Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga Empty Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

Mensagem por Croco Qua 02 Abr 2014, 14:45

Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

por Margarida Davim e Sónia Graça

Há cerca de duas semanas que a PSP começou a fazer testes de droga aos seus funcionários. A despistagem de estupefacientes estava prevista num despacho publicado em Diário da República em Outubro de 2012, mas só agora começaram a chegar às esquadras os kits necessários para fazer os testes.
Ao que o SOL apurou, os primeiros a serem testados serão os oficiais: o objectivo é dar o exemplo. Nos próximos meses, a fiscalização vai estender-se às restantes categorias, de forma aleatória e rotineira, tal como já acontece com o despiste do consumo de álcool.

Neste caso, o método usado será a análise da urina através de reagentes. As primeiras máquinas de despistagem já foram distribuídas a alguns comandos do país e à Escola Prática, em Torres Novas.

Para Henrique Figueiredo, presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da PSP, esta fiscalização “faz todo o sentido”: “Uma das preocupações da instituição deve ser detectar e punir comportamentos que não se coadunem com a função policial. Somos altamente favoráveis à realização deste controlo e de outros rastreios que permitam detectar comportamentos não condizentes com a condição de agente de autoridade”.

Paulo Rodrigues, líder da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, tem a mesma posição: “Se a Polícia não tem nada a esconder, não deve ter medo de ser controlada, pelo contrário. Isto até pode ser benéfico para a nossa imagem”.

Caso se confirme o consumo de estupefacientes, os agentes arriscam sanções disciplinares que podem incluir a expulsão.

O despacho conjunto dos ministérios da Administração Interna e da Saúde que determina a realização dos testes resulta do próprio estatuto da PSP. E prevê que, “em acto de serviço, todo o pessoal policial pode ser submetido ao controlo de alcoolemia e do estado de intoxicação por estupefacientes e substâncias psicotrópicas com base numa selecção aleatória”.

GNR faz controlo, mas para detectar problemas de saúde

A escolha dos agentes a serem testados pode ser feita “por sorteio, à totalidade de um grupo definido de polícias ou ainda por determinação de superior hierárquico” sempre que haja uma “razoável suspeita” de que um determinado elemento possa estar sob o efeito de uma substância.

Esta fiscalização já é habitual na GNR, onde há vários anos se realizam testes regulares de álcool e drogas aos militares. Um despacho publicado em Junho de 2010, determina, aliás, que faz parte das obrigações dos comandantes “providenciar a realização de testes de álcool e de estupefacientes aos seus subordinados”.

Ao SOL, fonte oficial do comando geral da instituição confirmou que “a GNR já realiza medicina preventiva aos seus militares desde 1986”: “Este tipo de medicina, realizada de forma regular, pretende sobretudo detectar precocemente problemas de saúde”.
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=102682
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga Empty Re: Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

Mensagem por VaN_dRaCk Qua 02 Abr 2014, 14:50

Na Guarda sempre se fez isso.. Talvez hajam unidades onde se faça mais, outras menos, mas é algo consistente e necessário!
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga Empty Re: Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

Mensagem por moralez Qua 02 Abr 2014, 15:08

Faz muita falta, só digo isto...
Não digo mais, pois não é um tópico de secção "Apenas Guardas".
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga Empty Re: Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

Mensagem por FLOCO DE NEVE Qua 02 Abr 2014, 15:09

Eu já aos anos que de vez em quando vou fazer o chi... para o copinho.
Qual é o stress?
FLOCO DE NEVE
FLOCO DE NEVE
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 402
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga Empty Re: Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

Mensagem por bardock Qua 02 Abr 2014, 16:03

ainda a pouco tempo fim um rastreio...qual é o problema?
bardock
bardock
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 1152
Mensagem : "Morte ou Glória"

Ir para o topo Ir para baixo

Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga Empty Re: Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

Mensagem por Ice Qua 02 Abr 2014, 17:01

Haviam de fazer mais vezes a despistagem.
Ice
Ice
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!

Ir para o topo Ir para baixo

Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga Empty Re: Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

Mensagem por seiya Qua 02 Abr 2014, 18:07

Força!!!
Venha a fiscalização. É o que pretendemos Very Happy

seiya
seiya
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 39
Profissão : Agente da PSP
Nº de Mensagens : 18
Meu alistamento : 2009


Ir para o topo Ir para baixo

Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga Empty Re: Agentes da PSP obrigados a fazer rastreio de droga

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes