GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha

Mensagem por Croco Ter 27 Mar 2018, 20:58

GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha
Um projeto de reorganização da GNR prevê alargar os patrulhamentos marítimos das atuais 12 para as 200 milhas, o limite da "plataforma continental". O GIPS será substituído por uma Unidade de Emergência e Socorro

O projeto para uma nova lei orgânica da GNR propõe que esta força de segurança entre no mar territorial sob jurisdição da Marinha, passando das atuais 12 milhas de controlo costeiro e mar territorial para as 200 milhas. A proposta, que fonte da guarda garante estar ainda "em fase embrionária, num documento de trabalho", não deixou de causar surpresa na Marinha. E é mais um episódio da eterna guerra de competências entre as duas forças. Nem a GNR nem o Estado-Maior da Armada comentaram oficialmente. O Comando-Geral da GNR também não explica com que meios pretende fazer estas patrulhas.

Atualmente, a lei orgânica da GNR diz que "constituem atribuições da guarda assegurar, no âmbito da sua missão própria, a vigilância, o patrulhamento e a interceção terrestre e marítima, em toda a costa e mar territorial do continente e das regiões autónomas". No referido "documento de trabalho", que na versão a que o DN teve acesso tem mesmo a designação de "proposta de lei orgânica da GNR", essas mesmas responsabilidades são estendidas aos "espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional". Ora, como é notado por fontes que acompanham o processo, este facto "altera substancialmente" a atribuição desta força de segurança, alargando a sua intervenção das atuais 12 milhas para as 200 (cerca de 322 quilómetros).

Segundo a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) as "zonas marítimas sob soberania ou jurisdição portuguesa, de acordo com o definido na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, compreendem as águas interiores marítimas, o mar territorial, a zona económica exclusiva (ZEE), incluindo a zona contígua ao mar territorial, e a plataforma continental". O "mar territorial", onde atualmente a GNR patrulha, tem cerca de 50 957 quilómetros quadrados (continente, Açores e Madeira), enquanto a ZEE tem, só no continente, 287 521 quilómetros quadrados. Nos Açores são mais de 930 mil e na Madeira mais de 432 mil.

O DN questionou o Comando--Geral da GNR sobre qual o objetivo desta proposta, sobre como vai ser feita a articulação com a Marinha e que meios a GNR tem ou pretende adquirir para cumprir a missão. "A GNR não tem qualquer comentário a fazer relativamente a um documento de trabalho que está em fase de estudo", respondeu o Quartel do Carmo.

A Associação de Profissionais da Guarda (APG) desconhece o projeto, mas apoia a ambição. "Se é para fazer frente à guerra declarada da Marinha, que ainda agora se soube querer ser "polícia do mar", achamos muito bem que a GNR ganhe mais área de intervenção. Até porque a nossa Unidade de Controlo Costeiro tem mostrado muita competência", sublinha o presidente César Nogueira. Conforme o DN noticiou, o governo está a apreciar um projeto de diploma elaborado pela Marinha e proposto pelo Ministério da Defesa que visa dar poderes de polícia aos comandantes dos navios militares no mar.

César Nogueira salienta que para a GNR poder concretizar a vigilância na ZEE "serão precisos meios com capacidade para navegar a esta distância, pois a guarda não os tem".

A nova lei orgânica da GNR, sem alterações desde que foi aprovada em 2009 (com António Costa ministro da Administração Interna), não pretende uma "grande reorganização, mas apenas alguns ajustes", segundo fonte policial que tem participado na discussão. Uma das novidades é a criação de uma nova unidade (de emergência e socorro) para dar corpo ao reforço, em meios humanos e de competências, do GIPS (Grupo de Intervenção, Prevenção e Socorro) na prevenção e combate aos incêndios.

A reativação da Brigada de Trânsito e da Fiscal e a passagem da fiscalização de trânsito em algumas vias principais da PSP para a GNR, como previsto numa proposta de diploma em 2012, com o governo PSD-CDS, não estão neste momento sequer em cima da mesa.
https://www.dn.pt/portugal/interior/gnr-quer-mais-poder-para-patrulhar-aguas-fiscalizadas-pela-marinha-9217102.html
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha

Mensagem por Maldisposto Qua 28 Mar 2018, 13:57

A prioridade agora parece ser dar total controlo à instituição GNR valências que nunca teve antes de 2009 sendo que a duplicação de meios passa a ser irrelevante.
Por outro lado parece também que reforço do patrulhamento/fiscalização nas estradas,bem como aumento de efectivos que não para os GIPS é plano secundário.
Haver vamos.  Portugal
Maldisposto
Maldisposto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha

Mensagem por PINTAROLAS Qua 28 Mar 2018, 14:01

Isto já é uma guerra antiga.

Look   http://www.forumgnr.pt/t26816-a-guerra-entre-gnr-e-marinha?highlight=marinha

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8275

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha

Mensagem por Edr See Qua 28 Mar 2018, 14:20

É normal que uma instituição como a GNR, dotada de autonomia financeira, queira serviços que lhe possam dar mais dotação financeira, foi assim no principio do GIPS e de qualquer outra valência...
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha

Mensagem por msm Qua 28 Mar 2018, 15:40

Cá para mim até podem pôr a GNR a patrulhar o fundo do oceano, a estratosfera, a fiscalizar gambuzinos, tudo.... mas por favor nao me ponham militares (das FA) a fazer de policias. Não me cai bem, remete-me para o fascismo, para além de inconstitucional.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha

Mensagem por Reis158 Qua 28 Mar 2018, 15:51

A patrulha marítima é mais complicada do que se imagina...a meu ver acho que a Guarda deveria de se preocupar mais com um reforço dos postos...embora não se vá notar muito a falta do pessoal que vai para o gips deveria entrar muito mais militares para reforçar a verdadeira valência da Guarda.
Não menosprezando as restantes valências ☺
Reis158
Reis158
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha

Mensagem por el solitario Sex 30 Mar 2018, 11:18

msm escreveu:Cá para mim até podem pôr a GNR a patrulhar o fundo do oceano, a estratosfera, a fiscalizar gambuzinos, tudo.... mas por favor nao me ponham militares (das FA) a fazer de policias. Não me cai bem, remete-me para o fascismo, para além de inconstitucional.
Partilho da mesma opinião a Marinha deve intervir sim e situações de guerra é para isso é que existe embora a GNR o possa também fazer..
Mas também realço outra situação que deveria ser "arrumada" a questão de haver outra policia para a fiscalização da orla costeira..deveria haver só uma GNR (UCC) ou PM...
el solitario
el solitario
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 36
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 1047
Meu alistamento : 09

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes