Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por Croco Qui 12 Fev 2009, 17:01

12-02-2009 - 16:20h
Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas
PSP e GNR têm duas salas em todo o país para acompanhar intercepções em tempo real
Inspectores da GNR, SEF e PSP «fazem fila» à porta das salas de Lisboa e Porto, que lhes estão reservadas na PJ, para acompanharem em tempo real as escutas telefónicas requeridas no âmbito das investigações criminais da sua competência, confirmaram ao PortugalDiário os presidentes da Associação Sócio-Profissional de Polícia, Paulo Rodrigues e o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, José Manageiro.

A existência de apenas duas salas em todo o país, reservadas para estas forças policiais «não permite aos investigadores da GNR cumprirem devidamente as suas competências», alerta o representante da GNR.

«Quantas vezes já ficou trabalho por fazer por falta de vaga», admitiu o presidente do sindicato da PSP, escusando-se a relatar casos concretos.

Uma fonte desta força policial recordou o caso de uma investigação ao tráfico de droga, em 2008, que «por pouco corria mal» só porque «não havia vaga na sala para os investigadores acompanharem as escutas em tempo real».

Se um inspector de Bragança ou de Vila Real, por exemplo, quiser ouvir escutas em tempo real «tem de vir ao Porto, às instalações da PJ», refere o presidente da ASPP, acrescentando que, os restantes casos, o polícia pode solicitar o envio dos CD, «por regra, de 15 em 15 dias».

Paulo Rodrigues realça que «uma pessoa escutada pode gerar 3 mil sessões por mês» e a consequente «necessidade de transcrever centenas e até milhares de horas de conversação.

«É um trabalho moroso. Muitas vezes descobre-se na 36ª sessão que uma conversa mantida na primeira sessão afinal era importante. É preciso ouvir o CD outra vez e transcrever a conversa», exemplifica.

Já o responsável sindical da GNR destaca o alargamento dos crimes que podem ser investigados por esta força policial. «Investigamos os crimes tributários (sem limite de valor), além dos chamados «crimes de massa», como sejam os roubos e os assaltos».

Os responsáveis sindicais defendem a aquisição de equipamento próprio para a GNR, PSP e SEF «pelo menos, em Lisboa, Porto e Coimbra», refere Paulo Rodrigues, acrescentando que «não há risco de abusos» porque a autorização das escutas competem sempre ao juiz de instrução que oficia a ordem às operadoras telefónicas.

As mesmas fontes admitem que nem sempre é possível cumprir os prazos legais de 15 dias para entrega dos relatórios de escutas ao juiz de instrução, imposto pela novo Código de Processo Penal, em vigor desde Setembro de 2007, e uma fonte judicial admitiu, sob o anonimato, ao «Diário de Notícias», que alguns juízes estão a recusar pedidos de intercepções por falta de tempo para as validar em tempo útil.

As dificuldades vêm descritas no relatório final do Observatório Permanente da Justiça, de Dezembro último, e que avaliou a reforma penal.

Aqui pode ler-se que as dificuldades destes agentes em acompanhar as escutas em tempo real e de as levarem em tempo útil ao juiz de instrução, «prende-se com as dificuldades já existentes anteriormente à reforma dos Códigos Penal e de Processo Penal de 2007», mas que «terão sido agravados» com a previsão de um prazo (15 dias) de apresentação do teor das escutas telefónicas ao Ministério Público e, posteriormente, ao Juiz de Instrução
Criminal.

Em relação à recusa de escutas por parte dos juízes, o documento refere expressamente que «surgiram posições que defenderam que algumas recusas (...) de autorização de realização de intercepções telefónicas prendiam-se, não com a ausência de preenchimento dos requisitos necessários à sua realização, mas sim com a incapacidade de o Juiz de Instrução Criminal proceder à sua validação».

http://diario.iol.pt/sociedade/escutas-telefonicas-psp-justica-escutas-gnr-c-r/1042223-4071.html
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por carlioni Qui 12 Fev 2009, 17:22

porque será que Portugal insiste em fazer as coisas sem reunir os meios necessários ao seu correcto funcionamento?
hmm
carlioni
carlioni
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 732
Mensagem : O militar da Guarda deve zelar pelos interesses dos seus subordinados e dar conhecimento, através da via hierárquica, dos problemas de que tenha conhecimento e que àqueles digam respeito.
Meu alistamento : 1 de Junho de 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por Marques Carmo Qui 12 Fev 2009, 18:51

Em Portugal as técnicas de construção, especialmente as utlizadas pelo Governo, indicam que as casas devem ser construidas, começando pelo telhado e finalmente fazendo as fundações...
Se isto não fosse já um mal antigo, diria que estes projectos tinham sido feitos pelo Eng. Sócrates, tendo por base a sua magnifica licenciatura... risota de ti risota de ti
Marques Carmo
Marques Carmo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR / CAV / IC
Nº de Mensagens : 869
Mensagem : A UNIÃO FAZ A FORÇA
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty PSP e GNR fazem fila na Judiciária para ouvir escutas

Mensagem por PINTAROLAS Dom 22 Jul 2012, 09:59

22-07-2012
PSP e GNR fazem fila na Judiciária para ouvir escutas
O aumento do recurso às escutas nos inquéritos-crime da PSP, da GNR e do SEF está a obrigar os investigadores destas polícias a fazerem longas filas de espera à porta da PJ, entidade que gere os terminais das interceções telefónicas. As três polícias, em 2011, escutaram 6559 telefones, mais do que a PJ, que tem competência para investigar a maioria dos crimes em que a lei permite este meio. O ex-diretor da Judiciária Alípio Ribeiro diz que as escutas estão a ser feitas como "pesca de arrasto". Este é um dos temas em descate na edição do DN de hoje.
Fonte: aqui


Última edição por PINTAROLAS em Seg 23 Jul 2012, 09:55, editado 1 vez(es)

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por PKX Dom 22 Jul 2012, 10:29

Criem terminais de escuta nos Comandos
PKX
PKX
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 886
Mensagem : Podes fugir, mas não te podes esconder...
Meu alistamento : AIP 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por Pinto da Costa Dom 22 Jul 2012, 14:35

Quem esta na fila não é quem manda...pois caso fosse ja teriam resolvido de outra forma...
Pinto da Costa
Pinto da Costa
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1280
Meu alistamento : 1991 Guarda Fiscal


Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por Birnen Dom 22 Jul 2012, 15:05

Há uns anos atrás, tive de andar para cima e para baixo para ir para as escutas e digo-vos uma coisa. Bastava lá chegar as 07:00 e já lá estava pessoal e ao fim de meia hora três quartos de hora os terminais já estavam todos ocupados. E na altura eram apenas 11 a 12 terminais. E em virtude de por vezes chegarem Camaradas com situações urgentes (directos) cheguei a levantar-me e ceder o meu lugar por certos momentos de tempo.

Por vezes à que haver camaradagem.
Birnen
Birnen
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar - GNR
Nº de Mensagens : 9
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por foca branca Dom 22 Jul 2012, 15:52

O Problema em alguns casos é permitir a determinados elementos que se utilize esta diligencia, que deve ser sempre a uma, como primeira "arma" a ser utilizada na investigação.

chega a ser ridiculo, estar a escutar traficantezinhos de graminhas, sendo que o resultado vai ser praticamente zero.

isto da tanto trabalho e quem anda nestas andanças sabe-o perfeitamente, que não justifica.
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por Roque Dom 22 Jul 2012, 15:57

Esta conversa outra vez. Todos anos, por esta altura, isto vem ao baile.

Há que resolver, mas quem pode não quer. A culpa, só por acaso, nem é da GNR.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por Birnen Dom 22 Jul 2012, 16:10

foca branca escreveu:O Problema em alguns casos é permitir a determinados elementos que se utilize esta diligencia, que deve ser sempre a uma, como primeira "arma" a ser utilizada na investigação.

chega a ser ridiculo, estar a escutar traficantezinhos de graminhas, sendo que o resultado vai ser praticamente zero.

isto da tanto trabalho e quem anda nestas andanças sabe-o perfeitamente, que não justifica.


Tenho de te dar razão Camarada. O principal problema é quem autoriza tal diligencia, pois não devem fazer as contas dos gastos envolvidos nela. E o resultado são apenas algumas gramas e pouco mais...
Birnen
Birnen
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar - GNR
Nº de Mensagens : 9
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por jomarabu Dom 22 Jul 2012, 23:27

Birnen escreveu:
foca branca escreveu:O Problema em alguns casos é permitir a determinados elementos que se utilize esta diligencia, que deve ser sempre a uma, como primeira "arma" a ser utilizada na investigação.

chega a ser ridiculo, estar a escutar traficantezinhos de graminhas, sendo que o resultado vai ser praticamente zero.

isto da tanto trabalho e quem anda nestas andanças sabe-o perfeitamente, que não justifica.


Tenho de te dar razão Camarada. O principal problema é quem autoriza tal diligencia, pois não devem fazer as contas dos gastos envolvidos nela. E o resultado são apenas algumas gramas e pouco mais...

Não vao por aí companheiros....gramas??e daí??Quando as coisas sao bem feitas obtem-se bons resultados!Um que trabalhei tá la dentro do EP apanhou 10 (DEZ) anos de pena efectiva!!!E na altura da detenção tinha graminhas....portanto, não olhem às quantidades!!!

Cumps...
jomarabu
jomarabu
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2038
Mensagem : «Se quer que os outros gostem de si, se quiser desenvolver
amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros e ao mesmo
tempo ajudar-se a si próprio, guarde este princípio em mente:
Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas.»
Dale Carnegie
Meu alistamento : EPG -AIP /2002

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por foca branca Seg 23 Jul 2012, 00:04

jomarabu escreveu:
Birnen escreveu:
foca branca escreveu:O Problema em alguns casos é permitir a determinados elementos que se utilize esta diligencia, que deve ser sempre a uma, como primeira "arma" a ser utilizada na investigação.

chega a ser ridiculo, estar a escutar traficantezinhos de graminhas, sendo que o resultado vai ser praticamente zero.

isto da tanto trabalho e quem anda nestas andanças sabe-o perfeitamente, que não justifica.


Tenho de te dar razão Camarada. O principal problema é quem autoriza tal diligencia, pois não devem fazer as contas dos gastos envolvidos nela. E o resultado são apenas algumas gramas e pouco mais...

Não vao por aí companheiros....gramas??e daí??Quando as coisas sao bem feitas obtem-se bons resultados!Um que trabalhei tá la dentro do EP apanhou 10 (DEZ) anos de pena efectiva!!!E na altura da detenção tinha graminhas....portanto, não olhem às quantidades!!!

Cumps...

cada caso é um caso. tambem posso dizer que isso foi numa comarca pequenina.

há casos que não justifica essa diligencia. mas eu sei que torrar a fazer vigilancias, cança e é uma seca e depois há sempre aquela esperança de apanhar o que abastece e por aí fora...
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por Croco Seg 23 Jul 2012, 00:29

Isto já é um "problema antigo" http://forumgnr.virtuaboard.com/t13139-policias-em-fila-para-ouvir-escutas-telefonicas?highlight=PSP+e+GNR+++escutas
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por PINTAROLAS Seg 23 Jul 2012, 09:56

Croco escreveu:Isto já é um "problema antigo" http://forumgnr.virtuaboard.com/t13139-policias-em-fila-para-ouvir-escutas-telefonicas?highlight=PSP+e+GNR+++escutas
Tópico fundido.

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por Constantino Seg 23 Jul 2012, 14:05

Isto tanto que se comentou que passou para a comunicação social e ainda bem, pois a vergonha que se passa muitas vezes à porta da PJ para aceder mos a um terminal de escutas mais parace a Santa Casa. Eu pessoalmente continuo a acreditar que tudo isto se deve muito à "aos medos instalados dentro da Guarda". Ora se não seria mais justo que cada Comando tivesse ele uma sala com terminais que poderiam ser controlados a partir da P.J. Qual o receio de ter elementos ou criar uma equipa que tenha por função coadjuvar os NIC na realização de escutas. Agora passar seis horas à espera à porta na Policia Judiciaria para aceder a um terminal ficar la fechado 18 horas e depois ouvir da boca do chefe vocês so tem o que merecem.................essas é que são demais. Todo isto era resolvido se cada orgão de Policia Criminal possui-se nas suas sedes ou Comandos Territoriais os respectivos terminais que poderiam ser monotorizados pels PJ. E prontos la se vai fazendo viagens ate Lisboa ou outra direcção da PJ para acedermos a terminais que afinal de contas muitas vezes so funcionam das 09/17H porque depois das 17H00 poucos são os criminosos que cometem ilictos. A sorte de muitas investigações é que os responsaveis por elas ainda tem brio e carolice e mesmo com falta de apoios la vão conseguindo trazer para a instituição Grandes Feitos.

Um Homem So por Querer faz mais do Que Dez Por Dever.
Constantino
Constantino
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 52
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 54
Mensagem : "UM HOMEM SO POR QUERER FAZ MAIS QUE DEZ POR DEVER"
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por PINTAROLAS Seg 23 Jul 2012, 16:42

Constantino escreveu:....

Um Homem só, por querer, faz mais do que dez, por dever.
Não posso estar mais de acordo.
militar

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por jomarabu Ter 24 Jul 2012, 00:05

Constantino escreveu:Isto tanto que se comentou que passou para a comunicação social e ainda bem, pois a vergonha que se passa muitas vezes à porta da PJ para aceder mos a um terminal de escutas mais parace a Santa Casa. Eu pessoalmente continuo a acreditar que tudo isto se deve muito à "aos medos instalados dentro da Guarda". Ora se não seria mais justo que cada Comando tivesse ele uma sala com terminais que poderiam ser controlados a partir da P.J. Qual o receio de ter elementos ou criar uma equipa que tenha por função coadjuvar os NIC na realização de escutas. Agora passar seis horas à espera à porta na Policia Judiciaria para aceder a um terminal ficar la fechado 18 horas e depois ouvir da boca do chefe vocês so tem o que merecem.................essas é que são demais. Todo isto era resolvido se cada orgão de Policia Criminal possui-se nas suas sedes ou Comandos Territoriais os respectivos terminais que poderiam ser monotorizados pels PJ. E prontos la se vai fazendo viagens ate Lisboa ou outra direcção da PJ para acedermos a terminais que afinal de contas muitas vezes so funcionam das 09/17H porque depois das 17H00 poucos são os criminosos que cometem ilictos. A sorte de muitas investigações é que os responsaveis por elas ainda tem brio e carolice e mesmo com falta de apoios la vão conseguindo trazer para a instituição Grandes Feitos.

Um Homem So por Querer faz mais do Que Dez Por Dever.

Subscrevo!!!!!Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Welldone
jomarabu
jomarabu
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2038
Mensagem : «Se quer que os outros gostem de si, se quiser desenvolver
amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros e ao mesmo
tempo ajudar-se a si próprio, guarde este princípio em mente:
Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas.»
Dale Carnegie
Meu alistamento : EPG -AIP /2002

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por investigador Ter 24 Jul 2012, 15:06

jomarabu escreveu:
Constantino escreveu:Isto tanto que se comentou que passou para a comunicação social e ainda bem, pois a vergonha que se passa muitas vezes à porta da PJ para aceder mos a um terminal de escutas mais parace a Santa Casa. Eu pessoalmente continuo a acreditar que tudo isto se deve muito à "aos medos instalados dentro da Guarda". Ora se não seria mais justo que cada Comando tivesse ele uma sala com terminais que poderiam ser controlados a partir da P.J. Qual o receio de ter elementos ou criar uma equipa que tenha por função coadjuvar os NIC na realização de escutas. Agora passar seis horas à espera à porta na Policia Judiciaria para aceder a um terminal ficar la fechado 18 horas e depois ouvir da boca do chefe vocês so tem o que merecem.................essas é que são demais. Todo isto era resolvido se cada orgão de Policia Criminal possui-se nas suas sedes ou Comandos Territoriais os respectivos terminais que poderiam ser monotorizados pels PJ. E prontos la se vai fazendo viagens ate Lisboa ou outra direcção da PJ para acedermos a terminais que afinal de contas muitas vezes so funcionam das 09/17H porque depois das 17H00 poucos são os criminosos que cometem ilictos. A sorte de muitas investigações é que os responsaveis por elas ainda tem brio e carolice e mesmo com falta de apoios la vão conseguindo trazer para a instituição Grandes Feitos.

Um Homem So por Querer faz mais do Que Dez Por Dever.

Subscrevo!!!!!Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Welldone

Faço das tuas as minhas palavras.
investigador
investigador
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 853
Mensagem : A Sorte Protege os Audazes.
Odiado por uns, Amado por Outros, mas Respeitado por Todos.
Meu alistamento : 2º Curso de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas Empty Re: Polícias «em fila» para ouvir escutas telefónicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes