Conselho de Ministros vai discutir estratégia antiterrorista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Conselho de Ministros vai discutir estratégia antiterrorista Empty Conselho de Ministros vai discutir estratégia antiterrorista

Mensagem por dragao Ter 10 Fev 2015, 22:15

O Conselho de Ministros vai discutir, na próxima quinta-feira, a estratégia antiterrorista, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que afastou medidas penais "mais radicais", mas admitiu eventuais implicações na liberdade de circulação na Europa.
Conselho de Ministros vai discutir estratégia antiterrorista Ng3939081
foto  TIAGO PETINGA/LUSA
Ministro Rui Machete na comissão parlamentar de Assuntos Europeus
A proposta do Governo incide essencialmente sobre medidas a nível penal, "mas não vai para algumas medidas mais radicais relativamente à tradição penal portuguesa, como as que têm sido adotadas noutros países que estão a defrontar o mesmo problema", disse o chefe da diplomacia portuguesa, esta terça-feira, numa audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.
Leia Também

  • Terroristas da Galiza querem criar base em Portugal
  • Grupo de portugueses radicalizou-se em Londres e rumou à Síria
  • Os nove sinais para reconhecer um jiadista, segundo a França

"Portugal está aberto a uma reflexão sobre os benefícios da uniformização dos tipos legais e da disciplina da prova, bem como do recurso a programas de desencorajamento e de reabilitação de condenados por crimes de terrorismo, e continuamos a sublinhar a importância do combate ao tráfico de armas de fogo através da melhoria do intercâmbio de informação sobre a sua rastreabilidade e do desenvolvimento de orientações comuns sobre a sua desativação", declarou.
Outros aspetos são a "desradicalização", a educação para a prevenção do terrorismo e a prevenção do contágio terrorista nas prisões.
"Todos os países estão a equipar-se do ponto de vista penal" e "com medidas administrativas para evitar as deslocações de candidatos a terroristas que façam excursões à Síria, Iraque e também à Líbia", afirmou o ministro, que esclareceu que este tipo de iniciativas não se aplica a Portugal, "visto que as leis são suficientes para garantir a obediência ao princípio da legalidade".
Rui Machete aproveitou para referir que o Governo não tem "notícias seguras sobre essas informações que vieram nos jornais sobre a utilização de Portugal como caminho", mas admitiu que tal "não é impossível do ponto de vista teórico, visto que as fronteiras estão abertas".
A esse propósito, e respondendo a uma pergunta do deputado social-democrata Carlos Costa Neves, o governante reconheceu que o acordo de Schengen "pode estar em causa", apesar do esforço dos países para evitar implicações na livre circulação de pessoas, nomeadamente apostando "noutras fiscalizações", porque tal significaria "uma derrota dos Estados face ao terrorismo, que procura criar dificuldades ao exercício dos direitos fundamentais e às liberdades que o espaço Schengen concretiza".
JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Conselho de Ministros vai discutir estratégia antiterrorista Empty Re: Conselho de Ministros vai discutir estratégia antiterrorista

Mensagem por COELHO.X Ter 10 Fev 2015, 22:33

Para começar, podiam valorizar mais as forças de segurança!! Já era um bom começo! militar
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes