Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por dragao 6/8/2016, 17:15

O diretor da Volta a Portugal em bicicleta, Joaquim Gomes, confirmou hoje a substituição "inédita" da Guarda Nacional Repúblicana pela Polícia de Segurança Pública no contrarrelógio da 10.ª e última etapa, por decisão do Governo.

"Os 32 quilómetros da etapa de amanhã [domingo] decorrem na íntegra na área de jurisdição do comando metropolitano da PSP de Lisboa, com os comandos de Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa. A PSP entendeu que podia assegurar o policiamento na totalidade, isto é algo inédito, e só a particularidade do percurso decorrer na área da PSP pode ajudar a entender", afirmou Joaquim Gomes à agência Lusa.
Na partida para a nona e penúltima etapa, em Alcácer do Sal, Joaquim Gomes procedeu a uma homenagem aos militares da GNR, que acompanharam a caravana desde 27 de julho, quando foi disputado o prólogo, em Oliveira de Azeméis.
"Fiz questão de distinguir o capitão Lobo Moita, o comandante do destacamento de trânsito eventual, com o relógio oficial da Volta, numa ação simbólica para reconhecer o excelente serviço no acompanhamento desde Oliveira de Azeméis até ao final da etapa de hoje, em Setúbal, nos quase 1.600 quilómetros da Volta a Portugal", frisou.
Joaquim Gomes recusou que esta mudança seja um risco para a corrida, realçando a dimensão do dispositivo policial alocado à operação de segurança, por se tratar de um contrarrelógio individual, que leva ao corte dos 32 quilómetros da estrada, entre Vila Franca de Xira e a Praça do Comércio, em Lisboa.
"O policiamento estático vai cortar o percurso durante mais de duas horas e meia e vai ser complementado ainda com um número considerável de motas, que, numa regularidade de, pelo menos cinco em cinco minutos, vão salvaguardar possíveis travessias de espetadores", referiu.
Além disso, os últimos 10 corredores a iniciarem o 'crono', que vão partir de dois em dois minutos, ao contrário dos anteriores, que arrancam de minuto a minuto, também vão estar acompanhados por motas da PSP.
"No fundo, era o dispositivo dinâmico que a GNR estava preparada para fazer, que criou algumas dúvidas, relativamente aos procedimentos finais a adotar desta etapa, mas uma decisão superior, do Ministério da Administração Interna, acabou por atribuir o policiamento à PSP", rematou.
In: Notícias ao minuto
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23254
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por COELHO.X 6/8/2016, 17:26

Está dado o mote para o resto......
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por dragao 6/8/2016, 17:26

Não concordo com esta decisão governativa.
Eu sei que não foi por iniciativa própria que os governantes tomaram esta posição. Foram as altas esferas da PSP que os pressionaram. Atualmente existe uma disputa de visualização terrível. Procura se troféus entre aspas, para mostrar à opinião pública quem é quem. A meu ver desnecessário, são ambas forças com um único objectivo.
Se formos pela disputa de áreas de jurisdição poderia se entender que em alguns aeroportos ZA da Gnr a estes pertence controlar. Enfim, fico triste ao tomar conhecimento destas barbaridades que em nada beneficia a imagem de cordialidade entre ambas as forças.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23254
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por msm 6/8/2016, 20:24

Vocês acham que aquele pequeno efectivo que a GNR tem na volta a Portugal seria suficiente para uma etapa urbana? Só cruzamentos serão às centenas.... Se a PSP vai ter de alinhar com mais de 500 homens apeados tambem pode acrescentar sem problemas mais uma dúzia de motociclistas.
Se a etapa se iniciasse em zona da GNR os seus batedores acompanhariam os ciclistas até à meta. Nada disto é novo, há muito que faz parte de acordos estabelecidos entre as direcções nacionais de ambas as forças.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por msm 6/8/2016, 20:49

Dragão, desculpe mas o que você acaba de dizer é incorrecto. Nao se pode confundir segurança aeroportuária com policiamento em geral.
A segurança de aeroportos é uma atribuição da PSP, o que lhe quiser chamar, e é independente da territorialidade, tal como é a função fiscal da GNR. Nao podemos misturar alhos com bugalhos.

Você pode é - e reconheço-lhe toda a legitimidade para tal - discordar da existencia de zonas de actuação diferenciadas para a PSP e GNR, mas enquanto existirem têm de ser respeitadas.
Esta questão, a da ultima etapa da volta, nao é nada mais do que um policiamento, e cada um tem de policiar na sua zona. Por acaso a PSP nao tem motociclistas? Tem!
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por jrafa1982 6/8/2016, 21:25

Apenas lançaria uma pergunta. Será que na volta a França, na volta Espanha, na volta a Itália. Será que acontece o mesmo que esta acontecer este ano na volta a Portugal em bicicleta. Sinceramente, qualquer dia estou a ver, cada vez que a volta passar em área da PSP temos motociclistas da PSP na área da GNR motociclistas da GNR. Ah!! faltava a parte de se for dentro de Lisboa. podem entregar o policiamento a Policia Municipal o policiamento e os motociclistas qualquer dia.
jrafa1982
jrafa1982
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 54
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 76
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por moralez 6/8/2016, 23:14

msm escreveu:Vocês acham que aquele pequeno efectivo que a GNR tem na volta a Portugal seria suficiente para uma etapa urbana? Só cruzamentos serão às centenas.... Se a PSP vai ter de alinhar com mais de 500 homens apeados tambem pode acrescentar sem problemas mais uma dúzia de motociclistas.
Se a etapa se iniciasse em zona da GNR os seus batedores acompanhariam os ciclistas até à meta. Nada disto é novo, há muito que faz parte de acordos estabelecidos entre as direcções nacionais de ambas as forças.
Isso dos cruzamentos é desculpa mais que esfarrapada...
Então o pequenino efetivo da GNR serviu até agora, amanhã já não serve?
Por quantos cruzamentos passaram em cada uma das anteriores etapas? E por quantos vai passar amanhã em 32 Km?
500 efetivos não é nada. Prova disso são, para quem é desse tempo, as provas no Autódromo do Estoril.
Mas, no geral concordo que seja a PSP a fazê-lo. É área inteira da PSP, nada a contradizer. Apesar de históricamente, ser uma bela bofetada aos comandantes que temos tido que sempre preferiram optar pela visibilidade em todas as valências e mais alguma, menos naquilo que é preciso como faz a Polícia de Segurança Pública. Pelo menos os batedores deveriam ser da (ex)BT...
Mas, como disse, concordo que seja a PSP.
Que façam a mesma ou melhor figura que a GNR é o que eu desejo.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7050
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por Guarda que anda à linha 6/8/2016, 23:49

O diretor da Volta a Portugal em bicicleta, Joaquim Gomes, confirmou hoje a substituição "inédita" da Guarda Nacional Repúblicana pela Polícia de Segurança Pública no contrarrelógio da 10.ª e última etapa, por decisão do Governo.




Simplesmente lamentável. Isto nunca se viu e nunca aconteceu, e como já alguém referiu, noutras voltas não menos importantes que a nossa, a policia/batedores/destacamento eventual que inicia o serviço termina-o.

Então a GNR faz o acompanhamento/policiamento da volta a Portugal em bicicleta durante 9 dias, e no 10º, no último, a PSP é que faz aquela etapa, porque simplesmente esta ocorre dentro da cidade de Lisboa?

Então como é que aconteceu nas outras voltas todas até hoje que terminaram em cidades policiadas pela PSP?

Volte SENHOR SASSÁ, porque está perdoado!
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2019
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por dragao 7/8/2016, 00:08

msn, naturalmente que haveria mais para dizer, mas para não desvirtuar o tema central, salvo com respeito por melhor opinião apenas remeto:

Lei n.º 63/2007, de 06 de Novembro
LEI ORGÂNICA DA GNR(versão actualizada)

Artigo 3.º
Atribuições
j) Manter a vigilância e a protecção de pontos sensíveis, nomeadamente infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e portuárias, edifícios públicos e outras instalações críticas;
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23254
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por carlos morais 7/8/2016, 10:51

Francamente não percebo,o que vão fazer,já deviam o fazer à muitos anos,então os camaradas estão se sempre a lamentar que fazem muitas horas,só que  a PSP o deviam também em todas as cidades cuja jurisdição lhes compete.
avatar
carlos morais
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1173
Mensagem : Pela Patria e pela Lei
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
1983

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por Oli 7/8/2016, 12:19

Boas. Quando o sr presidente da republica visitar uma area de jurisdição da GNR se calhar é a força que o segue que continua e muito bem a fazer a segurança à entidade. Aqui deveria ser exactamente igual... penso eu de que...
Oli
Oli
Cabo
Cabo

Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 154
Mensagem : Quanda se ganha a vida honestamente a coragem nunca falha.
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por martins7 7/8/2016, 15:05

Já faz algum tempo que a PSP tenta apresentar as suas valências em termos rodoviários ao país, principalmente através da comunicação social, também se nota que tentam garantir acompanhamentos, e outros serviços que antes eram assegurados pela GNR - BT, pois bem, os nossos comandos conseguiram destruir as nossas Brigadas Especiais, e os nossos camaradas (PSP's e GNR's) aplaudiram de pé. Parece-me que a GNR vai ser cada vez mais encostada ao interior, campo e montanha, e até já não seria completamente estranho num futuro próximo ver a PSP a patrulhar as autoestradas.
Bem hajam todos os intervenientes da reestruturação da GNR  e da futura RE REESTRUTURAÇÃO.
martins7
martins7
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 426
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por DNS 7/8/2016, 16:59

martins7 escreveu:Já faz algum tempo que a PSP tenta apresentar as suas valências em termos rodoviários ao país, principalmente através da comunicação social, também se nota que tentam garantir acompanhamentos, e outros serviços que antes eram assegurados pela GNR - BT, pois bem, os nossos comandos conseguiram destruir as nossas Brigadas Especiais, e os nossos camaradas (PSP's e GNR's) aplaudiram de pé. Parece-me que a GNR vai ser cada vez mais encostada ao interior, campo e montanha, e até já não seria completamente estranho num futuro próximo ver a PSP a patrulhar as autoestradas.
Bem hajam todos os intervenientes da reestruturação da GNR  e da futura RE REESTRUTURAÇÃO.
O problema não é destruir as brigadas especiais.
Se repararem a fiscal não pagou, nem paga fatura... pelo contrario!

Aqui o grande problema deveu-se a que a brigada de transito intitula-se como uma policia propria, ou seja, era uma instituição dentro de uma instituição. E isso não pode ser.
Pelo andar da carruagem e por culpa da instituição, tambem os militares da GNR que estavam na brigada de transito, começaram a pensar que pertenciam a outra policia.
Tambem havia instituições fora da guarda, que mandavam mais na brigada de transito, que o proprio comando da guarda.
Só havia uma solução aos nossos comandos, acabar com ela, ou criar-se uma policia de transito fora da guarda e da policia.
Não tem grande logica pelo dinheiro que iria custar.

A meu ver e muito bem, harmonizou-se mais as coisas.
Não concordo que hajam varios reis em apenas um reino.

Concordo e apludo a especialização do transito, não concordo é com carros diferentes, fardas diferentes e principalmente com comandos diferentes. A GNR é GNR. Faz varios tipos de serviço diferentes, mas são GNR.
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por Guarda que anda à linha 7/8/2016, 17:13

"Concordo e aplaudo a especialização do transito, não concordo é com carros diferentes, fardas diferentes e principalmente com comandos diferentes. A GNR é GNR. Faz vários tipos de serviço diferentes, mas são GNR."

Então para si o militar que presta serviço na secretaria, na sala de situação, no GIPS, na unidade de montanha na Serra da Estrela na altura da neve, o militar que presta serviço com um canídeo, o militar que faz serviço na cavalaria, o militar que presta serviço no esquadrão presidencial, o militar que presta serviço de patrulheiro no PT, o militar que presta serviço no Trânsito principalmente de moto, o militar do pelotão ciclo, o militar do esquadrão moto da USHE, o militar do sepna, o militar da IC, o militar do grupo de operações especiais, o militar que presta serviço nas lanchas da UCC, etc. etc.  devem ter todos a farda igual, e a caracterização das viaturas e equipamentos iguais, porque as funções que todos prestam e executam são todas iguais?
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2019
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por CARI2013 7/8/2016, 17:36

Pelo menos nas décadas de 70/80 do século passado, a unidade especial da GNR , Brigada de Trânsito, deixou - pela formação dos seus militares, eficiência e eficácia no combate à sinistralidade rodoviária, um "rasto" de prestigio inquestionável. Enquanto os seus fundadores - no longínquo ano de 1970 - asseguraram a existência de um comando único,selecção dos militares e doutrina, adequadas à missão especifica (fiscalização e coordenação da circulação rodoviária) aquela Unidade especial mereceu os mais rasgados elogios do Povo português.
Quando os seus fundadores se afastaram, por força da passagem à reserva/reforma, desmoronou-se, paulatinamente, o que foi a Unidade com maior visibilidade e que mais prestigiou a imagem da Guarda Nacional Republicana.
É de lamentar que a ultima  geração  de militares, que nunca puderam "viver"  os tempos áureos da Brigada de Trânsito, opinem , com desdém, sobre a importância da BT/GNR e da sua eventual reactivação. Uma Unidade em que o espírito de grupo e camaradagem só têm paralelo nos Comandos e Pára - quedistas que, apesar do decurso do tempo, sabem manter inalteráveis certas virtudes e qualidades (próprias de quem tem/teve o raro privilegio de pertencer a uma força de elite) não merece ser tratada assim.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por Guarda que anda à linha 7/8/2016, 18:36

Além do "rasto" de prestigio inquestionável que essa unidade deixou, desde a sua fundação até à sua extinção, também perdeu cerca de 40 elementos dos seus quadros (uma média de mais ou menos 1 por ano), que pelas mais variadas situações tombaram em serviço e no cumprimento do dever.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2019
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por CARI2013 7/8/2016, 22:37

Guarda que anda à linha escreveu:
Além do "rasto" de prestigio inquestionável que essa unidade deixou, desde a sua fundação até à sua extinção, também perdeu cerca de 40 elementos dos seus quadros (uma média de mais ou menos 1 por ano), que pelas mais variadas situações tombaram em serviço e no cumprimento do dever.
E....mesmo assim, a memoria de muitos parece ser demasiado curta para compreender cerca de quatro décadas (1970/2009) das vivências de uma Unidade à frente no seu tempo.
Hoje, entre a luto dos que a ela pertenceram  e a festa dos seus carrascos, ainda se ouvem o eco da "voz da Brigada" e o "código de conduta", como uma espécie de conforto para os fieis à divisa "isenção firmeza e cortesia" ... Sinais dos tempos...

militar
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por иuησ 8/8/2016, 05:44

dragao escreveu:Não concordo com esta decisão governativa.
Eu sei que não foi por iniciativa própria que os governantes tomaram esta posição. Foram as altas esferas da PSP que os pressionaram. Atualmente existe uma disputa de visualização terrível.  Procura se troféus entre aspas, para mostrar à opinião pública quem é quem. A meu ver desnecessário, são ambas forças com um único objectivo.
Se formos pela disputa de áreas de jurisdição poderia se entender que em alguns aeroportos ZA da Gnr a estes pertence controlar. Enfim, fico triste ao tomar conhecimento destas barbaridades que em nada beneficia a imagem de cordialidade entre ambas as forças.

Também não concordo, mas dada a conjuntura actual nas PSP e GNR, era inevitável! Não aconteceu no ano passado, aconteceu este...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por guarda2090 8/8/2016, 15:00

Se a prova se realiza na Z.A. da PSP, penso que é legitimo e normal que seja policiado pelos camaradas da Policia, o que é diferente das etapas em que passa maioritariamente pelas nossas Z.A. e termina na deles!
Tudo nesta Guarda serve para os saudosismos à "falecida" BT, e é com textos como os que aqui escrevem, de saudade, diferença, valores acima dos demais, que se vai andando. Seria a BT mais isenta firme e cortês do que o territorial ou qualquer outra especialidade?!
É só ver a atitude de quem lá se encontra colocado, que já não conheceu a verdadeira BT, e que ainda se acha numa força à parte, em que se goza com os "romanos" e a única preocupação é se algum dia têm de voltar ao temido Posto.
GNR é GNR, seja de barrete branco, boina castanha ou de chapéu, o que interessa é a missão.
militar
guarda2090
guarda2090
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 40
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 275
Mensagem : Com esforço alcançamos as nossas metas!
Meu alistamento : DEC09 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por DNS 8/8/2016, 18:16

Guarda que anda à linha escreveu:
"Concordo e aplaudo a especialização do transito, não concordo é com carros diferentes, fardas diferentes e principalmente com comandos diferentes. A GNR é GNR. Faz vários tipos de serviço diferentes, mas são GNR."
Então para si o militar que presta serviço na secretaria, na sala de situação, no GIPS, na unidade de montanha na Serra da Estrela na altura da neve, o militar que presta serviço com um canídeo, o militar que faz serviço na cavalaria, o militar que presta serviço no esquadrão presidencial, o militar que presta serviço de patrulheiro no PT, o militar que presta serviço no Trânsito principalmente de moto, o militar do pelotão ciclo, o militar do esquadrão moto da USHE, o militar do sepna, o militar da IC, o militar do grupo de operações especiais, o militar que presta serviço nas lanchas da UCC, etc. etc.  devem ter todos a farda igual, e a caracterização das viaturas e equipamentos iguais, porque as funções que todos prestam e executam são todas iguais?
 Claro que a farda se deve adequar ao serviço. Uma coisa é patrulhamento, outra é intervenção ou montanha ou o que for... Se quiser entender é facil perceber o que quiz transmitir.

 Por exemplo, a ex BF que estão na fiscalização, usa boina e cinto igual ao patrulheiro do territorial. Porque o transito não usa?
 E nos carros sim, apesar da nova cor não ser a melhor, concordo que a simbologia seja a mesma, as cores e as listas também.

E o facto de termos perdido as brigadas, foi apenas porque havia muitos reis num reino. A meu ver estamos melhor assim.
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por ORY 8/8/2016, 18:26

Bem eu passo meses sem aqui vir , mas as guerrinhas das quintas sao sempre as mesmas , Policia Nacional e estaria resolvido acabariam as guerras das quintas.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por Guarda que anda à linha 8/8/2016, 18:58

"Por exemplo, a ex BF que estão na fiscalização, usa boina e cinto igual ao patrulheiro do territorial. Porque o transito não usa?"

Não faço a mínima ideia. Mas, porque é que não pergunta isso ao nosso CG?

Uma coisa é certa. A Guarda tem várias valências, serviços, fardas e caracterizações, cada uma, como é lógico, adequada ao seu serviço e função. Mas, de uma coisa também ninguém tem duvidas, a única valência que causa melindre, mesquinhes e inveja, é o trânsito.

Porque é que será?

Por exemplo, o pessoal do SEPNA que agora no verão ao policiar os rios lagos e barragens nos barcos, farda de calções e ninguém os inveja ou comenta sobre eles. Porque é que só se comenta a caracterização dos do trânsito, será por quererem andar também de botas altas calçadas no alcatrão quente debaixo de temperaturas superiores a 40º?

O pessoal das patrulhas ciclo junto às praias, que farda de calções e ninguém os inveja ou comenta sobre eles. Porque é que só se comenta a caracterização dos do trânsito, será por quererem andar também de botas altas calçadas no alcatrão quente debaixo de temperaturas superiores a 40º?

Por exemplo, o pessoal das secretarias que farda de calça vincada e sapato, e que jeito dá agora nesta altura do campeonato com as temperaturas superiores a 40º, e ninguém os inveja ou comenta sobre eles. Porque é que só se comenta a caracterização dos do trânsito, será por quererem andar também de botas altas calçadas no alcatrão quente debaixo de temperaturas superiores a 40º?

Podia estar aqui o resto do dia a dar exemplos como estes, dos diferentes serviços, caracterizações, fardamentos equipamentos e fardas. Mas não vale a pena, porque a única que causa melindre, mesquinhes e inveja é só mesmo a do trânsito e não vale a pena perder tempo com isso.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2019
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por CSI 8/8/2016, 19:40

Temos que diferenciar um aspecto: o Destacamento Eventual da GNR que acompanha a Volta a Portugal é uma força móvel que mantém a segurança dos ciclistas e demais intervenientes das vias publicas, por onde passa, desde a  primeira etapa até à última. Não se trata se uns são mais competentes que outros, ou se é área de A ou de B... a GNR foi a força nomeada para formar um DT Eventual para acompanhar a prova, desde a 1 etapa até à última e isso não aconteceu, sabe-se lá porquê! No Tour, na Vuelta ou no Giro, quem mantém a segurança da prova são exatamente as nossas congéneres militares, d princípio a fim, com o auxilio de outras forças territorialmente competentes, que também existem nesses países, à semelhança da PSP. Como diz um camarada noutro post acima, o que se passará daqui em diante quando o PR visitar um ponto do país policiado pela GNR e a segurança da entidade venha a ser feita pela PSP? O que se passará daqui em diante quando presenciar viaturas da PSP descaracterizadas a efectuar controlo de velocidade em autoestradas, cuja area seja da responsabilidade da GNR, como já acontece habitualmente?
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por Maldisposto 8/8/2016, 20:40

CARI2013 escreveu:Pelo menos nas décadas de 70/80 do século passado, a unidade especial da GNR , Brigada de Trânsito, deixou - pela formação dos seus militares, eficiência e eficácia no combate à sinistralidade rodoviária, um "rasto" de prestigio inquestionável. Enquanto os seus fundadores - no longínquo ano de 1970 - asseguraram a existência de um comando único,selecção dos militares e doutrina, adequadas à missão especifica (fiscalização e coordenação da circulação rodoviária) aquela Unidade especial mereceu os mais rasgados elogios do Povo português.
Quando os seus fundadores se afastaram, por força da passagem à reserva/reforma, desmoronou-se, paulatinamente, o que foi a Unidade com maior visibilidade e que mais prestigiou a imagem da Guarda Nacional Republicana.
É de lamentar que a ultima  geração  de militares, que nunca puderam "viver"  os tempos áureos da Brigada de Trânsito, opinem , com desdém, sobre a importância da BT/GNR e da sua eventual reactivação. Uma Unidade em que o espírito de grupo e camaradagem só têm paralelo nos Comandos e Pára - quedistas que, apesar do decurso do tempo, sabem manter inalteráveis certas virtudes e qualidades (próprias de quem tem/teve o raro privilegio de pertencer a uma força de elite) não merece ser tratada assim.
 :bravo: Que a verdade seja dita .
O comando da Gnr que defenda a instituição com unhas e dentes junto da tutela pois já se viu à muito que a responsável não gosta muito de nós e dá a preferência à PSP.
Maldisposto
Maldisposto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por Maldisposto 8/8/2016, 20:47

Guarda que anda à linha escreveu:
"Por exemplo, a ex BF que estão na fiscalização, usa boina e cinto igual ao patrulheiro do territorial. Porque o transito não usa?"

Não faço a mínima ideia. Mas, porque é que não pergunta isso ao nosso CG?

Uma coisa é certa. A Guarda tem várias valências, serviços, fardas e caracterizações, cada uma, como é lógico, adequada ao seu serviço e função. Mas, de uma coisa também ninguém tem duvidas, a única valência que causa melindre, mesquinhes e inveja, é o trânsito.

Porque é que será?

Por exemplo, o pessoal do SEPNA que agora no verão ao policiar os rios lagos e barragens nos barcos, farda de calções e ninguém os inveja ou comenta sobre eles. Porque é que só se comenta a caracterização dos do trânsito, será por quererem andar também de botas altas calçadas no alcatrão quente debaixo de temperaturas superiores a 40º?

O pessoal das patrulhas ciclo junto às praias, que farda de calções e ninguém os inveja ou comenta sobre eles. Porque é que só se comenta a caracterização dos do trânsito, será por quererem andar também de botas altas calçadas no alcatrão quente debaixo de temperaturas superiores a 40º?

Por exemplo, o pessoal das secretarias que farda de calça vincada e sapato, e que jeito dá agora nesta altura do campeonato com as temperaturas superiores a 40º, e ninguém os inveja ou comenta sobre eles. Porque é que só se comenta a caracterização dos do trânsito, será por quererem andar também de botas altas calçadas no alcatrão quente debaixo de temperaturas superiores a 40º?

Podia estar aqui o resto do dia a dar exemplos como estes, dos diferentes serviços, caracterizações, fardamentos equipamentos e fardas. Mas não vale a pena, porque a única que causa melindre, mesquinhes e inveja é só mesmo a do trânsito e não vale a pena perder tempo com isso.
Tenho de concordar consigo e por causa das mesquinhes e inveja de alguns iluminados na GNR  a PSP ganha terreno.
Maldisposto
Maldisposto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por joao miguel silva 11/8/2016, 10:49

Confunde-se muita coisa nesta instituição. O Policiamento efectuado pelo efectivo eventual de transito é uma coisa, o policiamento efectuado estático pelas localidades onde a volta passa é outra. logicamente se a etapa vai ser efectuada na ZA PSP, porque é que não podem ser estes a efectuar o policiamento estático? agora o acompanhamento isso já é outra coisa e mais uma vez assistimos a um autentico atropelo ás competências da GNR, protagonizado por um governante (António Costa) que não foi eleito pela população, na sua saga de autentico extreminio da GNR. Veja-se o que este senhor fez na antiga reestruturação, onde nos retirou áreas de policiamento, para as entregar ao desbarato a meia dúzia de oficiais com assento no Terreiro do Paço. 
Mas a lógica impera, quem se doí são os operacionais e os impedidos que tem o seu horariozinho controlado e que devido ao seu grande numero, consegue também dar um grande numero de impedidos Sargentos e Oficiais, estão-se completamente a marimbar e é vê-los em Lisboa a sair ás 16:45 em direcção aos meios de transporte. Já dizia o outro, o resto é província.
Já agora ao ilustre colega PSP, se a PSP tem Moticlistas com igual capacidade aos da GNR, o que eu não duvido, o mesmo se passará certamente ao policiamento aeroportuário. Se a GNR os formar, passado uma semana o "cheiro" será certamente o mesmo.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por ripper 11/8/2016, 21:13

"Sempre me disseram que a ultima imagem é a que fica"
ripper
ripper
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 39
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 280
Mensagem : "Lutai e re-lutai até, que os cordeiros se tornem Leões".
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso AGRUPACION DE TRAFICO DE LA GUARDIA CIVIL.

Mensagem por GC514 24/8/2016, 03:23

jrafa1982 escreveu:Apenas lançaria uma pergunta. Será que na volta a França, na volta Espanha, na volta a Itália. Será que acontece o mesmo que esta acontecer este ano na volta a Portugal em bicicleta. Sinceramente, qualquer dia estou a ver, cada vez que a volta passar em área da PSP temos motociclistas da PSP na área da GNR motociclistas da GNR. Ah!! faltava a parte de se for dentro de Lisboa. podem entregar o policiamento a Policia Municipal o policiamento e os motociclistas qualquer dia.

En España,la responsabilidad,control y seguridad de la vuelta ciclista,corresponde en todo el territorio nacional a la Guardia Civil,a través de la Unidad especializada de su Agrupación de Trafico.
Si bien es cierto que otros Cuerpos Policiales,colaboran al efecto.

Saludos.
GC514
GC514
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 45
Profissão : Guardia Civil
Nº de Mensagens : 52
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por Maldisposto 24/8/2016, 13:57

GC514 escreveu:
jrafa1982 escreveu:Apenas lançaria uma pergunta. Será que na volta a França, na volta Espanha, na volta a Itália. Será que acontece o mesmo que esta acontecer este ano na volta a Portugal em bicicleta. Sinceramente, qualquer dia estou a ver, cada vez que a volta passar em área da PSP temos motociclistas da PSP na área da GNR motociclistas da GNR. Ah!! faltava a parte de se for dentro de Lisboa. podem entregar o policiamento a Policia Municipal o policiamento e os motociclistas qualquer dia.

En España,la responsabilidad,control y seguridad de la vuelta ciclista,corresponde en todo el territorio nacional a la Guardia Civil,a través de la Unidad especializada de su Agrupación de Trafico.
Si bien es cierto que otros Cuerpos Policiales,colaboran al efecto.

Em Portugal o acompanhamento da volta sempre foi igual como em Espanha,mas este ano o poder politico e a PSP com a cumplicidade do CG as regras mudaram  No Fixe
Maldisposto
Maldisposto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por jose alho 24/8/2016, 18:43

Há muito tempo que não visito o Forum, mas gostei deste POST.

Cada vez se justifica mais aquela frase que fiz no correio da manhã no tempo do Sr. General Parreira e do Sr. Ministro Macedo:


" SE A GNR NÃO QUISER UM COMANDO ÚNICO PARA O TRÂNSITO, ENTREGUE-O À PSP"


Só eu sei o que passou naquele ministério.......

Bem feito, bem feito..... grande risota2
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por CARI2013 24/8/2016, 23:22

jose alho escreveu:Há muito tempo que não visito o Forum, mas gostei deste POST.

Cada vez se justifica mais aquela frase que fiz no correio da manhã no tempo do Sr. General Parreira e do Sr. Ministro Macedo:


" SE A GNR NÃO QUISER UM COMANDO ÚNICO PARA O TRÂNSITO, ENTREGUE-O À PSP"


Só eu sei o que passou naquele ministério.......

Bem feito, bem feito..... grande risota2
"Neste momento e sem que a generalidade das pessoas  tenha dado conta, mesmo os mais interessados nestas matérias, incluindo a maioria dos seus quadros, a GNR vem sofrendo ao longo dos últimos anos, um processo de transformação que, de forma paulatina e nunca politicamente assumida, corta com a sua natureza e identidade" (Coronel Carlos Manuel Gervásio Branco/GNR)
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Volta a Portugal: PSP substitui GNR no contrarrelógio final

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes