Caixa Geral de Aposentações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por António Silva Dias Seg 13 Fev 2012, 19:50

Acabei de receber a notificação da Caixa Geral de Aposentações com a indicação da pensão definitiva de aposentação, e no verso vinha a seguinte indicação "O interessado é devedor da(s) quantia(s) abaixo mencionada(s), cujo pagamento terá início a partir do 1º abono a efectuar pela Caixa". A quantia importa em 6.440,35 euros relativa a 06a 10m 23d.

Como quando passei à reserva tinha o tempo de 36anos e 9meses de serviço após as somas da percentagem de 25% e do tempo de tropa. Como paguei os descontos da tropa e ainda descontei durante cinco anos na reserva, fiquei muito preocupado porque ou estou mal esclarecido, ou roubado!

Peço a quem estiver dentro do assunto, por favor - esclareçam-me.

(os descontos feitos na reserva também contam para o cáculo das pensões. Artº 21º do Dec.-Lei 297/2009 de 14 de Outubro)
António Silva Dias
António Silva Dias
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 69
Profissão : Cabo GNR (na reforma)
Nº de Mensagens : 5
Mensagem : "A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno"
Augusto Cury
Meu alistamento : Aveiro 1978

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por jarosma Seg 13 Fev 2012, 20:57

Pois, à que ver qual o tempo efectivo de descontos sem percentagens. depois é somar os descontos na reserva e ver quantos anos dá.
jarosma
jarosma
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 63
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 505
Meu alistamento : 1981

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por bawer Seg 13 Fev 2012, 21:21

ainda vão aparecer mais surpresas...é só aguardar Sad
bawer
bawer
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por António Silva Dias Seg 13 Fev 2012, 21:28

Obrigado Jarosma. Mas a verdade é que a soma do tempo efectivo, mais a reseva, mais o tempo de tropa, dá 34 anos. Só deveria pagar dois anos e não 6 anos e 10 meses! Continuo com aquela impressão que estou a ser assaltado.
António Silva Dias
António Silva Dias
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 69
Profissão : Cabo GNR (na reforma)
Nº de Mensagens : 5
Mensagem : "A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno"
Augusto Cury
Meu alistamento : Aveiro 1978

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por vmgonçalves Ter 14 Fev 2012, 09:28

Isto confirma o que já á muito tempo disse, para a CGA conta só o tempo de serviço efectivo e que só se teria direito a receber a totalidade quanto esse tempo fosse 40 anos.

Mas á que ver o lado positivo da coisa. Em vez de te penalizarem em percentagem, dão-te a possibiliddade de pagar o tempo em falta como se faz para o pagamento do tempo de tropa.
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por Alvaro Carvalho Ter 14 Fev 2012, 10:33

António Silva Dias escreveu:Obrigado Jarosma. Mas a verdade é que a soma do tempo efectivo, mais a reseva, mais o tempo de tropa, dá 34 anos. Só deveria pagar dois anos e não 6 anos e 10 meses! Continuo com aquela impressão que estou a ser assaltado.

Comigo aconteceu o mesmo.
Mandaram-me esses papeis em Setembro do ano passado.

O q me explicaram é q os 25% q temos para contagem de tempo tem q ser pago quando passamos á reforma.
No meu caso eu passei a Reserva em 2005 c 30 anos de serviço, mais 5 anos na rserva dá 35.
Eu pensava q só me faltava pagar um ano até perfazer os 36. Mas nao é assim.
O q diz Lei é q se eu pude passar á reserva com 30 anos de serviço porque os 25% o permitiram, vou ter q pagar esses 25%.
É uma vigarice.
Há um colega q era de 1968 e passou á reforma em 2009 e está tambem a pagar apercentagem. Ora ele teve 41 (digo quarenta e um )anos de descontos. Foram 36 no activo e 5 na reserva!

Claro q o pessoal vai dizer q nao pode ser, etc, mas quando chegar a vez deles vao ver q é mesmo assim.

Cumptos
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por carlos morais Ter 14 Fev 2012, 12:15

António Silva Dias ;em quantas mensalidades vais pagar o que deves à CGA da percentagem dos anos referidos.
avatar
carlos morais
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1173
Mensagem : Pela Patria e pela Lei
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
1983

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por Gil Ter 14 Fev 2012, 12:33

Penso que quem tem tempo de descontos fora da GNR e se não que pagar as percentagens pode colmatar o tempo que falta pagar com esse tempo extra GNR, penso que seja viavel fazer isso e é o que estou a pensar fazer para mim, mas tenho de perguntar á CGA qual tempo opurtuno para fazer isso.
Gil
Gil
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 51
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 1063
Meu alistamento : 03 de Novembro de 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por carlos morais Ter 14 Fev 2012, 12:48

Tens razão "GIL" porque se tiveres anos de descontos para a s.social,antes de entrar para a Guarda podes optar para juntar ao teu tempo de serviço. Eu no meu caso pessoal tenho 7 anos e meio de descontos para a s.social ,antes de entrar para a Guarda.
avatar
carlos morais
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1173
Mensagem : Pela Patria e pela Lei
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
1983

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por António Silva Dias Ter 14 Fev 2012, 13:50

Obrigado a todos que se preocuparam tentar esclarecer o assunto referido no tópico, mas a verdade é que eu também tenho sete anos de descontos para a Segurança Social antes de ingressar na GNR, juntei documentos desses descontos ao processo, o que perfaz um total de descontos superior a 40 anos.

(Espero não ter razão ao pensar que estou a ser roubado)

Já fiz uma exposição via E-mail para a CGA, onde exponho detalhadamente o assunto e peço um esclarecimento. Prometo aos camaradas informar da resolução final, até para prevenir casos idênticos no futuro.

Enquanto não me convencerem que está tudo certo, não me calarei enquanto não se esgotarem todas as vias legais.
António Silva Dias
António Silva Dias
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 69
Profissão : Cabo GNR (na reforma)
Nº de Mensagens : 5
Mensagem : "A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno"
Augusto Cury
Meu alistamento : Aveiro 1978

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por Alvaro Carvalho Ter 14 Fev 2012, 13:52

carlos morais escreveu:António Silva Dias ;em quantas mensalidades vais pagar o que deves à CGA da percentagem dos anos referidos.

Vou pagar 133,85 para a CGA durante mais 43 meses, na primeira levaram 104.84€. Portanto sao 44 meses a pagar.
E 30.12 durante 60 meses para CGA/Sobrvivencia.A minha divida era em Setembro,7.6667,00€.

A minha sorte é q tenho um complemento q deu unificada do Centro Nacional de Pensoes de cerca de 150euros do q trabalhei antes de ir p GNR q compensou este "roubo".




Cumptos
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por Gil Ter 14 Fev 2012, 13:59

António Silva Dias escreveu:Obrigado a todos que se preocuparam tentar esclarecer o assunto referido no tópico, mas a verdade é que eu também tenho sete anos de descontos para a Segurança Social antes de ingressar na GNR, juntei documentos desses descontos ao processo, o que perfaz um total de descontos superior a 40 anos.

(Espero não ter razão ao pensar que estou a ser roubado)

Já fiz uma exposição via E-mail para a CGA, onde exponho detalhadamente o assunto e peço um esclarecimento. Prometo aos camaradas informar da resolução final, até para prevenir casos idênticos no futuro.

Enquanto não me convencerem que está tudo certo, não me calarei enquanto não se esgotarem todas as vias legais.

Em que se baseiam para não contarem esse mesmos tempo da segurança social para efeitos de contagem de tempo de reforma?
Andam a jogar monopoli ou quê!!!?
Quer dizer esses gatunos que estão meia duzia de dias na CGD levam mais de pensão do que estavam a receber no activo! Pois é para eles receberem essas pensões churudas têm de roubar de algum lado.
mas eu penso que o pessoal não se deve calar, porque nós não temos uma profissão em que chegamos às 09h00 da manhã e saimos às 18h00, nem estamos com eles quentes na cama, nem ficamos em casa no Natal e passagem de ano. daquei a pouco uqerem que trabalhemos de borla ou querem que façamos os mesmos horarios deles.
Gil
Gil
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 51
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 1063
Meu alistamento : 03 de Novembro de 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por carlos morais Ter 14 Fev 2012, 14:00

Alvaro Carvalho ; Quantos anos descontas-te para a pensão unificada.
avatar
carlos morais
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1173
Mensagem : Pela Patria e pela Lei
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
1983

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por Alvaro Carvalho Ter 14 Fev 2012, 14:09

Eles contam tudo!
Nao dao é nada, porque no total de tempo que me deram tenho, imaginem lá: 49 anos e cinco meses! E eu tinha 54 anos quando passei á reforma!
Sao 30 de serviço activo+25%+5anos na Reserva+ cerca 7 anos de trabalho cá fora para a CNP=49 anos e 5 meses!
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por jarosma Ter 14 Fev 2012, 14:15

Eu passei à reserva com 31 anos de serviço efectivo mais os 5 anos que vou estar na Reserva faz 36 anos efectivos de descontos como tal não vou precisar das percentagens para nada vamos ver depois como é Caixa Geral de Aposentações 97139
jarosma
jarosma
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 63
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 505
Meu alistamento : 1981

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por Alvaro Carvalho Ter 14 Fev 2012, 14:16

Gil escreveu:
António Silva Dias escreveu:Obrigado a todos que se preocuparam tentar esclarecer o assunto referido no tópico, mas a verdade é que eu também tenho sete anos de descontos para a Segurança Social antes de ingressar na GNR, juntei documentos desses descontos ao processo, o que perfaz um total de descontos superior a 40 anos.

(Espero não ter razão ao pensar que estou a ser roubado)

Já fiz uma exposição via E-mail para a CGA, onde exponho detalhadamente o assunto e peço um esclarecimento. Prometo aos camaradas informar da resolução final, até para prevenir casos idênticos no futuro.

Enquanto não me convencerem que está tudo certo, não me calarei enquanto não se esgotarem todas as vias legais.

Em que se baseiam para não contarem esse mesmos tempo da segurança social para efeitos de contagem de tempo de reforma?
Andam a jogar monopoli ou quê!!!?
Quer dizer esses gatunos que estão meia duzia de dias na CGD levam mais de pensão do que estavam a receber no activo! Pois é para eles receberem essas pensões churudas têm de roubar de algum lado.
mas eu penso que o pessoal não se deve calar, porque nós não temos uma profissão em que chegamos às 09h00 da manhã e saimos às 18h00, nem estamos com eles quentes na cama, nem ficamos em casa no Natal e passagem de ano. daquei a pouco uqerem que trabalhemos de borla ou querem que façamos os mesmos horarios deles.

As Leis estao aqui todas:
Assunto:
NOSSA REFERÊNCIA DATA
IPR208 *
RIPR208*
SAC333CO.1035651/00 2011-06-24
0 - 3
Pensão definitiva de aposentação. - Unificada

Informo V.Exa. de que, ao abrigo do disposto no artigo 97.º do Estatuto da Aposentação - Decreto-Lei n.º 498/72,
de 9 de Dezembro -, lhe foi reconhecido o direito à aposentação, por despacho de 2011-06-24, da Direcção da CGA
(proferido por delegação de poderes publicada no D.R. II Série, nº 50 de 2008-03-11), tendo sido considerada a
situação existente em 2010-10-01, nos termos do artigo 43.º daquele Estatuto, na redacção dada pelo D.L.
238/2009, de 16 de Setembro. O valor da pensão para o ano de 2010 é de € ... e foi calculado, nos termos
do artigo 5º, n.ºs 1 a 3, da Lei n.º 60/2005, de 29 de Dezembro, alterado pela Lei n.º 52/2007 e com a redacção
dada pelo artigo 30.º da Lei n.º 3-B/2010, de 28 de Abril...
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Informação

Mensagem por jacare700 Sex 07 Jun 2013, 14:08

Boa tarde Camaradas-Agradecia informação a quem souber, eu fui obrigado ir para Armada Portuguesa entre o ano 1975 até 1977 , nao fizeram quaisqueres descontos para a caixa geral aposentação,soube por experior que se está isento desse pagamento, mas já tentei se conseguia qual a lei ou decerto onde fale sobre essa isenção até a esta data ainda nao a consegui ver

Obrigados
jacare700
jacare700
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 70
Profissão : Guarda Florestal
Nº de Mensagens : 4
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por joao carlos rua Sex 07 Jun 2013, 14:42

Como se pode difundir um documento para esclarecimento da Reserva e Reforma refletindo o entendimento Interno e onde se informa logo a seguir que nem sempre é coincidente com o da Caixa Geral de Aposentações?

É desolador ver tantas dúvidas não esclarecidas pela Hierarquia. O que se vai sabendo é pela iniciativa individual na relação particular entre o militar e a CGA. Qual profissional livre, o Militar da Guarda está à merçê das decisões do funcionáriozeco da CGD que naquele minuto, hora e dia analisa o seu pedido de esclarecimento.

Haja Brio e Profissionalismo para tomar em mãos este assunto e seja a Hierarquia a esclarecer definitivamente e sem mais delongas, junto da CGA as "não coincidências" do mesmo.
joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por Alvaro Carvalho Sex 07 Jun 2013, 18:20

O mais curioso é que nas Forças Armadas isso nao acontece.
Tenho um amigo e camarada do Exercito que passou agora á reforma e a CGA nao lhe faz esses descontos...
E tambem só tinha 32 anos de seviço efetivo.
Enfim...
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Geral de Aposentações Empty Re: Caixa Geral de Aposentações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes