Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por ffuzzi Seg 14 Jan 2008, 22:29


Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus...

Qual é a legislação para autuar este tipo de situações?
ffuzzi
ffuzzi
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar da G.N.R.
Nº de Mensagens : 41
Meu alistamento : 01092003

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por Edr See Qua 16 Jan 2008, 18:30

Acho que podiamo-lo autuar por aquele artigo do CE:
Artigo 79.º
Poluição do solo e do ar
1 - É proibido o trânsito de veículos a motor que emitam fumos ou gases em quantidade superior à fixada em regulamento ou que derramem óleo ou quaisquer outras substâncias.
2 - É proibido ao condutor e passageiros atirar quaisquer objectos para o exterior do veículo.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600.
4 - Quem infringir o disposto no n.º 2, é sancionado com coima de € 60 a € 300.
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por ffuzzi Qua 16 Jan 2008, 20:49

obg, mas eu não identifiquei o condutor do veiculo, pk quando ligaram para o posto já não havia nenhum veiculo a circular, apenas lama na estrada/via, mas que se responsabilizou foi o engenheiro da obra, passo o auto ao engenheiro?????? ou a empresa da obra????
ffuzzi
ffuzzi
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar da G.N.R.
Nº de Mensagens : 41
Meu alistamento : 01092003

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por C@rocha Qua 16 Jan 2008, 21:11

e a obra estava sinalizada?
lê o artigo 5 do CE e o auto e levantado a quem originou...
C@rocha
C@rocha
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 303
Mensagem : o "inimigo" afinal está cá dentro
Meu alistamento : 03/NOV/97

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por xpheere Qua 16 Jan 2008, 23:10

se o engenheiro se identificar como o responsável pela obra, podes sempre explorar a possibilidade de ele ter de identificar o condutor do veículo que derramou/largou os detritos na via, uma vez que esse veículo saiu da obra.
xpheere
xpheere
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : O.P.C.
Nº de Mensagens : 373
Mensagem : Unidos venceremos
Divididos,
Cairemos
Meu alistamento : O melhor do Sec XX

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por CSI Qua 16 Jan 2008, 23:29

Se sujar a via por carga proveniente da caixa do veículo - artº 56º do CE - projecção de detritos para a via;

Se sujar a via por os pneus virem enlameados, sem serem limpos, não há nada de concreto no CE que puna essa situação. A não ser, que a obra seja na própria via pública e se peça a Autorização para a sua realização e lá conste uma condição em que tenha que manter a via limpa - nºs 1,2 e 3 do artº 8º do CE.

Não concordo com a aplicação do artº 79º, porque o artigo refere-se à poluição "Poluição do solo e do ar"... "1 - É proibido o trânsito de veículos a motor que emitam fumos ou gases em quantidade superior à fixada em regulamento ou que derramem óleo ou quaisquer outras substâncias."
O derramar, refere-se a líquidos... outras substâncias além do oleo será gasolina, gasóleo, ácido das baterias, etc.

Penso que, se a situação estiver abrangida pelo artº 8º do CE, só haverá infracção se existir um condicionalismo na Autorização. Se não existir ou não estiver abrangido nesse artigo, o que se fizer estará a ser um pouco forçado...

Cumpts
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por Luisa Baião Qui 17 Jan 2008, 13:36

Não vejo grande cabimento ter de limpar os pneus antes de sair...
E se estiver a chover? a criatura sai do carro para lhe limpar os "sapatos" ?
Vejo outras coisas bem piores. Um carro na Marinha Grande vir a atravessar a vila (hoje é Cidade) largando restos de telhas aqui há uns anos passados.Isso e outras parecidas ,é que tem de ser penalizado, por ser carga mal acondicionada.
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por marypaulla Qui 17 Jan 2008, 16:43

Aqui no Alentejo é frequente encontrar a estrada com enormes bocados de lama deixados pelos tractores agricolas. Mas, se por um lado acho desagarável e até perigoso deparar-me com essa lama, por outro acho dificil para o tractorista lavar as rodas em pleno campo.
hmm
marypaulla
marypaulla
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Feminino
Idade : 57
Profissão : administrativa
Nº de Mensagens : 396
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por xpheere Qui 17 Jan 2008, 18:16

De facto não está previsto em lado nenhum, mas imaginem que o carro que vai á vossa frente ao passar por cima desses detritos levanta-os e parte-vos um vidro, ou então que se despistam á conta de lama na estrada !

Na realidade não tem cabimento um agricultor limpar os pneus num campo enlameado, mas muitas das vezes exageram e muito... e que paga são os outros.
xpheere
xpheere
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : O.P.C.
Nº de Mensagens : 373
Mensagem : Unidos venceremos
Divididos,
Cairemos
Meu alistamento : O melhor do Sec XX

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por Luisa Baião Qui 17 Jan 2008, 18:44

Acho que isso tambem depende muito do grau de civismo de cada um . Pois ... se a lama fôr muita pode haver um despiste ,lá isso ...Num caso de ser exagero e se a autoridade passar deve de pelo menos dar um aviso á pessoa.Mas como digo ,isso depende do civismo das pessoas.Infeizmente ,estamos em defice do mesmo.
Basta ver a quantidade de lixo que deixam nos campos ,durante o Verão
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por Camisa Qui 17 Jan 2008, 21:46

A conspurcação com lamas na via pública momeadamente através de rodados , é punida através do Regulamento de Resíduos Sólidos de cada Concelho, publicado através de editais, que são publicados na III série do DR.



Consultar a título de exemplo o que está em vigor na comarca de Oeiras.



http://www.cm-oeiras.pt/default.aspx?Conteudo=Conteudo/Conteudo.ascx&idObj=33&idCls=9&Menu=mn_9,mn_9_results
avatar
Camisa
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente autoridade
Nº de Mensagens : 163
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por Dani99 Qui 17 Jan 2008, 23:18

Concordo plenamente com a analise do CSI... mt bem
Dani99
Dani99
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar da GNR/BT
Nº de Mensagens : 246
Mensagem : O sagitário ninguém me tira...
Meu alistamento : GIA - 2002/2003

37º Curso de Trânsito

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por arraiano Qua 14 maio 2008, 15:37

è elaborado Auto de noticia por contra ordenação, nomeando todos os dados retirados e a coima varia de municipio para municipio.
arraiano
arraiano
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : Psp
Nº de Mensagens : 30
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por JGCMachado Qua 14 maio 2008, 15:47

Isso chama-se rodados, e tem a ver com posturas municipais consulta as de penafiel
avatar
JGCMachado
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 302
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por alfacoop Sáb 24 maio 2008, 21:41

Já agora deixo também uma situação que eu acho semelhante ao que se está a falar aqui, e tendo em conta a analise do CSI, um camião betoneira que deixe cair carga para a via publica ( cimento) por excesso de carga, qual é a infracção e punição para o cimento que caí na via?



situação que se passou comigo, tendo caído na via publica cerca de 50 a 60 cm de altura de cimento
alfacoop
alfacoop
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 45
Profissão : OPC/GNR
Nº de Mensagens : 293
Meu alistamento : GIA - 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por CSI Sáb 24 maio 2008, 22:54

alfacoop escreveu:Já agora deixo também uma situação que eu acho semelhante ao que se está a falar aqui, e tendo em conta a analise do CSI, um camião betoneira que deixe cair carga para a via publica ( cimento) por excesso de carga, qual é a infracção e punição para o cimento que caí na via?
situação que se passou comigo, tendo caído na via publica cerca de 50 a 60 cm de altura de cimento

Artigo 56.º
Transporte de carga


(...)
3 - Na disposição da carga deve prover-se a que:
(...)
b) Não possa vir a cair sobre a via ou a oscilar por forma que torne perigoso ou incómodo o seu transporte ou provoque a projecção de detritos na via pública;
(...)
6 - Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600, se sanção mais grave não for aplicável, podendo ser determinada a imobilização do veículo ou a sua deslocação para local apropriado, até que a situação se encontre regularizada.



Nessa situação já dá para aplicar o artº 56º do Código da Estrada!

Fixe
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus Empty Re: Veiculo que sai de uma obra sem limpar os pneus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes