Polícia salva homem após ataque cardíaco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Polícia salva homem após ataque cardíaco Empty Polícia salva homem após ataque cardíaco

Mensagem por Almeida Pinto Qui 30 maio 2019, 14:18

Agente da PSP fez manobras de reanimação a trabalhador até à chegada do socorro, em Portimão.Polícia salva homem após ataque cardíaco Img_900x509$2019_05_30_00_46_08_856204
Um agente da PSP salvou a vida de um trabalhador da construção civil que sofreu um ataque cardíaco junto a uma obra, em Portimão.

A vítima deixou de respirar e Pedro Gaspar fez manobras de reanimação até à chegada dos meios de socorro. O homem, de 65 anos, foi hospitalizado e sobreviveu. 
O dia de patrulhamento do agente da Divisão de Trânsito da PSP de Portimão estava a correr dentro da normalidade, quando se apercebeu de que havia uma pessoa estendida no chão junto a uma obra, na rua Basílio Teles. "Vi duas pessoas a mandar água para a cara de um homem estendido no chão e parei. 

Verifiquei que não respirava e alertei o 112. Comecei a fazer compressões como aprendi numa formação de suporte básico de vida lecionada pelos Bombeiros de Portimão e consegui que voltasse a respirar", recorda ao CM Pedro Gaspar, que assume que "foram minutos que pareceram horas". 

Com a chegada dos bombeiros e de um médico do INEM foi possível reverter totalmente a paragem cardiorrespiratória que o trabalhador tinha sofrido.

A atuação do agente foi crucial para reanimar a vítima. "Não sou um herói. Fiz o que meus colegas também fariam. Faz parte da nossa missão", considera Pedro Gaspar.

PORMENORES
Bombeiros de Portimão
A formação em Suporte Básico de Vida está a ser ministrada pelos Bombeiros de Portimão a agentes da PSP e da Polícia Marítima e a militares da GNR. 

Tempo é vida
Segundo o formador Ricardo Reis, neste tipo de casos "o tempo é vida" e as primeiras pessoas a chegarem ao local "podem fazer a diferença".

Seis desfibrilhadores
A formação está integrada num programa da Proteção Civil Municipal de Portimão, que prevê a instalação, em breve, de seis desfibrilhadores no concelho.

Fonte: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/policia-salva-homem-apos-ataque-cardiaco-em-portimao?sid=856204&fbclid=IwAR2FdCvNRofqan8RgpOkNhdeHJfs5uqSKDUGsgBINYXIp5gBK29k6E_Xojk
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia salva homem após ataque cardíaco Empty Re: Polícia salva homem após ataque cardíaco

Mensagem por dragao Sex 31 maio 2019, 22:29

 :bravo: Procedimentos que todos os profissionais das forças de segurança deviam saber/receber formação...
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia salva homem após ataque cardíaco Empty Re: Polícia salva homem após ataque cardíaco

Mensagem por msm Sex 31 maio 2019, 22:49

Parabéns ao colega.

Formação só por si não chega, é fundamental que seja refrescada de tempos a tempos.

Eu tenho formação dada pelo INEM e de nada me vale que me tenham dito que passávamos a ser os policias com a melhor formação na matéria até àquela altura. Até os desfribilhadores, que ainda não eram automáticos e raros, de lá saimos aptos a operar. Uns anos mais tarde, no ambito da minha especialidade, voltei a repetir tudo mas com as actualizações que os avanços impunham.
Porém, hoje, acho que perante uma situação real de pouco me valeria o que aprendi; passaram muitos anos, nunca pratiquei, nunca assisti a um caso em concreto.... já nem me lembro quantas compressões se fazem em cada série, ou seja, até o fundamental esqueci.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia salva homem após ataque cardíaco Empty Re: Polícia salva homem após ataque cardíaco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes