Governo quer dar incentivos à assiduidade na Função Pública

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em Curso Governo quer dar incentivos à assiduidade na Função Pública

Mensagem por dragao em Qua 06 Nov 2019, 01:26



A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública quer negociar com os sindicatos "um pacote plurianual" com foco no rejuvenescimento, assiduidade e formação dos funcionários públicos.
O Governo admite introduzir incentivos à assiduidade na Função Pública para combater o absentismo, bem como utilizar a pré-reforma para promover o rejuvenescimento do quadro de funcionários públicos. As medidas foram referidas por Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, em entrevista ao Público, publicada esta sexta-feira, 1 de novembro.

Na entrevista, Alexandra Leitão frisa que o novo ministério "não pode ser simbólico, nem de pensamento ou de estudos", mas sim "de ação". Desde logo, diz, pretende "negociar com as frentes sindicais um pacote plurianual, que meta várias coisas".

"Além das valorizações salariais, coisas que têm a ver com o rejuvenescimento, utilizando a figura da pré-reforma, que têm a ver com incentivos à assiduidade, que foi algo que já existiu e que caiu no tempo da troika", explica a ministra. "Na medida em que temos uma taxa de absentismo muito elevada, se é verdade que ela pode ser atacada através das juntas médicas, também um incentivo à assiduidade é importante", acrescenta.

A formação será outro dos pontos a negociar com os sindicatos. "Outra coisa muito importante é fornecer, à custo do Estado, formação nas áreas em que as pessoas precisam", sublinha.

Para já, contudo, não se conhece sequer o número exato de funcionários públicos em atividade. "Um dos pontos que achamos essencial é aprofundar - ele já existe, mas precisa de grande desenvolvimento - o sistema de informação da organização do Estado, porque ele vai dizer-nos quantos funcionários há, qual o seu perfil, a sua caracterização. E é isso que vai permitir o tal planeamento centralizado, quer do recrutamento, quer das promoções. É algo que está em curso, que planeamos ampliar e pôr em velocidade de cruzeiro", adianta Alexandra Leitão.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/funcao-publica/detalhe/governo-quer-dar-incentivos-a-assiduidade-na-funcao-publica?ref=funcao-publica_maislidas
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 50
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 21169
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Voltar ao Topo Ir em baixo

Em Curso Re: Governo quer dar incentivos à assiduidade na Função Pública

Mensagem por Guarda que anda à linha em Qua 06 Nov 2019, 17:53

"O Governo admite introduzir incentivos à assiduidade na Função Pública para combater o absentismo"
Então se nunca tivemos uma função publica tão envelhecida como temos hoje (provavelmente a mais envelhecida da UE) o que como está fácil de ver a PDI tudo traz, porque a idade e as mazelas/doenças/desgaste/cansaço inerentes a ela não perdoam, o que como está fácil de ver provocam absentismo. Perante esta conjugação de factores como é que o governo quer combater o absentismo?

Resumindo e concluindo: como é que se motivam a não faltarem ao trabalho um corpo de trabalho velho, desgastado, doente, cansado, desactualizado, com mazelas, farto de ser injustiça-do e incompreendido pela população em geral (aqui com a quota parte de responsabilidade de governos - lembram-se daquela parte de virar trabalhadores do sector privado contra os do sector publico?) enganado e apunhalado pelas costas através de leis mafiosas que lhes violaram todas as expectativas de carreira e de vida. Nesta altura do campeonato só vejo uma forma de incentivar e combater o absentismo a esta franja/corpo de trabalho da Função Publica, que é a algalia, a bengala, as muletas, o andarilho e para muitos também, a cadeira de rodas.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 53
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 1409
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo