interpretar e por fim para as contrariar, vivemos numa república das bananas completamente controlada por autênticas "máfias", só que o dinheiro começa a falhar depois de tudo o que tem feito e de algum modo se há-de dar o colapso que cada vez me parece mais eminente!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Croco Qui 14 Jun 2012, 23:11

jbof escreveu:O teste de despistagem é meramente de despistagem... Sendo a despistagem positiva há lugar, de seguida, a uma recolha de sangue para confirmação da presença de substâncias ilícitas...

A notícia não é esclarecedora quanto a isso...
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Ze Rachada Sex 15 Jun 2012, 16:08

http://www.dgsi.pt/jtre.nsf/134973db04f39bf2802579bf005f080b/71702848357ce7ab80257a140038df67?OpenDocument

Tribunal da Relação de Évora absolveu-o no recurso. Sim , foi feita colheita de sangue.
Ze Rachada
Ze Rachada
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 73
Profissão : fiscal
Nº de Mensagens : 3
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Uau

Mensagem por Pablo Sex 15 Jun 2012, 17:37

Epá ou eu sou mesmo muito estúpido, ou aqui qualquer coisa está mal, ou não houvesse estudos consagrados e consolidados a dizer que o consumo de substancias estupefacientes, nomeadamente canabis, actua sobre o sistema nervoso central e diminui consideravelmente a capacidade de reação do consumidor....
Parabéns ao advogado do menino por tirar esta da cartola....

P.S. Adorei a parte do ai e tal que até se podia passar a bucha, mas por acaso já prescreveu, lindo... Fixe  :bravo:
Pablo
Pablo
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 33
Mensagem : "Um homem que se curva não endireita os outros."
Meu alistamento : 04/05

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Carango Sex 15 Jun 2012, 22:34

Aos grandes deixam prescrever " os que roubam milhões " aos outros absolvem e depois os Guardas e PSP`s é que são maus...
Carango
Carango
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1250
Mensagem : Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.

Ir para o topo Ir para baixo

Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas Empty Re: Tribunal absolve homem apanhado a conduzir sob o efeito de drogas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes