Idade da reforma em Portugal deve aumentar cerca de dois anos até 2050

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Idade da reforma em Portugal deve aumentar cerca de dois anos até 2050

Mensagem por dragao Qui 09 Dez 2021, 23:27

Portugal é um dos sete países da OCDE que tem a idade de acesso à reforma indexada à evolução da esperança média de vida.

A idade da reforma em Portugal deverá aumentar em cerca de dois anos até 2050, atingindo nessa altura 68,4 anos, prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no relatório "Pensions at a Glance 2021" divulgado esta quarta-feira.

Portugal é um dos sete países da OCDE que tem a idade de acesso à reforma indexada à evolução da esperança média de vida, tal como a Dinamarca, a Estónia, Grécia, Finlândia, Itália e os Países Baixos, indica o relatório da OCDE.

De acordo o documento, em Portugal, onde a idade legal de reforma aumenta em dois terços do aumento da esperança média de vida, o acréscimo será de "cerca de dois anos" para quem entrar no mercado de trabalho aos 22 anos de idade e se aposentar após uma carreira completa, sem redução da pensão.

A idade normal da reforma em Portugal subirá assim dos 66,42 anos em 2021 para 67,5 anos em 2035, atingindo 68,37 anos em 2050, estima a organização.

Já para os trabalhadores que tenham de interromper a vida ativa por desemprego terão de se aposentar um ano depois do que os trabalhadores com carreira completa para não sofrerem cortes na pensão.

Embora a ligação da idade da reforma à esperança média de vida torne os sistemas de pensões mais robustos, a medida é insuficiente, diz a OCDE, nomeadamente tendo em conta que a descida da esperança média de vida deixou de ser vista como um "cenário teórico" devido à mortalidade associada à pandemia de covid-19, um efeito que ficará visível apenas em 2022.

Aliás, tendo em conta os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que dão conta de uma redução inédita na esperança média de vida aos 65 anos, a idade da reforma deverá recuar em Portugal para 66 anos e quatro meses em 2023, depois de atingir 66 anos e sete meses em 2022.

No documento, a OCDE refere ainda que as taxas de mortalidade variam de ano para ano devido a fatores ambientais, mesmo em tempos normais, como o clima e doenças contagiosas, como a gripe, pelo que a ligação à esperança média de vida pode não ser um indicador estável.

A organização indica ainda que Portugal é um dos países com as taxas de substituição líquida (valor que se recebe de pensão face aos salários que recebeu no ativo) mais elevada no futuro, de cerca de 90% tendo em conta uma carreira contributiva completa e um salário médio.

Tendo em conta toda a carreira contributiva e os salários médios, a taxa de substituição líquida das futuras pensões nos países da OCDE é, em média, de 62%.

A taxa varia entre menos 40% no Chile, Estónia, Irlanda, Japão, Coreia, Lituânia e Polónia e "90% ou mais na Hungria, Portugal e Turquia", pode ler-se no documento.

O envelhecimento da população acelerou na última década, com impacto nas pensões e países como Portugal e Espanha "enfrentarão desafios demográficos agudos" que vão afetar a adequação do valor das pensões e a sustentabilidade financeira ou ambas, alerta a OCDE.

Em média entre os países da OCDE, as pessoas com mais de 65 anos tinham um rendimento médio disponível igual a 88% do total da população, em 2018.

Nas duas últimas décadas, o rendimento médio dos idosos aumentou 6 pontos percentuais na OCDE, tendo crescido em mais de 10 pontos em países como Portugal, Espanha, Dinamarca, Hungria ou Grécia.

in Sic Noticias | 08-12-2021 | LUSA

https://www.homepagejuridica.pt/noticias/10224-idade-da-reforma-em-portugal-deve-aumentar-cerca-de-dois-anos-ate-2050
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23189
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Idade da reforma em Portugal deve aumentar cerca de dois anos até 2050

Mensagem por conchinha Seg 13 Dez 2021, 10:15

Fixe Fixe
conchinha
conchinha
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 57
Profissão : Cabo da gnr
Nº de Mensagens : 1864
Mensagem : olá um abraço amigo para todos os membros do forum
Meu alistamento : 17SET1990

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Idade da reforma em Portugal deve aumentar cerca de dois anos até 2050

Mensagem por Guarda que anda à linha Seg 13 Dez 2021, 13:17

Vai ser bonito vai, pessoas aos 68 anos de idade a dar serventia a pedreiros, andar empoleirado em cima de andaimes e em cima dos telhados das casas e prédios, a trabalhar no duro nas fábricas 8 horas por dia, na agricultura, a conduzir camiões de noite e de dia, na recolha do lixo e nas limpezas de ruas, a aturar os filhos dos outros nas escolas, a cuidar da saúde de nós todos nos hospitais etc. etc. etc. já para não falar também nos policias, bombeiros, militares etc. etc. que por arrastamento também vão levar por tabela.

Sabem quem é que devia de trabalhar nestas profissões entre outras até estas idades? Os malditos dos pensadores e de idiotas que têm e defendem estas ideias ditatoriais e que nunca fizeram nada vida, e que toda a vida viveram encostados a estes tachos entre outros, para saberem dar valor e o que é que custa e é a vida.

Entretanto, e enquanto isso acontece, os jovens que por natureza já tem dificuldade em entrar no mercado de trabalho e iniciar uma vida e uma carreira contributiva, vão ter que marcar passo cada vez mais anos, ou vão ter de emigrar, porque os locais e postos de trabalho estão cada vez mais ocupados por idosos que se arrastam naqueles lugares até às portas da morte.

Portugal, Cada vez mais um país sem futuro para os seus concidadãos novos e velhos, e cada vez mais uma colónia de férias para os estrangeiros ricos em geral, e para os reformados ricos da Europa em particular a quem lhes é concedido um regime de impostos especial.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2005
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Idade da reforma em Portugal deve aumentar cerca de dois anos até 2050

Mensagem por zucatruca Seg 13 Dez 2021, 19:38

Este post apenas serve para semear o pânico, até 2050 ainda faltam mais de 25 anos, ainda muita água vai correr... neste momento está em 66 e 6 meses e as previsões são para que desça em 2023. Em 2050 já nem existe a GNR!!!
avatar
zucatruca
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 284
Mensagem : eu sei que sim
Meu alistamento : muitos anos disto.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Idade da reforma em Portugal deve aumentar cerca de dois anos até 2050

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes