Homologação de medida de jantes/pneus.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Sáb 10 Fev 2007, 16:49

Cumprimentos a todos. Pergunto se alguem sabe como poderei homologar as jantes/pneus que tenho no carro. Fui informado pela DGV que eu teria de me dirigir á marca/importador do carro para pedir um documento a informar que o carro pode circular com a nova medida de jante/pneu. Chegado á marca informaram que não forneciam tal documento excepto se eles tivessem comercializado o mesmo carro/modelo com essas medidas. E agora o que faço?? Entretanto vou á inspecção obrigatoria a contar com a reprovação e o carro passa sem anotaçoes que o impeçam de circular excepto " divergencia entre pneumaticos e livrete" eu pergunto das jantes e eles dizem que por lei tem que dar uma tolerancia de 25% nas medidas mas contudo poderei ser na mesma autoado na via publica. Será verdade?
As alteraçoes foram de max. no livrete 175/60R14 para o que uso hoje em dia de 195/50R15. Se alguem me poder ajudar fico desde já agradecido.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por CSI Sáb 10 Fev 2007, 21:19

Carlos

O que a DGV te informou para te deslocares à marca está correcto, porque só com essa declaração é que a DGV procede à alteração das medidas da jante.
Na inspecção, o veículo não reprovou, porque essa situação não é considerada uma deficiência que leve à reprovação do veículo, apenas é mencionada a deficiência na ficha, cada vez que for a inspecção. No entanto, aconselho-te a alterares a jante para a medida constante no livrete, porque senão, cada vez que fores fiscalizado incorres numa contra-ordenação com valor mínimo de 120 €, o que não irá ser do teu agrado, com certeza...

Abraço
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Dom 11 Fev 2007, 13:12

Muito obrigado CSI. Mas que tenho de estar no minimo indignado pois deveria de haver mais alguma forma de homologar as jantes não ficando apenas pelo "não pode". Afinal noutros paises da Europa é possivel e simplesmente em centros de inspecção que vistoriam a viatura e se nenhum elemento alterado no carro o coloca em risco para circulação é aprovado. Bem, esperemos por um futuro diferente pois penso que as leis assim como as mentalidades acompanham a evolução dos tempos.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Cmdt Geral Dom 11 Fev 2007, 13:17

Carlos, as marcas de automóveis só costumam autorizar a homologação caso tenham fabricado alguma viatura cujas meldidas sairam assim para a ''rua''.

Pelo menos é o que eu oiço falar, não é de fonte fidedigna...


abraço

_____________________________________________
Regras do Fórum
Tópico das Apresentações
Acessos/Utilizadores especiais
Cmdt Geral
Cmdt Geral
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 74
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 5516
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

http://forumgnr.virtuaboard.com

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Thysen Dom 11 Fev 2007, 13:32

Carlos, tens de ir à marca do carro, eles lá vão te dar uns papéis para preencher... depois eles irão avaliar a medida que puseste, se já existir um modelo com essas medidas torna se mais fácil, se não penso que irão ter em conta se isso provocará alterações à segurança do automovél, assim que aprovado tens de ir À DGV com a autorização e mudar o livrete. Pagas o novo livrete e estas legalizado Wink (isto tudo demora algum tempo)
Thysen
Thysen
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2197
Meu alistamento : 2007 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Dom 11 Fev 2007, 14:25

Comandante Geral a sua fonte está correcta só nesse caso é que me passam a autorização.
Thysen eu já fui á marca assim como enviei directamente um mail e depois fax para o importador da marca do qual recebi a resposta que tinham dado na marca que não emitiam nenhuma autorização visto eles não terem homologado/comercializado o modelo em questão com as medidas que eu uso. Agora estou num ponto que a DGV faz a homologação mas só com o papel que a marca não dá. Já viram o dilema se não quero legalizar o carro sofro as consequencias (120€) se quero fazer tudo para estar dentro da lei... não posso por causa de outros. E venham de lá os (120€) outra vez. Só não sei se poderei pedir na DGV para fazer uma inspecção B (penso que é este o nome que lhe dão) aquela inspecção que a BT depois de autoar uma viatura por estar alterada. Se depois lá eles proprios podem tratar disso sem o papel da marca. Tenho que perguntar isto na DGV.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por neco Dom 11 Fev 2007, 14:31

CSI escreveu:
... No entanto, aconselho-te a alterares a jante para a medida constante no livrete, porque senão, cada vez que fores fiscalizado incorres numa contra-ordenação com valor mínimo de 120 €, o que não irá ser do teu agrado, com certeza...
Abraço

ou de 250€ pelo 115º CE
neco
neco
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 61
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Thysen Dom 11 Fev 2007, 17:17

Carlos, mais vale venderes as tuas jantes e pneus e comprares as jantes de maior polegadas que der para a versão do teu carro.
Thysen
Thysen
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2197
Meu alistamento : 2007 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Seg 12 Fev 2007, 12:00

Pois pois Thysen lol. A medida maior no livrete é de175/60R14 e a que eu tenho neste momento é de 195/50R15 que ficam mesmo bonitas no carro. Já agora será que posso ser autoado na mesma se por exemplo colocar jantes 14 mas com pneu 185??
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Thysen Seg 12 Fev 2007, 16:54

er... com jante 15 e dizem te que não podes? lolol eu pensava que tavas a falar de uma jante 17 ou 18 :P afinal umas 15 :S já agora qual é a marca e modelo em questão??

Quanto À tua duvida não te sei responder.
Thysen
Thysen
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2197
Meu alistamento : 2007 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Ter 13 Fev 2007, 11:29

Pois é Thysen simplesmente umas jantes 15. Na alemanha o meu carro pode ir até jante 16 com pneu 205 mas enfim.
Em questão ao carro é um Skoda felicia 1.9D.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Cmdt Geral Ter 13 Fev 2007, 11:31

Acho isso estranho...se fosse a ti ia novamente à marca!

_____________________________________________
Regras do Fórum
Tópico das Apresentações
Acessos/Utilizadores especiais
Cmdt Geral
Cmdt Geral
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 74
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 5516
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

http://forumgnr.virtuaboard.com

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Thysen Ter 13 Fev 2007, 13:08

Penso que devias recorrer novamente à marca... isso não está certo, deves ter falado com algum incompetente! informate bem!!
Thysen
Thysen
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2197
Meu alistamento : 2007 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Qui 15 Fev 2007, 01:27

Suponho que não estou enganado, porque não tenho aqui como consultar, mas acho que ha um despacho da DGV dizendo que a medida de pneumático que vem no livrete é a mínima que se pode usar, desde que os não ultrapassem os contornos envolventes do veículo.
Claro que isto só se aplica em termos de circulação, porque para inspecção será sempre averbado, mas penso que não está escrito em lado nenhum que não se pode levar umas rodas só para a inspecção.... ainda não se fazem inspecções na estrada!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Qui 15 Fev 2007, 12:07

Rfdap se me poderes indicar qual é o despacho agradecia pois no meu carro o conjunto pneu/jante não ultrapassa os contornos do veiculo tal como tambem na inspecção simplesmente disseram que passou por causa da tolerancia que tem que dar mas depois na estrada o agentes (eles não fazem a inspecção) mas olham para o livrete e medida max homologada é inferior á que está no carro podem me multar e lá se vão 120€ ou 250€. Ui Ui que até doi.
Mandei outro mail á SIVA á 2 dias e até agora nada de respostas.
Cumpz.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Sex 16 Fev 2007, 14:12

Boas pesoal. Passado 3 dias recebi email da SIVA que em baixo deixo excerto do mesmo. Afinal como disse o Thysen devo te falado mesmo com incompetentes.

"Acusamos a recepção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Sobre a questão que V. Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que deve ser enviado para o Departamento de Homologações da SIVA, Apartado 9, 2054-909 Azambuja:
Carta de apresentação onde conste de forma explícita a morada para a qual deseja o envio da Informação / Declaração e onde conste o pretendido;
Fotocópia do Livrete da viatura;
Fotocópia do Título de Propriedade;
Fotocópia do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
Pagamento por transferência bancária N.I.B. 0007.0025.00123840002.24 ou depósito na conta do B.E.S. número 025/12384/000.2 em favor da SIVA, Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A.; no valor de 32,00 Euros;
Original do comprovativo do pagamento efectuado.
Mantendo-nos, como sempre, ao inteiro dispor de V.Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos."
Não era mais simples por telefone me terem informado disto como por mail. Bem vamos lá tratar disto e espero que não haja complicaçoes, que eu não quero que aqui os nossos colegas agentes me multem lol.
Cumpz.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Cmdt Geral Sex 16 Fev 2007, 15:12

Depois informa se tudo correu bem!


abraço!

_____________________________________________
Regras do Fórum
Tópico das Apresentações
Acessos/Utilizadores especiais
Cmdt Geral
Cmdt Geral
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 74
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 5516
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

http://forumgnr.virtuaboard.com

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Thysen Sex 16 Fev 2007, 18:46

Afinal sempre tinha razão hehe eu vi logo! Wink
Abraço e boa sorte.
Thysen
Thysen
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2197
Meu alistamento : 2007 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Sex 16 Fev 2007, 19:06

Amigo carlos, ainda bem que já resolveu o problema, mas entretanto consultei referente ao despacho que tinha referido e é o Desp.33/96, de 19 Set. (DRn236, II Série de de 11 Nov.)
Um abraço!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Ter 13 Mar 2007, 12:35

Obrigado por me ter indicado o Despacho. Ainda não tive tempo para tratar dos papeis (excesso de trabalho) mas mal consiga coloco aqui como correu.
Obrigado a todos.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por kapokid Sáb 02 Jun 2007, 04:14

agora uma questao pertinente que tenho.
se as medidas do pneu forem as mesmas??? mas as jantes forem uma medida acima, tipo 205/65zr16 e ele tiver la 205, 55zr17 apreende se pela alteraçao das caracteristicas do veiculo??



Código:
Mensagem mudada -CSI
kapokid
kapokid
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 916
Mensagem : A todos aqueles que trabalham arduamente com prejuízo da vida pessoal, com fraca remuneração, reconhecimento nulo em prol da nossa missão, um bem haja amigos...
estou convosco....
Meu alistamento : The best one....


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Madox Qui 30 Ago 2007, 10:58

Carlos escreveu:Obrigado por me ter indicado o Despacho. Ainda não tive tempo para tratar dos papeis (excesso de trabalho) mas mal consiga coloco aqui como correu.
Obrigado a todos.


Boas Carlos,
E então, já há novidades?
Madox
Madox
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1085
Mensagem : Sejamos unidos!!!
Meu alistamento : Turma Bravo - 1º Pelotão - Ano 2003 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Ter 25 Set 2007, 12:55

eu passei pela mesma situaçao no meu Seat ibiza 1.9d de 1998
tinha umas jantes de 13 e alterei para 15 sem homologar no livrete e digote que o encontro com a BT nao foi agradavel, 120€€ ate doi....

mas foi a Seat em Viana dos Castelo paguei 35€e e eles passara-me 1 declaraçao que dizia: "... e tecnicamente possivel montar 195/50r 15, 195/45r16 no veiculo Seat Ibiza com o numero de quadro.....)


cimprimentos
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Thysen Ter 25 Set 2007, 14:48

Sai bem mais barato que encontrar a BT lolol Wink
Thysen
Thysen
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2197
Meu alistamento : 2007 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Madox Ter 25 Set 2007, 19:56

Por acaso, após ter mandado um mail á Seat Portugal, responderam-me a dizer quais os documentos necessários a enviar para que me "darem" uma declaração com as medidas, e disseram-me que essa declaração teria um custo de 30€...
Já enviei os documentos agora aguardo a declaração e tb a informação para pagar. Depois será a vez da despesa na "DGV"...
Madox
Madox
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1085
Mensagem : Sejamos unidos!!!
Meu alistamento : Turma Bravo - 1º Pelotão - Ano 2003 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Convidad Sex 05 Out 2007, 14:01

madox escreveu:Por acaso, após ter mandado um mail á Seat Portugal, responderam-me a dizer quais os documentos necessários a enviar para que me "darem" uma declaração com as medidas, e disseram-me que essa declaração teria um custo de 30€...
Já enviei os documentos agora aguardo a declaração e tb a informação para pagar. Depois será a vez da despesa na "DGV"...

na DGV e a parte + chata visto que nao esclarecem nada nem sequer ajudam a preencher a guia de substituiçao de livrete, enfim....

agradeço ao segurança que la estava de serviço pela ajuda que me prestou mt bem
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Alteração dos pneumáticos (pneus e jantes)

Mensagem por dragao Qui 18 Out 2007, 15:41

Para se proceder à alteração dos pneumáticos (pneus e jantes), basta que a marca do veículo emita declaração atestando, com as respectivas medidas, que os pneumáticos podem vir a ser utilizados no veículo sem por em risco a segurança do mesmo.

Após a obtenção da declaração da marca, deve dirigir-se à Direcção Regional de Viação (agora esta instituição mudou de nome, não sei se se mantêm nos mesmos locais) da área de residência

Documentos necessários

- Impresso Modelo 1402
- Declaração emitida pela marca
- Livrete + Título de Registo de Propriedade
- Cópia do BI
- A pagar: eram 30 €

Eu pergunto; relativamente á Declaração emitida pela marca, pode ser um problema, porque o veiculo em questão é um UMM (União MetaloMecanica), e penso que esta marca já não existe,...
kual será a melhor solução, para resolver este problema?

cumps


Mudado pela Administração
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23261
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por CSI Qui 18 Out 2007, 16:12

dragao escreveu:Eu pergunto; relativamente á Declaração emitida pela marca, pode ser um problema, porque o veiculo em questão é um UMM (União MetaloMecanica), e penso que esta marca já não existe,...
kual será a melhor solução, para resolver este problema?

cumps

Talvez o melhor seja deslocar-te à Direcção Regional de Mobilidade e Transportes do IMTT da tua área de residência (que funcionam nas instalações desconcentradas da ex-DGV) e lá colocares esse problema.

Também o poderás fazer através do E-Mail: dgtt@dgtt.pt

Cumps


Mudado pela Administração


Última edição por em Qui 18 Out 2007, 16:24, editado 1 vez(es)
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por dragao Qui 18 Out 2007, 16:17

é penso ke será melhor, não sei se o veiculo terá ke ser sujeito a uma inspecção extraordinaria...
CSI, obrigado
cumps


Mudado pela Administração
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23261
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Tom Sawyer Seg 08 Dez 2008, 22:50

:ideia:E caso os pneumaticos da viatura ultrapassem os contornos do veiculo???
Qual o procedimento???
Procurei e nao encontrei infracção, apesar da ANSR diz em directiva que nao é permitido.
O melhor que vi para esta situação foi alteração das caracteristicas, estará correcto??? desorientado
Tom Sawyer
Tom Sawyer
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 30
Meu alistamento : Novembro 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por CSI Seg 08 Dez 2008, 23:33

Olá,

se ultrapassar os contornos envolventes do veículo são 120 € por alterações de características - artº 118º do CE.

Como referência, consultem o Despacho que se encontra neste tópico


Fixe
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Homologação de medida de jantes/pneus. Empty Re: Homologação de medida de jantes/pneus.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes