Um agente da PSP já pode ser palhaço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por Raí Seg 27 maio 2013, 16:15

Um agente da PSP já pode ser palhaço Gd-8108

Um Acórdão do Tribunal da Relação do Porto de 2009 considerou que "As expressões "palhaço" e "camelo", dirigidas a um agente da PSP, constituem uma grosseria, mas não excedem o âmbito da falta de educação nem têm aptidão para ofender a honra e consideração do visado"

Um Presidente da República a quem chamam palhaço tem mais dignidade penal do que um agente da PSP a quem chamam a mesma coisa?

Mas a jurisprudência não é unânime.

O mesmo acórdão do Tribunal da Relação do Porto de 2009 considera que a expressão "mentiroso", dirigida ao mesmo agente da PSP já é injuriosa.

Outro exemplo. Os tribunais portugueses têm considerado que chamar "cromo" aos polícias no exercício de funções é uma injúria.

Um acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra de 2006 conclui que "chamar "cromos" a soldados da GNR no exercício das suas funções, embora não possa ser considerada uma injúria muito gravosa, não deixa de ser injúria."

Os tribunais certamente decidirão sobre a expressão de Miguel Sousa Tavares "palhaço" dirigida a Cavaco Silva numa entrevista ao Jornal de Negócios.

Para já, o tempo é político é de consequências políticas.

Faltava um mártir para a possível queda do poder actual.

Ele aí está. Mário Soares, que tentou nos últimos meses, por todas as vias, sê-lo, deve estar cheio de inveja.

Outros acórdãos pronunciaram-se também sobre a expressão "palhaço" ser, ou não injuriosa.

Concluem que não.

Mas estão em causa processos envolvendo injúrias a particulares e não a agentes da autoridades ou figuras investidas em funções públicas.

Um Presidente da República a quem chamam palhaço tem mais dignidade penal do que um vulgar cidadão a quem chamam a mesma coisa?

Um Acórdão do Tribunal da Relação do de Porto 2007 diz que a "A expressão "és um palhaço", ainda que proferida para manifestar desconsideração, não é ofensiva da honra ou consideração do visado."

Mais adiante refere"A palavra palhaço é, como muitas ou, quiçá, como todas as palavras, polissémica. Quando a usamos podemo-nos estar a referir ao comediante cuja intenção é divertir o
público através de comportamento e maneirismos ridículos, mas também poderemos querer desconsiderar a pessoa visada com ela.
Mas nestes casos, de pluralidade de sentidos, não temos que acolher o significado atribuído pelo visado só porque este se considerou ofendido:
isto será assim quando resulte inequivocamente dos factos.
Mesmoentendendo-se que a arguida pretendeu manifestar a sua desconsideração pelo assistente, a verdade é que ela não tem que ter consideração por ele, não tem que dizer que a tem e pode, claro está, dizer que não tem. Face
a isto poderemos objectar nos seguintes termos: ao invés de chamar palhaço a arguida deveria dizer "não tenho consideração por ti". Assim era inequívoco para todos não haver crime."


Um Acórdão do Tribunal da Relação Do Porto de 2012 refere que "Nas relações entre as pessoas deve existir um dever comportamental de educação e respeito. Todavia, nem tudo o que viola as regras de bom comportamento e de boa educação constitui crime tutelado pelo artigo 181.° do Código Penal pois que a conduta típica configura sempre "a concretização de uma expressão paradigmática de danosidade social intolerável" e, como tal, digna e carecida de tutela penal."

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/um-agente-da-psp-ja-pode-ser-palhaco=f809384#ixzz2UVSQRFVY
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por LGomes Seg 27 maio 2013, 18:34

mt bem
LGomes
LGomes
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 210
Meu alistamento : 1º e 2º Turno de 97

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por carlos morais Seg 27 maio 2013, 21:27

Eu chamo Camelo a um camarada,porque é o nome dele e somos muito amigos.
avatar
carlos morais
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1173
Mensagem : Pela Patria e pela Lei
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
1983

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por vomcarper Seg 27 maio 2013, 22:17

Palhaçada é a diarreia de Leis que existem neste País, Palhaços, de facto, somos todos que mantemos este circo de pé!. O Sr. Presidente da República merece todo o nosso respeito, um AGENTE DE AUTORIDADE, pelos vistos, merece lidar com toda a m*e*r*d*@, até ganha demais para aquilo que faz.
HAJA VERGONHA NESTE PAÍS E RESPEITO POR QUEM TRABALHA.
NÓS QUE TRABALHAMOS TEMOS QUE PAGAR CADA VEZ MAIS PARA QUE QUEM NÃO FAZ A PONTA DE UM CORNO CONTINUAR A COÇA-LOS E A RECEBER O RSI... Peço desculpa pelo capslock, mas ... Eu quero é ir pra ilha!!!
vomcarper
vomcarper
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 125
Meu alistamento : 2.º 97

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por Ice Seg 27 maio 2013, 22:36

Palhaços e camelos já somos todos à muitos anos e ainda por cima gostamos.
Ice
Ice
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por Luisa Baião Seg 27 maio 2013, 22:36

Não me parece ofensivo qualificar de palhaço o Presidente da Républica .Cá para mim, até me parece um elogio;uma vêz que ,palhaço é um ser respeitável cuja actuação provoca em nós um desejo irresistível de dar umas belas gargalhadas. Não é o caso do sr Presidente. Se fosse eu a apelidar o sr ,preferia chamar-lhe "sr cebola" .E porquê?
Sempre que esse sr fala (e fala tão pouco...) cada vêz mais ,fico com vontade de chorar .
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por joao miguel silva Seg 27 maio 2013, 22:51

independentemente de não se gostar da pessoa que exerce o mais alto cargo da nação, enquanto no activo deve-se respeitar esse "posto" e não o insultar.
Eu não concordo com ele em algumas coisas, não gostei do Mario Soares e Jorge Sampaio como presidentes, mas nunca lhes chamei palhaços enquanto magistrados nº1.
Mas neste país é assim, tende-se a desrespeitar tudo e todos e quem chama palhaço ao presidente, o que não chamará por exemplo a um Guarda.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por trecarrico Seg 27 maio 2013, 22:57

Palhaços há muitos, mas o fato só serve a alguns...
trecarrico
trecarrico
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 304
Meu alistamento : 1.º de 1996 (Grande curso)

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por B_Matos Seg 27 maio 2013, 23:07

Faz-me lembrar uma advogada de defesa que há pouco tempo me perguntou se eu me senti ofendido por o arguido me ter chamado "filho da p*ta", eu como é evidente perguntei-lhe "Olhe Sra. Doutora e se eu lhe chamar filha da \'\'Auto-removido\'\' aqui em pleno tribunal? não se sentiria ofendida??"

Acabou-se logo as perguntas Smile
B_Matos
B_Matos
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1140
Mensagem : SL
Meu alistamento : 2070
42º CTG
CpCb - 2011/2012
13º CFG

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por Raí Ter 28 maio 2013, 09:15

B_Matos escreveu:Faz-me lembrar uma advogada de defesa que há pouco tempo me perguntou se eu me senti ofendido por o arguido me ter chamado "filho da p*ta", eu como é evidente perguntei-lhe "Olhe Sra. Doutora e se eu lhe chamar filha da ''Auto-removido'' aqui em pleno tribunal? não se sentiria ofendida??"

Acabou-se logo as perguntas Smile
Um agente da PSP já pode ser palhaço Welldone Um agente da PSP já pode ser palhaço Welldone
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por Gil Vicente Ter 28 maio 2013, 11:02

B_Matos escreveu:Faz-me lembrar uma advogada de defesa que há pouco tempo me perguntou se eu me senti ofendido por o arguido me ter chamado "filho da p*ta", eu como é evidente perguntei-lhe "Olhe Sra. Doutora e se eu lhe chamar filha da ''Auto-removido'' aqui em pleno tribunal? não se sentiria ofendida??"

Acabou-se logo as perguntas Smile
É mesmo assim. Repassar a pergunta a esses senhores(as) Advogados, Procuradores e Juízes e logo vemos se não ficam \'\'Auto-removido\'\' fulos.
Um agente da PSP já pode ser palhaço 4_12_12
Gil Vicente
Gil Vicente
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 64
Profissão : Duarda da Guarda
Nº de Mensagens : 1946
Mensagem : Gozar na Reserva aquilo que não me era permitido gozar no Activo. Já agora também poder livremente privar com os Netos, coisa que muitas vezes me foi sonegado para acompanhamento dos Filhos.
Finalmente a Reserva, mas até agora nos retiram DIREITOS.
Meu alistamento : 13MAI85 2ºT/GF
Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por CSI Ter 28 maio 2013, 11:57

Luisa Baião escreveu:Não me parece ofensivo qualificar de palhaço o Presidente da Républica .Cá para mim, até me parece um elogio;uma vêz que ,palhaço é um ser respeitável cuja actuação provoca em nós um desejo irresistível de dar umas belas gargalhadas. Não é o caso do sr Presidente. Se fosse eu a apelidar o sr ,preferia chamar-lhe "sr cebola" .E porquê?
Sempre que esse sr fala (e fala tão pouco...) cada vêz mais ,fico com vontade de chorar .

Fixe
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Um agente da PSP já pode ser palhaço Empty Re: Um agente da PSP já pode ser palhaço

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes