Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por иuησ Qui 15 Set 2016, 23:22

Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto 19374310_770x433_acf_cropped


A Associação de Profissionais da Guarda (APG/GNR) recusa-se a dar parecer sobre a proposta de um novo estatuto profissional para a classe, que lhe foi enviada pelo Comando-Geral, e reivindica a discussão do documento com a ministra da tutela.
O Comando-Geral da GNR enviou às associações socioprofissionais um novo estatuto profissional com pedido de parecer num prazo de 22 dias, mas em comunicado a APG/GNR disse hoje recusar-se a "cumprir meros formalismos" apenas para que conste depois no diploma que "foram ouvidas as associações".
Basicamente a APG/GNR não quer dar um parecer sobre um documento final, porque está segura de que as suas propostas não serão tidas em conta pelo Comando-Geral, mas sim discutir esse documento. E não com o Comando mas sim com o Ministério da Administração Interna.
"Com o Ministério vai haver mais isenção e imparcialidade, o que não acontece com os generais do Exército", disse à Lusa o presidente da APG/GNR, César Nogueira, acrescentando o que já disse repetidas vezes: "o Comando-Geral tem opiniões muito diferentes das da APG". E o parecer que lhe enviássemos, disse, teria o mesmo efeito que o que foi pedido sobre as horas de serviço, nenhum.
"Não queremos que as coisas sejam assim. Vamos desconhecer o conteúdo aprovado e vamos enviar um ofício à ministra", disse o responsável, ainda assim comentando a proposta de estatuto à Lusa: cada vez mais próximo das Forças Armadas e mais longe das Forças de Segurança.
Disse César Nogueira que a proposta começa por comparar a categoria de Guarda à de Praça das Forças Armadas. "Não tem nada a ver, o Guarda prepara-se para ser uma força de segurança o Praça prepara-se para combater".
"Trata-se de uma proposta à imagem e semelhança da hierarquia militarista da Instituição, que a pretende aproximar cada vez mais das Forças Armadas, afastando-a da sua missão natural de segurança pública", diz-se no comunicado.
A APG considera que na verdade o que se pretende é que não sejam ouvidos nem as associações nem os profissionais da GNR e que se aprove um estatuto "à pressa e em silêncio" sem "que existam condições objetivas de negociação".
Diário Digital com Lusa
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=842342
http://observador.pt/2016/09/15/associacao-apg-da-gnr-recusa-dar-parecer-sobre-proposta-de-novo-estatuto/


Última edição por иuησ em Qui 15 Set 2016, 23:31, editado 1 vez(es)
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por иuησ Qui 15 Set 2016, 23:25

Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto 14364700_860934874005977_6260549078083785945_n
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por иuησ Qui 15 Set 2016, 23:42

Realço o seguinte nesta tomada de posição:

- prazo reduzido para avaliação de diplomas tão importantes; 

- proposta à imagem e semelhança da hierarquia militarista da Instituição;

- não basta cumprir um formalismo para que do preâmbulo do diploma conste que “foram ouvidas as associações”;

- o parecer que lhe enviássemos, disse, teria o mesmo efeito que o que foi pedido sobre as horas de serviço, nenhum;

- parece que se pretende aprovar um Estatuto à pressa e em silêncio, sem que existam condições objectivas de negociação;

- A APG não compactua com meros formalismos, pelo que, não manifestando a intenção da Sra. Ministra de negociar directamente com as associações profissionais, a APG/GNR não procederá ao envio do parecer sobre o Estatuto;

- O EMGNR é o diploma mais importante dos profissionais da GNR;
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por CARI2013 Qui 15 Set 2016, 23:47

иuησ escreveu:
Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto 14364700_860934874005977_6260549078083785945_n
Alínea c) do artigo 5º da Lei n.º 39/2004, de 18 de agosto (.direito de associação profissional dos militares da Guarda Nacional Republicana.): Direitos das Associações:
"Ser ouvidas pelos órgãos competentes da GNR sobre as questões do estatuto profissional, remuneratório e social dos seus associados e sobre as condições de exercício da respectiva actividade "
Se os Ex- ministros (MAI) tinham, nesta matéria,  por habito ouvir directamente as associações não o faziam por imposição legal.  Faziam-no ao avocarem  a si - o que é perfeitamente legal - matéria da competência dos órgãos competentes da GNR..
A ministra, também poderá - depois de analisar os contributos das associações - ouvir, pessoalmente, as associações e, inclusive, negociar. Qual é o problema de a Ministra não querer, nesta fase , avocar a si esta matéria?
Já foi garantido que a Ministra não iria pessoalmente ouvir/negociar com as associações...?


Última edição por CARI2013 em Sex 16 Set 2016, 00:07, editado 3 vez(es)
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Guarda que anda à linha Qui 15 Set 2016, 23:59

иuησ escreveu:
Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto 14364700_860934874005977_6260549078083785945_n


Quer dizer: Andam ai há uma porrada de anos desesperados, desejosos, ansiosos, impacientes e até ameaçaram pela não aprovação e não entrada em vigor de um novo estatuto. Que, diga-se de passagem, nós até já tínhamos um, bastante recente até (de 2009) que até nem era tão mau como isso. E agora que finalmente o vamos ter (até dá a impressão que foi a pedido) vocês não o querem discutir?

Então agora, quando já é conhecido no projeto que só se é promovido com o aval do comandante, que só se sobe de posição remuneratória com o aval do comandante, que se pode ter mais três dias de férias por ano, mas só com o aval do comandante.

E que, em relação ao estatuto que temos atualmente, apesar de estar lá escrito que temos um horário de referência de 40 horas semanais, vamos ter menos dias de férias, vamos ter que continuar a trabalhar as horas que forem precisas, e só descansamos o tempo que for possível, porque continuamos a estar (e bem) sujeitos ao dever de disponibilidade, vamos trabalhar mais anos, vamos fazer mais descontos, vamos passar à reforma mais tarde, e, no final da carreira, quando nos reformarmos, vamos receber reformas mais baixas.

E vocês agora não o querem discutir?

Então porque é que durante os últimos anos levantaram a lebre (estatuto) que estava adormecida, e bem adormecida, e que parece que ninguém estava interessado em discuti-lo porque não era mau, e agora que levantaram a lebre que estava adormecida, e depois dela acordar não querem discutir o estatuto?

Então depois de tanta propaganda e publicidade durante os últimos anos sobre o novo estatuto, e agora que o novo projeto já é conhecido, e se vocês não o querem discutir, quem é que agora nos acode?
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por olhovivo Sex 16 Set 2016, 01:20

Se tivermos em consideração que 5000 militares não têm preocupações com o aval do comandante.
 Que 18000 fazem o trabalho, que nas estatísticas,melhora o sentimento de segurança dos portugueses,gratifique-se quem faz parte dos 18000 .
Ou seja,legislação de 72 para efectivos com actividade operacional desde o ingresso.Legislação de 2005 para quem tem 50/50(serviço administrativo/serviço operacional) desde 1993 e regime geral para que vende banha da cobra e fez 6 anos de patrulhamento aos soluços...
olhovivo
olhovivo
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 2371
Mensagem : Reflitamos em que são diferentes os caminhos que toma cada um para seguir em busca da verdade, em que muitas vezes só um antagonismo de nomes esconde um acordo real.


"Agostinho da Silva"
Meu alistamento : OUT91

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Maldisposto Sex 16 Set 2016, 09:08

Guarda que anda à linha escreveu:
иuησ escreveu:
Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto 14364700_860934874005977_6260549078083785945_n


Quer dizer: Andam ai há uma porrada de anos desesperados, desejosos, ansiosos, impacientes e até ameaçaram pela não aprovação e não entrada em vigor de um novo estatuto. Que, diga-se de passagem, nós até já tínhamos um, bastante recente até (de 2009) que até nem era tão mau como isso. E agora que finalmente o vamos ter (até dá a impressão que foi a pedido) vocês não o querem discutir?

Então agora, quando já é conhecido no projeto que só se é promovido com o aval do comandante, que só se sobe de posição remuneratória com o aval do comandante, que se pode ter mais três dias de férias por ano, mas só com o aval do comandante.

E que, em relação ao estatuto que temos atualmente, apesar de estar lá escrito que temos um horário de referência de 40 horas semanais, vamos ter menos dias de férias, vamos ter que continuar a trabalhar as horas que forem precisas, e só descansamos o tempo que for possível, porque continuamos a estar (e bem) sujeitos ao dever de disponibilidade, vamos trabalhar mais anos, vamos fazer mais descontos, vamos passar à reforma mais tarde, e, no final da carreira, quando nos reformarmos, vamos receber reformas mais baixas.

E vocês agora não o querem discutir?

Então porque é que durante os últimos anos levantaram a lebre (estatuto) que estava adormecida, e bem adormecida, e que parece que ninguém estava interessado em discuti-lo porque não era mau, e agora que levantaram a lebre que estava adormecida, e depois dela acordar não querem discutir o estatuto?

Então depois de tanta propaganda e publicidade durante os últimos anos sobre o novo estatuto, e agora que o novo projeto já é conhecido, e se vocês não o querem discutir, quem é que agora nos acode?
Guarda que anda à linha. Estamos bem representados sim senhor.... No Fixe
Maldisposto
Maldisposto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por luisca Sex 16 Set 2016, 09:34

Eu já fui sócio da APG, logo desde 92.....

No final da década de 90 quando começou a lamechice que não queriam ser militares, nem ser militarizados e afins, imediatamente deixei de pagar quotas e até hoje..!!!

Mas ok, isso é opinião pessoal, eu se quisesse ser civil tinha ido para a psp no inicio da carreira..!!..ou se não quisesse aguentar a pesada hierarquia das instituições militares tinha ido trabalhar para outro lado qualquer...

passados mais de 20 anos continuam a insistir no mesmo....

Não tenho nada contra a APG (antes pelo contrario) o que acho é que quando fala dos militares, os comunicados falam nos profissionais em termos latos e gerais...!!! o que considero errado..!!!!

falem sim nos profissionais vossos associados e que partilham as vossas ideias e os suportam..!!!...é que eu por exemplo não partilho de quase nada na vossa ideologia

abraço
luisca
luisca
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 53
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 161
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por COELHO.X Sex 16 Set 2016, 09:58

Mas só falam na APG ..APG... e as outras Associações???? Onde andam elas????
Pois eu sei, como é a mais representativa, toca a cair em cima dela, ficando as outras (Associações) na retaguarda, assim  também eu meus amigos, deixemo-nos de hipocrisias, se não fosse a APG nestes últimos anos a defender e a ir para a frente da batalha onde andavam as outras (Associações)??? Pois eu sei, o que interessa mais são os mexericos, o passado, enfim!

Aposto que se a APG conseguisse um estatuto de encontro as expectativas de todos, ui meu deus, é a melhor associação do Mundo, exceto para aqueles que aqui andam (alguns e identificados), que nem aí agradeciam em nada!!!

Continuo a dizer, a APG é parte integrante nas negociações mas não é a única, certo???
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por luisca Sex 16 Set 2016, 10:10

Pois amigo, da parte que me toca falei da apg e do que não concordo nela porque este tópico fala sobre a APG...

Abra um outro tópico sobre outra associação e é provável que o pessoal opine sobre ela ... Fixe
luisca
luisca
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 53
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 161
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por иuησ Sex 16 Set 2016, 10:39

O parecer que fosse enviado teria o mesmo efeito que o que foi pedido sobre as horas de serviço, nenhum, dai a associação entender esta tomada de posição, entre outros factores entre os quais a nova tentativa de aproximação as FA, por exemplo...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Lobo Marinho Sex 16 Set 2016, 10:42

Nos últimos anos segundo informação fidedigna (interna ) perderam mais de 60% dos associados que tinham, contudo para a estatísticas oficial deles, todos os que por um motivo ou outro preencheram um ficha contam como associados.
São assim uma espécie de igreja católica,  um individuo foi baptizado com 15 dias de vida e zás, conta para o rebanho para o resto dos dias da sua vida e quiçá para a eternidade...
Estes senhores já não representam ninguém a não ser a si próprios e não possuem qualquer legitimidade para falar em nome dos militares da Guarda, porque o militar da guarda não lhes passou essa procuração.
Por isso, atenção ??!! Aqueles que dizem que já foram sócios, devem saber que aquela associação para fins institucionais de uma forma manipuladora e falsa, continua a considerá-los sócios.
O que devem fazer? Exigir de imediato que os vossos dados sejam eliminados na totalidade dos programas informáticos que possuem. Há forma legal para tentar saber  se de facto o fizeram.
Conheço casos em que camaradas nossos enviaram em carta registada o pedido de desvinculação daquela associação e seis meses depois ainda lhe foram à conta bancária sacar o dinheiro das cotas...
Enfim é o que temos!!
Lobo Marinho
Lobo Marinho
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 58
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 131
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por COELHO.X Sex 16 Set 2016, 11:01

luisca escreveu:Pois amigo, da parte que me toca falei da apg e do que não concordo nela porque este tópico fala sobre a APG...

Abra um outro tópico sobre outra associação e é provável que o pessoal opine sobre ela ... Fixe
Ta errado, como Vª ex.ª deu a opinião sobre a APG eu também a dei, certo. Fixe
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por LuisAlentejano Sex 16 Set 2016, 11:11

иuησ escreveu:O parecer que fosse enviado teria o mesmo efeito que o que foi pedido sobre as horas de serviço, nenhum, dai a associação entender esta tomada de posição, entre outros factores entre os quais a nova tentativa de aproximação as FA, por exemplo...
Nuno, como sabes sou sócio "pagante" e membro ativo da APG, e por esse motivo, não consigo compreender a dualidade de critérios que hoje impera na associação! 
Vejamos, o horário de referência foi publicado em portaria e o CG/GNR marimbou-se para o aplicar na data determinada pelo ministério... o que é que a APG fez?? NADA...saiu uma noticia aqui e ali e MAIS NADA!! (Por muito menos fizeram-se passeios em Lisboa, anteriormente) 
Assinaram um memorando com o anterior governo sobre o EMGNR...foi-vos passada a perna!!! E agora acham que têm que discutir com o MAI...então deixa-me dar a minha opinião como sócio para essas negociações!
-22 dias de férias......NEM PENSAR
-promoções por escolha....NEM PENSAR
-Livrete de saúde......APENAS PRECISO DE UMA SAD/GNR que funcione, eles que poupem o dinheiro da emissão de livretes (não sou um veiculo)
-Proponho ainda que os sócios tenham conhecimento do documento que vos foi enviado, e que lhes seja pedida opinião!
Como sócio ainda acho muito curioso que com o anterior governo tivesse havido muito mais atividade contestatária do que a que existe atualmente!
LuisAlentejano
LuisAlentejano
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 258
Meu alistamento : 2003/2004 - O melhor da história da GNR

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por sergiomizoca Sex 16 Set 2016, 11:41

É tudo uma questão de política e tachos 🤓. Realmente gostaria de ver esse novo estatuto. Mas parece que as associações não o divulgam, ou porque não podem ou porque não querem. Quando não se tem conhecimento do que está escrito neste novo estatuto é difícil dar opiniões... mas custa alguma coisa quem tem acesso a esse estatuto o publicar neste Forum, para que toda a gente tenha conhecimento do que lá está escrito e pelo menos debatê-lo? Enfim...
sergiomizoca
sergiomizoca
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da gnr
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por COELHO.X Sex 16 Set 2016, 11:45

LuisAlentejano escreveu:
иuησ escreveu:O parecer que fosse enviado teria o mesmo efeito que o que foi pedido sobre as horas de serviço, nenhum, dai a associação entender esta tomada de posição, entre outros factores entre os quais a nova tentativa de aproximação as FA, por exemplo...
Nuno, como sabes sou sócio "pagante" e membro ativo da APG, e por esse motivo, não consigo compreender a dualidade de critérios que hoje impera na associação! 
Vejamos, o horário de referência foi publicado em portaria e o CG/GNR marimbou-se para o aplicar na data determinada pelo ministério... o que é que a APG fez?? NADA...saiu uma noticia aqui e ali e MAIS NADA!! (Por muito menos fizeram-se passeios em Lisboa, anteriormente) 
Assinaram um memorando com o anterior governo sobre o EMGNR...foi-vos passada a perna!!! E agora acham que têm que discutir com o MAI...então deixa-me dar a minha opinião como sócio para essas negociações!
-22 dias de férias......NEM PENSAR
-promoções por escolha....NEM PENSAR
-Livrete de saúde......APENAS PRECISO DE UMA SAD/GNR que funcione, eles que poupem o dinheiro da emissão de livretes (não sou um veiculo)
-Proponho ainda que os sócios tenham conhecimento do documento que vos foi enviado, e que lhes seja pedida opinião!
Como sócio ainda acho muito curioso que com o anterior governo tivesse havido muito mais atividade contestatária do que a que existe atualmente!
Fixe Assertivo, não precisaste de ser arrogante e bota abaixo! Fixe
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Maldisposto Sex 16 Set 2016, 14:46

LuisAlentejano escreveu:
иuησ escreveu:O parecer que fosse enviado teria o mesmo efeito que o que foi pedido sobre as horas de serviço, nenhum, dai a associação entender esta tomada de posição, entre outros factores entre os quais a nova tentativa de aproximação as FA, por exemplo...
Nuno, como sabes sou sócio "pagante" e membro ativo da APG, e por esse motivo, não consigo compreender a dualidade de critérios que hoje impera na associação! 
Vejamos, o horário de referência foi publicado em portaria e o CG/GNR marimbou-se para o aplicar na data determinada pelo ministério... o que é que a APG fez?? NADA...saiu uma noticia aqui e ali e MAIS NADA!! (Por muito menos fizeram-se passeios em Lisboa, anteriormente) 
Assinaram um memorando com o anterior governo sobre o EMGNR...foi-vos passada a perna!!! E agora acham que têm que discutir com o MAI...então deixa-me dar a minha opinião como sócio para essas negociações!
-22 dias de férias......NEM PENSAR
-promoções por escolha....NEM PENSAR
-Livrete de saúde......APENAS PRECISO DE UMA SAD/GNR que funcione, eles que poupem o dinheiro da emissão de livretes (não sou um veiculo)
-Proponho ainda que os sócios tenham conhecimento do documento que vos foi enviado, e que lhes seja pedida opinião!
Como sócio ainda acho muito curioso que com o anterior governo tivesse havido muito mais atividade contestatária do que a que existe atualmente!
 :bravo:  Como sócio ainda acho muito curioso que com o anterior governo tivesse havido muito mais atividade contestatária do que a que existe atualmente
Maldisposto
Maldisposto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Pmfonseca Sex 16 Set 2016, 14:54

BOAS.
ALGUEM TEM A PROPOSTA QUE FACULTE AQUI!?
ABRAÇO A TODOS.
Pmfonseca
Pmfonseca
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 39
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 74
Meu alistamento : GIA 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por COELHO.X Sex 16 Set 2016, 15:09

No governo atual estao forças politicas que nao estiveram no governo anterior e nos ultimos 30 anos....logo espero que TODAS as associações façam pressão nesse sentido ou agora ou nunca!!!!
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por иuησ Sex 16 Set 2016, 15:31

Maldisposto escreveu:
 :bravo:  Como sócio ainda acho muito curioso que com o anterior governo tivesse havido muito mais atividade contestatária do que a que existe atualmente

De facto, este governo já foi nestes 7/8 meses de governo bastante criticado, o anterior governo esteve no "poleiro" 4 anos... Em 4 anos, foram alvo de varias acções, entre elas as 2 maiores acções de protesto das forças de segurança.

Actualmente este governo esta ainda está no seu inicio.

Quanto as criticas desta tomada de posição ontem acordada pela APG/GNR, o comunicado de imprensa é bastante explicita. O memorando foi o que possível negociado, a proposta que nos foi entregue consegue ser bem pior...

Claro que os associados podem manifestar-se sobre as actividades e tomadas de posição da Associação, mas penso que aqui não seja o local mais aconselhado, existem canais normais, digo eu...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por DL Sex 16 Set 2016, 17:18

Só para dizer que apoio a APG, em todas as suas ações. E esta é mais uma. Pedir parecer as associações só para cumprir protocolo. É pena.
DL
DL
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 36
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por live77 Sex 16 Set 2016, 17:29

É vergonhosa a passividade com que as associações que acima de tudo deviam zelar pelos interesses comuns dos militares até ás ultimas consequências se aliam ao poder politico e às altas patentes desta instituição. Não sou sócio de nenhuma mas sinceramente caso fosse iria-me sentir burlado.
live77
live77
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 104
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 96

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Carpe diem Sex 16 Set 2016, 20:35

Mas qual é o problema do  projeto do estatuto nos aproximar dos militares? Não teremos mais a ganhar do que perder  com essa aproximação ?  Isto já é um fetiche  para a APG. Os tempos mudam, deixem-se de lutas que só nos prejudicam.
Carpe diem
Carpe diem
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 58
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 401
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Guarda que anda à linha Sex 16 Set 2016, 22:21

Para os anti militares e para os que criticam e são contra a aproximação da GNR às Forças Armadas, aproximação essa que eu sempre defendi.

Quando, em maio/junho foi conhecida a intenção do governo de alterar as regras de aposentação/acesso à reforma dos militares e policias. Intenção essa que presumo que somos todos contra. Em que foi dito que ia ser feito um DL para regular essa matéria comum a todos os militares e forças e serviços de segurança, agora que essa legislação já é conhecida, e ficamos a saber que os militares (das FAs, da GNR, pessoal militarizado da Marinha, da Policia Marítima e do Exército) ficaram englobados num DL próprio, e as forças/serviços de segurança de natureza civil, ficaram englobados noutro (apesar de não conhecer ainda o DL das forças/serviços de segurança), pergunto: Será que vamos ficar pior por termos sido englobados no mesmo DL das FAs, ou será que iriamos ficar melhor se tivéssemos sido englobados no DL das forças/serviços de segurança de natureza civil?
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por BlackOps Sex 16 Set 2016, 22:25

Carpe diem escreveu:Mas qual é o problema do  projeto do estatuto nos aproximar dos militares? Não teremos mais a ganhar do que perder  com essa aproximação ?  Isto já é um fetiche  para a APG. Os tempos mudam, deixem-se de lutas que só nos prejudicam.
militar
BlackOps
BlackOps
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : MILITAR GNR
Nº de Mensagens : 472
Mensagem : SI VIS PACEM PARA BELLUM

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por CARI2013 Sex 16 Set 2016, 22:54

FOI NO INICIO DOS ANOS 80 DO SÉCULO PASSADO QUE FOI LANÇADO UM DEBATE, QUE VIRIA A CULMINAR NUM AMBIENTE DE CONTESTAÇÃO, SOBRE QUAIS OS DIREITOS QUE DEVERIAM SER RESTRINGIDOS AOS MILITARES, PRINCIPALMENTE TODOS AQUELES QUE IMPEDIAM A CRIAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO-PROFISSIONAIS DE MILITARES. CONTUDO, A LEI, NÃO IMPEDIA QUE SE CONSTITUÍSSEM ASSOCIAÇÕES DE MILITARES COM CARÁCTER DEONTOLÓGICO. ESTE PROBLEMA SÓ SE VEIO A RESOLVER NO SEGUNDO ANO DO PRESENTE SÉCULO (2001) POR FORÇA LEGAL.
CONTUDO OUTRO PROBLEMA QUE SE DISCUTIA E, PELOS VISTOS, AINDA HOJE SE DISCUTE, É O QUE SE REFERE ÀS RELAÇÕES ENTRE AS ASSOCIAÇÕES SÓCIO-PROFISSIONAIS, HIERARQUIA MILITAR E O PODER POLÍTICO .
 HOJE AINDA FAZ SENTIDO PERGUNTAR: 
ATÉ QUE PONTO OS SÓCIOS, SÓ PORQUE SÃO SÓCIOS DE UMA ASSOCIAÇÃO SÓCIO PROFISSIONAL, CONSEGUEM ALIVIAR E/OU AFASTAR   UM CERTO TEMOR REVERENCIAL  À HIERARQUIA MILITAR E AO PODER POLÍTICO?;
ATÉ QUE PONTO OS SÓCIOS E OS ÓRGÃOS DIRIGENTES DAS ASSOCIAÇÃO SÓCIO PROFISSIONAL CEDEM NOS SEUS INTERESSES INDIVIDUAIS FACE AOS DO COLECTIVO...?
SENDO QUE NA INSTITUIÇÃO  GNR  EXISTEM ASSOCIAÇÕES SÓCIO PROFISSIONAIS QUE REPRESENTAM AS TRÊS CATEGORIAS DE CLASSES PROFISSIONAIS (OFICIAS, SARGENTOS E GUARDAS), APETECE PERGUNTAR QUAIS  FORAM AS QUE FIZERAM VALER, EM GRAU MAIS ELEVADO, OS  INTERESSES DA SUA CLASSE, NOS ÚLTIMOS TRÊS ESTATUTOS (1983/1993 E 2009)?
UM EXEMPLO: ANTES DE 1983, A ASPIRAÇÃO MÁXIMA DE UM OFICIAL MILICIANO, INGRESSADO NA GNR, ERA PASSAR AO QUADRO PERMANENTE E ATINGIR O POSTO HIERÁRQUICO DE CAPITÃO. A VERDADE É QUE OS SUCESSIVOS ESTATUTOS PERMITIRAM QUE ESSES OFICIAIS ATINGISSEM O POSTO DE TENENTE CORNEAL , DEPOIS DE CORONEL E, AGORA, PREPARAM-SE PARA ATINGIR O POSTO DE BRIGADEIRO GENERAL...
UM EXEMPLO: O ESTATUTO DE 1983, E TODOS OS SEGUINTE, PREVIAM A ASCENSÃO À CATEGORIA DE OFICIAL DOS MILITARES (SARGENTOS E GUARDAS) SE TITULARES DE GRAU ACADÉMICO IGUAL OU SUPERIOR A LICENCIATURA. PASSARAM MAIS DE DUAS DÉCADAS  SEM QUE A LEGISLAÇÃO ESPECIAL - ESTATUTARIAMENTE PREVISTA - ALGUMAS VEZ VISSE A "LUZ DO DIA", OU SEJA: NINGUÉM BENEFICIOU DE TAL NORMATIVO LEGAL COM O AGRAVANTE DESSA POSSIBILIDADE, NO QUE CONCERNE À CLASSE DE GUARDAS, TER SIDO AGORA AFASTADA DA PROPOSTA DO NOVO ESTATUTO...
FACE AO ACIMA RELATADO, PARECE QUE NÃO EXISTIREM DUVIDAS SOBRE QUAL DAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS MAIS TÊM BENEFICIADO, COM AS ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS,  NESTAS ULTIMAS TRÊS DÉCADAS.








Última edição por CARI2013 em Sex 16 Set 2016, 23:01, editado 2 vez(es)
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Maldisposto Sex 16 Set 2016, 22:59

BlackOps escreveu:
Carpe diem escreveu:Mas qual é o problema do  projeto do estatuto nos aproximar dos militares? Não teremos mais a ganhar do que perder  com essa aproximação ?  Isto já é um fetiche  para a APG. Os tempos mudam, deixem-se de lutas que só nos prejudicam.
militar
Temos mais a ganhar do que a perder com a aproximação ás forças armadas,o afastamento só nos prejudica.   :surpreso:
Maldisposto
Maldisposto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Remarc Sex 16 Set 2016, 23:06

CARI2013 escreveu:

FOI NO INICIO DOS ANOS 80 DO SÉCULO PASSADO QUE FOI LANÇADO UM DEBATE, QUE VIRIA A CULMINAR NUM AMBIENTE DE CONTESTAÇÃO, SOBRE QUAIS OS DIREITOS QUE DEVERIAM SER RESTRINGIDOS AOS MILITARES, PRINCIPALMENTE TODOS AQUELES QUE IMPEDIAM A CRIAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO-PROFISSIONAIS DE MILITARES. CONTUDO, A LEI, NÃO IMPEDIA QUE SE CONSTITUÍSSEM ASSOCIAÇÕES DE MILITARES COM CARÁCTER DEONTOLÓGICO. ESTE PROBLEMA SÓ SE VEIO A RESOLVER NO SEGUNDO ANO DO PRESENTE SÉCULO (2001) POR FORÇA LEGAL.
CONTUDO OUTRO PROBLEMA QUE SE DISCUTIA E, PELOS VISTOS, AINDA HOJE SE DISCUTE, É O QUE SE REFERE ÀS RELAÇÕES ENTRE AS ASSOCIAÇÕES SÓCIO-PROFISSIONAIS, HIERARQUIA MILITAR E O PODER POLÍTICO .
 HOJE AINDA FAZ SENTIDO PERGUNTAR: 
ATÉ QUE PONTO OS SÓCIOS, SÓ PORQUE SÃO SÓCIOS DE UMA ASSOCIAÇÃO SÓCIO PROFISSIONAL, CONSEGUEM ALIVIAR E/OU AFASTAR   UM CERTO TEMOR REVERENCIAL  À HIERARQUIA MILITAR E AO PODER POLÍTICO?;
ATÉ QUE PONTO OS SÓCIOS E OS ÓRGÃOS DIRIGENTES DAS ASSOCIAÇÃO SÓCIO PROFISSIONAL CEDEM NOS SEUS INTERESSES INDIVIDUAIS FACE AOS DO COLECTIVO...?
SENDO QUE NA INSTITUIÇÃO  GNR  EXISTEM ASSOCIAÇÕES SÓCIO PROFISSIONAIS QUE REPRESENTAM AS TRÊS CATEGORIAS DE CLASSES PROFISSIONAIS (OFICIAS, SARGENTOS E GUARDAS), APETECE PERGUNTAR QUAIS  FORAM AS QUE FIZERAM VALER, EM GRAU MAIS ELEVADO, OS  INTERESSES DA SUA CLASSE, NOS ÚLTIMOS TRÊS ESTATUTOS (1983/1993 E 2009)?
UM EXEMPLO: ANTES DE 1983, A ASPIRAÇÃO MÁXIMA DE UM OFICIAL MILICIANO, INGRESSADO NA GNR, ERA PASSAR AO QUADRO PERMANENTE E ATINGIR O POSTO HIERÁRQUICO DE CAPITÃO. A VERDADE É QUE OS SUCESSIVOS ESTATUTOS PERMITIRAM QUE ESSES OFICIAIS ATINGISSEM O POSTO DE TENENTE CORNEAL , DEPOIS DE CORONEL E, AGORA, PREPARAM-SE PARA ATINGIR O POSTO DE BRIGADEIRO GENERAL...
UM EXEMPLO: O ESTATUTO DE 1983, E TODOS OS SEGUINTE, PREVIAM A ASCENSÃO À CATEGORIA DE OFICIAL DOS MILITARES (SARGENTOS E GUARDAS) SE TITULARES DE GRAU ACADÉMICO IGUAL OU SUPERIOR A LICENCIATURA. PASSARAM MAIS DE DUAS DÉCADAS  SEM QUE A LEGISLAÇÃO ESPECIAL - ESTATUTARIAMENTE PREVISTA - ALGUMAS VEZ VISSE A "LUZ DO DIA", OU SEJA: NINGUÉM BENEFICIOU DE TAL NORMATIVO LEGAL COM O AGRAVANTE DESSA POSSIBILIDADE, NO QUE CONCERNE À CLASSE DE GUARDAS, TER SIDO AGORA AFASTADA DA PROPOSTA DO NOVO ESTATUTO...
FACE AO ACIMA RELATADO, PARECE QUE NÃO EXISTIREM DUVIDAS SOBRE QUAL DAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS MAIS TÊM BENEFICIADO, COM AS ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS,  NESTAS ULTIMAS TRÊS DÉCADAS.










ATÉ QUE PONTO OS SÓCIOS, SÓ PORQUE SÃO SÓCIOS DE UMA ASSOCIAÇÃO SÓCIO PROFISSIONAL, CONSEGUEM ALIVIAR E/OU AFASTAR   UM CERTO TEMOR REVERENCIAL  À HIERARQUIA MILITAR E AO PODER POLÍTICO?;

Bem visto!!!!
Remarc
Remarc
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 66
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 163
Mensagem : “Os empregos públicos pertencem ao Estado; não são patrimônio de particulares. Nenhum que não tenha probidade, aptidões e méritos é digno deles.”
(SIMÓN BOLÍVA)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por sergiomizoca Sex 16 Set 2016, 23:14

Há aqui muito pessoal que gostava que a GNR fosse o quarto ramo das forças armadas... mas porque não foram para o exército, marinha ou força aérea? Forças de segurança jamais pode ser equiparada a forças armadas... cada um no seu canto fazendo a sua missão...
o problema da nossa instituição está cá dentro onde não existe vontade de mudar, continuando a viver como há 100 anos atras , onde só existem mordomias e onde muitos se servem da GNR, não servindo mais ninguém, muito menos a população... quantas viaturas estão adidas a oficiais? Quantos condutores? Ainda vivemos num país de terceiro mundo...
sergiomizoca
sergiomizoca
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da gnr
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por BlackOps Sex 16 Set 2016, 23:26

sergiomizoca escreveu:Há aqui muito pessoal que gostava que a GNR fosse o quarto ramo das forças armadas... mas porque não foram para o exército, marinha ou força aérea? Forças de segurança jamais pode ser equiparada a forças armadas... cada um no seu canto fazendo a sua missão...
o problema da nossa instituição está cá dentro onde não existe vontade de mudar, continuando a viver como há 100 anos atras , onde só existem mordomias e onde muitos se servem da GNR, não servindo mais ninguém, muito menos a população... quantas viaturas estão adidas a oficiais? Quantos condutores? Ainda vivemos num país de terceiro mundo...
concordo em parte com as suas afirmações, quando fala em mordomias etc etc... mas em relação ao ir para qualquer ramo das FA, tambem podemos dizer o mesmo em relação aos muitos que vieram para a GNR sabendo que era uma instituição Militar que é tambem uma força de segurança e que agora de repente querem que a GNR tenha estatuto civil!!! então porque não foram esses mesmos camaradas para a PSP e afins com estatuto civil?????
Volto a afirmar que concordo com as suas afirmações do 2º paragrafo...
BlackOps
BlackOps
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : MILITAR GNR
Nº de Mensagens : 472
Mensagem : SI VIS PACEM PARA BELLUM

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por acosta1 Sáb 17 Set 2016, 00:01

BlackOps escreveu:
sergiomizoca escreveu:Há aqui muito pessoal que gostava que a GNR fosse o quarto ramo das forças armadas... mas porque não foram para o exército, marinha ou força aérea? Forças de segurança jamais pode ser equiparada a forças armadas... cada um no seu canto fazendo a sua missão...
o problema da nossa instituição está cá dentro onde não existe vontade de mudar, continuando a viver como há 100 anos atras , onde só existem mordomias e onde muitos se servem da GNR, não servindo mais ninguém, muito menos a população... quantas viaturas estão adidas a oficiais? Quantos condutores? Ainda vivemos num país de terceiro mundo...
concordo em parte com as suas afirmações, quando fala em mordomias etc etc... mas em relação ao ir para qualquer ramo das FA, tambem podemos dizer o mesmo em relação aos muitos que vieram para a GNR sabendo que era uma instituição Militar que é tambem uma força de segurança e que agora de repente querem que a GNR tenha estatuto civil!!! então porque não foram esses mesmos camaradas para a PSP e afins com estatuto civil?????
Volto a afirmar que concordo com as suas afirmações do 2º paragrafo...

Acho que muitos camaradas ficaram com trauma na tropa, porque não foram para uma polícia com cariz civil? Tenham orgulho em serem militares e comportem-se como tal. A PSP não é militar, mas há mais militarismo que na GNR...
acosta1
acosta1
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 63
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 51
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por sousa89 Sáb 17 Set 2016, 10:45

Eu acho que o problema não é sermos militares, o problema é as ideias militaristas de alguns...olhemos para a Guardia Civil, é militar e à quanto tempo tem 36h de serviço?? 
E perderam algumas regalias???
Eu acho é que o problema é que estamos no meio e ficamos com os problemas de cada um dos lados...

Falando do estatuto, é completamente absurdo a teoria da promoção por escolha como querem fazer, vai favorecer as cunhas, sabujos e chibos....espero que isso não avance mesmo!!
sousa89
sousa89
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 34
Profissão : militar da GNR
Nº de Mensagens : 903
Mensagem : Nunca esquecer que todos somos pessoas diferentes, logo temos opiniões diferentes....temos de aprender que cada um tem direito á sua opinião...
Meu alistamento : 02DEC10

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Maldisposto Sáb 17 Set 2016, 13:30

sousa89 escreveu:Eu acho que o problema não é sermos militares, o problema é as ideias militaristas de alguns...olhemos para a Guardia Civil, é militar e à quanto tempo tem 36h de serviço?? 
E perderam algumas regalias???
Eu acho é que o problema é que estamos no meio e ficamos com os problemas de cada um dos lados...

Falando do estatuto, é completamente absurdo a teoria da promoção por escolha como querem fazer, vai favorecer as cunhas, sabujos e chibos....espero que isso não avance mesmo!!
Plenamente de acordo camarada  ok1
Maldisposto
Maldisposto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por BlackOps Sáb 17 Set 2016, 14:50

sousa89 escreveu:Eu acho que o problema não é sermos militares, o problema é as ideias militaristas de alguns...olhemos para a Guardia Civil, é militar e à quanto tempo tem 36h de serviço?? 
E perderam algumas regalias???
Eu acho é que o problema é que estamos no meio e ficamos com os problemas de cada um dos lados...

Falando do estatuto, é completamente absurdo a teoria da promoção por escolha como querem fazer, vai favorecer as cunhas, sabujos e chibos....espero que isso não avance mesmo!!
militar concordo
BlackOps
BlackOps
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : MILITAR GNR
Nº de Mensagens : 472
Mensagem : SI VIS PACEM PARA BELLUM

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por msm Sáb 17 Set 2016, 15:10

acosta1 escreveu:
Acho que muitos camaradas ficaram com trauma na tropa, porque não foram para uma polícia com cariz civil? Tenham orgulho em serem militares e comportem-se como tal. A PSP não é militar, mas há mais militarismo que na GNR.
Digamos que não é preciso exagerar assim tanto.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por иuησ Dom 18 Set 2016, 00:27

msm escreveu:
acosta1 escreveu:
Acho que muitos camaradas ficaram com trauma na tropa, porque não foram para uma polícia com cariz civil? Tenham orgulho em serem militares e comportem-se como tal. A PSP não é militar, mas há mais militarismo que na GNR.
Digamos que não é preciso exagerar assim tanto.

Nem tanto nem nada que se pareça, digo isto porque trabalho diariamente com Agentes e Chefes da PSP e não vejo nada de "militarismos".
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por CARI2013 Dom 18 Set 2016, 00:42

Não resta dúvida de que o fenómeno do militarismo, como ideologia ou como prática política, está presente no mundo inteiro, inclusive no seio das democracias ditas liberais, ainda que de forma latente. No interior dos países, a ideologia é compartilhada, de forma aberta ou velada, por sectores desejosos da cooptação dos militares com vistas aos seus interesses, o que potencializa as tensões entre o sector militar e o poder político. Este fato continua sendo um desafio, como um desafio continua,  a dificuldade de o poder civil dotar as instituições castrenses dos meios indispensáveis à sua missão, e de levar em conta os seus pontos de vista e tradições.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por msm Dom 18 Set 2016, 00:56

Nem tanto nem nada que se pareça, digo isto porque trabalho diariamente com Agentes e Chefes da PSP e não vejo nada de "militarismos".


Sim, tambem nao noto. As nossas relações são muito respeitosas, e exemplifico: não é incomum, até do mesmo posto tratarmos os colegas mais antigos por senhor, pedimos licença para sentar ou entrar, etc..., independentemente do posto da pessoa que lá está. Mas isto nao é subserviência. Pelo contrário, é respeito e educação que a só ausencia do rigor militar permite. O respeito em forças disciplinadas tem sempre uma componente institucional e outra pessoal; digamos que no nosso caso a segunda terá mais força do que no vosso e que por maioria de razão, na guarda, a componente institucional do respeito estará mais vincada. É pelo menos a minha percepção.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por иuησ Dom 18 Set 2016, 13:16

msm, nem mais nem menos que isso.
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por teenage Ter 20 Set 2016, 16:10

boas tardes, a ser verdade que vem ai um estatuto que nos fara regredir muitos anos...
-promoções por mérito
-ferias a menos e 3dias ao critério do comandante
-idade de reforma ou não reserva
entre outras coisas e vergonhoso se as associações não adoptarem formas de luta/protesto muito serias e  porque segundo parece vai ser aprovado um estatuto que so vai interessar ao lambe botas..., estas associações se não o fizerem mais uma vez perdem força, e ganham a fama de estar a cuidar do seu umbigo...
e não venham com demagogias porque estatuto por estatuto deixassem em vigor o que esta...nos so andamos para traz e vamos ficando calados...
teenage
teenage
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 542
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por carocha Ter 20 Set 2016, 19:42

O que acho é que a APG ultimamente e viu-se nas manifestações, andou muito preocupada com a carreira dos oficiais, em serem escolhidos para cmdt geral da GNR

Como já disse, as associaçoes agora podem ir comer à messe dos oficiais e eles que vos paguem as nossas cotas, sim porque com o nosso dinheiro quem saiu a lucrar no meio disto tudo foram eles

Quanto aos desgraçados das restantes classes...as associações nao se pronunciam...nao é APG??

Pronunciar sobre Estatuto??? Não...ainda podem estragar algo nos oficiais...sei lá...

Horário de trabalho...é para as classes de baixo....deixa andar...mesmo confuso que se lixem....paguem é as cotas  e depois logo vemos...não é APG??

Ultimamente as associações deixam muito a desejar....
avatar
carocha
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 873
Mensagem : O respeito e a humildade chegam a todo o lado



Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por jomarabu Qua 21 Set 2016, 11:18

Foi recebido hoje email institucional sobre a proposta do novo EMGNR e o novo regime convergente de pensoes da GNR.
Só falta mesmo assinar o documento.
jomarabu
jomarabu
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2038
Mensagem : «Se quer que os outros gostem de si, se quiser desenvolver
amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros e ao mesmo
tempo ajudar-se a si próprio, guarde este princípio em mente:
Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas.»
Dale Carnegie
Meu alistamento : EPG -AIP /2002

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por só ares Qua 21 Set 2016, 11:25

jomarabu escreveu:Foi recebido hoje email institucional sobre a proposta do novo EMGNR e o novo regime convergente de pensoes da GNR.
Só falta mesmo assinar o documento.

Cá pelo burgo nunca recebemos esses e-mails... Podes-me reenviar? Vou-te enviar o mail por msg privada
só ares
só ares
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR, agora não sei se Guarda, Guarda Principal ou Cabo
Nº de Mensagens : 1739
Mensagem : Só quem bebe tem a certeza absoluta que o mundo gira
Meu alistamento : 99 - Portalegre, 6 Curso Fiscal e 6 Curso SEPNA

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por sergiomizoca Qua 21 Set 2016, 12:43

E publicar aqui no fórum esse estatuto não pode ser?
sergiomizoca
sergiomizoca
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da gnr
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por 25ml Qua 21 Set 2016, 12:45

Também gostava de dar uma espreitadela.
25ml
25ml
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 36
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por иuησ Qua 21 Set 2016, 22:13

Depois de ler "aqui e ali", mas sem me dirigir a ninguém em especial, solicito-vos que relessem novamente o comunicado pois a interpretação do mesmo está a ser completamente incorrecta.

Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto 14364700_860934874005977_6260549078083785945_n

Ou seja, e tal como menciona o comunicado, a APG não irá dar opinião/parecer sobre o Estatuto ao Comandante Geral, reivindicamos a discussão do documento com a MAI, tal como tem sido até aqui. A titulo de exemplo, a APG enviou um parecer sobre o horário (que será tornado publico para compararem o proposto e o que vai ser aplicado), e o efeito será o mesmo que se enviássemos o nosso parecer sobre o Estatuto: nenhum!

иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Associação APG da GNR recusa dar parecer sobre proposta de novo estatuto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes