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Mensagem por Lynx Qui 01 maio 2014, 23:36

Um ciclista, de 16 anos, foi na manhã desta quinta-feira atropelado mortalmente por um cabo da Guarda Nacional Republicana, do posto de Loulé, que estava sob o efeito do álcool.
O militar, pertencente ao Núcleo de Investigação Criminal da GNR, encontrava-se de folga e viajava em viatura própria. O acidente deu-se junto ao parque de diversões Aquashow – Quarteira, às 9h20.
O acidente está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação de Acidentes da Brigada de Trânsito, que tomou conta da ocorrência. Segundo informações recolhidas pelo PÚBLICO, o condutor acusou 1,19 gramas/litro de taxa de álcool no sangue, muito perto do valor (1,20 g/l) a partir do qual é considerado crime.
O departamento de Relações Públicas do Comando Geral da GNR confirmou o envolvimento do militar no atropelamento, revelando que foi identificado, mas recusou confirmar ou desmentir que este se encontrava sob efeito de álcool, uma vez que o caso está em investigação.
O jovem foi transportado pelo INEM para Hospital de Faro em estado crítico, acabando por morrer já na unidade hospitalar.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/gnr-alcoolizado-atropela-mortalmente-ciclista-1634314
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Mensagem por Gil Vicente Sex 02 maio 2014, 13:11

GNR baleado por ladrão é visto como herói (JN abril 2003)

Um cabo da GNR de Loulé é suspeito da morte de um ciclista de 16 anos, quinta-feira, em Quarteira. O militar, baleado em 2003 durante um assalto e condecorado pelo presidente da República, conduzia sob o efeito do álcool, apresentando uma taxa próxima da considerada crime.

O cabo Deus, de 44 anos, pertence ao Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Loulé, mas estava fora de serviço e na sua viatura pessoal. Terá estado numa festa de aniversário, apurou o JN. Acusou um valor de álcool no sangue muito próximo da taxa crime de 1,20 gramas.

O carro do cabo terá colidido com a bicicleta do rapaz às 9.20 horas na estrada junto ao parque de diversões Aquashow. O jovem foi transportado pelo INEM para o Hospital de Faro em estado crítico e não resistiu ao ferimentos.

O acidente está a ser investigado pelo Destacamento de Trânsito de Faro. A GNR confirma o envolvimento do militar e recusou comentar a taxa de alcoolemia. O JN sabe que foi pedido apoio psicológico para o militar.

Em abril de 2003, o cabo Deus foi baleado com três tiros durante um assalto a uma ourivesaria em Almancil. Um dos assaltantes foi morto na troca de tiros e o outro, um antigo elemento das FP25, foi detido e condenado, em 2005, a 25 anos de prisão. Os militares evitaram o roubo de 100 mil euros e travaram os assaltantes, fortemente armados.

Um acontecimento que levou Deus a ser promovido a cabo e a ser condecorado pelo Presidente da República com a Medalha de Mérito Militar Grau Prata e pelo ministro da Administração Interna com o Prémio Valor, Abnegação e Altruísmo 2004.


 :look:http://www.jn.pt/infos/pdf/ManueldeDeus.pdf


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Mensagem por joao miguel silva Sex 02 maio 2014, 13:46

vão começar os "esfaqueadores" do costume....
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Mensagem por Gil Vicente Sex 02 maio 2014, 14:10

A vida terrena tem destas coisas, nunca sabemos aquilo que o dia seguinte nos reserva.
De bestial a besta vai um pequeno passo. Abandonar o local do acidente, não prestando auxílio à vitima vai fazer com que passe de herói a criminoso.
As boas acções depressa esquecem, as más acções perduram para sempre.
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Mensagem por CSI Sex 02 maio 2014, 14:40

Gil Vicente escreveu: Abandonar o local do acidente, não prestando auxílio à vitima vai fazer com que passe de herói a criminoso.
Eu não li em nenhuma das notícias que o colega tenha abandonado o local... estes jornalistas nem sabem o que escrevem, tipo "ciclista atropelado"?? Que é isto?? Pra eles só interessa que o guarda ia bêbado e matou um ciclista... atenção que as novas regras que vieram regular o trânsito de ciclistas na via publica, na minha opinião são um atentado à segurança rodoviária, tanto mais que o ciclista não respeita as regras nem os sinais rodoviarios. Por isso é mais uma noticia sensacionalista e tendenciosa.
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Mensagem por Edr See Sex 02 maio 2014, 17:04

Digo já que ele vai ter uma carga de trabalhos... o seguro vai-se agarrar a taxa de álcool para que seja ele a pagar a possível indemnização da morte do outro individuo!
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Mensagem por Hot Wheels Sex 02 maio 2014, 21:26

A situação é bem séria mas pode ser que se atenue um pouco derivado ás condecorações de que foi alvo do PR e do MAI, mas quando á mortos envolvidos e taxa de álcool é sempre um problema, que tudo se resolva da melhor maneira porque todos andamos na estrada e estamos sujeitos.
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Mensagem por dragao Sex 02 maio 2014, 21:36

Edr See escreveu:Digo já que ele vai ter uma carga de trabalhos... o seguro vai-se agarrar a taxa de álcool para que seja ele a pagar a possível indemnização da morte do outro individuo!
Será assim!!! Tenho sérias reticencias. Nem sempre, pode ser responsabilizado, o condutor interveniente em acidente de viação com uma TAS de álcool superiormente ao estabelecido.
Não será a altura adequada para comentar, mas suponhamos que o condutor não foi o responsável direto pelo acidente!!
Pode ser responsabilizado civilmente? Não.
Terá que responder sim, pela infração que cometeu ao Código da Estrada, com agravante de ser militar da GNR. Pois ser-lhe-a aberto um inquérito.
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Mensagem por Edr See Sex 02 maio 2014, 22:24

Pois eu não tenho tantas reticências... conheço alguns casos! Processos nos tribunais administrativos também sei de alguns!
Não sei de quem foi a culpa, mas tenho quase a certeza qual o caminho a seguir pela companhia de seguros!
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Mensagem por moralez Sex 02 maio 2014, 22:31

Edr See, julgo que a coisa não funciona assim.
Em quase todos os acidentes de viação, as causas são por infracções ao CE e isso não faz com que as seguradores responsabilizem o segurado pelas indemnizações.
A acontecer isso, iria abrir um precedente grave para quem é condutor.
O que pode acontecer é que o valor determinado para a indemnização é superior ao prémio do seguro do segurado, aí sim, é fundamento suficiente para arrastar o caso para as instâncias administrativas.
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Mensagem por Edr See Sex 02 maio 2014, 22:45

Um dos casos que conheço a companhia pagou a indemnização e depois moveu um processo contra o condutor alcoolizado... Ainda não se conhece decisão!
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Mensagem por moralez Sex 02 maio 2014, 22:52

Edr See escreveu:Um dos casos que conheço a companhia pagou a indemnização e depois moveu um processo contra o condutor alcoolizado... Ainda não se conhece decisão!
E moveu o processo com base em quê? O objectivo do seguro não é cobrir os danos pessoais e/ou patrimoniais resultantes da negligência do segurado?
Se o segurado cometeu uma infracção, apenas tem que responder por isso...
Então quer dizer, eu aqui há uns anos tive um acidente, circulava normalmente e distraí-me e enfiei uma traseirada no gajo da frente, assumi a culpa logo no local e até declarei isso por escrito. A seguradora podia ter movido um processo contra mim, porque eu me distraí?
Mas isto sou eu. Posso estar redondamente enganado...
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Mensagem por Roque Sáb 03 maio 2014, 03:49

Lamento imenso pelo jovem, pela família do jovem e, também, pelo nosso camarada.

Um homem que bebe desta forma (não é normal, pelo menos no meu círculo) e se coloca ao volante de um veículo, mais do que homicida é suicida. Sabe-se lá o que lhe vai na cabeça com tudo o que já viveu. Tudo isto pode e deve ser tido em conta, pode atenuar, mas o que ele fez é irremediável e não tem perdão.
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Mensagem por Luisa Baião Sáb 03 maio 2014, 06:39

Hot Wheels escreveu:  que tudo se resolva da melhor maneira porque todos andamos na estrada e estamos sujeitos.

"que se resolva da melhor maneira "
Claro, concordo que se resolva da melhor maneira. Mas,  justiça seja feita.

"porque todos andamos na estrada"
Pois...andamos  na estrada...Eu também ando  há muitos anos. Porém, bêbados na estrada não. E com a agravante de ser quem é... Se sabe que vai conduzir não bebe. Se tencionar beber, providencia antecipadamente para que  alguém  o conduza.
Que autoridade moral tem esta pessoa para autuar alguém com base no uso da condução sob efeito de álcool?
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PS editei para acrescentar o seguinte: não quero com isto dizer que toda a culpa do acidente tenha sido do guarda alcoolizado. Há muitos ciclistas e, até muitos pedestres ,que nem a pé sabem andar na estrada. Contudo ,a regra mantem-se: SE CONDUZIR NÃO BEBA!!!!!
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Mensagem por Edr See Sáb 03 maio 2014, 07:29

moralez escreveu:
Se o segurado cometeu uma infracção, apenas tem que responder por isso...
Uma infração ao CE!
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Mensagem por moralez Sáb 03 maio 2014, 09:03

Edr See escreveu:
moralez escreveu:
Se o segurado cometeu uma infracção, apenas tem que responder por isso...
Uma infração ao CE!
Sim, óbvio...
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Mensagem por ripper Sáb 03 maio 2014, 11:56

dragao escreveu:
Edr See escreveu:Digo já que ele vai ter uma carga de trabalhos... o seguro vai-se agarrar a taxa de álcool para que seja ele a pagar a possível indemnização da morte do outro individuo!
Será assim!!! Tenho sérias reticencias. Nem sempre, pode ser responsabilizado, o condutor interveniente em acidente de viação com uma TAS de álcool superiormente ao estabelecido.
Não será a altura adequada para comentar, mas suponhamos que o condutor não foi o responsável direto pelo acidente!!
Pode ser responsabilizado civilmente? Não.
Terá que responder sim, pela infração que cometeu ao Código da Estrada, com agravante de ser militar da GNR. Pois ser-lhe-a aberto um inquérito.

Ajudei a tomar conta de um acidente em que um individuo de mota foi embater na faixa contrária num pesado, acabando por falecer no local, o pesado não tinha seguro,inspecção e tacografo? tá quieto..e não fora responsável pela morte do individuo, apenas pagou as infracções..
Neste caso que se apurem as responsabilidades...
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Mensagem por Adama Sáb 03 maio 2014, 14:14

moralez escreveu:
Edr See escreveu:Um dos casos que conheço a companhia pagou a indemnização e depois moveu um processo contra o condutor alcoolizado... Ainda não se conhece decisão!
E moveu o processo com base em quê? O objectivo do seguro não é cobrir os danos pessoais e/ou patrimoniais resultantes da negligência do segurado?
Se o segurado cometeu uma infracção, apenas tem que responder por isso...
Então quer dizer, eu aqui há uns anos tive um acidente, circulava normalmente e distraí-me e enfiei uma traseirada no gajo da frente, assumi a culpa logo no local e até declarei isso por escrito. A seguradora podia ter movido um processo contra mim, porque eu me distraí?
Mas isto sou eu. Posso estar redondamente enganado...

A companhia de seguros pode exercer o direito de regresso com base, entre outros motivos, na al. c) do art.º 27.º do DL 291/2007, que aqui se reproduz:
1. Satisfeita a indemnização, a empresa de seguros apenas tem direito de regresso:
(...)
c) Contra o condutor, quando este tenha dado causa ao acidente e conduzir com uma taxa de alcoolemia superior à legalmente admitida, ou acusar consumo de estupefacientes ou outras drogas ou produtos tóxicos

Cumprimentos,
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Mensagem por dragao Sáb 03 maio 2014, 14:38

Da responsabilidade e indemnizações em acidentes de viação, tudo depende das alegações e provas apresentadas em sede própria. Até depende do ilustre que defende a causa. E volto a referir, nem sempre aquele condutor que é interveniente em acidente de viação com uma TAS superior ao legalmente estabelecido, ou sem possuir seguro de responsabilidade civil obrigatório, é considerado culpado.
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Mensagem por Ark Sáb 03 maio 2014, 14:39

Não consigo entender estes comportamentos, para mais vindo de alguém que é OPC. Não consigo. Alguém que lida com situações identicas todos os dias !!
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Mensagem por dragao Sáb 03 maio 2014, 14:42

Há diversas teses e posições jurisprudenciais sobre esta matéria. Uma, defende que basta a prova da existência de uma taxa de alcoolémia no sangue (TAS) superior ao mínimo legal para, automaticamente, se conferir à companhia de seguros o direito de regresso, por preenchimento, igualmente automático e presumido, do nexo de causalidade (cfr. Ac. STJ 18.11.1999, BMJ, 491º, p. 225; RP 30.09.93, CJ, IV, p. 216). Outra, embora vindo a ser minoritária, defende que recai sobre a companhia de seguros o ónus de prova de alegar e provar a causalidade adequada entre a TAS e o acidente (Ac. STJ 4.4.95, CJSTJ, III, p. 151).. Finalmente, há ainda quem considere que uma vez provada a existência de uma TAS superior ao mínimo legal, recai sobre o condutor a prova de que o álcool não exerceu qualquer influência na produção do acidente (cfr. Ac RE 4.6.96, CJ, III, p. 291).

Retirado daqui: http://www.verbojuridico.com/doutrina/artigos/conducaoalcool.html
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Mensagem por dragao Sáb 03 maio 2014, 14:52

No que se refere à situação do militar. Que se apurem as responsabilidades e que responda por elas...
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Mensagem por antipilho Sáb 03 maio 2014, 16:14

Algarve Ciclista de 16 anos morre vítima de atropelamento por GNR alcoolizado

Segundo a edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, um cabo da GNR de Loulé será o responsável pelo atropelamento mortal de um ciclista de 16 anos. O militar estaria a conduzir sob o efeito de álcool.

Foi condecorado pelo Presidente da República, com a Medalha de Mérito Militar Grau Prata, e pelo ministro da Administração Interna, com o Prémio Valor, Abnegação e Altruísmo 2004. Agora, sobre ele pende a suspeita de ter atropelado mortalmente um adolescente, de 16 anos, que seguia na sua bicicleta, isto, quando conduzia embriagado.

De acordo com o Jornal de Notícias, o cabo Deus, de 44 anos, encontrava-se fora de serviço. Aliás, estava de regresso de uma festa de aniversário e apresentava uma taxa de alcoolémia próxima de 1,20 gramas de álcool por litro de sangue, aquela a partir da qual se incorre em crime.

O ciclista, de 16 anos, colhido pelo carro ainda foi transportado para o hospital, acabando por não resistir aos ferimentos.

Cabe agora ao Destacamento de Trânsito de Faro investigar o acidente.

http://www.noticiasaominuto.com/pais/211726/ciclista-de-16-anos-morre-vitima-de-atropelamento
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Mensagem por Tweety Ter 06 maio 2014, 16:22

Terá que responder sim, pela infração que cometeu ao Código da Estrada, com agravante de ser militar da GNR. Pois ser-lhe-a aberto um inquérito.

Não sei até que ponto, pois em 2011 um oficial da GNR foi apanhado a infringir o CE e o CG GNR disse que "não se pronunciava por o militar se encontar à civil".
Esperemos então para saber qual será agora a opinião do CG GNR.
para quem não se lembrar tem em baixo o endereço do post.

http://forumgnr.virtuaboard.com/t23789-carro-de-oficial-da-gnr-multado?highlight=sem+inspe%E7%E3o+e+sem+seguro
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Mensagem por ripper Ter 06 maio 2014, 17:00

dragao escreveu:Da responsabilidade e indemnizações em acidentes de viação, tudo depende das alegações e provas apresentadas em sede própria. Até depende do ilustre que defende a causa. E volto a referir, nem sempre aquele condutor que é interveniente em acidente de viação com uma TAS superior ao legalmente estabelecido, ou sem possuir seguro de responsabilidade civil obrigatório, é considerado culpado.

Totalmente de acordo.
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Mensagem por Luis António Bota Ter 06 maio 2014, 17:57

 militar Infelizmente perdeu-se uma vida, mas não podemos descurar a forma como ocorreu o Acidente...e certamente que os Magistrados não vão em cantigas e será apurada toda a verdade, o que é normal. Acidentes só acontecem a quem circula na via pública ou seja podem acontecer a qualquer um de nós, quer em serviço ou fora dele..só é pena o tempo que o Processo / Inquérito irá demorar, do qual, certamente, resultarão alguns transtornos para o Militar, que só irão terminar no fim do referido Inquérito.
Relativamente à contraordenação, é só pagar e esperar pela decisão da Autoridade Administrtiva, dependendo da gravidade da mesma (é o que se passa com o cidadão normal.
Internamente (infelizmente), venha lá o Processo....
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