Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por só ares Ter 17 Set 2013, 23:45

Oficial natural de Sanfins de Ferreira está no centro de uma disputa legal e de interesses corporativos
Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general
Um coronel da GNR natural e residente em Sanfins de Ferreira, freguesia do concelho de Paços de Ferreira, está no centro de uma disputa legal, mas também de interesses corporativos, que está a ser travada no seio da Guarda.


Albano Pereira pretende que os coronéis que fizeram carreira na GNR possam ser promovidos a majores-generais, patente para a qual têm sido nomeados somente oficiais vindos do Exército. Nesse sentido, apresentou uma providência cautelar para impedir novas nomeações de majores-generais, mas acabou exonerado do Comando Territorial de Setúbal e suspenso por dez dias.
O caso continuará a ser discutido no Ministério da Administração Interna, para o qual o coronel Albano Pereira recorreu da suspensão, e nas barras dos tribunais civis, nos quais o pacense apresentou queixa-crime contra o instrutor do processo disciplinar, major-general Carlos Lameiras, e contra o comandante-geral da GNR, tenente-general Newton Parreira.
Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general PFR_-coronel-Albano-Pereira
Coronel suspenso por dez dias
A troca de argumentos entre oficiais com carreira feita na GNR e os que são requisitados pela Guarda ao Exército já é antiga, mas ganhou novos contornos em 2007, ano em que foi promulgada a nova lei orgânica desta força de segurança. No cerne da questão está a possibilidade, ou não, dos coronéis da GNR poderem aceder ao posto de major-general. O comando-geral da Guarda pensa que não, mas alguns oficiais da GNR alegam que podem. Entre eles está Albano Pereira, coronel e um dos mais antigos oficiais desta força de segurança. Natural e residente em Sanfins de Ferreira, este oficial apresentou, ainda em 2010, um primeiro requerimento ao comando-geral para concorrer ao posto de major-general, pedido que voltou a fazer já em Outubro do ano passado, depois de ter participado num jantar de oficiais da GNR que discutiu esta problemática.
Sem resposta do comando-geral, o coronel Albano Pereira interpôs, nessa altura, uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada para impedir a nomeação de dois majores-generais vindos do Exército, mas acabou por ser alvo de um processo disciplinar no início deste ano.
No final dessa averiguação, o instrutor do processo propôs uma suspensão de sete dias, mas o tenente-general Newton Parreira decidiu condenar o coronel Albano Pereira em dez dias de suspensão. O autor da providência cautelar foi considerado culpado da quebra do dever de lealdade, dever de correcção, dever de aprumo, dever de sigilo e ainda do dever de obediência. Em resumo, e segundo a interpretação do comando-geral da GNR, o coronel Albano Pereira deveria ter informado o superior hierárquico da realização do jantar de oficiais, no qual não poderia sequer ter participado sem autorização. Também colocou em causa a disciplina e coesão da GNR.
Acusações que foram, no entanto, contestadas pelo próprio coronel Albano Pereira num recurso enviado ao ministro da Administração Interna e no qual alega que nada mais fez do que exercer direitos fundamentais.
O pacense também avançou com queixas-crime contra o instrutor do processo, major-general Carlos Lameiras, e o comandante-geral da GNR, tenente-general Newton Parreira. Nessas queixas-crime o oficial da GNR alega que está a ser alvo de um acto de retaliação, com o propósito de o prejudicar na ascensão na carreira. O major-general Carlos Lameiras e o tenente-general Newton Parreira são, de igual modo, acusados de abuso de autoridade.
 
Perfil de Albano Pereira
Albano da Conceição Martins Pereira nasceu em Sanfins de Ferreira e foi na freguesia da Capital do Móvel que cresceu. Daqui partiu para cumprir o serviço militar, durante o qual esteve cinco anos integrado nas operações especiais do Exército sedeadas em Lamego.
Após a tropa, Albano Pereira concorreu à GNR e frequentou o primeiro curso de oficiais da Guarda.
Já como oficial comandou, entre 1987 e 1998, o Destacamento de Amarante da GNR, cargo que deixou para coordenar todo o projecto de reorganização da investigação criminal. Durante dez anos foi o responsável máximo pela investigação criminal da GNR em Portugal.
Desde 2006 que ostenta a patente de coronel.


In "http://verdadeiroolhar.pt/materias.php?id=26620&secao=pacos_ferreira"
só ares
só ares
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR, agora não sei se Guarda, Guarda Principal ou Cabo
Nº de Mensagens : 1739
Mensagem : Só quem bebe tem a certeza absoluta que o mundo gira
Meu alistamento : 99 - Portalegre, 6 Curso Fiscal e 6 Curso SEPNA

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por dragao Ter 17 Set 2013, 23:58

Na minha modesta opinião, seria bem melhor colocar as cartas na mesa e valer o direito de igualdade.
Estes acontecimentos não trazem prestigio algum à Instituição.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por PLPG Qua 18 Set 2013, 00:36

dragao escreveu:Na minha modesta opinião, seria bem melhor colocar as cartas na mesa e valer o direito de igualdade.
Estes acontecimentos não trazem prestigio algum à Instituição.
no fundo acho que isto é o que menos interessa, so teria impacto caso separa-se da casa mãe, academia.

Para mim é mais um caso de cada um puxa a brasa a sua sardinha e quem se lixa é o mexilhao...o dever de tutela fica arrumado na gaveta
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por gandamano Qua 18 Set 2013, 10:02

o primeiro "general da gnr" será oriundo da AM
gandamano
gandamano
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 581
Mensagem : \" Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.\"
( Henry Ward Beecher )
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por carocha Qua 18 Set 2013, 10:47

Se acabassem com os cursos de Oficiais na academia militar, isso sim, mudava alguma coisa para nós.

É uma guerra entre eles que nunca quiseram saber das nossas e pior, sempre nos rebaixaram, por isso estamos como estamos, votavam sempre contra os nossos direitos, os indices, etc...

Por mim mal por mal, continuava tudo na mesma, para sentirem um pouco o que nós sentimos vindo da parte da maioria dos oficiais
avatar
carocha
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 873
Mensagem : O respeito e a humildade chegam a todo o lado



Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Edr See Qua 18 Set 2013, 11:37

Na minha opinião, independentemente do que alguns dizem, que os oficiais "GNR" são piores que os do "Exercito", são totalmente a favor desta separação e isso só vai acontecer quando os nossos chegarem às estrelas...
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por JNSilva Qua 18 Set 2013, 14:19

E os meus direitos... por onde andam...
É que dos deveres estou eu  farto.
Dever de lealdade, dever de correcção, dever de aprumo, dever de sigilo, dever de obediência, dever disponibilidade, dever... dever...
JNSilva
JNSilva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : Guarda Infantaria GNR
Nº de Mensagens : 519
Meu alistamento : Nov 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por paulo673 Qua 18 Set 2013, 19:03

Fechem o tópico não interessa a ninguém.
paulo673
paulo673
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 49
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 174
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por PLPG Qua 18 Set 2013, 20:19

paulo673 escreveu:Fechem o tópico não interessa a ninguém.
Sem duvida...nem mais

Formem é patrulheiros, procuram-se OPC´s
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por só ares Qua 18 Set 2013, 22:59

paulo673 escreveu:Fechem o tópico não interessa a ninguém.

Acha que não interessa? opniões....
só ares
só ares
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR, agora não sei se Guarda, Guarda Principal ou Cabo
Nº de Mensagens : 1739
Mensagem : Só quem bebe tem a certeza absoluta que o mundo gira
Meu alistamento : 99 - Portalegre, 6 Curso Fiscal e 6 Curso SEPNA

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por иuησ Qua 18 Set 2013, 23:17

dragao escreveu:Na minha modesta opinião, seria bem melhor colocar as cartas na mesa e valer o direito de igualdade.
Estes acontecimentos não trazem prestigio algum à Instituição.
Sem duvida, concordo.

gandamano escreveu:o primeiro "general da gnr" será oriundo da AM
Pelo que me disseram, o Cor Pereira é do 1º curso da GNR na AM, posso estar enganado mas foi o que me disseram recentemente.
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Katuxa Qui 19 Set 2013, 12:44

Desculpem lá meter a colher (mais uma vez...), mas o que se precisa em todas as instituições é de pessoas idóneas que não tenham medo de dizer o que pensam e que sejam, igualmente, competentes (sejam eles oficiais, patrulheiros ou outra coisa qualquer!).
Se todos defendessem as suas convicções como este Senhor, talvez não estivesse cada um a lutar por si...
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por UBT Qui 19 Set 2013, 13:33

Katuxa escreveu:Desculpem lá meter a colher (mais uma vez...), mas o que se precisa em todas as instituições é de pessoas idóneas que não tenham medo de dizer o que pensam e que sejam, igualmente, competentes (sejam eles oficiais, patrulheiros ou outra coisa qualquer!).
Se todos defendessem as suas convicções como este Senhor, talvez não estivesse cada um a lutar por si...
mt bem
UBT
UBT
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 184
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Ivan Drago Qui 19 Set 2013, 15:46

Não concordo com nenhuma das posições! Acho que os Oficiais da GNR não deveriam atingir o posto de General, tal como acontece agora, nem concordo que os Generais do Exército venham comandar uma força de segurança.
Acho sim, que deveriam alterar o a lei orgânica e colocar os coronéis a comandar a GNR, na minha opinião seria o ideal. Isto porque são homens já com alguns anos de experiência do que é o nosso serviço, o que não acontece com os Generais do Exército.
Agora fugindo um pouco ao tema, assim como não concordo que os oficiais da GNR sejam promovidos a Generais, concordo plenamente que os oficiais subalternos sejam comandantes de Posto.
Isto por uma razão muito simples, um homem que sai da Academia Militar com 23 ou 24 anos acho que não tem experiência suficiente para comandar um destacamento com 200 ou 300 homens, portanto o ideal seria começar por comandar um posto com 20 ou 30 homens e também libertava mais sargentos e cabos-chefe para o serviço operacional...
Ivan Drago
Ivan Drago
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Militar da G.N.R./D.I.
Nº de Mensagens : 1299
Meu alistamento : 2006 - AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Shadow.bjp Qui 19 Set 2013, 15:55

Se o exército tem generais em cargos semelhantes aos de Comandante Geral da GNR porque é que achas que devia ser um coronel a comandar a GNR?


Já viste numa circunstância qualquer a muito alto nível as outras instituições serem representadas por Generais ou equivalente e a GNR representada por um Coronel (sem desfazer ninguém)?

Não me parece muito coerente...


Acho que nós deviamos ser comandados já há muito por Generais que fossem militares da GNR desde sempre...


"A César o que é de César..."
Shadow.bjp
Shadow.bjp
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão : Militar da G.N.R.
Nº de Mensagens : 853
Mensagem : "Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado."
Meu alistamento : (",)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por paulo673 Qui 19 Set 2013, 20:03

Da academia militar so ainda atingiram o posto de tenente coronel. curso de 91
paulo673
paulo673
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 49
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 174
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por PLPG Sex 20 Set 2013, 00:19

Ivan Drago escreveu:Não concordo com nenhuma das posições! Acho que os Oficiais da GNR não deveriam atingir o posto de General, tal como acontece agora, nem concordo que os Generais do Exército venham comandar uma força de segurança.
Acho sim, que deveriam alterar o a lei orgânica e colocar os coronéis a comandar a GNR, na minha opinião seria o ideal. Isto porque são homens já com alguns anos de experiência do que é o nosso serviço, o que não acontece com os Generais do Exército.
Agora fugindo um pouco ao tema, assim como não concordo que os oficiais da GNR sejam promovidos a Generais, concordo plenamente que os oficiais subalternos sejam comandantes de Posto.
Isto por uma razão muito simples, um homem que sai da Academia Militar com 23 ou 24 anos acho que não tem experiência suficiente para comandar um destacamento com 200 ou 300 homens, portanto o ideal seria começar por comandar um posto com 20 ou 30 homens e também libertava mais sargentos e cabos-chefe para o serviço operacional...
concordo
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por joao miguel silva Sex 20 Set 2013, 16:30

Ivan Drago escreveu:Não concordo com nenhuma das posições! Acho que os Oficiais da GNR não deveriam atingir o posto de General, tal como acontece agora, nem concordo que os Generais do Exército venham comandar uma força de segurança.
Acho sim, que deveriam alterar o a lei orgânica e colocar os coronéis a comandar a GNR, na minha opinião seria o ideal. Isto porque são homens já com alguns anos de experiência do que é o nosso serviço, o que não acontece com os Generais do Exército.
Agora fugindo um pouco ao tema, assim como não concordo que os oficiais da GNR sejam promovidos a Generais, concordo plenamente que os oficiais subalternos sejam comandantes de Posto.
Isto por uma razão muito simples, um homem que sai da Academia Militar com 23 ou 24 anos acho que não tem experiência suficiente para comandar um destacamento com 200 ou 300 homens, portanto o ideal seria começar por comandar um posto com 20 ou 30 homens e também libertava mais sargentos e cabos-chefe para o serviço operacional...
então podemos concluir que a função de cmdt de posto não é operacional.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Roque Sex 20 Set 2013, 21:21

Ivan Drago escreveu:Acho que os Oficiais da GNR não deveriam atingir o posto de General, tal como acontece agora, nem concordo que os Generais do Exército venham comandar uma força de segurança.
Camarada, pode indicar-me os motivos que o levam a ter essa posição?

Considerando dois jovens de 18 anos, concorrem ambos à Academia Militar. Um acaba por seguir o seu sonho de estudar para Oficial da GNR, outro prefere o Exército. O primeiro, o que quer ser GNR, tem uma média superior (na generalidade), acaba por saber tudo o que o Oficial do Exército sabe (tudo o que é útil, pelo menos), com a vantagem de dominar outros assuntos alheios ao Exército, direccionados para o Comando dentro, e de, uma Força de Segurança de natureza militar. O segundo teve a sorte, o privilégio, segundo o camarada, de preferir o exército e de viver num país onde o Exército ainda tem poder. 

O Oficial da GNR fez missões internacionais, fez comissões no estrangeiro, deu formação, teve uma formação continua, dentro e fora da instituição, nacional e internacionalmente. Evoluiu, fez evoluir, inovou e criou de raiz dentro da GNR. O Oficial do Exército fez aquilo que os oficiais do Exército fazem, não se esmerou, mas também não deixou de fazer o que lhe era pedido. 

O jovem do Exército, a priori, tem mais futuro, só por ser do Exército, que o da GNR, acha isso justo por qual motivo? Estou curioso.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por amsv Sex 20 Set 2013, 21:54

Coroneis a generais... e se fosse  guardas/sargentos licenciados a oficial...ou guardas fossem a  cabo, cabo chefe e cabo mor apenas por antiguidade...  a luta é deles e nunca mas nunca olham para baixo
amsv
amsv
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 479
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Roque Sex 20 Set 2013, 22:07

amsv escreveu:Coroneis a generais... e se fosse  guardas/sargentos licenciados a oficial...ou guardas fossem a  cabo, cabo chefe e cabo mor apenas por antiguidade...  a luta é deles e nunca mas nunca olham para baixo
E que tal falar do assunto em discussão? Se não se quer "chatear" com o problema de outros (O camarada não deve ser comandando por oficiais do Exército, ou está muito satisfeito), não inunde o tópico dos outros com assuntos que, apesar de terem o seu valor, nada acrescentam a este tópico. 

Aliás, se considera que está em baixo, isso diz muito.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por paulo673 Sex 20 Set 2013, 22:56

O que é que ainda não perceberam? Os da academia militar da GNR vão chegar a generais mais só ainda há tenentes coronéis ( curso 91) logo ainda são novos, vão ter que esperar, não podem saltar postos.... A questão é que os coronéis da GNR que não têm academia militar quererem chegar a generais e a lei diz que é preciso ser oriundo da academia militar e ter o curso do estado maior do exercito. Quando os nossos oriundos da academia militar tiverem as condições serão promovidos a generais mas ainda deve faltar uns anitos.  Perceberam a guerra?
paulo673
paulo673
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 49
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 174
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Roque Sex 20 Set 2013, 23:08

Eu percebo muito bem a "guerra" (que vai para além do que disse), mas não é disso que se trata. 

O camarada, em cima, defende que os GNR não devem chegar a General(Qualquer um, portanto, incluindo os que se formaram nos últimos anos). Logo, gostaria de saber o motivo.


Última edição por Roque em Sex 20 Set 2013, 23:26, editado 1 vez(es)
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por FORASTEIRO Sex 20 Set 2013, 23:21

Por mim,embora com a tropa macaca:non:  e que sejamos comandados pelos " nossos ".
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por ROSINHA53 Sáb 21 Set 2013, 09:25

Já tive oportunidade de defender a minha posição sobre este assunto tão recorrente, sendo a minha posição contra a vinda de generais do exército para a GNR.
Segundo opiniões tecidas supra, à quem diga que existe legislação que proíbe o ascenso dos atuais coronéis da Guarda ao generalato, coisa que desconheço, não por não existir, mas sim por ignorância minha e vagueza de procurar tal legislação, pois para mim não tem interesse algum. No entanto, as coisas não são estáticas, podem ser alteradas, claro está, havendo vontade para tal.
Eu concordo que os nossos coronéis possam chegar a generais, sempre e quando tenham formação académica de licenciado.
Nada tenha contra os generais do exército, penso, que na sua grande maioria, são pessoas com uma grande formação. Não obstante acho que não estão preparados para para dirigir uma força policial.  A título de exemplo gostaria de comentar o seguinte para sustentar a minha opinião: os médicos têm umaformação insuspeita, onde existem um sem número de especialistas e cada qual trata do seu assunto, delegando para outro aquilo que não lhe diz respeito.
Posso até aceitar que um general do exército seja comandante-geral, mas não concordo que estejam em cargos de chefia que tenham que ver com a parte operacional. Quero com isto dizer que o comandante-geral da GNR podia ser um genaral do exército, da FA, um almirante, um juíz, um procurador, etc.., mas nunca para chefiar as áreas operacionais da Instituição.
Além do mais, as PSP, PJ e SEF têm, atualmente, elementos de carreira.
Para terminar, gostaria de dizer que os chefes dos ramos das Forças Armadas são generais do respetivo ramos. Não temos um general da FA a comandar o ramo do exército ou um almirante a comandar a FA: Por algo será?
ROSINHA53
ROSINHA53
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 63
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 329
Mensagem : UM HORÁRIO DE TRABALHO
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por CARI2013 Sáb 21 Set 2013, 16:22

As normas estatutárias que, alegadamente, permitem a ascensão a oficial general dos coronéis da GNR, não oriundos da academia, permite várias interpretações o que nos pode fazer reflectir se a intenção do legislador vai nesse sentido.
O que é, na minha opinião, um crime é o facto de terem decorridos vinte  anos e o actual estatuado e anteriores  permitirem, de forma inequívoca, a ascensão à categoria de oficial dos Sargentos e Guardas, titulares de grau académico equivalente a licenciatura e, décadas depois, ainda não ter sido publicada a legislação especial - a que alude o estatuto - que iria permitir  tal ascensão.
Apesar dos interessados já terem levado o assunto às instâncias judiciais, que lhes deram razão, os tribunais terem ordenado a ministros e a generais que cumpram a lei, a verdade é que essas ordens não foram cumpridas, a legislação especial continua na gaveta e, pasme-se!!!...ninguém foi punido.
Com isto não estou a opinar sobre se tais militares têm, ou não, competência e/ou perfil para serem oficiais. Repito, não é isso que estou a questionar. O que estou a questionar é o «porquê»...de não se respeitar a ordem dos tribunais há duas décadas e, ainda assim, ninguém ter sido punido.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por ROSINHA53 Seg 23 Set 2013, 17:44

CARI2013 escreveu:As normas estatutárias que, alegadamente, permitem a ascensão a oficial general dos coronéis da GNR, não oriundos da academia, permite várias interpretações o que nos pode fazer reflectir se a intenção do legislador vai nesse sentido.
O que é, na minha opinião, um crime é o facto de terem decorridos vinte  anos e o actual estatuado e anteriores  permitirem, de forma inequívoca, a ascensão à categoria de oficial dos Sargentos e Guardas, titulares de grau académico equivalente a licenciatura e, décadas depois, ainda não ter sido publicada a legislação especial - a que alude o estatuto - que iria permitir  tal ascensão.
Apesar dos interessados já terem levado o assunto às instâncias judiciais, que lhes deram razão, os tribunais terem ordenado a ministros e a generais que cumpram a lei, a verdade é que essas ordens não foram cumpridas, a legislação especial continua na gaveta e, pasme-se!!!...ninguém foi punido.
Com isto não estou a opinar sobre se tais militares têm, ou não, competência e/ou perfil para serem oficiais. Repito, não é isso que estou a questionar. O que estou a questionar é o «porquê»...de não se respeitar a ordem dos tribunais há duas décadas e, ainda assim, ninguém ter sido punido.
Estou completamente de acordo contigo e até conheço uma pessoa que está muito, muito próxima de mim, que até lhe posso ler os pensamentos, que fez um requerimento sobre esse assunto mas não deu em nada. Claro que tens razão, já o anterior estatuto previa essa possibilidade. A única coisa que pensos é: se não têm vontade de promover as pessoas para quê prever tal. Só se for para garantir a progressão (tão badalada no estatuto) só no papel.
Mas o mais lamentável é a não promoção dos enfermeiros formadados pela GNR. Aqui chega-se ao cúmulo de termos licenciados, formados pela instituição, sargentos e oficiais superiores (majores, tc e coronéis) com o 12º ano de escolaridade. Isto a filosofia castrense na sua mais pura essência. É uma separação de classes que parece a India. Coisa que para a GNR o país só tem a perder.
ROSINHA53
ROSINHA53
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 63
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 329
Mensagem : UM HORÁRIO DE TRABALHO
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Ark Seg 23 Set 2013, 19:24

Sempre agarrados ao exercito... eternamente, temos de começar a ter generais oriundos da GNR e não do exercito !
Alias por mim findava a academia militar e existia uma escola superior só para GNR, tal como na PSP.

O que é que militares sabem sobre serviço Policial ! enfim.

Relativamente a gestao, obviamente uma instituição como esta tem de ter um Gestor ! de recursos humanos e materiais e não militares sem qualquer formação neste sentido.
Ark
Ark
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1267

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por PedroSantos Seg 23 Set 2013, 21:12

Este é mais um que o melhor a fazer é arrumar as botas... porque lhe vão fazer a "cama"....
E verdade que não se ve os oficiais da Guarda a lutar pelos direitos de todos os Guardas, apenas quando sentem na pele...
Mas ao mesmo tempo, para quando uma Guarda da Guarda e não uma Guarda do Exercito Portugues...
PedroSantos
PedroSantos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Miltar GNR - Guarda
Nº de Mensagens : 827
Mensagem : Carpe diem... Wink
Meu alistamento : GIA 2001 - Turma A

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por CARI2013 Ter 24 Set 2013, 00:40

CARI2013 escreveu:As normas estatutárias que, alegadamente, permitem a ascensão a oficial general dos coronéis da GNR, não oriundos da academia, permite várias interpretações o que nos pode fazer reflectir se a intenção do legislador vai nesse sentido.
O que é, na minha opinião, um crime é o facto de terem decorridos vinte  anos e o actual estatuto e anteriores  permitirem, de forma inequívoca, a ascensão à categoria de oficial dos Sargentos e Guardas, titulares de grau académico equivalente a licenciatura e, décadas depois, ainda não ter sido publicada a legislação especial - a que alude o estatuto - que iria permitir  tal ascensão.
Apesar dos interessados já terem levado o assunto às instâncias judiciais, que lhes deram razão, os tribunais terem ordenado a ministros e a generais que cumpram a lei, a verdade é que essas ordens não foram cumpridas, a legislação especial continua na gaveta e, pasme-se!!!...ninguém foi punido.
Com isto não estou a opinar sobre se tais militares têm, ou não, competência e/ou perfil para serem oficiais. Repito, não é isso que estou a questionar. O que estou a questionar é o «porquê»...de não se respeitar a ordem dos tribunais há duas décadas e, ainda assim, ninguém ter sido punido.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Fausto Marques Qua 02 Out 2013, 16:09

só ares escreveu:
paulo673 escreveu:Fechem o tópico não interessa a ninguém.
Acha que não interessa? opniões....
Será que não interessa? Eu e muitos de nós achamos que interessa, e muito!
O Coronel Albano Pereira foi exonerado e punido apenas porque alertou para o cumprimento da lei e pediu que se desse início o fim da "colonização" da Guarda pelo Exército.
Fausto Marques
Fausto Marques
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 57
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por CARI2013 Qua 02 Out 2013, 18:58

Fausto Marques escreveu:
só ares escreveu:
paulo673 escreveu:Fechem o tópico não interessa a ninguém.
Acha que não interessa? opniões....
Será que não interessa? Eu e muitos de nós achamos que interessa, e muito!
O Coronel Albano Pereira foi exonerado e punido apenas porque alertou para o cumprimento da lei e pediu que se desse início o fim da "colonização" da Guarda pelo Exército.
Mais de uma dezena de lugares na GNR para oficiais generais das FA, - que se rendem periodicamente - não é fácil de "deitar abaixo". O Coronel Pereira tentou porque não tem nada a perder, tem 55 anos de idade e 36 de serviço e o posto de Coronel...O mais que lhe pode acontecer é ser pressionado para passar à reserva...o que naturalmente , por sua iniciativa, também poderia fazer sem penalizações quanto à pensão de reforma. É certo que o "orgulho" também tem o seu preço tal como ser pioneiro...
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Coronel Albano Pereira

Mensagem por Frankmathely Sáb 12 Out 2013, 00:15

O Coronel Albano Pereira é uma referência como Oficial da Guarda, sendo admirado pela grande maioria dos militares que o tiveram como comandante, como Diretor ou Chefe. Em especial é admirado pelos militares da classe mais desprotegida - a dos Guardas.
Frankmathely
Frankmathely
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 53
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por CARI2013 Sáb 12 Out 2013, 00:23

Frankmathely escreveu:O Coronel Albano Pereira é uma referência como Oficial da Guarda, sendo admirado pela grande maioria dos militares que o tiveram como comandante, como Diretor ou Chefe. Em especial é admirado pelos militares da classe mais desprotegida - a dos Guardas.
Não conhecendo o processo , Jamais seria capaz de por  em causa o que aqui escreve, sobre o Senhor Oficial superior.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por иuησ Sáb 12 Out 2013, 00:33

Frankmathely escreveu:O Coronel Albano Pereira é uma referência como Oficial da Guarda, sendo admirado pela grande maioria dos militares que o tiveram como comandante, como Diretor ou Chefe. Em especial é admirado pelos militares da classe mais desprotegida - a dos Guardas.
Não o conheço pessoalmente mas as informações que me tem chegado vão todas nesse sentido. E quando assim é, excelente. Pena que não sejam todos assim, independentemente do posto...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por olhovivo Sáb 12 Out 2013, 10:59

Cuidado,pois parece que um militar ter apoio juridico,fornecido por associações da GNR em acções contra o comando,é "hostil"...
olhovivo
olhovivo
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 2371
Mensagem : Reflitamos em que são diferentes os caminhos que toma cada um para seguir em busca da verdade, em que muitas vezes só um antagonismo de nomes esconde um acordo real.


"Agostinho da Silva"
Meu alistamento : OUT91

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Luis António Bota Sáb 12 Out 2013, 16:02

Frankmathely escreveu:O Coronel Albano Pereira é uma referência como Oficial da Guarda, sendo admirado pela grande maioria dos militares que o tiveram como comandante, como Diretor ou Chefe. Em especial é admirado pelos militares da classe mais desprotegida - a dos Guardas.
Fixe militar  :bravo:
Luis António Bota
Luis António Bota
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 551
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Fausto Marques Sáb 12 Out 2013, 20:47

Eu entendo que apoiar o Coronel Albano Pereira e a causa que ele defende interessa a todas as classes profissionais da Guarda: aos Oficiais, aos Sargentos, aos Guardas e aos Funcionários Civis. E há pelo menos uma maneira lícita, segura, discreta e gratuita de prestarmos algum apoio, que é subscrevermos a petição pública online "Confiar a gestão da Guarda a Oficiais da Guarda" (Http://www.peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N36378) e levar a que muitas outras pessoas a subscrevam. E nós só não conseguimos colocar a petição pública em vários milhares se não quisermos. Se continuarmos a ser uns gajos cagados de medo.
Fausto Marques
Fausto Marques
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 57
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por иuησ Sáb 12 Out 2013, 22:49

Basta simplesmente partilhar Fausto Marques...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Frankmathely Seg 14 Out 2013, 12:09

De facto, a mudança defendida pelo Coronel Albano Pereira interessa a todas as classes profissionais da Guarda e até aos cidadãos em geral. Aliás, só não interessa aos oficiais do exército qie veem nos lugares de general do quadro de pessoal da Guarda uma possibilidade de eles serem promovidos, em substituição dos Oficiais da Guarda.
Frankmathely
Frankmathely
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 53
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Frankmathely Ter 22 Out 2013, 19:19

PedroSantos escreveu:Este é mais um que o melhor a fazer é arrumar as botas... porque lhe vão fazer a "cama"....
E verdade que não se ve os oficiais da Guarda a lutar pelos direitos de todos os Guardas, apenas quando sentem na pele...
Mas ao mesmo tempo, para quando uma Guarda da Guarda e não uma Guarda do Exercito Portugues...
Estamos com medo de quê? Não estamos sempre a dizer que queremos este tipo de mudança?
Frankmathely
Frankmathely
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 53
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por batraquio Sex 25 Out 2013, 19:46

gandamano escreveu:o primeiro "general da gnr" será oriundo da AM
E pelos exemplos de alguns Oficiais da AM, vamos ficar bem pior, pois assim que acabarem os Coroneis da GNR, que é o que vai acontecer de e o que eles querem.
Esse senhores vão ter o poder e como todos querem ser Generais vai ser uma guerra , e quem fica a perder é GNR. Alguns oficiais da AM, deviam conseguir ter o nosso respeito pelos seus atos e acções, mas não só o conseguem através de ameaças com o RDGNR, CJM e EMGNR...............................................
batraquio
batraquio
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 316
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty CORONEL DE PAÇOS DE FERREIRA SUSPENSO POR DEFENDER ACESSO DE OFICIAIS DA GNR AO POSTO DE MAJOR-GENERAL

Mensagem por Frankmathely Seg 16 Dez 2013, 20:59

O camarada Fausto Marques referiu a importância do apoio que dever ser prestado ao Coronel Albano Pereira, nomeadamente através da petição pública online "Confiar a gestão da Guarda a Oficiais da Guarda" (Http://www.peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N36378). Eu já tinha ouvido falar na petição pública, mas não tinha a ideia da sua importância para que se possa verificar a pretendida mudança na Guarda. Agora já não tenho dúvida. Por isso, já subscrevi a petição e vou tentar que os meus familiares e amigos também o façam.
Frankmathely
Frankmathely
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 53
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Ilegalidade permanente

Mensagem por Frankmathely Qua 01 Jan 2014, 17:27

Eu não tenho dúvidas que, nesta altura, a colocação na Guarda de majores-generais do exército é um ato ilegal e discriminatório dos Coronéis da Guarda e da própria Guarda.
E isto tem de ser rapidamente resolvido.
Frankmathely
Frankmathely
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 53
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Ex-comandante-geral da GNR constituído arguido após queixa-crime apresentada por coronel pacense[/size]

Mensagem por Frankmathely Sex 20 Fev 2015, 22:17

[size=undefined]Tenente-general Newton Parreira é acusado dos crimes de abuso de poder, denúncia caluniosa e difamação[/size]
[size=undefined]Ex-comandante-geral da GNR constituído arguido após queixa-crime apresentada por coronel pacense[/size]
Uma queixa-crime apresentada por um coronel de Paços de Ferreira levou um juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa a constituir arguido o antigo comandante-geral da GNR, tenente-general Newton Parreira. No âmbito do mesmo processo, também o comandante do Comando Operacional da Guarda, major-general Botelho Miguel, está sujeito a termo de identidade e residência

 

 


.
Em causa está uma queixa-crime em que o coronel Albano Pereira acusa os dois oficiais de abuso de poder, denegação de justiça e prevaricação, denúncia caluniosa, violação de correspondência ou de telecomunicações e ainda de difamação.
 
Promoções estão na base de processo que remonta a 2011
 
Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general PFR_-coronel-Albano-Pereira
 
O despacho do juiz do Tribunal de Instrução Criminal tem data de 7 de Janeiro e nele se decreta que o ex-comandante-geral da GNR, tenente-general Newton Parreira, e o comandante do Comando Operacional da Guarda, major-general Botelho Miguel, sejam constituídos arguidos e, consequentemente, sujeitos a termo de identidade e residência.


Este é o último passo de um processo que remonta a 2011. No final desse ano, o coronel Albano Pereira, natural e residente em Sanfins de Ferreira, fez uma primeira tentativa para ser promovido a major-general, um posto hierárquico de topo e que nunca tinha sido ocupado por oficiais com carreira na GNR. Ou seja, lugares que estiveram sempre reservados para oficiais recrutados ao Exército.


O pedido do coronel não agradou ao comando-geral, então liderado pelo tenente-general Newton Parreira, e Albano Pereira acabou por deixar a direcção da Investigação Criminal da GNR – que fundou e liderou durante cerca de uma década – para ser colocado como comandante do Comando Territorial de Setúbal.


A "despromoção" não intimidou o oficial de Paços de Ferreira que, em Novembro de 2012, apresentou um requerimento a solicitar que fosse cumprido o regime jurídico de promoção de coronel a major-general. Nessa altura, apresentou também uma providência cautelar para impedir a colocação de dois majores-generais do Exército no topo da hierarquia da GNR. Essa providência cautelar foi indeferida pelo tribunal e o coronel Albano Pereira exonerado do Comando Territorial de Setúbal.


No mês seguinte, o fundador da Investigação Criminal da GNR apresentou uma Acção Administrativa Principal no Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada sobre a questão das promoções. Uma peça processual que ainda não tem sentença, mas que valeu a Albano Pereira um processo disciplinar que terminou com dez dias de suspensão.

 

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general PFR_GNR

 
Coronel exonerado e reformado
 
Esse castigo levou, já em Junho de 2013, o coronel pacense a apresentar uma queixa-crime contra o comandante-geral da GNR e o instrutor do processo disciplinar, major-general Botelho Miguel. Ambos são acusados de abuso de poder, denegação de justiça e prevaricação, denúncia caluniosa e ainda de violação de correspondência ou de telecomunicações e de difamação.


Numa primeira fase, o inquérito levado a cabo pelo DIAP de Lisboa foi arquivado, o que levou Albano Pereira a pedir a abertura de instrução. A solicitação foi indeferida, mas o coronel recorreu para a o Tribunal da Relação de Lisboa. O recurso foi admitido pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, o mesmo que decretou que o tenente-general Newton Parreira e o major-general Botelho Miguel fossem constituídos arguidos.


O coronel Albano Pereira espera, agora, pela decisão do Tribunal da Relação.
Frankmathely
Frankmathely
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 53
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general Empty Re: Coronel de Paços de Ferreira suspenso por defender acesso de oficiais da GNR ao posto de major-general

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes