AJUDA – Resolução problema terreno

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por pts Seg 20 Jul 2009, 11:47

Caros camaradas e restantes users deste fórum, gostaria de vos solicitar ajuda (concreta) para um problema que tenho e que ao que sei, mais pessoas têm tido.

Os meus pais têm um terreno que há cerca de 8 anos tem insistentemente sido ocupado por uma senhora que reside na sua casa adjacente ao mesmo. De realçar alguns factos:

- Os meus pais têm a caderneta do terreno, escritura e pagam as contribuições.

- Já foi apresentada queixa, mas por ironia a mesma foi arquivada, pois a tal sr.ª disse que nunca quis o terreno, mentindo e continuando a dispor do mesmo. Os meus pais acabaram por pagar as custas e o advogado, que pelos visto é como muitos, um “côcô”, que levou-lhes um boa quantia em dinheiro.

- Cada vez que se lá vai é sempre uma chatice, porque a tal sr.ª provoca e incita o confronto físico.

- A senhora pelos visto aconselhada por alguém, semeia agora o terreno tendo-o ocupado por inteiro.

- A distância do local onde moramos e o terreno é de cerca de 145km

Não sei mais o que fazer, já contactei com os camaradas que fazem aquela ZA em virtude de me acompanharem ao local (evitar confrontos) e já liguei também para que a sr.ª fosse avisada, porque até mesmo a estrada que dá acesso ao terreno, que passa em frente á casa da mesma, foi cortado com bidões, madeiras e uma vala, impedindo a passagem com uma viatura.

Estou desesperado e sem opções…

Já pedi conselhos a mais camaradas, um da velha Guarda que já se encontra na reforma disse-me: “Se fosse comigo já tinha resolvido o problema, ia lá e ou eles paravam com a ocupação ou nenhum dos dois gozávamos o terreno…”

A vontade não me falta, mas julgo que antigamente as coisas eram resolvidas de uma maneira, agora terá de ser de outra, até porque em tempos uma situação destas era vista com mais gravidade, pois as pessoas subsistiam muito mais dos seus terrenos.

Que é que eu posso fazer???

hmm
pts
pts
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 792
Mensagem : A ver incrédulo, o destino de Portugal e do mundo...
Meu alistamento : 1.º/1998

http://www.pnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Tareca Seg 20 Jul 2009, 13:07

E não dá para vedar o terreno?
Ao meu pai aconteceu-lhe mais ou menos isso. Gastou um dinherito (dinheirão), vedou o terreno, com portão e resolveu o problema.
A estrada que dá para o terreno é publica?
Quanto ao semear ... eu metia lá uma máquina e lavrava aquilo
Tareca
Tareca
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 63
Profissão : TI
Nº de Mensagens : 998
Meu alistamento : 1987

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por genere Seg 20 Jul 2009, 13:19

Camarada como isto anda só apetece resolver esses casos pela força.
Mas faz o seguinte, apresenta mais uma queixa, onde é mencionada a anterior (NUIPC), tira fotos, para bem com essa senhora no interior do terreno, junta todas as provas documentais que necessites.
Porque daqui uns anos ela pode alegar usocapião (consulta o Capitulo VI do Codigo Civil).
Se for preciso plata lá ou semeia alguma coisa, pois assim tambem pode ser aplicado o crime de dano.
Mas nunca, nunca entres em confronto fisico, pois os bardinas normalmente provocam o confronto para depois tirar partido disso!
genere
genere
Aspirante
Aspirante

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 3049
Meu alistamento : CFP 2004 AIP ; CPCb 11/12 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Red_Bull Seg 20 Jul 2009, 13:39

faz k tareca diz..lixa a Fixe
Red_Bull
Red_Bull
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1937
Mensagem : Queres Louvores ? Trabalha para eles.. Faz Boas saladas de fruta....




Meu alistamento : 1999** Do Terrafal(Portalegre)

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por pts Seg 20 Jul 2009, 16:23

Tareca escreveu:E não dá para vedar o terreno?
Ao meu pai aconteceu-lhe mais ou menos isso. Gastou um dinherito (dinheirão), vedou o terreno, com portão e resolveu o problema.
A estrada que dá para o terreno é publica?
Quanto ao semear ... eu metia lá uma máquina e lavrava aquilo

Sim a estrada é publica, deixo em baixo um linck com foto, para melhor entendimento da situação.

Pois vender é o que queremos, o problema é que localmente e como se trata de uma localidade pequena, ninguém quer confusões, pois conheçem bem a "peça" e ela afugenta os forasteiros que ao verem as coisas como estão, também se recusam a comprar, até porque estamos a pedir um valor irrisório pelo terreno, mesmo já para despachar, já agora:

- São hectare e meio com água e luz, por 15mil euros (negociáveis) a 40m de Lisboa (zona do Cartaxo).

Para semear ou construir uma vedação, é necessário algum dinheiro, que neste momento é escasso e depois há o facto de a tal senhora, destruir tudo o que podemos e poderíamos fazer lá...

genere escreveu:Camarada como isto anda só apetece resolver esses casos pela força.
Mas faz o seguinte, apresenta mais uma queixa, onde é mencionada a anterior (NUIPC), tira fotos, para bem com essa senhora no interior do terreno, junta todas as provas documentais que necessites.
Porque daqui uns anos ela pode alegar usocapião (consulta o Capitulo VI do Codigo Civil).
Se for preciso plata lá ou semeia alguma coisa, pois assim tambem pode ser aplicado o crime de dano.
Mas nunca, nunca entres em confronto fisico, pois os bardinas normalmente provocam o confronto para depois tirar partido disso!


A minha vontade da "força" é bem grande, mas... mas... mas...

Eu conheço a tal Lei da usurpação, mas não vejo o que posso fazer mais, outra queixa? Sabemos bem que isto é complicado, mas é um conselho que vou adoptar, outra apresentação de queixa, que ao fim de dois ou três anos, fica arquivado e nós a pagar-mos custas e advogados que querem é dinheirinho...

Ir lá com um tractor? Ninguém localmente quer meter-se neste assunto!

É longe demais para ir lá todos os dias e não temos casa lá para pernoitar, o café ou restaurante mais próximo fica a cerca de 2 a 3 km.

Que é que eu faço ups

LINCK COM FOTO DO LOCAL -> https://2img.net/r/ihimizer/img357/9513/123sxn.jpg

LEGENDA:
1 - A casa da tal senhora
2 - O caminho publico que está cortado, como referi
3 - Terreno que inclui as arvores em baixo e extende-se até atrás e para além das outras casas na imagem
pts
pts
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 792
Mensagem : A ver incrédulo, o destino de Portugal e do mundo...
Meu alistamento : 1.º/1998

http://www.pnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Convidad Seg 20 Jul 2009, 19:36

Há gente com uma lata que até custa acreditar. Na minha casa no Alentejo o vizinho do lado construiu um anexo em cima do meu muro.!!!Quando lá cheguei num fim de semana já o anexo tinha sido construido.

Eu tambem vou pela Tareca e o genere, mas se é para vender pode ser que o novo dono faça uma vedação.

ou...

Se conseguir provar que ela vai lá ocupar o terreno ela deverá ter uma ordem do tribunal para não o fazer.

Acho que tambem pode fazer o seguinte, armadilhe a senhora, pode ir lá e colher o que a senhora semeia o terreno é seu certo, se ela invadir a propriedade enquanto está a colher chame a Policia (combine com a policia) para tomar conta da ocorrencia e tem provas de tudo.

Estou a ser mázinha?
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por LCP 22 Seg 20 Jul 2009, 19:59

Desculpa camarada não poder ajudar mais neste teu problema já que não percebo nada do caso.
A unica coisa que te posso dizer é que consultes um advogado e te aconce-lhes com ele, de resto só te posso desejar paciencia, força e boa sorte para a resolução de tudo isto.
LCP 22
LCP 22
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 37
Profissão : G.N.R
Nº de Mensagens : 814
Mensagem : Comigo quem quiser, contra mim quem puder
Meu alistamento : CFG 2006/2007 - CFCB 2011/2012

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Lupo Seg 20 Jul 2009, 20:16

Se fosse eu arranjava uma casal de ciganos para ir acampar no terreno.
Perdido por 10 perdido por 100!!!
Assunto resolvido.
Lupo
Lupo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Nem eu sei! Soldado, Guarda ou algo parecido da G.N.R
Nº de Mensagens : 588

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Balístico Seg 20 Jul 2009, 20:34

O problema do uso da força, ao contrário do que pensem, não está no uso da força em si, mas na forma como o fazemos...
Há mais que uma maneira de esfolar um coelho, pensa nisso...
E outro ditado popular que me agrada imenso: de noite, todos os gatos são pardos...
Balístico
Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens : 968
Meu alistamento : Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Patrulhas Seg 20 Jul 2009, 21:38

veda o terreno e põe um portão, se ela for apanhada lá dentro, crime de. "introdução em local vedado ao público", era o que eu faria.
Acho que alguém ja escreveu isto, se partir ou deitar abaixo alguma coisa, crime de dano, se for as duas, porreiro pá, concurso de crimes.
Boa sorte e paciência.
Cumprimentos,

:fg hurray:
Patrulhas
Patrulhas
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1253
Meu alistamento : Curso de 1999

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por pts Seg 20 Jul 2009, 22:25

Se eu gastar dinheiro a construir seja o que for, ela vai arrasar tudo, depois eu não posso provar que foi ela, pois eu não posso lá ficar permanentemente... Ela não é burra ao ponto de se deixar apanhar dentro do terreno comigo, para a fotografar, aliás ela quando eu lá vou manda "bocas" mas de longe, porque ela sabe que eu sou maluco e não aturo metade das coisas que os meus pais já aturaram...

Balístico escreveu:O problema do uso da força, ao contrário do que pensem, não está no uso da força em si, mas na forma como o fazemos...
Há mais que uma maneira de esfolar um coelho, pensa nisso...
E outro ditado popular que me agrada imenso: de noite, todos os gatos são pardos...


Caro camarada, não pense que esse ditado não me passou já pela cabeça várias vezes, aliás até sei bem como fazer as coisas e tenho as "ajudas" necessárias, mas tenho estado a evitar... Talvez porque alguém nesta história terá de ter algum bom censo, não sei... Não sei mesmo...

Camarada Lupo, também poderia por lá uns ciganos, do género de emprestar o terreno a eles por 5 ou 10 anos, não tinha problemas, desde que isso lixa-se bem aquela tipa, mas como gosto tanto dela como dos ciganos, é mais um impasse Smile

Já vi que isto ainda tem uma história grande para correr, até que se consiga resolver alguma coisa.

Ou dou-me como vencido ou ainda perco a cabeça, e solto o "Hitler" que há em mim... Aquela tipa ainda se arrependerá, de me fazer passar do sério...

Furioso
pts
pts
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 792
Mensagem : A ver incrédulo, o destino de Portugal e do mundo...
Meu alistamento : 1.º/1998

http://www.pnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Patrulhas Ter 21 Jul 2009, 11:05

Eu não ví nada.....
pisca
Patrulhas
Patrulhas
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1253
Meu alistamento : Curso de 1999

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por pts Ter 21 Jul 2009, 15:00

piscar

Mas será que ninguém já resolveu alguma situação como esta ou pareceida, ou que tenha conhecimentos para me aconselhar melhor? Será que tenho de resolver isto mesmo á BRUTA?

Parte tudo
pts
pts
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 792
Mensagem : A ver incrédulo, o destino de Portugal e do mundo...
Meu alistamento : 1.º/1998

http://www.pnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por trecarrico Ter 21 Jul 2009, 18:36

Qualquer advogado com o mínimo de Juízo e conhecedor de direito civil te pode ajudar.
Nunca ouviste falar que se um vizinho teu tiver uma laranjeira, e um ramo dessa laranjeira pender para o teu terreno, tu podes colher essas laranjas porque são tuas ou simplesmente podes cortar o ramo?
Nunca ouviste dizer que o que nasce na tua terra é teu? Não importa como lá foi ter a semente?
Eu apenas tive umas noções de código civil mas falasse muito nestas situações porque são as mais problemáticas, por isso no lugar de arranjares um advogado reles mais vale a pena gastares mais um pouco e ficas com o problema resolvido em termos legais.
Essa vizinha sempre a há-des ter que aturar, mas eu se fosse a ti pagava o aluguer a um tractorista a cada vez que ela semeasse, eu lavrava a terra (depois das culturas começarem a crescer claro) e depois ela que pedisse uma idmenização por tu teres "limpo" uma terra que é tua aos olhos da lei.
E já agora vai por lá colocando umas placas com os dizeres "propriedade privada, proibida a entrada a estranhos".
E se ela cortou um caminho publico, vais á Câmara Municipal da Área e apresentas queixa que eles tem o dever de fazer o resto.
É uma situação complicada, mas desejo-te sorte para que a resolvas o mais depressa possivel
trecarrico
trecarrico
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 304
Meu alistamento : 1.º de 1996 (Grande curso)

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Luisa Baião Ter 21 Jul 2009, 19:26

pts não resolvas á bruta faz favôr.
Quando se perde a cabeça normalmente não melhoramos as coisa .pelo contrário piora a situação.Tem calma ,não estragues a tua vida .
o trecarriço deu-te umas dicas que acho muito boas. Acho que se fosse comigo fazia mesmo como ele disse.
Boa sorte !
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Robles Ter 21 Jul 2009, 19:54

Companheiro pts, o meu concelho é que aproveites uns dias de férias e vás montar uma tenda lá no terreno, aproveitas e mandas veda-lo, incorporas umas placas bonitas a dizer que é propriedade privada e depois vens-te embora.
passados alguns dias vais lá novamente e se a vedação estiver danificada apresentas queixa contra desconhecidos. Volvida uma ou duas queixas, montas lá uma vigilância no intuito de a apanhares em flagrante, chamas a Guarda ao local e formalizas novamente uma queixa, mas desta feita contra ela e mencionas ainda as anteriores, pedes uma indemnização (Art.º75 e seguintes do CPP) e ficas com o problema resolvido.
Robles
Robles
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR/Investigador Criminal
Nº de Mensagens : 992
Mensagem : Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens. Mas não tenho certeza do que afirmo sobre a questão do Universo. "Albert Einstein"
Meu alistamento : 1.º de 96

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Luisa Baião Ter 21 Jul 2009, 19:59

Robles para vedar o terreno não será necessário requerer á Câmara...
Não tenho a certeza disso.Se calhar. só é preciso para muros de tijolo ou de alvenaria.
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Robles Ter 21 Jul 2009, 20:05

Não Luisa, não é necessária nenhuma autorização, somente é obrigado a deixar os caminhos que lá estejam acessiveis.
Robles
Robles
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR/Investigador Criminal
Nº de Mensagens : 992
Mensagem : Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens. Mas não tenho certeza do que afirmo sobre a questão do Universo. "Albert Einstein"
Meu alistamento : 1.º de 96

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por pts Ter 21 Jul 2009, 20:58

trecarrico escreveu:Qualquer advogado com o mínimo de Juízo e conhecedor de direito civil te pode ajudar...Essa vizinha sempre a há-des ter que aturar, mas eu se fosse a ti pagava o aluguer a um tractorista a cada vez que ela semeasse, eu lavrava a terra (depois das culturas começarem a crescer claro) e depois ela que pedisse uma idmenização por tu teres "limpo" uma terra que é tua aos olhos da lei.
E já agora vai por lá colocando umas placas com os dizeres "propriedade privada, proibida a entrada a estranhos".
E se ela cortou um caminho publico, vais á Câmara Municipal da Área e apresentas queixa que eles tem o dever de fazer o resto.

Obrigado pela dica, embora não esteja certo que resulte, vale a pena tentar...
pts
pts
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 792
Mensagem : A ver incrédulo, o destino de Portugal e do mundo...
Meu alistamento : 1.º/1998

http://www.pnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA – Resolução problema terreno Empty Re: AJUDA – Resolução problema terreno

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes