Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por Fox Mulder Seg 16 Out 2017, 10:53

s técnicos não poupam o Governo, a Protecção Civil, os municípios, o SIRESP, até a presença de “autoridades” a mais no terreno. De fora ficam apenas o IPMA e a GNR. Eis o que falhou.
Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  1077253?tp=UH&db=IMAGENS&w=46&h=46&act=cropResizeDAVID DINIS 
12 de Outubro de 2017, 18:08
Partilhar notícia







https://www.publico.pt/2017/10/12/politica/noticia/foi-tudo-mal-relatorio-de-pedrogao-nao-poupa-quase-ninguem-1788662
Fox Mulder
Fox Mulder
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 39
Profissão : Agente de Autoridade
Nº de Mensagens : 355
Mensagem : "Sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta."
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por el solitario Seg 16 Out 2017, 13:01

isto esta longe de acabar..a lamentar mais vitimas..
el solitario
el solitario
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 36
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 1047
Meu alistamento : 09

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por Opanda Seg 16 Out 2017, 13:31

Quando o relatório diz que os recursos humanos do gips devem ser reforçados ... Que eu saiba o gips são gnr ou seja não iliba completamente a gnr! Depois do Pedrógão assobiou se para o lado após 2015 e 2016 já indiciarem que isto ia acontecer ontem foi dantesco . Acho que é tempo de quem manda por a mão na consciência esvaziar secretárias e por as pessoas nos seus devidos lugares! Reforçar sepna gips e acima de tudo a territorial que ontem só não morreu mais gente porque dois homens fizeram o serviço de 30 e mais não puderam
Opanda
Opanda
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 37
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 404
Meu alistamento : 2009

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por Fox Mulder Seg 16 Out 2017, 14:06

Já alguém leu o relatório? Tive a ler um pouco, fiquei algo surpreendido.
Fox Mulder
Fox Mulder
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 39
Profissão : Agente de Autoridade
Nº de Mensagens : 355
Mensagem : "Sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta."
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por Opanda Seg 16 Out 2017, 16:15

quero ver é quando fizerem o relatório do incendio da lousa que se propagou ao concelho de arganil eu proprio perdi dois anexos fiquei com o meu pai entregue a nos próprios! Pinhais eucaliptais que estavam limpos arderam também e meios nem ve los! Apos umas horas apareceu uma viatura do gips sem comunicações ou seja o siresp falhou outra vez! Revoltante isto tudo
Opanda
Opanda
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 37
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 404
Meu alistamento : 2009

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por Gif Seg 16 Out 2017, 21:18

Eu não li o relatório, mas por aquilo que conheço do assunto e pelo que tenho visto na tv, a principal culpa, começa nas entidades que devem fazer limpeza das infraestruturas e as suas imediações, das entidades fiscalizadoras dessas limpezas.
Se temos linhas de alta e media tensão e estradas com mato até as orelhas é natural que se torne complicado combater fogos nestas zonas.
As zonas florestais da tutela do estado também estão em pior estado que a dos particulares.
Quando a prevenção não funciona o combate torna-se mais difícil.

A ver se tenho tempo para ler o relatório...

o que me espanta é que depois de anunciarem que a época de fogos ia ser prolongada até dia 15 de outubro, e de repente lá apareceram uma serie de incêndios....
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por dragao Seg 16 Out 2017, 21:38

Pergunto! Com a admissão de 350 candidatos para o próximo curso de formação de guardas,(2017/2018) serão suficientes para colmatar o reforço dos postos territoriais e reforçar o GIPS/GNR conforme sugere o relatório!!!!! Tenho sérias reticencias!!!!!
RELATÓRIO DA COMISSÃO TÉCNICA INDEPENDENTE...
No que se refere ao reforço das estruturas;
- Dotar o sistema da capacidade técnica necessária e reforçar as estruturas operacionais profissionais através de:
- Criação de uma função especializada, transversal a todos os pilares do SGIFR, que permita a integração e evolução de conhecimento, o aumento da capacidade estratégica de decisão e a monitorização do próprio Sistema
- Reforço progressivo do grau de profissionalização de operacionais, através nomeadamente do reforço das estruturas dos GIPS e da FEB.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por COELHO.X Seg 16 Out 2017, 21:46

Então vão continuar a ir buscar os homens ao mesmo sitio do costume..POSTOS TERRITORIAIS!!!
Criam Destacamentos, criam valencias, criam CHAFARICAS, e continuam a ir buscar homens ao mesmo sitio...POSTOS TERRITORIAIS!!!
Deixemo nos de hipocrisias...isto nao muda nunca!!!
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por Guarda que anda à linha Seg 16 Out 2017, 23:06

Opanda escreveu:Quando o relatório diz que os recursos humanos do gips devem ser reforçados ... Que eu saiba o gips são gnr ou seja não iliba completamente a gnr! Depois do Pedrógão assobiou se para o lado após 2015 e 2016 já indiciarem que isto ia acontecer ontem foi dantesco . Acho que é tempo de quem manda por a mão na consciência esvaziar secretárias e por as pessoas nos seus devidos lugares! Reforçar sepna gips e acima de tudo a territorial que ontem só não morreu mais gente porque dois homens fizeram o serviço de 30 e mais não puderam

"Quando o relatório diz que os recursos humanos do gips devem ser reforçados ... Que eu saiba o gips são gnr..."

Calma amigos, para o ano os meios humanos vão ser altamente reforçados, o próprio OE para 2018 refere isso e não deixa dúvidas. Vejam o LINK em baixo:

MAI quer tirar 300 polícias das messes para trabalho operacional

http://observador.pt/2017/10/14/mai-quer-tirar-300-policias-das-messes-para-trabalho-operacional/

Depois de em 2017 o efetivo ter sido altamente reforçado com 600 baristas e cozinheiros motivadissimos para o serviço operacional, para o ano, em 2018, vai ser reforçado com mais 300, e com mais uma vantagem ainda, além dos baristas e dos cozinheiros, vai ser reforçado também com alfaiates.

Acho que finalmente, em 2018, já vamos ter efetivo suficiente para, pelo menos, patrulharmos as nossas matas e florestas para por fim à tristeza e pouca vergonha que o nosso país está a viver este ano em termos de incêndios.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por Fox Mulder Qua 18 Out 2017, 14:27

Eu o que vi e tirei de concreto foi que a solução passava pela adopção do sistema Espanhol, onde existe desde há muito uma Brigada militar para combate aos incêndios, altamente equipada e preparada só para esse efeito (Não esquecer que já os Bombeiros lá são profissionais). 
Discordo da coexistência num pais tão pequeno de tanta força de intervenção diferente com o mesmo objectivo. Temos Bombeiros, Voluntários, Sapadores, Municipais, temos GIPS da GNR, temos Canarinhos, temos empresas privadas... 
Para mim era fácil, a GNR jamais se devia ter metido neste assunto que foi a grande machadada na GNR (Quando abriu o curso tiraram imenso efectivo da patrulha), os GIPS no que toca a incêndios não fazem o menor sentido. 
Os canarinhos Idem aspas, a sua existência é só por si uma afronta as corporações de bombeiros que mal se governam.
A solução é mesmo a do exemplo Espanhol, com aviões de combate do estado e maquinaria do estado.
Pago impostos para isso, não é para ver morrer pessoas por falta de coragem politica.
Fox Mulder
Fox Mulder
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 39
Profissão : Agente de Autoridade
Nº de Mensagens : 355
Mensagem : "Sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta."
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por el solitario Qua 18 Out 2017, 14:56

Não tiraram efetivo da patrulha porque nunca foram para la, recordo que o curso de 2005 foi TODO para o GIPS..
".. Brigada militar para combate aos incêndios, altamente equipada e preparada só para esse efeito.." actualmente o GIPS conseguem fazer isso e muito mais..lembro que o GIPS não atuam só em ataque inicial (brigadas helitransportadas) mas também atuam em ataque ampliado se não vão para la e porque o CDOS não lhes dá ordem para avançar..já os vi atuar centenas de vezes e foram eficazes no trabalho que desempenharam....
el solitario
el solitario
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 36
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 1047
Meu alistamento : 09

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por Fox Mulder Qua 18 Out 2017, 15:23

el solitario escreveu:Não tiraram efetivo da patrulha porque nunca foram para la, recordo que o curso de 2005 foi TODO para o GIPS..
".. Brigada militar para combate aos incêndios, altamente equipada e preparada só para esse efeito.." actualmente o GIPS conseguem fazer isso e muito mais..lembro que o GIPS não atuam só em ataque inicial (brigadas helitransportadas) mas também atuam em ataque ampliado se não vão para la e porque o CDOS não lhes dá ordem para avançar..já os vi atuar centenas de vezes e foram eficazes no trabalho que desempenharam....
Conheço muitos que estavam no Territorial e foram lá parar, penso que ainda hoje se verifica a abertura de concursos e muitos convites. Ou seja, para além do curso que referiu, ouve de facto uma "mossa" causada no territorial, mais que não seja por existir um curso inteiro que não foi colocado.
Permita-me discordar, os Gips são como brigadas de acção rápida para trabalho sapador. Não têm equipamento pesado de combate a incêndios, a articulação com o CDOS penso que deve ser muitas vezes irregular. 
O que estou a referir é uma força militarizada de Bombeiros como acontece no pais vizinho, com material próprio, missão bem definida, hierarquias bem definidas e onde vão actuar comandam eles. Cá o que vemos é no mesmo fogo várias e muito diferentes organizações estatais e/ou não a actuar, muitas vezes sem organização e meios necessários. 
A quinta (Portugal) é pequena, e não são precisas tantas enxadas, mas sim uma ou duas boas com que se possa cavar bem.
Fox Mulder
Fox Mulder
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 39
Profissão : Agente de Autoridade
Nº de Mensagens : 355
Mensagem : "Sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta."
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por el solitario Qua 18 Out 2017, 16:34

Isso acontece com qualquer especialidade..fala do que não sabe os GIPS tanto combatem incêndios em ataque inicial como em ataque ampliado..tanto fazem combate direto como combate indireto ao incêndio..Meios pesados??? e o trabalho sapador não apaga incêndios?por vezes mostra se mais eficaz um combate indireto ao incêndio do que um combate direto mas ambos se complementam..é claro que para fazer um trabalho deste nem os GIPS nem os bombeiros tem máquinas de rasto para criar uma boa faixa de contenção...num teatro de operações só há um a comandar é o mais graduado do corpo de bombeiros..agora no Posto de comando isso ja não sei..
el solitario
el solitario
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 36
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 1047
Meu alistamento : 09

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!  Empty Re: Relatório de Pedrogão não poupa (quase) ninguém!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes