Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por dragao Qua 15 Jul 2015, 08:02

Sempre lhe disseram que ia ser multado se conduzisse de chinelos ou em tronco nu? Saiba o que diz a legislação.
As idas à praia são mais frequentes agora que o calor se instalou. Mas na hora de ir à praia conduz de chinelos ou de sapatos?
Se pensava que era proibido conduzir de chinelos desengane-se. Não há qualquer legislação que o proíba de conduzir de chinelos, descalço ou até mesmo de tronco nu, indica o Diário de Notícias.
Os mitos persistem há anos. Mas a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) garante que “não há nenhum artigo do Código da Estrada que diga que é proibido conduzir de chinelos, descalço ou em tronco nu”.
Muitos condutores continuam a achar que têm de calçar uns sapatos ou vestir uma camisola quando saem da praia. “São mitos urbanos, que têm sido alimentados ao longo dos anos”, acrescenta Pedro Miguel Silva, da ANSR.
"O que o artigo 11.º do Código da Estrada diz é que os 'condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança'", indica.
Já o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso, adianta que "não há nada específico na legislação em relação a este tema. O que pode ser usado, nomeadamente em caso de acidente, é o artigo 11.º do Código da Estrada".
Mas só se ficar provado que o uso de chinelos prejudicou a condução, sendo que os condutores podem ser punidos com uma coima de 60 a 300 euros.
A ANSR deixa ainda alguns conselhos para aqueles que vão de férias, como verificar o seu veículo, iniciar a condução repousado e evitar sandálias ou sapatos com sola grossa para que a sua viagem corra na perfeição.
Noticias ao Minuto
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23264
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por Romit Qua 15 Jul 2015, 10:56

Esta era daquelas histórias que havia um primo de um amigo sido multado.........
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por CARI2013 Qua 15 Jul 2015, 11:22

Segundo o n.º 2 do art.º 11º. do Código da Estrada “Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”.
O exercício da condução de chinelos por si só, não constitui infração, salvo se por factos comprováveis (p.e. altura, aderência,…) estes forem suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.
Assim, o bom senso deve estar presente , no que respeita ao autuar, ou não, o condutor.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por PINTAROLAS Qua 15 Jul 2015, 16:14

Se for daqueles chinelos que até apertam atrás, conduz-se muito bem até. Agora aqueles de enfiar só no dedo, não é recomendável.

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por Sierra Delta Qua 15 Jul 2015, 19:22

Para um bom condutor qualquer coisa serve condutor
Eu sou daqueles que conduzo muitas vezes com havaianas e por vezes descalço e não deixo de ser o mesmo condutor aquando conduzo com sapatilhas.
Alias prefiro conduzir descalço do que com botas altas ou mesmo botas tácticas (dependendo dos modelos).
Cada condutor deve conduzir com o calçado que se sinta bem e desde esse uso não provoque acidentes.
Sierra Delta
Sierra Delta
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 62
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 811
Meu alistamento : Alistamento 2007 CFFF - Eterno estágio.

Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por ripper Qua 15 Jul 2015, 23:18

E todo nu??? eu gosto de conduzir todo nu...e até na Guarda dava jeito e já agora utilizar o telemóvel, e não ter seguro....
Tudo isto só sancionatório se for apanhado.
O velho ditado já dizia "poder pode-se mas não se deve" portanto.. e além do mais havia um certo rapaz das letras criminais que dizia que " a lei é produzida na base da ilegalidade".
ripper
ripper
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 280
Mensagem : "Lutai e re-lutai até, que os cordeiros se tornem Leões".
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por toinojaquim Qui 16 Jul 2015, 14:37

E não se fala do Guarda ter que usar luvas brancas para tocar nos documentos dos condutores???? Também já ouvi essa da boca de um artista!
toinojaquim
toinojaquim
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 520
Mensagem : " As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro, pelo contrário, degradam-se ao nível do pior"
Meu alistamento : 2003 Portalegre


Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por CARI2013 Sex 17 Jul 2015, 00:46

2013
"Uma condutora foi multada em 60 euros por se ter maquilhado enquanto estava numa fila de trânsito na A5, entre Cascais e Lisboa. "
Justificação da GNR:
 "A condutora encontrava-se em regime de circulação em fila compacta de trânsito na Auto-Estrada, e efectuava a aplicação de ‘rímel’ nos olhos. A condutora tinha um resguardo na área de serviço a cerca de 300 metros onde poderia ter parado em segurança”.

"desde que iniciou a aplicação de maquilhagem e durante 300 metros, até ser advertida pela GNR, a condutora perturbou insistentemente o avanço do trânsito. Os militares foram obrigados a multá-la. O condutor está no exercício da condução mesmo quando está parado. Não reagir ou reagir bruscamente quando a fila avança, pode causar um acidente".
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por msm Sex 17 Jul 2015, 02:24

Há dias uma patrulha da Guarda mandou parar um tipo que ia à minha frente a conduzir com uma mão e a cabeça e parte do tronco fora da janela. Como não fui mandado parar segui a minha vida, mas como vivo num meio pequeno, tudo se conversa e quase tudo se sabe, constou-me que foi autuado. Se assim aconteceu foi bem-feito; o gajo ia aos esses.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por Brave Sir Robin Sex 17 Jul 2015, 14:27

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Assoaronariz
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu? Empty Re: Pode ou não conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes