Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por Croco Ter 14 Ago 2018 - 0:17

Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil
13 de AGOSTO de 2018 - 19:55

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses acusou esta segunda-feira a GNR, e em particular os GIPS, de se "quererem sobrepor" aos bombeiros na estrutura da Proteção Civil, sendo que, nas palavras de Jaime Marta Soares, há 95 bombeiros no terreno por cada elemento da guarda.

Depois de um encontro de mais de uma hora e meia com o ministro Eduardo Cabrita, Marta Sores reiterou tratar-se de uma "ofensa aos bombeiros" o facto de as cerimónias de formatura para receber António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa em Monchique não incluirem bombeiros. Para o presidente da Liga de Bombeiros só uma força poderia ser responsável por essa decisão.

"Nunca efetivamente nos deixaremos subjulgar ou subalternizar sob quaisquer forças, nomeadamente os GIPS da GNR", avisou Jaime Marta Soares.


Jaime Marta Soares criticou atitude da Guarda Nacional Republicana
Em declarações aos jornalistas, Marta Soares disse não acreditar que tenha sido culpa do poder político e sublinha que o ministro prometeu averiguar para conhecer os responsáveis.
Questionado sobre as críticas de outras associações de bombeiros às alegadas falhas nos incêndio de Monchique, Jaime Marta Soares não as subscreve.

"Sei que os bombeiros que cá estiveram, fizeram o seu melhor, deram o quanto possível. Em nome dos bombeiros portugueses, somos operacionais, não comandamos nem coordenamos as operações, o que fizemos muito bem", avisou Marta Soares.


O presidente da Liga dos Bombeiros deixou ainda críticas à atuação do comando durante o incêndio de Monchique
O presidente da Liga adiantou ainda que o ministro o informou de que a 15 de setembro são retomadas as reuniões para definir a lei organica da protecção civil. Uma matéria que o ministro quer concluir até final do ano.

https://www.tsf.pt/sociedade/interior/bombeiros-acusam-gnr-de-se-quererer-sobrepor-na-estrutura-de-protecao-civil-9714594.html
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por guarda2090 Ter 14 Ago 2018 - 0:34

Então queriam que a GNR, com a sua hierárquia militar, não fosse marcar a sua posição na protecção civil, correndo o risco de andar sob as ordens de bombeiros?!?
Espero que daqui saia apenas e só uma conclusão, um Guarda não é um Bombeiro e quem está nos GIPS ser reintegrados nos Pter´s, que é onde fazem falta e é essa a missão da Guarda.
Já agora, será que os Guardas gostavam de ver os Bombeiros a aparecerem como forças de segurança?!
Que haja noção daquilo que são as necessidades da instituição, do país e acima de tudo do bem estar dos demais camaradas que são sujeitos a cargas excessivas de trabalho, por falta de efectivo, para que andem a apagar incêndios.

militar
guarda2090
guarda2090
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 275
Mensagem : Com esforço alcançamos as nossas metas!
Meu alistamento : DEC09 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por Guarda que anda à linha Ter 14 Ago 2018 - 16:51

https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/anselmo-crespo/interior/o-ministro-marta-soares-9337204.html
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2005
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por Pinto da Costa Ter 14 Ago 2018 - 16:59

palmas  mt bem
guarda2090 escreveu:Então queriam que a GNR, com a sua hierárquia militar, não fosse marcar a sua posição na protecção civil, correndo o risco de andar sob as ordens de bombeiros?!?
Espero que daqui saia apenas e só uma conclusão, um Guarda não é um Bombeiro e quem está nos GIPS ser reintegrados nos Pter´s, que é onde fazem falta e é essa a missão da Guarda.
Já agora, será que os Guardas gostavam de ver os Bombeiros a aparecerem como forças de segurança?!
Que haja noção daquilo que são as necessidades da instituição, do país e acima de tudo do bem estar dos demais camaradas que são sujeitos a cargas excessivas de trabalho, por falta de efectivo, para que andem a apagar incêndios.

militar
Pinto da Costa
Pinto da Costa
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1280
Meu alistamento : 1991 Guarda Fiscal


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por msm Ter 14 Ago 2018 - 18:19

Guarda que anda à linha escreveu:https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/anselmo-crespo/interior/o-ministro-marta-soares-9337204.html

Este artigo falha devido a um pormenor que omite e que para mim é um pormaior.

Marta Soares não é mais um tachista comum, não foi nomeado com base em interesses, compadrio ou pagamento de favores. Foi eleito pelos seus pares, pelos comandantes dos bombeiros, pelas associações de bombeiros profissionais, pelas associações de bpmbeiros voluntários, pela federação de associações humanitários que controlam e são "proprietárias" dos corpos de bombeiros. Com essa é que ele os lixa todos e é isso que lhe dá a força que efectivamente tem, e executa-a, foi para isso que foi eleito.

Tambem nao acho que tenha sido uma boa ideia essa de misturar guardas com bombeiros, acharia a mesma piada se fosse ao contrário.
Que a GNR tenha gente preparada para actuar em caso de calamidade e circunstancias especiais dessa natureza, ok, já aceito.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por Helder1980 Ter 14 Ago 2018 - 20:16

Epa agora é que é a sério. Marcar posição na proteção civil? Mas afinal qual a finalidade da GNR. Será marcar posição em tudo. Até numa simples formatura. Será que os bombeiros agora têm que se esconder quando for lá um político? Antes de ver GNR/bombeiros já existiam bombeiros. Se os querem substituir então que façam o trabalho deles o ano inteiro e não só fogos. Ou então combatam-nos sozinhos afinal são profissionais. Agora andar escondido, nem os bandidos o andam quanto mais um bombeiro que a seguir a um fogo, o que ganha. No dia seguinte vai trabalhar.....
Mas se está proteção civil/militar fosse para melhorar algo aplaudia, mas afinal isto de bombeiros, GNR, e sei lá mais o que...fujam e deixem arder.... lamentável
Helder1980
Helder1980
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 43
Profissão : Guarda Prisional
Nº de Mensagens : 127
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por Gif Qua 15 Ago 2018 - 1:20

O que eu acho é que confundem funções, e depois dá bronca, os gips são unidades de 1ª intervenção, ou seja vigiam e na ocorrência de um incêndio dão a 1ª intervenção no combate ao fogo até À chegada dos bombeiros, a partir  dai, passam a dar apoio aos bombeiros, seja nos rescaldos ou nas projecções. Apagar fogos é com os bombeiros e ponto final.

A mais valia dos gips, é que são autoridade, dissuadindo os incendiários e no caso de apanharem algum, têm a autoridade para o deter, coisa que mais nenhum dos intervenientes (bombeiros, particulares, protecção civil, etc) tem.

Mas quando a gnr quer comandar as operações no terreno sobrepondo ao papel dos bombeiros, evidentemente que depois dá barraca.

Se não, não havia a necessidade da existência dos bombeiros, passavam a integrar  os gips. Ou melhor, criavam um corpo de bombeiros profissionais e acabavam com o gips.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por PLPG Qua 15 Ago 2018 - 13:44

Gif escreveu:O que eu acho é que confundem funções, e depois dá bronca, os gips são unidades de 1ª intervenção, ou seja vigiam e na ocorrência de um incêndio dão a 1ª intervenção no combate ao fogo até À chegada dos bombeiros, a partir  dai, passam a dar apoio aos bombeiros, seja nos rescaldos ou nas projecções. Apagar fogos é com os bombeiros e ponto final.

A mais valia dos gips, é que são autoridade, dissuadindo os incendiários e no caso de apanharem algum, têm a autoridade para o deter, coisa que mais nenhum dos intervenientes (bombeiros, particulares, protecção civil, etc) tem.

Mas quando a gnr quer comandar as operações no terreno sobrepondo ao papel dos bombeiros, evidentemente que depois dá barraca.

Se não, não havia a necessidade da existência dos bombeiros, passavam a integrar  os gips. Ou melhor, criavam um corpo de bombeiros profissionais e acabavam com o gips.

Guerra das quintas. Acho que o facto de haver instituições diferentes com competências comuns dá nisto.

Qualquer um tem competência para efectivar uma detenção, até digo mais a competência de investigação é da PJ, se calhar os GIPS devias passar passar para a PJ     grande risota2


Todos os anos se fala em acabar com os GIPS, até à calamidade do ultimo ano, o Costinha orgulha-se do que criou e achou que

reforçar seria uma solução. A meu ver uma decisão errada...nada contra o pessoal pelo contrario...acho bem que o pessoal

 agarre as oportunidades os Postos Territoriais não são vida para ninguém.

 Não duvido que trabalhem bem, acho que não seria de esperar outra coisa, bons meios, boa formação, pouco ou nadam fazem 

durante o resto do ano, têm compensação monetária para andarem motivados.
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por toinojaquim Qui 16 Ago 2018 - 10:57

A GNR faz tudo menos patrulhas
toinojaquim
toinojaquim
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 520
Mensagem : " As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro, pelo contrário, degradam-se ao nível do pior"
Meu alistamento : 2003 Portalegre


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por COELHO.X Qui 16 Ago 2018 - 11:46

toinojaquim escreveu:A GNR faz tudo menos patrulhas
hmm ideia ups
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Bombeiros acusam GNR de se quererer sobrepor na estrutura de Proteção Civil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes