Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por Carango Dom 24 Nov 2013, 11:53

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/falta-de-cinco-mil-gnr-nos-quadros-coloca-militares-em-perigo-nas-operacoes-acusa-aspig-1613740


Faltam mais de cinco mil militares nos quadros da Guarda Nacional Republicana (GNR), considera a Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG). Os profissionais têm falta de apoio nas patrulhas, logo, não estão em segurança.
morte de um militar da GNR na noite de sábado, durante uma operação num restaurante no Pinhal Novo, levou o presidente da ASPIG, José Alho, neste domingo, a chamar a atenção para a situação em que trabalham muitos militares.
“Quem padece são sempre os patrulheiros da guarda. São sempre os mal-amados e são sempre os que morrem, porque são os que vão ao primeiro contacto. Quando há alteração à ordem pública, não têm apoio porque há falta de efectivos na actividade operacional, que é qualquer coisa do outro mundo”, criticou José Alho, depois de prestar condolências à família do militar assassinado.
O militar da GNR foi um dos primeiros a chegar ao restaurante, onde um homem esteve barricado cerca de sete horas, tendo feito outros seis feridos, dos quais quatro também são GNR.
José Alho lembrou que o quadro orgânico da GNR definia a necessidade de cerca de 28 mil efectivos, mas na realidade a GNR tem, neste momento, menos de 23 mil.
Além disso, os militares têm hoje "muito mais tarefas atribuídas" do que estava previsto quando foi legislado o quadro orgânico: “Passámos, por exemplo, a ter o Programa Escola Segura, os programas para idosos e as missões internacionais, entre outras competências”, exemplificou.
Menos efectivos e mais funções
Com menos efectivos e mais funções, alguns concelhos deixaram de ter pessoal para fazer as patrulhas. José Alho diz mesmo que, no interior, existem casos em que uma patrulha, com apenas dois homens, fica destacada para dois concelhos.
Sem apoios, estes homens que são os primeiros a chegar ao terreno e acabam por ser os mais vulneráveis.
“Todos os dias temos militares a serem agredidos. Todos os dias temos detenções de pessoas por agredirem os militares”, lamentou, considerando que o ocorrido sábado à noite mostra que "a profissão de ser militar da Guarda é uma profissão difícil e não pode ser comparada à Função Pública”.
Para José Alho, a falta de controlo das fronteiras facilita a entrada de criminosos no país e, por isso, defendeu ainda que “a Brigada Fiscal deve ser reactivada e deve ser accionado o controlo de fronteiras terrestres” para “controlar as entradas de indivíduos com cadastro”.
“Há problemas que temos no nosso país por causa de indivíduos que não são controlados. O Governo tem a possibilidade de urgentemente legislar sobre esta matéria”, defendeu.
José Alho garante que, apesar de as autoridades expulsarem pessoas por praticarem crimes, "eles entram novamente no país”.
O homem, de origem estrangeira, que esteve barricado cerca de sete horas num restaurante no Pinhal Novo matou um militar da GNR e feriu seis pessoas, tendo sido morto numa operação tático-policial pouco depois das 5h deste domingo.
Carango
Carango
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1250
Mensagem : Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por snake Dom 24 Nov 2013, 12:08

Existe muito pessoal, estão é mal distribuídos ou aproveitados. Enquanto alguns brincam aos policias, outros trabalham com uma carga horário desumana. Num momento de crise, quero lá saber do ambiente, spe, niav, bombeiros...

Queremos é o bem estar comum, o que se está a passar nos postos é uma vergonha, a população tem de saber o que se passa.


Digam a verdade, que o pessoal dos postos fazem o dobro das horas de serviço de outros...
snake
snake
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por Carango Dom 24 Nov 2013, 12:11

snake escreveu:Existe muito pessoal, estão é mal distribuídos ou aproveitados. Enquanto alguns brincam aos policias, outros trabalham com uma carga horário desumana. Num momento de crise, quero lá saber do ambiente, spe, niav, bombeiros...

Queremos é o bem estar comum, o que se está a passar nos postos é uma vergonha, a população tem de saber o que se passa.


Digam a verdade, que o pessoal dos postos fazem o dobro das horas de serviço de outros...
 Grande verdade snake, existe pessoal a vir para a Guarda para estar atrás de uma secretária.
Os Postos têm cada vez menos efectivo e certas especialidades e chafaricas cada vez mais...lá está a tal pirâmide invertida.
Por mês se fizer uma patrulha de 6H é muito...uma vergonha isto que se passa com os Patrulheiros.
Carango
Carango
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1250
Mensagem : Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por snake Dom 24 Nov 2013, 12:13

É uma tristeza, é não dizer a verdade...

acabem com a porcaria desses serviços e reforcem os postos, dêm formação e as coisas começam a funcionar.
snake
snake
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por joao miguel silva Dom 24 Nov 2013, 13:06

snake escreveu:Existe muito pessoal, estão é mal distribuídos ou aproveitados. Enquanto alguns brincam aos policias, outros trabalham com uma carga horário desumana. Num momento de crise, quero lá saber do ambiente, spe, niav, bombeiros...

Queremos é o bem estar comum, o que se está a passar nos postos é uma vergonha, a população tem de saber o que se passa.


Digam a verdade, que o pessoal dos postos fazem o dobro das horas de serviço de outros...
snake a culpa de falta de patrulheiros, não é do niav, gips e afins, é dos que não tem funções policiais.
quanto ao comunicado, para mim, é uma vergonha que seja emitido, quando as "balas" ainda fumegam, quando uma coisa não tem nada haver com a outra.
este colega, nem teve tempo de se aperceber oq ue é que se passava e foi assassinado por um covarde, estrangeiro que já estava neste país há muito, o que é que a \'\'Auto-removido\'\' da reativação tem haver com isto?
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por flipa17 Dom 24 Nov 2013, 13:56

snake escreveu:Existe muito pessoal, estão é mal distribuídos ou aproveitados. Enquanto alguns brincam aos policias, outros trabalham com uma carga horário desumana. Num momento de crise, quero lá saber do ambiente, spe, niav, bombeiros...

Queremos é o bem estar comum, o que se está a passar nos postos é uma vergonha, a população tem de saber o que se passa.


Digam a verdade, que o pessoal dos postos fazem o dobro das horas de serviço de outros...
Sou obrigada a concordar com as suas palavras. O défice de elementos é o que é, porque se insiste em gerir tão mal os meios humanos? Ainda nem a um mês um dos dramas numa determinada chafarica em Lx era arranjar voluntários à força para irem para messe e baristas. Tomara muitos postos ter efectivo para uma patrulha e outros preocupados com quem lhes vai servir às mesas! Poupem-me meus caros!
flipa17
flipa17
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 296
Meu alistamento : !

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por mar Dom 24 Nov 2013, 14:11

qual o interesse de vir colocar aqui estes artigos, quando a comunicação social nos faz umas perguntas e desviamos o teor da conversa, não defendendo sequer quem é associado.
mar
mar
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : G.N.R
Nº de Mensagens : 1238
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por GLOCK 19 Dom 24 Nov 2013, 14:31

Onde esta O \"Auto-Removido\" do Ministro a falar agora.......SÃO TODOS .......................
GLOCK 19
GLOCK 19
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar-GNR
Nº de Mensagens : 434
Mensagem : UM POR TODOS, TODOS POR UM
Meu alistamento : TARRAFAL02

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por Diesel Dom 24 Nov 2013, 15:10

Felizmente que temos equipamento de proteção individual ..... do tipo dois coletes traumáticos por Posto, enquanto outros têm sete ou oito protetores para as suas deslocações.

Continuamos a ser tratados como "os mal-amados" da sociedade.
Diesel
Diesel
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 95
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por Edr See Dom 24 Nov 2013, 16:52

A meu ver a Aspig não ficou bem ao "fazer" sair este artigo no dia em que aconteceu este episodio tragico.
Também não concordo que sejam preciso 5000 homens na GNR, o que não faltam, são elementos policiais para a população Portuguesa, a gestão é que não é a melhor!
Quem me derá ter, quando preciso, a rapidez no apoio que foi prestado à patrulha...
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por Santos-Pika Dom 24 Nov 2013, 23:04

Rapidez, e boa informação para dar as patrulhas, pois temo que com o fecho das Transmissões nos destacamentos como está previsto, os patrulheiros ficam mais abandonados, pois quem os manda as ocorrências que são as salas de situação nem os conhecem. Ou seja o 112, nunca confirma chamadas, etc, etc.. Provavelmente, se tivessem entrado 3 ou 4 militares no restaurante a tragedia poderia não se dar.
Santos-Pika
Santos-Pika
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR "Militar Operacional"(Elite da Guarda)
Nº de Mensagens : 1624
Mensagem : Para melhorar, é preciso trabalhar, trabalhar, trabalhar.
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por vmgonçalves Seg 25 Nov 2013, 10:01

Quando a informação vinda do 112 é desacatos, quantos de nós vai preparado para uma situação destas?
Desculpem-me os superdotados mas eu não serei um desses que está preparado para isso. Numa informação de desacatos o nivel de atenção não é muito elevado. Se a informação fornecida fosse de homem armado quase de certeza que isto não teria este trágico desfecho.
Da mesma forma, que não sei o que a falta de 5 mil efectivos nas ruas (noticia verdadeira, mas fora de contexto, a meu ver) tem a ver com caso, não sei o que o fecho ou não das transmissões tem a ver para o caso.
Neste caso o que nos devemos lembrar é que houve erros e devidos a essas falhas um camarada faleceu quatro foram feridos e um cão foi abatido.
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por mar Seg 25 Nov 2013, 10:28

O que podem os associados dessa associação de quem diz isto na comunicação social, quando foi a manifestação.

Que segurança transmitem, nem que fossemos 100 mil, com estas atitudes era tudo igual.


Para a ASPIG, o impacto de tal atitude na sociedade civil é "depreciativa da imagem das forças de segurança, que têm por missão assegurar a legalidade democrática, podendo, no futuro, incentivar a população civil ao não acatamento das ordens, legitimas, das autoridades".

Milhares de profissionais de forças e serviços policiais e de segurança - PSP, GNR, SEF, ASAE, polícia marítima, guardas prisionais, polícia municipal e PJ - manifestaram-se na quinta-feira em Lisboa e, depois de derrubarem uma barreira policial, conseguiram chegar à entrada principal da Assembleia da República, onde cantaram o hino nacional, tendo depois desmobilizado voluntariamente.
mar
mar
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : G.N.R
Nº de Mensagens : 1238
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por DNS Seg 25 Nov 2013, 19:19

Mas essa coisa da aspig é uma treta
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG Empty Re: Falta de cinco mil GNR nos quadros coloca militares em perigo nas operações, acusa ASPIG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes