Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por dragao 05.04.11 16:23

Uma jovem de 16 anos envolveu-se, durante a tarde desta terça-feira, numa discussão com a mãe, à porta do Tribunal Judicial de Viana do Castelo, que terminou com agressões à progenitora, assistida depois no hospital da cidade.

Os factos, relatados pela Agência Lusa citando várias testemunhas, aconteceram cerca das 15.30 horas, e envolveram uma jovem, colocada "fora de casa" pelos pais em Dezembro de 2010, depois um largo histórico de consumo de drogas e furtos.
A menor ainda passou por várias entidades de acolhimento para raparigas, "na esperança de que corrigisse o seu comportamento", mas sem sucesso, acrescentou uma familiar.
Esta terça-feira, mãe e filha cruzaram-se à porta do Tribunal, onde se deslocavam por motivos diferentes, estando a menor acompanhada de vários amigos.
Após uma acesa troca de palavras, a menor, segundo testemunhas, agrediu a mãe, de 34 anos, na face.
Esta, já no chão, foi ainda pontapeada por um companheiro da filha.

link
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23232
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por dragao 05.04.11 16:28

Triste caminho que leva a nossa sociedade!
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23232
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Katuxa 05.04.11 17:13

Quando os pais se demitem do seu papel de educadores e de reguladores dos comportamentos dos filhos, criam-se "pequenos monstros". Isto não defende a jovem em questão (nem existe nada que defenda alguém que agride a sua mãe ou o seu pai), mas eu digo e continuarei a dizer que a educação vem de casa...
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Edr See 05.04.11 18:32

A maior parte dos pais não educa os filhos... depois acontecem situações deste género!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Luisa Baião 05.04.11 18:40

Eles são os menos culpados.
Desde há muitas décadas andamos a brincar com o problema da droga. Finge-se que se combate o flagêlo.
Nunca se actuou a sério no problema.
Os governos nunca actuaram com mão firme .Há interesses obscuros e gente muito "bem" por detrás do mega negócio das drogas.
A sociedade em geral nunca se aperceberam da trágica dimensão que o problema começou a atingir.
Nos dias de hoje ,temos um mundo de loucos e drogados á nossa volta.Como consequência ,temos a perda de respeito e de valores,o aumento da criminalidade ,a saúde de milhões de seres deteriorada e muitas familias desestruturadas.
Assusta de pensar... o que será este mundo daqui a umas duas/três décadas,se continuarmos sem arrepiar caminho ?
Muito preocupante...
Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal 4_12_12
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Roque 05.04.11 20:15

É triste, sem dúvida.

Ensina-se muita matemática, preocupam-se com os rankings académicos, resultados do PISA e outros tantos do género, não se preocupam em educar as crianças noutros campos (Disciplinas habilitadas para o fazer acabam...é a crise.)

Os pais falham desde cedo, a escola acompanha. Geram-se maus pais, que terão a mesma atitude para com os filhos, por aí em diante.

A culpa não é só da jovem. Sempre ouvi dizer que nos deitamos na cama que fazemos.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por IMagno 05.04.11 21:37

...vivemos uma época de desafectos e de falta de valores...
IMagno
IMagno
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Feminino
Idade : 59
Profissão : informática
Nº de Mensagens : 390
Mensagem : "Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia."


Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por PIMENTA MARTINS 05.04.11 21:59

os valores e falta de educação dão azos a situações idênticas a esta.
PIMENTA MARTINS
PIMENTA MARTINS
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 60
Mensagem : um amigo é um bem.... é um tesouro que se tem
Meu alistamento : 2.º de 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por VaN_dRaCk 05.04.11 22:36

que vergonha..
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Almeida Pinto 05.04.11 23:16

Katuxa escreveu:Quando os pais se demitem do seu papel de educadores e de reguladores dos comportamentos dos filhos, criam-se "pequenos monstros". Isto não defende a jovem em questão (nem existe nada que defenda alguém que agride a sua mãe ou o seu pai), mas eu digo e continuarei a dizer que a educação vem de casa...

Totalmente de acordo!
A esta espécie de gente faltou-lhe umas valentes lambas no foci**o.
Pode ser que um dia venha a ter quem lhe faça o mesmo, é merecido.

Cumprimentos

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal 97139
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Herminia Marques 22.08.12 12:57

Não acredito que seja culpa dos pais, mas sim algum assunto mal resolvido na cabeça dessa jovem até porque cada "ser" tem a sua forma de ser e a sociadade desde que matou o "RESPEITO" já nada pode fazer , pois estamos na era do ecocentrismo e dos valores monetários nada mais.

Já agora se alguem souber que me responda!

Se um pai denunciar um jovem a CPCJ será que há mecanismos de ajuda rapida ?

Serão eficazes?

E bater o que resolve?

Será que o que essa jovem precisa não será atenção e carinho??


Última edição por PINTAROLAS em 22.08.12 13:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ort.)
Herminia Marques
Herminia Marques
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Feminino
Idade : 54
Profissão : Tecnica de Acção Social
Nº de Mensagens : 8
Mensagem : A vida só e vivida quando esta envolvida noutra vida.Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Katuxa 22.08.12 17:42

Herminia Marques escreveu:Já agora se alguem souber que me responda!

Se um pai denunciar um jovem a CPCJ será que há mecanismos de ajuda rapida ?

Serão eficazes?

E bater o que resolve?

Penso que são estes os procedimentos:
No caso de denúncia de violência (ato praticado por jovem contra adulto) a CPCJ tem o dever de fazer comunicação ao Ministério Público e ao Tribunal de Família e Menores da sua área de competência, bem como instaurar processo. Informar, igualmente, as forças policiais.
Depois deve fazer todas as deligências que considerar necessárias para evitar repetir ato ou atos (inclusive solicitar a ajuda das forças policiais).
Naturalmente que isto tudo só se aplica a jovens com 12 anos ou mais. Para crianças com menos de 12 anos a Lei Tutelar Educativa não se aplica e aí caberá unicamente às CPCJ proceder à intervenção.
A celeridade dos mecanismos irá depender da celeridade das deligências...

Bater nunca resolveu nada!!!!!
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Pedro Magalhães 23.08.12 3:58

Pode parecer irrelevante mas esta mãe foi-o aos 18 anos, já adulta mas bastante jovem o que no decorrer do crescimento da filha e da própria, a juventude das duas se tenha misturado no processo educacional e às páginas tantas quase que de duas amigas de escola se tratavam.

Na base dessa confusão os padrões assimilados pela filha são desvirtuados e assentaram na ligeireza da dita relação de duas amigas em vez de mãe e filha. Com certeza muitos outros factores estarão associados mas este é um deles.

Com o consentimento dos progenitores torna-se muito mais fácil à CPCJ, se assim o entender necessário, promover medidas, por exemplo de institucionalização da jovem, que não tarda tem 18 anos e aí a CPCJ sai de cena e acabou LTE ou de protecção de menores.
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 644
Mensagem : "Cobarde não é o que tem medo é o que se esconde!"
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por irreverente 23.08.12 6:16

Não há que branquear a questão.

A culpa é dela sim, que precisava de uns bons pares de estalos também.

Ela desde 2010 que já anda pelas instituições, (não pode ser boa rés) isto foi o momento para se vingar da mãe e mostrar "poder" aos amigos que a acompanhavam.

Independentemente da situação que a levou até este patamar ser ou não culpa dos Pais, que adianta agora a CPCJ comunicar ao ministério Publico se farta dessas coisas anda ela ?

Isto é bem o reflexo da falta de valores que todos os dias se vê por esse Mundo fora. Vergonhoso.


por dragao : Triste caminho que leva a nossa sociedade!

irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Sinito 23.08.12 7:48

Herminia Marques escreveu:Não acredito que seja culpa dos pais, mas sim algum assunto mal resolvido na cabeça dessa jovem até porque cada "ser" tem a sua forma de ser e a sociadade desde que matou o "RESPEITO" já nada pode fazer , pois estamos na era do ecocentrismo e dos valores monetários nada mais.

Já agora se alguem souber que me responda!

Se um pai denunciar um jovem a CPCJ será que há mecanismos de ajuda rapida ?

Serão eficazes?

E bater o que resolve?

Será que o que essa jovem precisa não será atenção e carinho??

cara Herminia, em q planeta vive?!!!

uma bandalha destas precisa de amor e carinho???!!!

Bater o q resolve???!!! eu respondo-lhe, resolve tudo!!!

no meu tempo de criança/adolescente as coisa ainda se resolviam com uns estalos no focinho e uma vassouras partidas no lombo... e não precisava portar-me mal, bastava portar-me menos bem... e olhe q me fez Homem... a mim e a todos q creceram comigo dessa forma...
Sinito
Sinito
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1187
Mensagem : Dia em q não ataco é dia em q não sou lobo...
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Herminia Marques 23.08.12 8:20

Olhe pela sua idade não e assim tão velho.

E posso lhe garantir que so quem não tem o poder de argumentar e que utiliza a força, ate porque a violencia gera violencia.

Se e pai sabe que quando educamos os filhos não e para nos mas sim para a vida e na vida cada um segue o caminho que quer o que por vezes nos torna impotentes perante certas atitudes tomadas por eles.

Não estou a desculpalizar a rapariga so a tentar entender o que se passa com esta juventude que tudo resolvem com violencia, não sera por terem sido violentados muito cedo??????

Sera que foi as purradas que lhe fizeram homem????? estranha força não lhe parece?
Herminia Marques
Herminia Marques
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Feminino
Idade : 54
Profissão : Tecnica de Acção Social
Nº de Mensagens : 8
Mensagem : A vida só e vivida quando esta envolvida noutra vida.Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Katuxa 23.08.12 17:56

Pedro Magalhães escreveu:Com o consentimento dos progenitores torna-se muito mais fácil à CPCJ, se assim o entender necessário, promover medidas, por exemplo de institucionalização da jovem, que não tarda tem 18 anos e aí a CPCJ sai de cena e acabou LTE ou de protecção de menores.

Uma intervenção séria e atempada por parte das instituiçõers resolverá muita coisa!
Mas não é a intervenção da CPCJ ou de qualquer outra instituição que vai alterar comportamentos que têm a ver com uma coisa muito simples: EDUCAÇÃO!
E para mim, que até sou profissional da Educação, há uma coisa que é ponto assente: a EDUCAÇÃO vem de casa!

Da minha experiência, este tipo de jovens tem outras problemáticas já diagnosticadas, como abandono escolar, consumo de substâncias ilícitas,... (não estou a falar desta jovem em particular porque não conheço o contexto). Geralmente até são conhecidos dos vários serviços...

Não sou apologista da violência, mas reconheço que um bom par de bofetadas na altura certa faz maravilhas!!!!!
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por moralez 23.08.12 18:28

Educação não é sinónimo de violência, quem disser que para se educar é preciso bater, coitadinhos dos seus filhos.

Para se educar bem é preciso estar presente mínimamente, dizer-se "NÃO" quando é preciso e indicar os caminhos certos a seguir e os errados a não seguir, mostrando exemplos da sociedade.

Não sou apologista de bater, em vez disso castigar.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Pedro Magalhães 23.08.12 20:29

Não discordo que umas bolachadas no momento certo fazem milagres o problema é que essas bolachadas há 20 anos atrás eram dadas em casa e na escola, levei algumas, agora são crime no seio familiar e na escola.

A educação é cada vez menos um processo familiar e escolar e passou a ser baseada em quase uma cultura de grupo e dependendo do grupo a queres pertencer, bom ou mau, adoptas a conduta que te dará a inclusão no grupo x. Em casa conseguem ser santos para enganar os pais, que cada vez têm menos tempo com os filhos, na rua são verdadeiros delinquentes pois é esse o requisito do grupo.

Neste moemento CPCJ, Assist. sociais, opc, etc, só servem para os combater e impedirem de prejudicar terceiros como tal têm uma acção coerciva e pouco de ressociabilização ou reeducação.
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 644
Mensagem : "Cobarde não é o que tem medo é o que se esconde!"
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Katuxa 23.08.12 21:21

Pedro Magalhães escreveu:A educação é cada vez menos um processo familiar e escolar e passou a ser baseada em quase uma cultura de grupo e dependendo do grupo a queres pertencer, bom ou mau, adoptas a conduta que te dará a inclusão no grupo x. Em casa conseguem ser santos para enganar os pais, que cada vez têm menos tempo com os filhos

A educação é dada pelos pais! O problema é que são cada vez menos os pais que o querem ser na verdadeira aceção da palavra: é mais fácil responsabilizar os outros do que assumir-mos as nossas responsabilidades!

Os pais não andam enganados em relação aos filhos que têm... fazem é que não os conhecem e ao ignorar o que os seus filhos são contribuem para aquilo em que se tornam!

Todos nós, mais novos e mais velhos, fizémos, numa determinada fase da nossa vida, parte do grupo Y ou X... todos nós adotámos posturas que não eram as "lá de casa" para sermos aceites... faz parte do viver em sociedade.

Penso que o maior problema que se coloca é que a nossa sociedade se tornou, já há alguma décadas, uma sociedade materialista e os valores humanos foram-se perdendo. Respeito gera respeito!
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por irreverente 24.08.12 7:22

por Katuxa : Os pais não andam enganados em relação aos filhos que têm... fazem é que não os conhecem e ao ignorar o que os seus filhos são contribuem para aquilo em que se tornam!

Todos nós, mais novos e mais velhos, fizémos, numa determinada fase da nossa vida, parte do grupo Y ou X... todos nós adotámos posturas que não eram as "lá de casa" para sermos aceites... faz parte do viver em sociedade.


Afirmativo, é isso sem duvida alguma.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal Empty Re: Jovem de 16 anos agride a mãe à porta de tribunal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes