Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
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Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
Medida terá um custo de 12,5 euros mais IVA, mas ainda não abrange motos de cilindradas mais baixas.
A partir de outubro vai passar a ser obrigatório fazer inspeção a motas, confirmou o Notícias ao Minuto junto do presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA), Paulo Areal. A informação havia sido avançada hoje pelo Jornal de Notícias.
Para já, a legislação apenas inclui a obrigatoriedade de inspeção das motos acima de 250 cm3, ficando de fora os motociclos de cilindrada mais baixa [acima de 50 cm3], que Paulo Areal estima andarem à volta de um milhão em todo o país, incluindo tratores e máquinas industriais.
A associação tem vindo a defender que a legislação deve contemplar todos os outros motociclos, à imagem daquilo que já acontece, por exemplo nos Açores (desde 1994) e em Espanha (1998), onde motociclos, triciclos e quadriciclos são inspecionados e com resultado bastante positivo na redução da sinistralidade.
De acordo com Paulo Areal, o possível alargamento da medida a veículos de gama inferior - considerado urgente - é algo que já está a ser discutido com o Governo. Outra das propostas que a ANCIA tem para o setor é o aumento da periocidade de controlo periódico das inspeções automóveis.
Relativamente às motos de gama superior, aquelas que a medida contempla, estima-se que circulem na estrada cerca de 80 mil. O presidente da ANCIA deixa ainda a garantia de que, em outubro, os centros de inspeção já estarão completamente "apetrechados" e aptos a inspecionar todo o tipo de motos. Na opinião de Paulo Areal, a medida vem dar resposta à "necessidade de controlo periódico" dos veículos que circulam na estrada.
O responsável acredita que a imposição de inspeção de motos vai ter um impacto positivo na sensibilização dos condutores.
in: Noticias ao MinutoA partir de outubro vai passar a ser obrigatório fazer inspeção a motas, confirmou o Notícias ao Minuto junto do presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA), Paulo Areal. A informação havia sido avançada hoje pelo Jornal de Notícias.
Para já, a legislação apenas inclui a obrigatoriedade de inspeção das motos acima de 250 cm3, ficando de fora os motociclos de cilindrada mais baixa [acima de 50 cm3], que Paulo Areal estima andarem à volta de um milhão em todo o país, incluindo tratores e máquinas industriais.
A associação tem vindo a defender que a legislação deve contemplar todos os outros motociclos, à imagem daquilo que já acontece, por exemplo nos Açores (desde 1994) e em Espanha (1998), onde motociclos, triciclos e quadriciclos são inspecionados e com resultado bastante positivo na redução da sinistralidade.
De acordo com Paulo Areal, o possível alargamento da medida a veículos de gama inferior - considerado urgente - é algo que já está a ser discutido com o Governo. Outra das propostas que a ANCIA tem para o setor é o aumento da periocidade de controlo periódico das inspeções automóveis.
Relativamente às motos de gama superior, aquelas que a medida contempla, estima-se que circulem na estrada cerca de 80 mil. O presidente da ANCIA deixa ainda a garantia de que, em outubro, os centros de inspeção já estarão completamente "apetrechados" e aptos a inspecionar todo o tipo de motos. Na opinião de Paulo Areal, a medida vem dar resposta à "necessidade de controlo periódico" dos veículos que circulam na estrada.
O responsável acredita que a imposição de inspeção de motos vai ter um impacto positivo na sensibilização dos condutores.
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dragao- Cmdt Interino
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Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
Mais uma taxa para "encher" os bolsos de alguns. Para começar 12,5 euros mais IVA x 80 mil todos os anos, é só fazer as contas.
Como se não bastasse, ainda estão a ponderar o aumento da periodicidade de controlo periódico das inspeções automóveis.
É obra!
Não chega já a periodicidade existente?
Será que estão com os cofres tão vazios assim?
Será que estão com os cofres tão vazios assim?
Em relação às motos, é obra. Há motos que pagam mais IUC por ano do que certas casas pagam de IMI por ano. Agora, com mais uma taxa anual, é mesmo obra!
Se a isto juntarmos a facto de muitos dos motociclistas em Portugal nem mil Kms fazerem por ano (alguns só fazem uns passeios no verão), um dia destes e por este andar, para muitos, continuar a querer manter uma moto, vai custar mais que manter uma joia ou um diamante.
Guarda que anda à linha- Sargento-Chefe
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Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
Incongruência...Guarda que anda à linha escreveu:Mais uma taxa para "encher" os bolsos de alguns. Para começar 12,5 euros mais IVA x 80 mil todos os anos, é só fazer as contas.Como se não bastasse, ainda estão a ponderar o aumento da periodicidade de controlo periódico das inspeções automóveis.É obra!Não chega já a periodicidade existente?
Será que estão com os cofres tão vazios assim?Em relação às motos, é obra. Há motos que pagam mais IUC por ano do que certas casas pagam de IMI por ano. Agora, com mais uma taxa anual, é mesmo obra!Se a isto juntarmos a facto de muitos dos motociclistas em Portugal nem mil Kms fazerem por ano (alguns só fazem uns passeios no verão), um dia destes e por este andar, para muitos, continuar a querer manter uma moto, vai custar mais que manter uma joia ou um diamante.
Se um cidadão consegue dar-se ao luxo de ter um motociclo e todas as despesas inerentes, apenas para fazer uns passeios no verão, pode muito bem arcar com 15€ po ano para a IPO.
Acho muito bem que sejam obrigados... A malta gosta de sacar os espelhos, tirar os reflectores, luzes de matrícula, escapes Akrapovic que até fazem soar os alarmes dos carros estacionados. O chunning automóvel cada vez se vê menos (ainda bem), está na altura das motas.
moralez- Moderador
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Idade : 39
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Meu alistamento : 2004
Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
Guarda que anda à linha escreveu:Mais uma taxa para "encher" os bolsos de alguns. Para começar 12,5 euros mais IVA x 80 mil todos os anos, é só fazer as contas.Como se não bastasse, ainda estão a ponderar o aumento da periodicidade de controlo periódico das inspeções automóveis.É obra!Não chega já a periodicidade existente?
Será que estão com os cofres tão vazios assim?Em relação às motos, é obra. Há motos que pagam mais IUC por ano do que certas casas pagam de IMI por ano. Agora, com mais uma taxa anual, é mesmo obra!Se a isto juntarmos a facto de muitos dos motociclistas em Portugal nem mil Kms fazerem por ano (alguns só fazem uns passeios no verão), um dia destes e por este andar, para muitos, continuar a querer manter uma moto, vai custar mais que manter uma joia ou um diamante.
Comprar uma moto, não é caro.
Pagar o IUC a uma moto não é caro
Por combustivel numa moto não é caro
Pagar seguro numa moto não é caro
Por pneus numa moto não é caro
Fazer a revisão a moto não é caro
Pagar 12,5€+IVA para fazer a inspecção a moto é carissimo e vai fazer com que as pessoas vendam as motas por não as conseguirem sustentar.
Guarda que anda a linha é mais caro sustentar um carro e não vejo as pessoas a andar de transportes publicos.
Overlord- 1º Sargento
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Idade : 94
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Nº de Mensagens : 1183
Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
ipiranga escreveu:Guarda que anda à linha escreveu:Mais uma taxa para "encher" os bolsos de alguns. Para começar 12,5 euros mais IVA x 80 mil todos os anos, é só fazer as contas.Como se não bastasse, ainda estão a ponderar o aumento da periodicidade de controlo periódico das inspeções automóveis.É obra!Não chega já a periodicidade existente?
Será que estão com os cofres tão vazios assim?Em relação às motos, é obra. Há motos que pagam mais IUC por ano do que certas casas pagam de IMI por ano. Agora, com mais uma taxa anual, é mesmo obra!Se a isto juntarmos a facto de muitos dos motociclistas em Portugal nem mil Kms fazerem por ano (alguns só fazem uns passeios no verão), um dia destes e por este andar, para muitos, continuar a querer manter uma moto, vai custar mais que manter uma joia ou um diamante.
Comprar uma moto, não é caro.
Pagar o IUC a uma moto não é caro
Por combustivel numa moto não é caro
Pagar seguro numa moto não é caro
Por pneus numa moto não é caro
Fazer a revisão a moto não é caro
Pagar 12,5€+IVA para fazer a inspecção a moto é carissimo e vai fazer com que as pessoas vendam as motas por não as conseguirem sustentar.
Guarda que anda a linha é mais caro sustentar um carro e não vejo as pessoas a andar de transportes publicos.
Esta questão não é nova nem consensual, antes pelo contrário, não tem gerado muitos consensos.
Alguns países da UE, como por exemplo a França, rejeitaram-na.
Alguns países da UE, como por exemplo a França, rejeitaram-na.
http://www.motociclismo.pt/noticias/5762-franceses-chumbam-as-ipo
Será que nesta matéria, a segurança rodoviária e no caso particular das motos, nós somos mais espertos do que os outros?
É claro que tudo isto comprar a moto, pagar o IUC, os pneus, as revisões, os seguros, o combustível etc. é caro e só suporta quem quer. Mas, o que está aqui em causa, não são os 12,5€ + IVA, mas sim o pretexto e os argumentos para se implementar as IPO nas motos com mais de 250 Cm3 em nome da causa com que vão ser implementadas, que é a segurança rodoviária.
Será que nas motos com cilindrada superior a 250 Cm3 a sinistralidade rodoviária é elevada, ou será que é mais elevada nas cilindradas inferiores, como os ciclomotores e os papareformas?
Basta cada um de nós que participa acidentes de viação, reflectir sobre a área que patrulha, e fácil e rapidamente chegará à mesma conclusão que eu. Há mais acidentes com ciclomotores e papareformas do que com motociclos com cilindrada superior a 250 Cm3.
Este argumento da segurança rodoviária, para se implementar as IPO às motos com cilindrada superior a 250 Cm3, não colhe.
Se fosse por causa da segurança rodoviária, implementavam-nas sim às motos e ciclomotores de cilindrada inferior a 250 Cm3. Portanto, ao ser apresentado sob a capa e com este argumento, está à vista de toda a gente que é mais uma taxa que vai sair dos bolsos de uns e vai entrar nos bolsos de outros.
Sempre que é apresentada a implementação do pagamento de um valor ou taxa em nome da segurança rodoviária, eu desconfio sempre. Veja-se o caso concreto dos inúmeros IPs que foram construídos nos últimos anos no país, a quem depois deram o nome de Auto-estradas SCUT que foram feitas em nome da segurança rodoviária. E que depois passaram a ser portajadas com valores enormes, em que devido aos elevados custos os automobilistas voltaram novamente à ENs, como por exemplo a A22 VS EN 125, com o consequente aumento novamente da sinistralidade rodoviária com causas gravíssimas.
Onde é que está agora a preocupação com a segurança rodoviária?
Para mim, tudo se resume a taxas, e a das IPO às motos é mais uma.
Em relação à fiscalização dos espelhos, dos reflectores, das luzes de matrícula, dos escapes etc. que outro user refere, não é preciso submeter as motos a uma IPO para isso. Basta incluir no atual C.E. um artigo que refira expressamente esses acessórios e equipamentos, como já existiu noutros tempos noutros códigos, que não faltarão agentes fiscalizadores da GNR e da PSP para os fiscalizarem, como noutros tempos existiram e fiscalizaram.
Guarda que anda à linha- Sargento-Chefe
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Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)
Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
Um dia destes, dou por mim a ser "obrigado" a ir fazer a inspecção à enxada que utilizo lá na horta. Não vá a dita desobedecer aos parâmetros ditados pela lei!!!
ÒdaGuarda- 2º Sargento
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Nº de Mensagens : 880
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Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
é pior é que tem razão
BlackOps- Furriel
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Mensagem : SI VIS PACEM PARA BELLUM
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Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
http://www.motociclismo.pt/noticias/8046-inspecoes-manifestacao-a-19-de-junho
Guarda que anda à linha- Sargento-Chefe
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Idade : 58
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Nº de Mensagens : 2008
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Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
ipiranga escreveu:Guarda que anda à linha escreveu:Mais uma taxa para "encher" os bolsos de alguns. Para começar 12,5 euros mais IVA x 80 mil todos os anos, é só fazer as contas.Como se não bastasse, ainda estão a ponderar o aumento da periodicidade de controlo periódico das inspeções automóveis.É obra!Não chega já a periodicidade existente?
Será que estão com os cofres tão vazios assim?Em relação às motos, é obra. Há motos que pagam mais IUC por ano do que certas casas pagam de IMI por ano. Agora, com mais uma taxa anual, é mesmo obra!Se a isto juntarmos a facto de muitos dos motociclistas em Portugal nem mil Kms fazerem por ano (alguns só fazem uns passeios no verão), um dia destes e por este andar, para muitos, continuar a querer manter uma moto, vai custar mais que manter uma joia ou um diamante.
Comprar uma moto, não é caro.
Pagar o IUC a uma moto não é caro
Por combustivel numa moto não é caro
Pagar seguro numa moto não é caro
Por pneus numa moto não é caro
Fazer a revisão a moto não é caro
Pagar 12,5€+IVA para fazer a inspecção a moto é carissimo e vai fazer com que as pessoas vendam as motas por não as conseguirem sustentar.
Guarda que anda a linha é mais caro sustentar um carro e não vejo as pessoas a andar de transportes publicos.
Tenho moto e concordo com a IPO às motos, e vou mais longe, devia ser estendido às motos de cilindrada inferior a 250 Cm3. Motos com o quadro torto, com pneus carecas e a queimar mal é o que há mais por ai...
Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
Eu também tenho moto. E mais ou menos há 32 anos que as tenho e conduzo. Desses 32 anos, vinte e tal conduzi-as a nível profissional (e este a nível profissional, não foi propriamente a entregar pizas ou a entregar correspondência dos correios) de norte a sul do país e de este a oeste várias vezes, de noite, à chuva, com nevoeiro ao frio, com neve, de dia ao sol e com temperaturas altíssimas. Felizmente, até hoje, nunca tive nenhum acidente.
De todas essas motos que tive e conduzi, quer a nível particular quer a nível profissional, nenhuma foi sujeita a qualquer IPO.
As IPO às motos, com o "falso" argumento da segurança e da sinistralidade rodoviária, particularmente vindo da parte de quem veio (ANCIA) e que está a fazer pressão para que sejam implementadas, são um embuste. E só têm um objetivo, que é a arrecadação de receitas.
Para fiscalizar pneus carecas, luzes, fumos, gases etc. numa moto, não precisamos de pagar uma taxa anual, onde um curioso qualquer vai olhar para a moto e colocar um carimbo num papel a comprovar o que facilmente todos nós constatamos. Para isso, já temos as forças de segurança (GNR e PSP) pagas com o dinheiro dos nossos impostos e que tão bem preparadas estão para o fazer, basta dar-lhes os meios para isso.
Pelos vistos, há mais motociclistas que nesta matéria, a segurança rodoviária VS sinistralidade rodoviária nos motociclos, pensam e defendem o mesmo que eu, pelo menos, a avaliar pelo número de pessoas que assinaram já esta petição pública.
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80018
Nós, já estamos a chegar ao cúmulo de, neste país, para se comprar um pouco de ervicida para matar as ervas daninhas do jardim do nosso quintal, ou para se comprar um frasco de pesticida para curar meia dúzia das parreiras que também lá temos, já é preciso tirar um curso.
Agora, querem implementar as IPO às motos em nome da segurança rodoviária, em que o cu não tem nada a ver com as calças. Seguidamente, só falta voltamos à chapa de matricula amarela nas bicicletas, e a licença passada pela Câmara Municipal para as podermos conduzir.
Guarda que anda à linha- Sargento-Chefe
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Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
No próximo domingo, 19 de junho, os motociclistas manifestam-se em quatro pontos do país contra a farsa das Inspeções às Motos.
http://www.motociclismo.pt/noticias/8099-manifestacao-contra-as-inspecoes-e-ja-no-domingo
Guarda que anda à linha- Sargento-Chefe
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Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
Não sou contra as inspecções , e também não considero que devíamos ser tratados de forma diferente em comparação com outros tipos de veículos. O problema é a questão de segurança que o estado pretende justificar com a obrigatoriedade de fazer as inspecções aos motociclos, pois esta provado que o numero de acidentes resultantes de falhas mecânicas e muito reduzido .
Será mais uma forma de os centros de inspecções ganharem mais dinheiro, e todos nós sabemos que aquilo é mesmo uma mina. Facturam cerca de 170 milhões por ano(li no económico)
Não se justifica que portugal esteja a querer legislar e a regulamentar esta matéria de forma diferente do resto de outros países europeus, pois este assunto ficou suspenso por falta de consenso na união europeia pelo menos ate 2020.
Será mais uma forma de os centros de inspecções ganharem mais dinheiro, e todos nós sabemos que aquilo é mesmo uma mina. Facturam cerca de 170 milhões por ano(li no económico)
Não se justifica que portugal esteja a querer legislar e a regulamentar esta matéria de forma diferente do resto de outros países europeus, pois este assunto ficou suspenso por falta de consenso na união europeia pelo menos ate 2020.
Rogério Fernandes- Cabo-Excepção
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Re: Motas vão passar a ter inspeção obrigatória a partir de outubro
«Em protesto contra a infundada inspecção periódica às motos, o GAM-Grupo de Acção Motociclista vai organizar no próximo dia 19 de Junho ás 17 horas manifestações simultâneas de motociclistas no Porto, em Lisboa e em Faro.
Estas manifestações terão como objectivo chamar a atenção dos media, da população em geral e do próprio governo para a falsa questão de segurança com que se pretende justificar as inspecções às motos. Pretende trazer para debate público as inspecções periódicas na sua generalidade, sejam elas a que veículos forem.
1- Apenas 0,3% dos acidentes com motos são provocados por falha mecânica dos veículos, o que não justifica a relação custo/benefício das inspecções.
2- As inspecções, tal como as querem implementar, vão retirar da estrada todas as motos personalizadas ou minimamente alteradas, mesmo que essas alterações tenham beneficiado as motos em termos de segurança, o que por regra acontece.
3- As inspecções, tal como as fundamentam e querem implementar, serão apenas um vantajoso negócio para alguns e um gasto de dinheiro e tempo para os motociclistas não representando para estes nenhuma mais valia.
4- A União Europeia, precisamente por falta de fundamentação e consenso a nível do Conselho da Europa, adiou até 2022 qualquer decisão sobre uma Norma Europeia para inspecções às motos.
Não faz por isso sentido Portugal estar a legislar e a regulamentar sobre esta matéria.
5- Se o governo e a ANCIA querem inspecções, então, vamos reequacionar e repensar na generalidade toda esta questão das inspecções, sejam elas a que veículos forem. É necessário mudar muita coisa, como a total irresponsabilidade de quem inspecciona (centros de inspecção). Se uma viatura tem um acidente por falha de travões (por exemplo) depois de ter sido aprovado numa inspecção, quem fez essa inspecção deve ser de algum modo responsabilizado, o que hoje não acontece nem está previsto que venha a acontecer.
Estas são fundamentalmente as grandes razões porque no dia 19 de Junho os motociclistas vão sair para a rua e defender os seus interesses. Como e onde exactamente irão decorrer essas manifestações informaremos mais tarde.
As MOTOS as CINQUENTINHAS e as SCOOTERS precisam neste momento de quem as defenda, precisam no próximo dia 19 de Junho da mobilização de todos os MOTOCICLISTAS.»
CARI2013- Sargento-Mor
-
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
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